Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: Código Da Vinci
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 12:36

Pois bem, eu não vi o filme e espero não ver. ;-)

Dizem os promotore$: «É apena$ um filme, não teologia». A conver$a de sempre.

É uma citação de parte do Pai-Nosso: «Venha a nós»...

Pois bem, eu não contribuirei para encher os bolsos destes novos cruzados. Da minha parte, uma questão de mera opção pessoal.

Ainda por cima, todas as críticas que li até agora são unânimes em dizer que o filme é francamente fraco. «Menos mal!» :-)

Alef

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 15:19

Não é de esperar outra coisa, não só do livro, como do filme:
Exploração comercial.
No entanto, têm um e apenas um valor, quanto a mim:
Chama a atenção a um assunto desconhecido.
Quem quiser saber a verdade, que a procure ... ... ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 19:18

Manuel, e qual é assunto desconhecido?

Em comunhão

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 21:22

O assunto desconhecido, pela maioria das pessoas, é a hipótese de que Jesus poderia ter sido casado. Essa hipótese não é nova, mas já tem centenas de anos e há muitos católicos que ao ouvirem dizer isso vão pensar que é invenção recente. Também, quando as pessoas viram na televisão em Agosto de 1969 os primeiros homens a pôr os pés na lua, houve muita gente que começou a dizer que isso era montagem de cinema.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 21:53

Tu realmente consegues surpreender. Ouve lá, tu que és o homem das situações da Bíblia, que recusas a tradição da Igreja, dizes que tens asco a dogmas e entras em teorias de conspiração que para além de não terem bases bíblicas não têm sequer base secular e científica.

Em comunhão

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 22:09

O que queres dizer com:
Citação:
« entras em teorias de conspiração »

Quais são as teorias da conspiração? O código de «DA VINCI» são apenas trabalhos de índole comercial que exploram a mente fraca das pessoas. O mesmo é feito com o fenómeno conhecido por «Fátima».
Será que vês a ciência como que um deus ?! Por outras palavras, és um fã da ciência?
Ou a ciência é para ti como para mim, apenas um meio, que poderá ou não ser útil?
Eu esforço-me por não dar às coisas mais valor que o que elas realmente têm.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 20/05/2006 22:11 por Manuel Pires.

Código Da Vinci
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 22:12

Tu atribuis um valor de o livro chamar atenção para a possibilidade de Jesus ser casado?

O que tens a dizer sobre isto? Achas que Cristo foi casado?

Em comunhão

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 22:21

Não se sabe. Nem eu sei nem tu.
O livro apenas bebeu essa notícia em tradições que existem no sul de França ...
Não há certezas! Apenas uma possibilidade! Mesmo que seja remota !
O livro e o cinema apenas se limitam a explorar o caso com a mira comercial.
Eu não comprei o livro nem vou ver o cinema, mesmo que me paguem.
No entanto, o facto de isso servir como mercadoria muito rendível é mau sinal quando nos metemos a especular acerca da saúde espiritual de muita gente.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Código Da Vinci
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 22:38

Às vezes torna-se exasperante... voce a cada momento em contradicções e nem por isso se sente constragido.

Primeiro que o que livro tem valor porque tras a lume um assunto desconhecido. De seguida diz que o casamento de Cristo é algo que já é falado há centenas de anos e que os Católicos diram que é um complot e até usa uma história ridicula para o ilustrar. A seguir já diz que o livro é uma farsada comercial que utilizou tradições do sul de França (essa nunca tinha ouvido). E por último diz que ninguém sabe se Cristo foi casado ou não que é uma possibilidade.

Que é uma possibilidade??? Baseado em que dados? Então se me apetecer dizer que Jesus nos tempos livres namoriscou Marta a irmã de Lázaro vou ter algum crédito?

Você tem que se decidir... diga lá afinal em que é que acredita... se você quer ter algum crédito no que escreve tente pelo menos ser coerente consigo mesmo...

Só a título de curiosidade, também ninguém sabe se Jesus é Deus ou não?

Em comunhão

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 22:55

Nunca ouviu falar nas tradições de Maria Madalena que foi venerada no sul de França ?
Esse é o assunto geralmente desconhecido!
Sim, esse assunto, ou mito é já falado no sul de França (salvo erro Provença) há muitos, muitos anos.
Um complot ? ... Mostre-me a mensagem! não a encontrei.
Eu não sei se Cristo foi ou não casado. Você sabe?! Ele disse-lhe ?!
Tenho que me decidir ?! Por coisas mesquinhas de teólogos, de escritores ou de fazedores de filmes ?!
Eu já me decidi: por "YHWH" e seu "Messiah". E você ?!


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 20/05/2006 23:00 por Manuel Pires.

Re: Código Da Vinci
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 23:57

Eu vi o filme. Como entretenimento, achei mais ou menos.
De resto, qualquer pessoa que veja o filme dirá (penso eu) que qualquer pretensão a que o filme fosse mais do que uma obra de ficção cai no ridículo.

Re: Código Da Vinci
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 02:23

Mas, oh Manuel! Se houvesse um texto tido como Evangelho apesar de não ter sido aceite pela Igreja/clero (os chamados apócrifos) que dissesse explicitamente que Jesus Cristo tinha sido casado e tinha tido filhos, acreditavas, mesmo sabendo que os Evangelhos ditos canónicos não o referem?

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 15:18

Eu não conheço os escritos apócrifos. O que sei deles é indirecto, isto é, por aquilo que os outros dizem. Apenas li algumas citações. Quanto à opinião genérica com que fiquei é que esses evangelhos e escritos são de tal forma que qualquer pessoa com um mínimo de discernimento lhe dava pouco crédito. No entanto, são um testemunho de que havia nessa altura várias crenças entre os cristãos. Os escritos que acabaram por se impor, não foi devido a este grupo ou aquele lhes dar valor, mas foi sim o seu próprio conteúdo que se impôs. Porquê?! Só YHWH o sabe .
Quanto à questão de Jesus ter sido casado ou não, isso não é importante para mim. Isso é sim importante para o clero reinante, porque essa hipótese desvaloriza a hierarquia do clero que pretende ter Pedro como Pedra de fundamento.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Código Da Vinci
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 00:25

Não percebi: por que razão a questão do celibato de Cristo haveria de "desvalorizar a hierarquia do clero que pretende ter Pedro como Pedra de fundamento". È sobretudo a relação entre o celibato e Pedro... é que Pedro era casado... Por isso, perceberia o que escreveste se tivesses ficado em "desvaloriza a hierarquia do clero". Agora... não a desvaloriza porque haja quaquer relação entre o celibato e Pedro...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 10:06

A questão está em Maria Madalena.
Embora não esteja provado que Maria Madalena tinha uma espécie de primazia sobre Pedro, a tradição apócrifa aponta nesse sentido.
Não é o casamento de Pedro. Qualquer superintendente do cristianismo poderia ser casado e isso em nada interferiria de negativo na boa imagem dele (até pelo contrário, só valorizaria a sua imagem).
O que não cai bem no clero reinante é verem uma mulher como topo da igreja, logo a seguir a Cristo, na sua qualidade de esposa de Cristo, quando ainda era viva.
Quanto aos («santos») mortos, é diferente, já não fazem sombra aos que detêm o poder.
Resumindo:
Por outras palavras, se se provasse como verdadeira a literatura apócrifa, seria mais lógico elegerem uma papisa (suposta sucessora de Madalena) em vez de um papa (o suposto sucessor de Pedro).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Código Da Vinci
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 15:43

Sobre o Código da Vinci:

1 - O Livro.
Como obra literária ficcional não é nenhuma obra prima - mas cumpre a sua função de livro de suspense. Lê-se bem e tem uma estrutura narrativa cinematográfica. Um bom livro de praia ou de férias. Tem muitas incongruências históricas misturadas com muitos episódios históricos verdadeiros.

2 – A Polémica

As reacções ao conteúdo do livro são uma consequência directa de três temas tabus explorados pela narrativa, por vezes de forma indirecta:
a) A sexualidade de Jesus, tema absolutamente tabu ainda hoje para muitos católicos, que negam em absoluto a humanidade de Jesus na sua dimensão afectiva e sexuada, mesmo que tenha vivido em hipotético celibato. Se a Igreja católica tem esta dificuldade atávica de lidar com a sexualidade humana, o tema torna-se ainda mais “herético” se estivermos a falar de Jesus Cristo.

b) O papel das mulheres na igreja católica, ou a forma como historicamente as mulheres foram relegadas de figuras centrais do Evangelho e figuras centrais da evangelização cristã dos primeiros séculos , a figuras decorativas ou meras serviçais pela hierarquia e tradição feitas exclusivamente por …homens, claro…
O reclamar a presença de Madalena numa história da igreja, ainda que ficcionada, veio trazer uma nova luz sobre essa santa mulher, uma autêntica discípula que acompanha Jesus em toda a sua vida pública, até ao fim, a primeira a testemunhar a Ressurreição, a quem Jesus confia expressamente o papel de proclamar a boa nova da Ressurreição,

Essa mesma que foi séculos depois transformada em prostituta por opinião papal…
[dn.sapo.pt]
Por isso o livro ( e a história ficcionada que encerra á volta de Maria Madalena) pode ser profundamente perturbador porque relembra que
a Igreja histórica nem sempre lseguiu o exemplo ( de Jesus) , havendo mesmo um forte contencioso das mulheres com a Igreja oficial, isso deve-se a muitas razões, como heresias que desprezavam o corpo, o sexo e o feminino, questões ligadas ao poder e ao machismo.
Padre Anselmo Borges

“[dn.sapo.pt]

c) Uma das razões ( talvez a mais importante) que explicam a turbulência á volta do livro são as referências ao Opus Dei e aos seus agentes que se entrelaçam na narrativa. E de súbito, o Opus Dei , habituado a manipular na sombra, um movimento de que muitos católicos nunca tinham ouvido falar , o que é normal numa sociedade rodeada de secretismo e manipulação silenciosa, vem parar á ribalta, com acusações de proselitismo, manipulação política e económica, uma ideologia que desclassifica as mulheres, e o uso habitual do sacrifício físico ( cilícios e autoflagelações) dos seus membros, entre outras formas de controle de consciências eventualmente mais graves...

E que faz o Opus? Bem num primeiro momento tenta boicotar e diabolizar o livro e o seu autor. Passado o susto inicial, como esta estratégia foi ineficaz, os ideólogos da obra tentaram, num segundo momento, num golpe de rins digno de qualquer banal trama browniana, tenta aproveitar a onda mediática e aproveitar a publicitada para fazer o que melhor sabem – proselitismo ao mais alto nível e tentar lavar a imagem… pelo caminho, os seus dirigentes não negam nada do essencial do livro – nem a sua estrutura tentacular, nem a sua ligação ao poder económico , nem o seu proselitismo elitista, nem sequer o uso de cilícios e chicotadas,nem o seu papel no escândalo do banco do Vaticano, etc, etc, etc,.. Ou seja reafirmam tudo o que sobre eles Dan Brown escreveu no livro e airosamente proclamam isso como uma normalidade e até uma supremacia espiritual. Fascinante


d)POr último, este livro vem pôer a nu a exsitência de outros Evengelhos apócrifos que não os oficiais, a existência de um outro reportório de possibilides doutrinárias e os facto das actuais "verdades de Fé imutáveis" resultarem de um processo discricionário de inclusão/exclusão de textos . Em suma, de uma decisão muito humana. ( Inspirada pelo Espírito, dirão os mais sabedores, mas que isso não consola muito boas almas, que ignoravam por completo a forma como se chegou aos textos evengélicos oficiais de hoje,e se sentem perturbas com a #decoberta"..

Em suma, o Código da Vinci Indirecatemnte, vem por a nu a tremeneda ignorãncia da maior parte dos Católicos face á história da sua Igreja e aos fundamentos da sua doutrina. ( não digo da sua Fé porque isso é outra coisa). E quem é responsável esta profunda ignorãncia, que alimenta o misticismo, a superstição a fé popular, e também os movimentos católicos "elitistas" e neocon???


Em suma - o Código a Vinci ( livro e versão cinematográfica) está a ser um fenómeno extremamente positivo. para a Igreja .

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 22:56

Acho triste e infeliz este tipo de discurso baseado em caricaturas... No fundo a catolicapraticante alinha pelo mesmo diapasão de Dan Brown, o que é pena porque se tratam de temas interessantes e que merecem maior seriedade na sua discussão.

É simplesmente falso que o Opus Dei e «os seus dirigentes não negam nada do essencial do livro», basta uma simples visita à sua página na internet para verificar que não é assim.

Para se conhecer realmente o Opus Dei, aconselho o livro de John L. Allen Jr.

P.S.: Deixo desde já aqui o aviso, para evitar rótulos, que não sou membro do Opus Dei.

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 23:03

Não li o livro (por manifesta falta de paciência para leituras do género). A Susete leu-o e fez-me um resumo que me satisfez a curiosidade.

Espero poder ir ver o filme, ou esperar que chegue a DVD, para poder comentar e dar a minha opinião.

Luís

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 23:47

A literatura policial não é do meu agrado.

Várias pessoas, minhas amigas, que gostam de livros policiais gostaram do livro. Tiveram dificuldade em o "largar", quando precisavam de fazer outros trabalhos. Várias disseram-me que o livro as apaixonava, pelo enredo que estava muito bem feito.
Há gostos para tudo. Ainda bem.

Eu gosto de ler, de ler muito... mas, outro tipo de literatura...não vou atrás dos best-sellers.

Os meus livros preferidos são as biografias. Bem escritas. Bem documentadas.
Também gosto de ler livros de ficção mas, que se apoiem, na realidade. Para mim a realidade tem que estar muito próxima da verdade. Pelo menos que não invente mentiras.
Li, não há muito tempo um desses livros: "Notícias de um Sequestro" de Gabriel García Marques.
É um livro que aconselho pois que mostra os sentimentos e a actuação de raptadores e raptados na Colômbia.
Gosto também de livros humanos: muitos do Luís Sepúlveda. Recordo dois: "O velho que lia romances de amor" e o "Gato que ensinou a gaivota a voar".

Mas detesto que se queira "passar gato por lebre" para que tenha muito acolhimento pelo público... para que se ganhe muito dinheiro...
Vejam a entrada no Guiness...

Considero que o fenómeno Código da Vinci tem a ver com a questão do dinheiro. O dinheiro é que conta...( neste caso é o valor mais ALTO)

Pelo dinheiro faz-se tudo...até a violência sobre as mulheres (tópico que lancei hoje, com base no relatório da Amnistia Internacional).

Re: Código Da Vinci
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 01:00

há quem tenha fé firme e não seja afectado por uma obra que usa uma habilidosa forma de calunia, a meia-verdade misturada com algumas mentiras. Ninguem dá credito a uma mentira descarada, as verdades ajudam a veicular as mentiras.

Eu não darei dinheiro a quem claramente prejudica a fé em Jesus Cristo. Isso incentivaria a que outros lançassem outras obras de teor parecido.

E eu não julgo esta obra inoqua.

via:
[padre-inquieto.blogspot.com]

cheguei ao texto publicado originalmente no site

[www.laiglesiaenlaprensa.com]

informaciones sobre escándalos de abusos sexuales cometidos por sacerdotes en Estados Unidos no han provocado el abandono de la Iglesia, el descenso en la asistencia a misa ni de los donativos de los fieles a sus parroquias. Esos son, en síntesis, los resultados de un estudio coordinado por Mark M. Gray, de la Universidad de Georgetown, del que se hace eco The New York Times (18 de mayo). "La fe de las personas fue más grande que los acontecimientos", subraya Gray. "Desde luego, hubo mucho descontendo, pero la gente siguió siendo católica".
Así pues, la exhibición casi permanente en primera página -desde el año 2002- de episodios (reales o supuestos) en los que los sacerdotes católicos aparecían como los ogros no ha conseguido arracar la fe ni la confianza de los fieles en la Iglesia. La cifra de adultos americanos que se identifican a sí mismos como católicos permanece firme en el 23 por ciento; los que afirman que van a misa al menos una vez por semana se mantienen estables en el 33 por ciento. También siguen en los mismos niveles las donaciones de los fieles a sus parroquias (aunque han descendido algo las aportaciones a colectas nacionales).
Por contraste, algunas encuestas presentan datos soprendentes sobre cómo la gente se cree la historia de "El Código Da Vinci" (Cristo casado con María Magdalena, que tiene hijos, que esa descendencia llega hasta hoy y que la Iglesia sigue ocultando esta verdad...).
¿Conseguirá el libro y la película lo que no han conseguido los escándalos?
Para Johnson (Daily Telegraph, 18 de mayo), esa credulonería demuestra que estamos ante un nuevo arrianismo. Lo que está en juego aquí es la creencia en la divinidad de Cristo, una tentación siempre presente en la historia y que explica -al margen del ingrediente de aventura- el éxito de la novela.
La impresión es que resulta mucho más insidiosa para la fe esa duda en la divinidad de Cristo que el escándalo provocado por las debilidades y los crímenes humanos. De ahí que "invertir en formación" (que es el núcleo de la "respuesta católica" al desafío de "El Código") se confirme como la actitud más convincente.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.