Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de February de 2003 13:00

Alef:
Fiquei muito lisonjeda por a minha análise te parecer próxima do Amaral Dias ! :)) ( e tu estudas teologia, de certeza)
Em nada contradizes o que escrevi.
O que significa que estamos os dois de acordo quanto a pressupostos básicos...
Embora, comparar os feminismos aos comunismos... não seja de todo adequado.
A ideia de que o feminismo se faz contra os homens é despropositada - é como afirmar que a defesa dos direitos dos negros é contra os brancos, que a defesa dos direitos das crianças é contra os adultos, etc, etc, .Não tem sentido.
Tens razão quanto á expressão genocídio. Seria mais correcto utilizar o termo "génerocídio" - que é o que está a acontecer na China, por exemplo.
Quanto á expressão de sociedade falocêntrica, é uma expressão comummente utilizada , para descrever determinado tipo de organização social em que os valores, as ideologias, as práticas dominantes e até as intituições são plasmadas segundo um modelo basicamente masculino. E EM QUE O PRÓPRIO CONCEITO DE MASCULINIDADE OU DE PAPEL DO GÉNeRO MASCULINO É MUITAS VEZES AFERIDO AO BIOLÓGICO, "TOUT COURT". ( ena, não me interpretes mal)
Para compreender esta construção siocial da identidade do género masculino versus feminino, em Portugal, gosto muito do livro "senhores de si" do Miguel Vale de Almeida.
Não pretendia de forma alguma ofender o teu sentido estético...

Por acaso eu até acho que Jesus devia estar incluido nos manuais como fundador do feminismo... porque o feminismo ( no sentido que lhe dei, como um movimento libertário, centrado no próprio conceito de humanismo e dignidade humana) faz parte integrante da Boa Nova. ...

Quanto ao teu desejo final, estás a pressupor a imaturidade da actual geração ( onde nos incluimos os dois)...
Talvez os meus netos possam viver num mundo em que as mulheres não sejam mutiladas genitalmente, em que não haja tráfico de carne humana, em que a pobreza mais extrema não seja basicamente feminina e em que a violência doméstica tenha desaparecido. Eu por mim, estou disposta a lutar por isso e a educar as "novas gerações" segundo os princípios básicos da igualdade e da dignidade radical de todos os seres humanos.

ana

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de February de 2003 17:07

Pois, Ana, muito rapidamente:

- Ficaste lisonjeada por dizer-te que a tua “análise” me parecer próxima da do Amaral Dias. Olha que não era para tanto! ;-) De facto não disse que era próxima, mas que me fez lembrar. E se não contradigo o que escreveste é porque não quero mover-me nas areias movediças do inconsciente, que não é a minha especialidade.

- É claro que estamos de acordo em muita coisa, mas não em algumas fundamentais. Dizes que não és radical, mas entretanto tudo fizeste para defender ou absolver os radicalismos mais exacerbados. A única excepção foi a “anuência” em relação a alguns aspectos da linguagem.

- Não comparei o feminismo com o comunismo. Disse apenas que aquilo que tinhas realçado como uma grande contradição minha mais não era do que uma falácia, já que o meu raciocínio era possível e podia ser aplicado a muitos outros campos. O exemplo do comunismo era isso mesmo: um exemplo. A minha intenção era clara: mostrar que o facto de haver vários feminismos não impedia de atribuir avaliação global.

- O feminismo tem, de facto, uma visão que nas suas formas mais “agudas” é andrófobo. As tuas tiradas mais agressivas mostravam isso. Já falei suficientemente sobre isso e já me expliquei.

- “Genocídio” contra as mulheres ou “generocídio”? “Género” tanto se refere a um como a outro género. Parece-me que se pode usar a palavra “ginocídio” para falar da “morte da mulher”. “Gino” refere-se a mulher (como em ginecologia).

- “Falocentrismo” é apenas um dos conceitos mais odiosos e de mau gosto usado pelo feminismo. Não havia necessidade, pois bastava que se usasse a palavra “androcentrismo”, que expressa de uma forma educada o que se pretende dizer. “Falocentrismo” remete precisamente para uma guerra dos sexos “tout court”. Acho que é um dos conceitos que ajuda a descredibilizar os discursos feministas. De facto, é mais do que uma questão de estética...

- Pois, no dia em que se provar que Jesus é o fundador do feminismo eu passarei a aceitar a designação... A verdade é que para se defender os direitos das mulheres não é preciso ser-se feminista.

- Sim, acho que a actual geração é imatura e por isso me distancio de algumas coisas. Uma delas são as atitudes extremistas e redutoras, sejam de esquerda ou direita, machistas ou feministas, etc. Acho bem que lutes pela igualdade entre homens e mulheres e que eduques os vindouros no respeito mútuo, mas não é fomentando a “guerrilha intergéneros” que isso se resolve. Põe de parte as bandeiras feministas e toma o Evangelho a sério e descobrirás que farás muito mais pelas mulheres e pela justiça entre os seres humanos. Todos, homens, mulheres e crianças, te agradecerão.

Alef

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de February de 2003 21:24

Bem , como não sei se houve censura no site ou se por lapso a minha última intervenção no forum se eclipsou,vou teclar mais umas coisas.
Lamento que não haja mais participantes no debate....


O Alef começa por fazer umas observações elogiosas ás minhas interpretações de tipo ... Amaral Dias.. Obrigada, para mim é um cumprimento.

Basicamente. o Alef concorda com todos os pressupostos que apresentei,, o que significa que afinal partilha comigo as ideias essenciais do feminismo. Nem poderia ser de outro modo, visto que se afirma cristão.
E apesar de ele ter escrito anteriormente que o feminismo era intrinsecamente mau, individualista, agressivo e exclusivista e até adolescente, ( limito-me a reproduzir as expressões por ele utilizadas) acaba por concluir que denuncia os abusos e defende os direitos das mulheres, o que não faz dele um feminista... Já não é mau...
Quanto á questão do genocídio tem razão o Alef - a palavra mais adequada seria talvez "generocídio", e que tem especial relevo em países como a China... onde o infanticídio e o aborto selectivo de meninas é prática comum.
Quanto ao exclusivismo do feminismo, volto a repetir que a afirmação dos direitso das mulheres proposta pelo feminismo não "ataca" os direitos dos homens, assim como a afirmação dos direitos das crianças não se faz por oposição aos "direitos dos adultos", ou os direitso dos negros se faz contra os direitos dos brancos....Esta perspectiva é infantilizante.
Repito - O feminismo surge como um movimento libertário, centrado no próprio conceito de humanismo e dignidade humana, dotado de uma congruência antropológica inatacável.


Quanto á expressão sociedade falocêntrica, claro que não fui eu que a inventei, mas é uma expressão que designa com muita precisão a organização social, institucional, política e económica dominantes durante milénios.....e que continua perfeitamente actual.
A ti choca-te a palavra - seria Interessante saber porquê - a mim choca-me a realidade que ela descreve. São pontos de vista diferentes. De facto, há imensa violência e brutalidade nesta forma de organização social.

Quanto á minha referência á falta de seriedade intelectual.....È interessante de facto, que te sintas atacado pessoalmente quando escrevo algo que intencionalmente não é personalizado.... Curioso...
Obviamente que o argumento por ti apresentado tinha como pressuposto insidioso a falta de menoridade dos movimentos feministas...... Não se trata da utilização desajustada de polisilogismos, trata-se de Interpretação.....


Finalmente. subscrevo inteiramente a ideia de que as futuras gerações terão mais maturidade para viver a igualdade e a inclusão de todos os seres humanos.
E faço votos que os meus netos e sobretudo as minhas netas vivam num mundo onde não haja mutilações (genitais ou sexuais ) de mulheres, onde não haja violência doméstica, onde os pedófilos estejam socialmente controlados, onde o tráfico de carne humana e o comércio de mulheres para fins sexuais tenha desaparecido, onde as Mulheres possam ser Mulheres e os Homens cada vez mais Homens na sua descoberta libertária do Feminino...

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 04 de February de 2003 21:53

Ana:

Acabo de ler a "versão longa" da mensagem anterior. Nada tenho a acrescentar em relação ao que respondi à "versão breve", a não ser o seguinte. O facto de me ter sentido atacado pessoalmente de falta de seriedade intelectual foi o facto de me teres atacado dessa forma. Dizes que «Ninguém com seriedade intelectual pode fazer uma afirmação destas». E isto num novo parágrafo. Qual era a afirmação em causa? Aquilo que eu tinha dito que «a luta [feminista] tem muito de adolescente». Esta foi a minha afirmação, que tu contestas num parágrafo. Começas o parágrafo seguinte com essa tua acusação de falta de seriedade intelectual a quem proferir "uma afirmação destas". Não vejo como posso interpretar de outra forma senão uma acusação pessoal, dado que fui quem proferi a afirmação em análise no parágrafo anterior. Nota que para que esta tua acusação se referisse apenas à suposição de que todas as mulheres são adolescentes (que, de qualquer forma, sou acusado de "patrocinar"), teria de continuar no mesmo parágrafo ou dizer explicitamente que se referia a esta segunda afirmação (suposição) e não à minha afirmação principal. Tenho que me basear naquilo que está escrito e como está escrito... Olhando para o que escreveste, concluo que a crítica dirige-se directamente a mim e não é um simples abstracto. Também não é uma acusação à frase, já que só as pessoas podem ser acusadas de falta de seriedade intelectual. Não vejo como possas dizer que não foi um ataque pessoal... A menos que tenha sido um "lapsus calami" (já que gostas destas coisas), mas neste caso será necessário mais cautela na escrita...

Resumindo, eis o esquema do teu raciocínio escrito, em forma silogística:
1. Tu dizes A.
2. [ora] Quem diz A não tem seriedade intelectual.
3. [Logo] Tu não tens seriedade intelectual.

Mais claro é impossível!

Alef

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 05 de February de 2003 02:24


Ana, eu e o João temos participado. Aliás, eu até escrevi textos alongados sobre os quais não disseste nada. Estou a fazer o meu melhor para contribuir para a discussão. Mas interrogo-me se não estavas a "encomendar" mais discursos feministas para te darem força...

Espero que nos comecemos finalmente a entender e a compreender o que cada um pensa realmente sobre os feminismos, procurando purificar o seu entendimento do outro dos seus pressupostos. Isso é o essencial, pois assim se resolve a primeira e principal causa de deterioração do diálogo. Parece-me até que os encontros para diálogo tratam isso mesmo, pois sem diálogo ficamos mesmo só com os pressupostos e os preconceitos. Dialogar é entender o que o outro está a dizer sobre aquilo mesmo que ele está a dizer, não necessariamente sobre aquilo que estamos a pensar que ele diz na forma como o estamos a entender... O que dá pano para mangas e exige que se pergunte se o outro queria realmente dizer o que entendemos que ele disse. Se se saltar por cima disto, as ofensas pessoais costumam ocorrer porque estamos a atacar naquela pessoa aquilo contra o qual somos. Resolvido isto, torna-se muito fácil avançar com conclusões. E às vezes nem tanto...

João, disseste "o que me parece interligado é o cristianismo e a não distinção em função do género" - parece-me que o que queres dizer é "discriminação", certo? Porque as distinções são visíveis e se não forem reconhecidas constituem um atentado à verdade da qual Jesus é o cerne.

Quanto a mim, em "TEORIA", os direitos humanos sustentam-se no Evangelho (que também nos manifesta toda essa teoria na prática - olhe-se para Maria), mas na PRÁTICA, não se podem resumir em lado nenhum, porque essa prática tem que ver com a vivência constante da verdade e da caridade.

Bem, falando de "sociedade falocêntrica", não digo tanto, mas talvez hajam por aí uns quantos: basta olhar para o "centro" da obra artística de Cutileiro no topo do Parque Eduardo VII em Lisboa... Quem sabe do que estou a falar entende... :o)

Mas realmente, existe uma exploração fálica da mulher: a erotização da sociedade que tanto a vitimiza. Basta ter em conta os "Luís Artur" (ver notícia acima afixada pela Ana a 03/02/03 - 20:56) que andam por esse mundo fora.

Aliás, muitas "feministas" gostam de gozar com o falo e divertem-se à gargalhada e sem pudor com piadas pornográficas... É caso para perguntar se estão realmente conscientes da violenta e corruptora redução da sexualidade que estão a realizar com essa libertinagem, que quando assume as suas formas mais extremadas, em crimes vitimizando mulheres, tanto as escandaliza e faz mexer... Hipócrito, ingénuo, ignorante e maldoso, sem dúvida. Já para não falar na sua parcialidade ideológica, que provoca toda essa cegueira.

Temos que abandonar a violência em todas as suas formas, incluindo a sexual (e o que de violento e perverso se diz e pensa sobre o sexo), que não se justifica de todo no actual estado de situação da mulher, principalmente porque crimes deste tipo são a sua consequência, a violência familiar que só se cura na base de uma sociedade que sabe educar integralmente o ser humano para o amor ao próximo.

E isso não se consegue, hoje, com piquetes do tipo sufragista nem com fáceis, banais e populistas reivindicações de "direitos"... É preciso ir mais longe, até à raiz da verdade e caridade, partindo daí toda a liberdade e justiça (mais completo e bem orientado que "igualdade") sociais.

Quanto a uma sociedade futura "onde não haja mutilações (genitais ou sexuais ) de mulheres nem violência doméstica", Ana, se eu fosse a usar a forma silogisticamente baralhada com que tu raciocinas sobre as posições alheias (repleto está este fórum de provas disso, mais agora esta necessidade constante que o Alef tem de te repetir aquilo que tem afirmado desde o início - e eu tenho sentido o seu fastio), diria que também estás a defender o fim da contracepção e estirilização...

João

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 05 de February de 2003 02:28


Já agora, ainda em relação aos novos feminismos, gostava de deixar aqui como exemplo a Associação Mulheres em Acção, uma associação pró-vida portuguesa que defende, portanto, a inviolabilidade da vida humana desde a sua concepção à morte natural, tendo principalmente como objecto social lutar contra todas as formas de discriminação entre homens e mulheres.

O seu lema contra o aborto é "AS MULHERES MERECEM MELHOR!". Parece-me que isto é muito mais que uma frígida e legalista exigência de direitos individuais, e que a sua missão se pode definir, no âmbito do que se tem dito neste tópico, como um "feminismo" mais apurado, que deixa de o ser quando se preocupa com a globalidade dos problemas sociais, observando, no entanto, a protecção da mulher de uma forma particular.

Este parece-me ser um óptimo ponto de partida para os futuros "feminismos" (que na minha opinião e de muitos outros incluem uma integral educação da personalidade e sexualidade bem como do projecto pessoal de vida para homens e mulheres - curiosamente, faz parte deste "feminismo" apoiar os homens! -, a promoção dos métodos naturais de planeamento familiar, a protecção dos direitos laborais - para homens e mulheres - tendo em conta a liberdade para a vida familiar, etc.).

Afixarei em breve aqui no fórum uma tomada de posição sua, que me parece excelente, em relação à possibilidade de um futuro referendo ou alteração da lei que diz respeito ao aborto (inviolabilidade da vida humana).

E Ana, quando te sentires pronta (se alguma vez isso te for possível), peço-te que avalies de novo as tuas posições iniciais, as julgues com toda a imparcialidade possível, e que as reformules. É que algumas das afirmações são completamente tendenciosas, só vendo um lado da realidade, muitas vezes de forma anacrónica.

João

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 05 de February de 2003 19:39

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

100 MOTIVOS PARA SER MULHER

1 - Você não precisa ser perfeita prá ouvir assobio na rua... Basta pôr uma saia mais curta;
2 - Somos o lado vistoso do dimorfismo sexual;

3 - Somos o belo sexo;

4 - Uma boa maquilhagem disfarça qualquer imperfeição;

5 - Existem diversas roupas que modelam o corpo;

6 - 98% da indústria de cosméticos é voltada pra nós;

7 - 89% da indústria da moda, idem;

8 - Podemos usar de criatividade no vestuário;

9 - Podemos usar tanto rosa quanto azul;

10 - Não precisamos usar gravata;

11 - Não somos obrigadas a usar sempre o mesmo modelo numa festa black tie;

12 - Disfarçamos melhor orelhas de abano;

13 - Pés femininos têm direito até a fã-clube;

14 - Sentar de pernas fechadas não dói;

15 - Podemos ir pro trabalho de bermudas e sandálias;

16 - Se resolvemos exercer profissões predominantemente masculinas, somos 'pioneiras';

17 - Se um homem resolve exercer uma profissão tipicamente feminina, é bicha;

18 - Em menos de um século uma única revolução feminina acabou com milênios de tirania masculina;

19 - Nossa inteligência é compatível com a de qualquer homem... Nossa aparência é SEMPRE melhor;

20 - Podemos faltar o trabalho por motivo de menstruação;

21 - Se matarmos alguém, e provarmos que foi na TPM, é atenuante;

22 - Nosso cérebro tem mais neurónios

23 - Somos capazes de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo;

24 - Sabemos sempre onde estão as meias;

25 - Mulher de embaixador é embaixatriz; marido de embaixadora não é nada;

26 - Mulher de presidente é primeira-dama; marido de presidenta é um zero à esquerda, mesmo que seja de direita;

27 - Se casarmos com o herdeiro do trono, seremos rainhas; se um homem casa com a herdeira do trono, será o marido da rainha;

28 - Não somos obrigadas a servir o exército;

29 - Não precisamos ir à guerra;

30 - Carregamos sempre os pacotes mais leves;

31 - Somos experts em qualidade de sexo;

32 - Podemos ficar excitadas sem que ninguém perceba;

33 - Não cheiramos mal;

34 - Uma greve de sexo consegue qualquer coisa;

35 - A idade não atrapalha nosso desempenho sexual;

36 - Não precisamos nos barbear;

37 - Se somos traídas, somos vítimas; se traímos, eles são cornos;

38 - Mulher sem grande apetite sexual é recatada; homem sem grande apetite sexual é 'esquisito';

39 - Temos orgasmos múltiplos;

40 - Podemos fazer sexo quantas vezes por dia quisermos;

41 - Somos nós que somos carregadas na noite de núpcias;

42 - Somos nós que decidimos quanto à reprodução;

43 - Sentimos o bebê mexendo;

44 - Amamentamos;

45 - As crianças sempre dizem 'mamãe' primeiro;

46 - Sempre sabemos que o filho é nosso;

47 - Temos 4 meses de licença maternidade;

48 - Nós educamos as futuras gerações;

49 - Mulher grávida não entra em fila;

50 - Dia das mães é sagrado;

51 - Em caso de divórcio, recebemos pensão;

52 - e ficamos com a guarda dos filhos;

53 - Exame ginecológico é mais agradável que exame de próstata;

54 - Somos monogâmicas (embora precisemos testar vários homens pra achar um que valha a pena...);

55 - Sempre estamos presentes no nascimento dos filhos;

56 - Se você está gravida nenhum desejo é estranho demais ;

57 - Xingar a mãe provoca mais raiva que xingar o pai;

58 - Vovós não ganham apenas meias de presente;

59 - Ganhamos mais presentes;

60 - Ganhamos flores;

61 - No noivado, somos nós que ganhamos o anel;

62 - Somos o centro das atenções nas festas;

63 - Somos a estrela no casamento;

64 - Alguém já ouviu falar de 'Muso' inspirador?

65 - A Globo torra milhões em novelas, só pra nós;

66 - A programação da TV é 90% voltada pra nós;

67 - os livros sempre têm um final adequado à nossa preferência; o futebol, nem sempre;

68 - Não nos desesperamos em frente a um campo de relva com 1 bola e 22 mulheres;

69 - Se nos agitamos em frente a um campo de relva com 1 bola e 22 homens, provavelmente não é por causa do jogo...

70 - Não ficamos carecas;

71 - Não somos circuncidadas;

72 - Não sofremos de fimose;

73 - Temos direitos iguais;

74 - Não pagamos a conta. No máximo dividimos;

75 - Escolhemos o cardápio;

76 - Não trocamos pneus;

77 - Não precisamos abrir potes de conserva;

78 - Vivemos mais;

79 - Somos mais resistentes à dor e a infecções;

80 - Temos menos problemas cardíacos;

81 - Somos menos atingidas pela violência urbana;

82 - Não apelamos para a violência;

83 - Suamos menos;

84 - Sofremos menos ataques de tubarão;

85 - Não sofremos de neurose automobilística;

86 - Dirigimos melhor;

87 - Seguro de automóvel é mais barato para mulheres;

88 - Podemos dormir com uma amiga sem sermos chamadas de lésbicas;

89 - Namorado de amiga nossa pra nós é homem;

90 - Somos os primeiros reféns a serem libertados;

91 - Temos prioridade em botes salva-vidas;

92 - Não investigamos barulhos suspeitos à noite;

93 - São sempre os homens que dão a gorjeta;

94 - Todo homem já apanhou de uma mulher (nem que esta tenha sido a mãe);mas os homens não devem bater em mulheres...

95 - Somos mais sensíveis;

96 - Temos melhor coordenação motora;

97 - Em caso de rejeição, temos mais classe;

98 - Mulheres que moram sós comem melhor;

99 - Temos um dia internacional;

100 - E por último: Fazemos tudo o que um homem faz, de salto alto e de trás pra diante!

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de February de 2003 19:46

"João, disseste "o que me parece interligado é o cristianismo e a não distinção em função do género" - parece-me que o que queres dizer é "discriminação", certo? Porque as distinções são visíveis e se não forem reconhecidas constituem um atentado à verdade da qual Jesus é o cerne."

Obviamente. É que para mim faz pouco sentido comparar Cristianismo e Feminismo sem definirmos este último.

É um conceito tão vago (no sentido em que abarca tantas coisas diferentes e com tantas tonalidades) que não é possível sem mais de comparar com o Cristianismo.

O cerne dos feminismos é o não haver distinção de tratamento em função do género - como tu dizes discriminação.

Neste ponto há efectivamente identidade de pontos de vista.

João (JMA)

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de February de 2003 20:15

Ana, o teu "post" das 100 razões para ser mulher é o reflexo daquilo que eu tenho vindo a criticar. Mais não é do que o espelho de um ambiente que alimenta o machismo... Aliás, algumas das frases são perfeitamente o resultado do machismo (a começar pela primeira)! E, porque, como sabes, há um texto semelhante das razões para ser homem... Será que estás à espera que alguém o copie e coloque aqui? É verdade que muitas vezes estes textos são "inofensivos", mas são mais achas para alimentar antogonismos desnecessários... Já pensaste no efeito que um texto destes tem sobre as crianças e adolescentes?

Alef

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 05 de February de 2003 20:40

A capacidade de ter sentido de humor é sempre positiva...
Mesmo quando se utilizam argumentos sexistas, é sempre bom "rirmo-nos" deles...
Espero que não haja crianças e adolescentes a consultarem este site. (eu pelo menos proibo a minha filha adolescente de o consultar).
Muitos conceitos e ideologias aqui descritos são de tal forma aberrantes e distorcidos que este site á absolutamente impróprio para menores... (como já escrevi, a ignorância é uma forma de pornografia)

Por isso me indigno tanto com algumas coisa que aqui se escrevem e tento, na medida do possível esclarecê-las.
Não para os que as escrevem, mas para alguns incautos que as leiam e lhes possam dar alguma credibilidade.
Por exemplo, escrever que o consumo de heroína só é mau porque é anticonceptivo e que é pereferível utilizar heroína do que usar a pílula... Imaginem que alguma criancinha lê isto....



ana


ana

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 05 de February de 2003 21:27


Ó Ana, deixa-te de tretas... Foste tu quem inventou essa interpretação idiota, não eu.

Sinceramente, precisas de amadurecer a tua capacidade de diálogo e compreensão do que os outros dizem.

João

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 05 de February de 2003 21:37

Ana, só recentemente tenho prestado mais atenção às tuas intervenções e parece-me que devo dizer-te algumas coisas sobre o estilo, mas por e-mail... Podias disponibilizar o endereço electrónico? Se não o quiseres deixar aqui, escreve-me (mesmo um e-mail em branco), para o e-mail do costume: aleftau777@hotmail.com .

Alef

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 00:31

Se pretendes fazer observações sobre o meu estilo literário, podes fazê-las aqui no forum.
Não penso que isso tenha grande interessa para os temas em debate.



ana

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 00:38

Não, Ana, o que eu queria dizer não deve ser posto aqui, e não se destina a ter resposta pública. Quando falei do "estilo" não queria dizer estritamente "estilo literário". Mas não insisto.

Alef

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 00:38

João (JMA)

Ainda bem que compreendeste o que queria dizer quando afirmei a identidade entre os vários feminismos e a mensagem básica do cristianismo.





ana

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 00:39

Pois, se querias insultar-me através de mail, acho bem que não.

ana

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 02:24

Oops! Sem comentários...

Alef

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 11:56

Ana,

Mas isso é óbvio. Porém continuas sem precisar se era apenas a isso que te referias no feminismo e não explicaste : "Mas a questão da igualdade de género não é uma questão menor, porque não pode ser dissociada de questões mais globais de Direitos humanos e afirmação radical da dignidade humana - o âmago do Evangelho!"

"È certo que alguns afirmam que o "feminismo" não faz já sentido, neste início de século..."
Aquele que é o negativo do "clube do bolinha" nunca fez...

A questão do feminismo é uma questão de credibilidade. Ou a tem ou não serve de nada. Mas não vi aqui no forum "considerar a palavra feminista como um insulto."

João (JMA)

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 12:31

Ana,

Dificilmente o Alef te iria enviar um e-mail para te insultar!

Embora o conhecimento que temos uns dos outros seja apenas cibernético, com o passar do tempo vamos conhecendo as pessoas pelo o que escrevem e pela forma como o fazem. Por vezes, acusas o João (Oliveira) de algumas atitudes menos correctas pela forma como diz as coisas, recorrendo também ele alguns 'piropos' que seriam desnecessários, mas também tu às vezes cais no mesmo erro, e assim, aquilo que dizemos aos outros, aplica-se também a nós próprios.

Compreendo que quando se discutem assuntos importantes como estes e que nos dizem respeito, é possível perder a postura educada e respeitadora que devemos sempre ter em qualquer discussão. Como já várias pessoas disseram, quando se discutem assuntos em fóruns deste género, é fundamental discutir ideias e não as pessoas em si, i.e, não levar as discussões para o foro pessoal.

Luis

Re: Feminismo e cristianismo
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de February de 2003 14:58

Acho interesante a censura do site funcionar cirurgicamente.... :)
Enfim , volto a fazer copy /paste das frases sobre as quais fiz "Interpretações idiotas" (sic):



Frase 1 - "A heroína é uma substância viciante e alienante. Na medida em que nos faz afastarmos do que somos em verdade e nos aliena da nossa natureza humana, é condenável. Isto aplica-se à heroína e também aos contraceptivos. Neste último caso, o assunto vai até mais fundo à própria fonte da vida... Quão mais condenável é..."

Frase 2 - "Aliás, a heroína também se torna contraceptiva, em mulheres que perdem a fecundidade devido ao seu consumo. ."

Frase 3 -" Mas há muita gente que pense ser saudável tornar-se infértil com, portanto, um veneno hormonal (ou outros): essa manifestação de auto-mutilação amplamente usada é não só curiosa, mas também sinistra. Os resultados vão-se manifestando."

Frase 4 - " Os contraceptivos minam a sociedade como um todo, como qualquer droga moralmente ilícita."

Poderia continuar com as minhas interpretações idiotas sobre afirmações idiotas, mas nem sequer memmerecem esses trabalho. Deixo as interpretações para outros...


João (JMA):
De facto directamente, ninguém teve a ousadia de considerar a palavra feminista como um insulto . Limitaram-se a afirmar que o feminismo é intrinsecamente mau, individualista, agressivo e exclusivista e até adolescente, ( limito-me a reproduzir as expressões aqui utilizadas...
e já que gostam tanto de aplicar silogismos lógicos podem também aplica´-los neste contexto...

Ainda em matéria de insultos repara nesta frase..
"Aliás, muitas "feministas" gostam de gozar com o falo e divertem-se à gargalhada e sem pudor com piadas pornográficas... É caso para perguntar se estão realmente conscientes da violenta e corruptora redução da sexualidade que estão a realizar com essa libertinagem, que quando assume as suas formas mais extremadas, em crimes vitimizando mulheres, tanto as escandaliza e faz mexer... Hipócrito, ingénuo, ignorante e maldoso, sem dúvida. Já para não falar na sua parcialidade ideológica, que provoca toda essa cegueira"

Inacreditável não é?

Mas é assim o mundo em que vivemos..


ana



Joaão (JMA)

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.