Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Papa na Polónia
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 29 de May de 2006 14:13

Não sei bem onde deveria por este tópico mas simplesmente queria partilhar convosco a experiencia de ter estado no encontro do Papa com a Polónia de João Paulo II. Se alguns dos moderadores o quiser mudar estejam à vontade.

Desde há 6 meses que estou a viver na Polónia. De todos os países a Polónia fazia parte daqueles que eu nunca tinha se quer pensado em visitar quanto mais visitar.

Depois de conhecer a minha mulher, embora considerasse essa opção, viver na Polónia parecia uma possibilidade remota. Mas pronto, o Chefe lá decidiu que tinha que ser e eu estou a morar na terra de João Paulo II. Logo eu que nem sou lá muito Vaticanista, nem gosto muito do JP II e achava o Ratzinger um entrave à abertura da Igreja.

Estive presente no encontro do Papa Bento XVI com os jovens e na missa de domingo em Cracóvia...

Nem sei bem por onde começar porque esta experiencia ultrapassa um pouco a minha capacidade de compreensao e descernimento do razoável com uma fé que é capaz de mover montanhas.

O povo polaco não é rico, neste momento vive um momento de crescimento económico mas parar a capital do país por causa da visita do Papa nunca tinha visto em Portugal. Se calhar sou novo demais para lembrar-me de uma tal demonstração em Portugal mas literalmente Varsóvia parou. Empresas, universidades, escolas, serviços públicos... fechados. Na missa em Varsóvia, sob uma chuva miudinha constante estiveram 300 mil pessoas.

Aqui faço um aparte, para os polacos João Paulo II era um pai, um guia, um santo, o filho mais que tudo para os Polacos. Esta visita era se calhar um teste a verdadeira catolicidade dos polacos ainda para mais sendo Bento XVI alemão e com uma personalidade muito mais fechada e para mais com a impossibilidade de comunicar em polaco de forma expontanea.

Bom no encontro com os jovens náo sei números oficiais mas acho que pelo menos 350 mil estiveram no encontro com o Papa. Houve missa, concertos de rock católico, música clássica, documentarios a passar em ecrã gigante e todos partcipavam com um entusiasmo que muitas vezes consideramos ser exclusivo dos latinos.

Muitas vezes consideramos os povos de leste como frios e distantes... Russos ou Ucranianos são classificados sem sabermos muito bem quem são. De frio não vi nada. Durante a noite enquanto decorriam concertos, enquantos muitos dançavam como infusos no Espírito Santo começou a chover. Até às 5 da manhã a chuva não parou!!!

Os que conseguiram dormir, dormiram e acordaram molhados. Os que não dormiram também estavam molhados... mas sabem o mais incrível??? Se fosse em Portugal todos estariamos rabugentos, remelentos e desmotivados. Ali não houve chuveiros, nem tendas, nem água para lavar os dentes... era tudo simples e se calhar por isso às 6 da manhã já uma multidão de perto 500 mil pessoas de pessoas que ficaram de durante a noite e dos milhares que entretanto chegavam, já rezava, cantava, ouvia testemunhos de leigos empenhados tudo isto com uma simplicidade que converte, que me serve de exemplo.

Leigos, jovens e velhos, padres(muitos a celebrar e outros tantos só a participar), freiras (muitas), religiosos (tão novinhos que muitos deles pareciam aindar no liceu) todos juntos, todas a rezar... Dos Neo catecumenais, aos escuteiros, dos movimentos conservadores aos do Renovamento carismático todos gritavam Benedeto! Benedeto!

Quando o Papa chegou houve uma festa enorme. BENEDETO tum tum tum tum tum tum BENEDETO...

Perto de um milhão de pessoas participou naquela missa com uma devoção e um respeito que eu nunca vi. Não houve cá conversas entre peregrinos, almoços enquanto se houve o Evangelho, recitação do terço enquanto se ouve a missa nada dessas coisas tão típicas de quando vamos a Fátima.

De certeza os polacos são muito mais tradicionalistas que nós, durante a Consagração TODOS se ajoelharam... tradiconalistas mas com uma fé muito menos popularucha que eu estou habituado a ver em Fátima.

Nunca extive em nenhum encontro munidal com o Papa e se calhar as Jornada Mundiais são sempre assim...

Esta visita do Papa, pelo menos para mim, provou que a catolicidade polaca está para durar. Os seminários vão continuar cheios, os conventos a rebentar pelas costuras, as igrejas repletas nas 10 missas dominicais paroquiais. Sim também vai continuar os abusos de poder e premiscuidade da Igreja, uma devoção mariana a roçar a heresia e muitas coisas que eu critíco...

Mas se calhar sou eu que estou errado...

Em comunhão

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de May de 2006 15:36

Tilleul

Gostei muito de te ler.

Que bom teres partilhado connosco esta mensagem!

Deus é grande e misericordioso...

Um beijinho do Canadá para a Polónia:)

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de May de 2006 18:09

Tilleul:
Obrigada pela tua partilha. Parece-me que esta "visita" do Papa á Polónia tem sido bastante intensa. Sobretudo a sua visita aos campos de concentração nazis e ao simbolismo imenso que carrega.

Um papa alemão a rezar num num campo de genocídio e a sua mensagem de repúdio, horror e quase blasfémia contra Deus, o seu clamor por esse Deus deixar que tal horror tenha acontecido!...
É algo de único na História da Igreja, e aclara definitivamente certas águas e certas tendências , nomeadamente a ideia defendida pro alguns tradicionalsitas de que a Igreja católica deve pactuar com certas ideologias ou com os processos de revisionismo histórico.

E isto é particularmente importante num momento em que novos ventos de neonazismo e ódio racial sopram por essa Europa fora...

Um Ratzinger intelectualmente brilhante já conhciamoa, mas a intensidade emocional e espiritual expressa nas suas palavras, causaram-me admiração.

Uma outra nota, foi o "recadinho" subtil que deixou aos excessos das várias leituras do catolicismo, recadinhos que assentam que nem uma luva ao integrismo católico polaco, a que não são alheias as escolhas políticas de extrema direita que grassam na Polónia.

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 29 de May de 2006 18:39

CP,

Quanto à visita de Bento XVI ao Auszwitz tens razão porque foi realmente um momento bastante sentido e vivido com muita solenidade.

Quanto ao recadinho falhaste o alvo. Se o partido do governo pode ser conservador de extrema direita tem muito pouco, acho que pode ser mais considerado de pouco inteligente.

Acho que o alvo das críticas vão muito mais para a ultra-conservadora e poderosa Rádio Maria e para presmicuidade que existe entre a Rádio e os partidos populistas.

Em comunhão

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de May de 2006 18:58

Amigo Tuileleul :

Não me parece que tenha falhado o alvo... Ou, pelo menos , Bento XVI não o fez...

A Rádio Maria e os partidos populistas têm em comum a ideologia da extrema direita encapotada em princípio pseudo católicos..

E o Papa acertou na mouche.

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 13:55

CP

O que é o mouche? lol

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 14:05

Neste caso significa «mosca», "alvo" ou "ache".
Poderiamos traduzir por «... acertou no alvo», ou « ... acertou no ache, na ferida, no ponto fraco».

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 30/05/2006 14:09 por Manuel Pires.

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 15:17

A isso chama-se expressões???

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 15:59

São frases idiomáticas com estrangeirismos.
A palavra "mouche" foi importada do francês.
Agora é moda importar palavras do inglês.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 30/05/2006 15:59 por Manuel Pires.

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 17:01

Como quais?

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 11:52

Por exemplo: «Fazer "RUN"» em vez de "correr um programa".
«Por um "link"», "NET", "internet" Etc.
O inglês emprega-se muito nas novas tecnologias.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 15:49

Então é o português que está feito numa salada Russa. Não têm palavras para tal.

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 22:56

O Russo ainda não entrou nannossa linguagem quotidiana.. mas é uma questão de tempo, ana.. :)

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 04:37

Essa deve ser ainda mais dificil CP:)

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 16:27

Ainda não entrou a língua RUSSA, mas já cá entrou a sua política.

Já agora um enigma linguístico com tonalidade russa:

"sKá Neváç faZia sKá sKi."

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 16:37

Manuel

O que escreveste? Que quer dizer?:) É mesmo uma salada Russa...lololol

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 01 de June de 2006 16:43

Mas não percebeste?
Eis a tradução:
Se cá nevasse fazia-se cá "ski".

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de June de 2006 02:07

Essa é velha, é de uma música dos salada de frutas, 1982....
no tempo do Eanes

Re: O Papa na Polónia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de June de 2006 16:00

Não é bem assim. É muito mais antiga.
Quando eu era estudante, antes de 1965, já conhecia esse trocadilho.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.