Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Papa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 29 de May de 2006 09:51

"Na altura em que Pedro entrava, Cornélio foi ao seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se.
Mas Pedro levantou-o, dizendo: «Levanta-te, que eu também sou apenas um homem."
Act 10, 25-26


Li esta passagem há uns dias no livro Liturgia Diária. Na altura só me lembrei das Jornadas de jovens em que várias pessoas se ajoelham perante o Papa. Será legítimo ajoelharmo-nos perante o Papa? O primeiro mandamento não diz que só nos devemos prostrar diante de Deus? Aqui está uma questão que sempre me fez confusão.


O que acham disto? Já agora, há algum padre que possa explicar por que razão a Igreja aceita a genuflexão perante o Papa?

bjs

mj

Re: Papa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 14:02

Ajoelhar perante o PAPA, os padres (na confissão) etc. ....
Isto não tem a minha aprovação !

Mas ... ... ... é fácil arranjar uma desculpa, uma justificação.
Ajoelham perante bonecos (santos) e dizem que não é adoração, mas veneração.
As T.J. nas primeiras traduções da Bíblia traduziam «adorem-no» da seguinte passagem Bíblica: (Hebreus 1,6 )
Citação:
«E de novo, quando introduz o Primogénito no mundo, diz: Adorem-no todos os anjos de Deus».
«Adorem-no» traduziam por «O adorem». Mas como se adorassem Jesus e Jeová ficaram a pensar que estariam a adorar dois Deuses. Por isso quando a adoração se refere a Jeová traduzem por «adorar», mas quando se refere a Jesus traduzem por «prestar homenagem».
No original grego vem a mesma palavra, sem distinção.
Da mesma forma, ajoelhar perante um presidente ou rei é para eles «prestar homenagem».
Isto é só para salientar que as pessoas têm sempre uma forma de dar a volta ao que dizem e ao que fazem.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 15:16

Olha lá!
Às vezes não encontras pessoas, que te fazem uma pequena vénia...e não gostas?
Eu adoro:)é sinal que essa pessoa gosta de nós, pelo menos é isso que eu persinto!

Re: Papa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 16:03

Depende da vénia.
Se for mais ou menos despercebida até gosto, mas se for exagerada (sinónimo de servilismo) começo a ficar preocupado.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de May de 2006 16:55

Eu tenho destas vénis e gosto; Um doutor meu amigo, a semana passada encontrou-me num funeral e faz-me uma simples vénia, não fala, mas saúda. E tenho mais pessoas que me fazem isto, não é preciso chegarem junto de mim, mesmo um pouco longe, se pode cumprimentar...

Re: Papa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 11:58

Mas uma pessoa que se ajoelha em frete dum «padre» para se confessar, não tem nada a ver com cumprimentos, mas com subserviência.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Papa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 12:25

Caro Manuel:

Com má vontade (ou com feridas...) tudo se pode ver pela negativa. É o que fazes continuamente, mas talvez devesses pelo menos admitir que te falta alguma objectividade.

Primeiro: ajoelhar-se diante do padre na confissão nada tem de «subserviência», porque é um gesto sacramental-com-Jesus-Cristo e não um acto dirigido ao padre.

Segundo: um bispo ou mesmo o papa também se podem confessar a um padre e ao ajoelhar-se diante dele, isso nada tem de subserviência. Da mesma forma, os padres também se confessam, naturalmente a outros padres.

Terceiro: Contudo, ajoelhar-se não é condição «sine qua non» do sacramento da Reconciliação. Muita gente confessa-se sentada ou de pé (inclusivamente caminhando).

Alef

Re: Papa
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 12:28

Manuel,

Quando me vou confessar nao me ajoelho. Mas diz-me uma coisa, tendo em conta que na confissao nao o estas a fazer a um padre, mas um padre em representacao de Cristo, se estas arrependido dum erro muito grave como pedirias desculpa?

Se alguem esta arrependido e quer pedir desculpas nao acontece por vezes ajoelhar-se?

Em comunhao



Editado 1 vezes. Última edição em 31/05/2006 12:29 por Tilleul.

Re: Papa
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 13:42

Mas, o que dizem à passagem de Cornélio?

Isto para mim é muito estranho. Admito que ainda estou numa fase em que questiono algumas coisas de que a Igreja fala, mas sinceramente esta passagem intrigou-me. Se não se ajoelhavam perante Pedro, alguém sabe quando começou esse costume?

mj

Re: Papa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 31 de May de 2006 14:08

Dizes muito bem Maria João Garcia.
Muito estranho, na verdade.
Apareceram costumes muito estranhos ao cristianismo.
Que respondam os intelectuais a esta pergunta nada estranha, mas muito pertinente, sem rodeios.
Até os anjos passaram a recusar estas atitudes. (Veja em Apocalipse)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.