Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: aroque (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 10:14

Creio que é uma leitura interessante, e para quem conhece as Testemunhas ou para uma delas, será até perturbante conhecer este caso de uma Testemunha de Jeová em apuros.


[www.osegredodebetel.blogspot.com]



Editado 1 vezes. Última edição em 23/05/2006 10:16 por aroque.

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 10:52

Pois é, as pessoas fundamentam a sua fé em pessoas humanas em vez de a fundamentarem em YHWH e nos testemunhos de seu Filho Jesus Cristo.
Eu conheço bem de perto esta religião. Nunca aceitei que me dessem um estudo bíblico. As minhas desculpas foram sempre:
É porque não quero ser influenciado.
Uma vez um colega meu de trabalho que era T.J. saiu.
Depois eu perguntei-lhe se acreditava em tudo o que lhe ensinaram.
Ele respondeu-me que parecia ter tudo muita lógica.
Eu respondi-lhe: «Porque é que não te informaste bem da sua religião antes de teres recebido os seus estudos bíblicos?»
Ele respondeu-me: «Era isso mesmo o que deveria fazer.»
As pessoas têm problemas na vida, e entregam-se ao primeiro «salvador» que lhe aparece.
Depois sentem-se enganados.
Não se pode esperar outra coisa.
Estes problemas não acontecem só com as T.J., mas são universais a todas as religiões.
Por isso devemos estar atentos e vigilantes.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 13:08

"É porque não quero ser influenciado"... É incrível o teu pensamento. Comos e alguém pudesse ser cristão sozinho.

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 13:34

Pode ser incrível, mas está certo.
Está claro que tenho muito gosto em ser influenciado pelo Espirito de YHWH.
Referia-me a influências humanas.
Jesus, quando falou de testemunho usou o Pai e não os seus discípulos que viram muito bem os seus milagres.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 14:09

Explica lá o que é o Espírito de YHWH.

Em comunhão

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 14:12

"Pode ser incrível, mas está certo" [o meu pensamento].

De facto, modéstia e humildade são as tuas maiores qualidades. Mas, devo reconhecer que pelo menos de vez em quando és divertido.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 14:28

Não sabes ?!
[www.paroquias.org]
[www.paroquias.org]
[www.paroquias.org]
[www.paroquias.org]
[www.paroquias.org]
Sabes que SENHOR em letras MAIÚSCULAS quer dizer YHWH.
Esta é que é a transliteração correcta do NOME que vem nos originais.
Não sabes quem é YHWH ?!
Portanto para veres todas as localizações onde está Espírito de YHWH
Vai à NOVA Biblia dos Capuchinhos e procura as palavras
espírito e SENHOR
terás esta lista:
[www.paroquias.org] (clica aqui que eu pesquiso por ti)
Em todos os versículos há as duas palavras espírito e SENHOR.
Agora escolhe os que têm a expressão espírito do SENHOR e ficas a saber o que quer dizer espírito de YHWH.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 14:32

Já agora, Manuel: por que razão Jesus nunca se referiu a Deus como YHWH?

A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 14:35

Então o Espírito do Senhor é o Espírito Santo?

Em comunhão

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 14:57

rmcf
Tu não sabes se o fez ou não.
É muito provável que o fizesse quando falava na lingua dele (hebraico ou aramaico). Na bíblia que ele lia e publicamente estava escrito YHWH.
Nos escritos do N.T. que chegaram até nós substituiram YHWH por Senhor.
Essa substituição poderia até ser feita pelos copistas.
Ninguém me garante de nada.

Tilleul
É verdade:
o Espirito de YHWH

também se pode chamar de

Espírito Santo.

Sabias ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 14:59

E o Espirito Santo é Deus?

Em comunhão

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 16:16

Estás às voltas:
Espírito de YHWH --> Espírito Santo -->
Espírto de YHWH significa: ............"Espírito de DEUS."

E o que é o teu e o meu espírito ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 16:24

Então o Espirto Santo é Deus ou não?

Deus tem um Espirito como nós temos alma? Nós temos um espírito porque também temos corpo. Será que Deus também é Espirito e Corpo?

Ou o Espírito de Deus é alguma entidade à parte de Deus?

Em comunhão

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 16:54

O Espirito de Deus é o próprio Deus.
Mas o que é o nosso espírito ?
Veja em: 2ª Reis 2
Nm 11, 25 *
Citação:
«O SENHOR desceu na nuvem e falou-lhe; tomando do espírito que estava sobre ele, deu-o aos setenta anciãos. Quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois não o conseguiam.»

O nosso espírito, não é alguém como os anjos nem como Deus.
O nosso espírito é algo que Deus nos dá. Nós podemos usá-lo para o bem ou para o mal. Também podemos ser influenciados e até usados por um espírito estranho.
Eu não estou a tentar construir definições.
Na verdade eu sei que tenho espírito, mas apesar de fazer parte de mim, sou tão ignorante quanto a mim que nem sequer sei o que o meu espírito é.
Estou a falar verdade.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 19:28

Muito bem. Desculpa estar a fazer tantas perguntas que podem parecer básicas mas assim é mais fácil para mim.

Então pronto Deus e o Espírito Santo são o mesmo, quase que se pode dizer que são manifestações diferentes da mesma realidade.

Próxima pergunta... Maria não concebeu sozinha e também não conheceu homem, então por obra e graça de quem é que ela ficou grávida?

Em comunhão

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 00:18

Voltando ao assunto deste tópico, fico sem perceber nada do que se passou... o que é sempre um sentimento comum quando no se refere a Testemunhas de Jeová (TJ).

Um membro das TJ suspeita que a organização por detrás da TJ (Sociedade Torre de Vigia) se tinha associado à ONU (Organização das Nações Unidas).
1) Escandalizado, decide perguntar.
2) Respondem-lhe dizendo que isso não é verdade.
3) Ainda mais escandalizado volta à carga e desta vez com provas irrefutáveis: a "Organização das TJ" foi aceite na ONU como ONG (Organização Não Governamental).
4) Respondem-lhe confirmando as provas mas também que já deixou de o ser, dez anos depois de se terem inscrito. Tudo isto porque detectaram que fazer parte da ONU ia contra os seus princípios (e contra anos da sua tradição de chamar a ONU a grande "Besta" do Apocalipse).
5) Para terminar, volta novamente à carga denunciando alguns podres da organização (ou Sociedade) que se auto-intitula de "perfeita", mas como qualquer organização de homens e mulheres, tem defeitos como todas as outras.

É também referido que o dito indivíduo que ousou questionar as TJ está com alguns problemas familiares, devido a práticas habituais de segregação entre familiares e amigos que ousam fazer perguntas ou por em causa o que a organização diz.

Sinceramente, depois disto tudo e embora compreenda a fé da pessoa, surpreende-me que queira continuar a fazer parte das TJ. Surpreende-me também que se investigou tanto nunca se questionou porque é que se as TJ tanto sabem de Bíblia, em nenhuma faculdade de Teologia do mundo existe um professor de Bíblia que seja TJ. Há-os para todos os gostos: cristãos, católicos, judeus, metodistas, luteranos, baptistas, etc... etc... mas não existe um único que seja Testemunha de Jeová.

Luís Gonzaga

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 10:48

Tilleul
Penso que aqui, em Portugal, toda a gente conhece a resposta a essa pergunta.
Para melhores esclarecimentos leia por favor:
[www.paroquias.org]

Onde é que queres chegar ? Algum malabarismo teológico. Não sou teólogo, nem gosto de teologias.

Agora acerca das Testemunhas de Jeová:
Eu já andei a investigar com bastante pormenor essa religião.
A conclusão que tirei é que têm uma organização férrea que controla ao pormenor os seus associados.
Depois dá-lhes muito trabalho de casa e de campo que não lhes deixa tempo para verificarem se estão ou não a serem enganados.
Também, são desde logo vitaminados com «verdades» e «expectativas» irrealistas, como por exemplo eles acreditam que eles são a Organização de Jesus que sai ilesa quando Jesus vier e todas as outras serão destruídas com os respectivos fiéis se não entrarem para o seio das T.J.
Os iniciados são pessoas com fracos conhecimentos bíblicos, e ao verem uma religião que está pronta a ensinar-lhes tudo o que ninguém teve a coragem de lhes ensinar, tornam-se logo totalmente dependentes dessa religião.
Os membros são muito unidos e ajudam-se mutuamente e ao serem expulsos para o mundo isto é excomungados (desassociados, segundo a sua linguagem) entram em pavor com a ideia que irão ficar sozinhos.
Prometem-lhes um paraíso na terra onde os seus membros são como que uma espécie de privilegiados (uma espécie de povo eleito) em relação aos que poderão ser ressuscitados. Eles pensam que a missão deles no Mundo Novo é ensinar aos ressuscitados as verdades deles. Para isso a ressurreição não é global, mas aos poucos e à medida que há instrutores suficientes para o efeito.
Eu apenas estou a dar algumas pistas.
Para ficarem a conhecer melhor o problema aconselho-vos a falar com uma pessoa conhecida que já foi membro dessa organização.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 4 vezes. Última edição em 24/05/2006 10:55 por Manuel Pires.

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 01:08

"rmcf
Tu não sabes se o fez ou não.
É muito provável que o fizesse quando falava na lingua dele (hebraico ou aramaico). Na bíblia que ele lia e publicamente estava escrito YHWH.
Nos escritos do N.T. que chegaram até nós substituiram YHWH por Senhor.
Essa substituição poderia até ser feita pelos copistas.
Ninguém me garante de nada".

Vmos por partes:

1. Jesus não pronunciava o nome YHWH: primeiro, porque os Hebreus da sua época não o pronunciavam para não irem contra o 1º mandamento; depois, porque a leitura do tetragrama estava esquecida na própria época de Cristo.

2. Não havia nenhuma razão para eliminar o tetragrama do NT (que mantém número considerável de palavras hebraicas) e não o ter eliminado do AT.

3. Só podes dizer que os copistas eliminaram o tetragrama, porque não fazes ideia de como se fazia uma cópia na Idade Média nem as milhares de Bíblias que circularam na Idade Média. Era impossível que uma tal variante tivesse sido sistematicamente eliminada de todas as Bíblias; depois, muitos dos copistas nem sabiam ler, limitavam-se a desenhar as letras, pelo que estar lá Dominus, Kyrios ou YHWH era indiferente para muitos copistas...

4. O argumento de que os copistas poderiam ter mudado o nome YHWH pode sempre ser utilizado!!!! É que se for um argumento válido, também ninguém te garante que o que tu citas tenha sido mesmo escrito assim e não de outra maneira, ninguém te garante que algum copista tenha emendado também, além do tetragrama, X ou Y só para nos enganar: é que os copistas eram frades ou padres, mebros do clero abominável - só para nos enganar poderiam ter mudado a Bíblia toda, mesmo depois de Nestório... só para nos enganar! Esse teu argumento arruma com qualquer análise da Bíblia. Podes dizer que tens confiança de que Deus fez manter tudo de algum modo, apesar da maldade do clero, e que por isso tens confiança de que a Bíblia que temos provém de Deus e não foi adulterada pelo homem... MAs, sendo assim, então por que não teria Deus mantido de algum modo o tetragrama no NT, nem uma vez?? É um pormenor? Pois... mas eu posso ir buscar em todas as tuas citações pequenas palavras e dizer que elas não são fiáveis: que mesmo que Deus tenha mantido o geral, pode haver uma ou outra palavra adulterada... e sendo assim, como não sei quais foram, pode ser qualquer uma!! por exemplo: citaste Jeremias e aquela citação sobre

5. Outra questão: já reparaste que estás a utilizar traduções (provavelmente todas as que usas) feitas por membros da Igreja, 90% e por vezes totalmente feita por clérigos??? Mesmo quando comparas com outras traduções: as católicas são sempre feitas pelo clero; as protestantes são sempre feitas por clero protestante!! Como sabes que a tradução está correcta? Como sabes que não te estão a enganar? Se lêsses no grego ou no hebraico, eu perceberia. Mas assim, acho que, tendo em conta a tua desconfiança, tens de pôr a possibilidade de todas estas traduções puxarem a brasa à sua sardinha...

6. Não estou a tentar chatear-te, longe disso. Estou a tentar mostrar-te que tens tantas contradições no teu pensamento e tantas falhas lógicas... Não te estou a pedir que aceites tudo o que te dizem. Nem pensar. Estou a pedir-te para abrires um pouco o teu coração ao que te vamos dizendo...

Abraço fraterno,

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 25/05/2006 01:12 por rmcf.

Re: A luta pela fé de uma Testemunha de Jeová?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 10:26

Tens muita razão, mas não provas nada.

Eu opto pela opção de maior bom senso, apenas isso.

A Bíblia é uma prova (não infalível).
Pelo menos serve para não sermos enganados.
Por exemplo: se o clero (católico ou protestante) deixa lá uma passagem que é contra eles, presumo que essa passagem é verdadeira.

As T. J. têm uma tradução diferente: Quando noto diferenças entre a sua tradução e as outras considero-as suspeitas e sou obrigado a procurar um esclarecimento dentro das minhas possibilidades. Quando noto semelhanças que são contrárias à sua fé, merecem-me confiança.

Como vês, eu não leio a Bíblia de uma forma cega, acreditando na letra de tudo o que os tradutores me querem impingir. Contudo, sou muito limitado, mas YHWH só pede de nós o que nos é possível. Procuro a verdade (ainda não a possuo) seguindo o critério do bom senso. Ora tu que tens muito mais possibilidades que eu, penso que YHWH te vai exigir muito mais.

Lc 12, 48
Citação:
«Aquele, porém, que, sem a conhecer, fez coisas dignas de açoites, apenas receberá alguns. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito será pedido.»
Isto é ainda mais válido para um grupo: congregação ou igreja.

No tema Caçadores de seitas há la 2 mensagens que também cabem neste tema:
1) da CatólicaPraticante.
2) Minha: a mensagem 25360

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.