Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 19 de November de 2004 12:09

João, obrigado pelo esforço e fico-te desde já agradecido.

Fico a aguardar impacientemente por esse documento.

Obrigado

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de November de 2004 17:44

Notícia no Correio da Manhã.

Copiei por ser pequena e desconhecer quanto tempo se manterá.

Quem quiser comentar o artigo pode fazê-lo no link supra:

2004-11-19 10:18:00
'Código da Vinci'
FRANCISCANO 'DESCODIFICA'
O padre franciscano Carreira das Neves questionou a capacidade do autor do livro 'O Código Da Vinci', Dan Brown, de trazer à luz do dia um segredo supostamente guardado há séculos.
"A par da bem urdida trama romanesca, há uma fértil imaginação", explicou o eclesiástico. Segundo Carreira das Neves, Brown recuperou "uma tese dos evangelhos apócrifos", considerados pela Igreja como não correspondendo à história de Cristo.

Em relação ao casamento de Jesus com Maria Madalena, "não há uma prova". A edição portuguesa do livro já vendeu 200 mil exemplares.


João (JMA)

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 24 de November de 2004 08:52

Compareci na "conferência" (metade conferência, metade tertúlia) do Pe. Carreira das Neves e enchi uma folha A4 cheia de letras com anotações. Poderia fazer já alguns comentários, mas posso então esperar pela exposição final.

Trento:

Podias aliviar a tua compreensível ansiedade desde já, lendo a mensagem do Alef de 16 de Outubro de 2004 às 18:07.


OUTRA CONFERÊNCIA SOBRE O CÓDIGO DA VINCI, NO CUPAV


Irá realizar-se hoje (Quarta-feira, 24 Novembro) uma conferência sobre o Código Da Vinci por um Padre jesuíta (sobre quem só sei vir de propósito de Fátima, onde conferenciou recentemente a respeito do tema), no Encontro Mensal do CUPAV -- Centro Universitário Padre António Vieira, às 21h30, na Estrada da Torre, 26, perto do Colégio de S. João Brito, mesmo ao lado de uma das saídas do Metro do Lumiar (Linha Amarela). Contacto: 21 759 0516

No meu caso, estarei ocupado e não poderei ir, mas aproveitem os que puderem!

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de November de 2004 10:06

João Oliveira,

Acho que devias já colocar alguns pontos para informação.

O texto está a ser trabalhado, segundo já fui informado esta semana, mas não sei quando estará disponível. Podes ir avançando...

João (JMA)

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 24 de November de 2004 14:46


Ok, sou capaz de tratar disso em breve, talvez comece hoje. Vou estar ocupado na minha paróquia até tarde a propósito do Encontro Europeu de Taizé, mas possivelmente poderei começar a redigir essas anotações e terminá-las amanhã (teria que repensar um pouco a linha de pensamento do Pe. Carreira das Neves, como o entendi, de modo a ser claro e útil).

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 25 de November de 2004 19:52


Bem, vou ter de adiar a resposta ao pedido do JMA, pediram-me à última da hora para pegar na viola e ir ajudar na animação de uma oração com cânticos de Taizé... E amanhã é Sexta, também será complicado... Mas prometo que não passa do fim-de-semana! :o)

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 25 de November de 2004 23:06

Força João, estou ansioso por essa "pequena pérola".

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de December de 2004 23:10

Para já, uma boa apreciação apesar de ligeira sobre o tema pelo Pe Zezinho, SCJ

João (JMA)

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de January de 2005 10:42

Já vai ficar disponível o artigo do Pe. Carreira das Neves.

Aguardarei os comentários.

João (JMA)

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 14 de January de 2005 10:59

João (JMA) onde é que está disponível o artigo do Pe. Carreira das Neves?

Fico a aguardar impacientemente :)

Obrigado

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de January de 2005 12:04

O Luís é que sabe onde o vai colocar...

para já um aperitivo:
"O encanto pelo romance de Dan Brown reside no enredo policial à volta de segredos nunca antes revelados, da defesa pelo eterno feminino divinizado, da magia pelo mistério sem fé, da crítica surda à Opus Dei e a toda a história tradicional do Cristianismo, sobretudo na forma da Igreja Católica. A obra é importante pelos reptos e desafios que lança ao Cristianismo e à Igreja. Pena é que tenha sido a custos de falsidades históricas conscientes, desejadas, inventadas. "

O bold foi colocado por mim.

João (JMA)

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de January de 2005 16:06

O artigo "O Código Da Vinci", do Pe. Joaquim Carreira das Neves, já se encontra disponível na nova secção de artigos. Temos assim a honra de abrir esta secção com um texto do ilustre Professor da Universidade Católica Portuguesa, Pe. Joaquim Carreira das Neves.

Em breve teremos mais artigos.

Luis Gonzaga

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de January de 2005 23:37

Depois de toda a publicidade a este livro por parte de alguns ilustres membros deste fórum, lá arranjei um tempo para o ler.
Confesso ter ficado bastante desapontado e dei o meu tempo por mal empregue.
Estou aliás a pensar processar o João Oliveira por ter feito ao livro toda aquela publicidade enganosa... :o))
(Tás à pega, João)
O absurdo policial:
- para conseguir o maior segredo do mundo, uma organização poderosíssima e cheia de dinheiro arranja um assassino imbecil que nem consegue interrogar um qualquer dos quatro detentores do segredo (que era vital para aquela organização) até este lhe contar tudo... Estariam a cortar nas despesas, ou eram apenas imbecis??? Uma organização poderosíssima governada por imbecis. Uma ideia original Ou então governada por forretas: que (segundo o livro) gastaram milhões incontáveis para subsidiar o Vaticano numa crise financeira e para a canonização do fundador. Mas para uma questão de vida ou morte da organização havia que poupar os tostões. Podiam ter contratado um profissional e eles contariam tudo. Mas não: tinha de ser um pobre aprendiz, caso contrário não havia história...
- A morte do conservador do museu dá para rir: então o homem apanha um balázio daquele calibre no estômago, àquela distância, e ainda faz aquelas coisas todas antes de morrer (pinta, despe-se, etc...)??? Percebe-se que o autor fez o serviço militar por correspondência. Ou terá sido online? Permanece a dúvida...
A credibilidade histórica:
- um livro no qual um dos protagonistas é “monge” do Opus Dei, demonstra desde logo uma grande credibilidade histórica. Para os “distraídos” convém esclarecer que não existem monges do Opus Dei. Nem nunca existiram. Excepto neste livro. Outra ideia original. Se comete um erro tão primário num assunto que é do conhecimento comum e verificável na actualidade, não estamos à espera que as referências históricas tenham sentido. Ou estamos???
- Dá-nos como inquestionável e como verdade histórica (no prefácio do livro) a existência real do “priorado do sião” que os historiadores já denunciaram como fraude. Refere os documentos que estão na Biblioteca Nacional de Paris. Aqueles que os cientistas de todo o mundo e, particularmente, do bastião laico da Europa, declararam como fraude...Mais uma originalidade.
Para credibilidade histórica estamos conversados...
Os resquícios do paganismo:
Nos povos pagãos, dava jeito que os reis fossem filhos dos deuses que era para existir uma legitimidade divina. Grande problema com o Deus dos Cristãos que não andava aí a transformar-se em cisne ou em chuva ou no quer que fosse para seduzir donzelas e distribuir filhos pela Terra.
Tinha de haver uma solução. Pois bem, arranja-se um romance entre Cristo e Madalena, esta tem filhos e daí resolve-se o problema das casas reais. Portanto Madalena só tinha era de viajar por aí e dar origem às casas reais.
Nada de grave. Aliás, os monárquicos cá do burgo não desesperem que também existe uma linha consanguínea que vai dar a D. Afonso Henriques.
A “necessidade” impunha que a história se tivesse passado assim. Senão era a anarquia. Qualquer um podia ser rei. Vade Retro, Satanás.
Podia lá ser de outra maneira...
Disparate, sim. Anarquia, não!
Graal, templários e ordens iniciáticas:
Qualquer boa trama histórica que se preze (e mesmo as de 2ª categoria) tem de colocar algures os templários e/ou seus derivados.
Nós não queremos agora deixar os templários desempregados...
Nem os autores destes livros querem que ao leitor falte nada...
E precisamos que o Indiana Jones continue a sua saga, que ainda só vai no terceiro filme e que, para além do mais, é um bom divertimento. Estou aliás curioso em saber qual será o próximo filme.
A simbiose entre os templários e as intrigas históricas explica-se da seguinte maneira:
- os templários existiram - facto
- as intrigas históricas se não existiram, merecem ao menos ser inventadas
- coexistindo no tempo, tinham necessariamente de estar relacionados eles (templários) com elas (intrigas)
- logo, os templários participaram nas intrigas históricas
- a ordem templária foi extinta - facto
- logo, só pode ser por terem algum segredo terrível
- ora se como “provámos” elas participavam nas intrigas, tinham um segredo terrível e andava tudo à procura do Graal
- eis que se “prova” que eles tinham o Graal
- se eles tinham o Graal e ele está hoje desaparecido é porque os seus sucessores ainda o têm;
- logo, ou o Indiana Jones o agarrou ou então andam por aí os sucessores a escondê-lo
- como não acreditamos lá muito na veracidade do Indiana Jones, eles têm o Graal. QED

Em suma: uma perda de tempo. Costuma dar-se o caso nestes livros de juntarem ideias boas com ideias originais. Nesses casos as boas não são originais e as originais não são boas.
Neste caso temos um tertium genus: as ideias que nem são boas nem são originais.

Um conselho: leiam o Pêndulo de Foucault do Umberto Eco em vez desta coisa. Ou vejam o Indiana Jones.

Agora, se estão para o sério e querem um livro histórico sobre Cristo escolham: A verdadeira história de Cristo de E.P.Sanders ou Jesus de Nazaré – Quem és tu, de Carreira das Neves.

PS – MUITO URGENTE, SECRETO E IMPORTANTE
Depois de lerem o Pêndulo de Foucault, mandem-me um email os que estiverem interessados em ingressar na Verdadeira Ordem Templária, da qual sou obviamente o Grão Mestre.
Primeiro indico-vos um NIB para onde devem transferir as vossas poupanças.
A seguir, podem ir visitar a nossa sede, um belo palácio com amplos jardins na Av. do Brasil, em Lisboa. Onde ficarão internados, quero dizer, integrados.
Com excepção dos que souberem latim e dos que tiverem uma letra bonita.
É que temos muito que fazer a fabricar – quero dizer, estudar – os documentos que provam a veracidade da Verdadeira Ordem Templária desde 1099 até hoje.

C. R. M. :o))

João (JMA)

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 01:14

E porque não há uma sem duas, em breve vamos poder ler mais um romance contemporâneo de suspense, com o título «O último Papa».

A boa notícia é que desta vez o autor é português... :-)

Luís Gonzaga


Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 02:00

JMA

Só agora vi a tua mensagem que data de....18 de Janeiro!

Meu caro amigo; louvado seja o teu sentido de humor. Eis um Dom a preservar o Humor


Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 12:34

Apoiado, Tony. A melhor maneira de começar o fim de semana!

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 13:56

Caro Jma

desconhecia este topico... excelente analise literaria... eheheh

Contudo, só gostava de acrescentar uma coisa... Os templarios efectivamente têm o seu espaço na história da Europa e de Portugal. No entanto, não tem tanto interesse e espectacularidade como tentam fazer crer... Deixaram-nos algumas obras de arte e Castelos, ajudaram-nos a conquistar a cidade de Lisboa, mas tudo coisas muito terrenas... eheheh Existe com cada teoria sobre os homens... que até tenho pena deles...! ;o)

Já agora, se o codigo da Vinci era um romance inverosimil, o que dizer do Anjos e demonios...? Se o primeiro pode ser equiparado às estórias do Indiana Jones, o segundo supera a criatividade da Guerra das Estrelas... eheheh :o)

Um abraço a todos

Miguel Dias

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 15:50

já agora só mais uma achegazinha....

Todas as monarquias cristãs, tem a sua legitimidade no poder divino. Claro que nem todas são tão originais quanto os carolingios franceses, mas todas têm a sua origem legitimada por Deus.

Basta ver a nossa monarquia. A sua origem e legitimidade não se baseia em nenhuma linhagem de Cristo, mas numa aparição de Jesus a D. Afonso Henriques, que teria ocorrido antes da mitica batalha de Ourique...

Talvez de forma mais ou menos camuflada, mas todas as monarquias ocidentais vão buscar a sua legitimidade a Deus. Reconheço que quer os meróvingios, quer os carolingios, foram de todos os mais originais. Aqui ao lado em Espanha, a monarquia asturiana que dá inicio ao processo da conquista cristã no século VIII baseia a sua legitimidade no falso pretexto da presença evangelizadora do apostolo Santiago na Peninsula Ibérica...

Portanto este não é só um costume dos pagãos, mas de todas as monarquias ocidentais. Mas como em tudo na vida, uns são mais originais do que outros.... ;o)

Um abraço

Miguel Dias

Re: O Código Da Vinci: uma novela anti-católica
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 29 de October de 2005 15:56

O Miguel é historiador não é?!

Isso é óptimo. As analises históricas são as melhores.

Re: Código Da Vinci
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 12:26

[Mensagem do Vítor Castro]

Estreou quinta-feira nos cinemas o Código Da Vinci. Achei que seria um bom tema para se discutir. Eu ainda não vi o filme mas espero ver o mais rápido possível. Já alguém o viu? Ou leu o livro? Quais as verdades, os escândalos, as cenas mais marcantes neste filme?

Vítor Castro
____
Editado por Alef: Desloquei esta mensagem para um tópico já existente com o mesmo tema. Peço desculpa por um «pequeno» engano que fez com que o tópico existente fosse assimilado ao novo e não ao contrário. Foi a minha primeira experiencia de «juntar tópicos». Maçarico... ;-)

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.