Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Padre Pio
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 12:47

Ando a ler um livro sobre o Padre Pio e confesso que estou um pouco confuso. Por norma costumo ser bastante racional e ignorar este tipo de manifestações. No entanto o testemunho de vida deste monge tem feito pensar muito.

Gostava de ouvir algumas opiniões principalmente da parte daqueles que como eu racionalizam um pouco fé.

Em comunhão

Re: Padre Pio
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 15:34

[www.acidigital.com]

O que eu penso é que este tipo de manifestações «místicas» e doentias têm água no bico.
Não aplaudo estas coisas e desconfio da sua origem.
YHWH Deus não precisa manifestar-se desse modo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Padre Pio
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 16:24

Bom, Tilleul, eu não sei do que é que Deus precisa ou não para se manifestar, ao contrário do post anterior, mas também racionalizo a fé e não vejo nestas manifestações "provas da existência de Deus" ou algo do género. Vejo, confesso, sinais de uma caminhada espiritual pessoal e intransmissível que se deve respeitar.
Como o próprio Padre Pio dizia, a respeito dos estigmas, não é por se pensar muito num touro que nos vão crescer cornos (salvo seja:)...

Re: Padre Pio
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 19:36

Padre Pio que saia do confessionário com a alma carregada dos sofrimentos e pecados alheios derramados em seu coração.

Padre Pio - crucificado por amor

" Senhor ,não me castigues com tua cólera; não me punas com teu furor" ( sl 38,2)
Para Padre Pio os estigmas não eram trófeus de glória, mas punição de Deus por pecados e lhe suscitava pavor .
" As tuas flechas me traspassaram...Extremamente aflito e extenuado, brado pelo palpitar do meu coração .."

Jesus ,nosso Senhor , tomou no Getsênami sobre si, toda angústia e tristeza resultante do pecado do mundo e Padre Pio se configurando ao Senhor recebeu os estigmas.

epist.282 (...) não cuidam mais do sacramento do altar; e mesmos os que falam,infelizmente , com que indiferença, com que frieza! ( 342)

Re: Padre Pio
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 01:20

Manuel, tens alguma coisa a apontar ao Padre Pio? Já que estás tão desconfiado é porque deves saber alguma coisa que nós não sabemos.

Re: Padre Pio
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 01:23

Tilleul,

não vou comentar porque simplesmente confesso que não conheço bem a história. Tenho cá em casa alguns livros dele. Ainda me dá na telha e vou ler também.

Re: Padre Pio
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 11:06

Caro Tilleul

O Transcendente sempre esteve ao virar da esquina.

Durante séculos e séculos os sinais estiveram por aí: ele eram Late Night Shows, ele eram Happy Hours, ele eram Rave Parties, (Fátima foi uma das maiores rave da sua época), sim que os elementos do “Povo do Céu” sempre foram uns caturras danados (salve seja) para a brincadeira.

Claro que sempre houve quem negasse as evidências, dizendo que tudo isto não passava dos efeitos de substâncias ilícitas em espíritos ignorantes. Mas todos foram desmascarados como ressabiados por não terem sido convidados para as festas.

A dúvida que se levanta sobre estes fenómenos reside no facto de Jesus nunca ter dado uma entrevista à TVI, nem ter um blog na Internet. Nossa Senhora nunca foi capa da HOLA. E quanto ao Anjo da Guarda, a sua empresa nunca apareceu entre as 10+ no Jornal de Negócios, apesar de se movimentar na área da Defesa (sempre muito bem sucedida como sabemos) e o próprio nunca gravou um video clip para a MTV, nem... prontos vá... entrou num episódio dos Morangos com Açucar ( o anjo de Portugal por ex. é descrito como tendo um ar muito jovem e bonito, acredito que passasse facilmente em qualquer casting).

O que não quer dizer que as personagens do mundo material que o fazem não sejam muito mais irreais e míticas do que estas, mas sabem como é... as pessoas habituam-se...

Por outras palavras: como é que colocamos o Transcendente no tubo de ensaio? Com que ácidos e sais o ensaiamos? Principalmente considerando que os protagonistas do fenómeno (os tais que foram convidados para a festa) eles próprios não sabem porque receberam o convite, e têm muito pouco controlo se é que têm algum sobre o decorrer do show.

Esta falta de controlo é o que atemoriza mais. A maior parte de nós vivemos centrados no ego. E o ego quer sempre controlar tudo e todos. Nós temos de saber sempre o que nos espera ao virar da esquina. Mas como fazê-lo se a ciência não nos disponibiliza uma teoria sobre o assunto? Se nenhum TAC nos diz se somos potenciais estigmatas. Se nenhum EEG prova que os videntes estão a falar verdade.

A 1ª reacção nestas circunstâncias é virar a cara para o lado e assobiar para cima. Olhos que não vêem, mente que não pensa, coração que não sente. Pensamos nós. E assim protegemos o nosso sistema de crenças, as nossas regras, os nossos catecismos.

É por isso que acontecem as festas. Para nos convidar a virar a cara para o lado. Para abalar os nossos estereótipos e nos obrigar a pensar. É que mesmo que a mente negue, o coração, esse, não deixa de sentir. Daí estes casos tocarem-nos sempre pelo nosso lado mais emocional.

E aos poucos e poucos a coisa vai resultando. Nem o interesse gerado pelo Código Da Vinci é casual, nem a tua atenção pelo caso do Padre Pio foi desperta sem mais. Afinal, como tu próprio admites, de outros casos tomaste conhecimento no passado que não te despertaram especial reflexão. Mas grão a grão... E o importante é a abertura de horizontes.

É claro que o processo tem alguns escolhos. Por exemplo quando as pessoas não conseguem distinguir entre ficção e realidade. Quando a obra de Dan Brown se torna tão credível como os Evangelhos. Ainda assim penso que vale a pena correr os riscos. Muitos começaram por ler o Código Da Vinci e acabaram a ler os Evangelhos.

E mesmo que esta atenção pelas espiritualidades não tenha a ver com uma particular fome de transcendência mas apenas por que é “cool” conhecer o grupo daqueles que convivem com a “Socialite Divina” ainda assim pode ser importante. Talvez interesse menos o como e o porquê de se estar na festa e muito mais o banquete que nos é servido por Jesus.

Re: Padre Pio
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 15:30

Eu não conheço nada do Padre Pio, por isso a minha opinião não tem valor.

A única coisa que tenho a dizer é que Jesus é que tomou sobre si os nossos pecados. Ele é que é o nosso Redentor. Quem pretende fazer passar-se por uma espécie de Cristo (Redentor) ou está a ser enganado ou a enganar. Enfim, está mesmo que seja sem querer a fazer o papel dos falsos cristos e dos falsos profetas.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Padre Pio
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 20:07

Quem é que se fez passar por Cristo diz lá.

Re: Padre Pio
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 12:01

Já houve muita gente a fazer-se passar por Cristo.
Mas isto não vem para o caso.
O que eu disse foi:
«Quem pretende ... por uma espécie de »
Uma pessoa que mostra os seus estigmas (como se fossem de Cristo) está a pretender mostrar em si a figura de Cristo ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Padre Pio
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 12:12

E sera que nao pode ser o inverso? Cristo querer mostrar a Sua pessoa atraves de uma outra?

Em comunhao

Re: Padre Pio
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 12:13


Re: Padre Pio
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 12:23

Porquê?

Re: Padre Pio
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 12:56

tudo o que é catolico é suspeito

Re: Padre Pio
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 13:41

Tudo o que é a nosso favor é suspeito.
É natural cada um puxar a brasa à sua sardinha.
Um exemplo não suspeito:
Preferir antes sofrer a injustiça. Preferir antes ser prejudicado.

Citação:
7«Ora, a existência de questões entre vós é já um sinal de inferioridade. Porque não preferis, antes, sofrer uma injustiça? Porque não preferis ser prejudicados?

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Padre Pio
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 02:15

Oh homem, a desconfiança não é cristã. Aqui ninguém está de má-fé a tentar enganar constantemente ninguém. Tu também não. Por isso, não tens de que desconfiar... Tanta desconfiança de tudo e de todos, tantas suspeitas não fazem bem... Acredita


Abraço fraterno

Re: Padre Pio
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 23:25

Se todos quisessem "se passar" por Cristo como Padre Pio , Francisco O Santo ..
Há que maravilha viver!
Eles são a Glória de Deus na Terra !
Santo Irineu : A Glória de Deus é o homem vivente ...
Francisco disse : " O amor não é amado . Jesus Cristo e Deus não são amados "
Padre Pio repete-o.
Francisco se " transforma no Cristo "
Depois de 40 dias de meditação sobre a Encarnação de Cristo e sua Paixão , aparece-lhe São Grabiel arcanjo, com suas 6 asas e de cada asa saem fechos de luz.
Ele percebe que não é mais o anjo que está lá e sim o próprio Cristo crucificado.
São francisco reza :" eu quero sofrer tanto quanto o Cristo sofreu na cruz.Quero entrar no inferno profundo de sua solidão. Quero que o que Ele passou , eu também passe".
E suplica a Deus que ele sinta o que Jesus passou, o seu imenso desespero , o seu infinito abandono.
E ao receber os estigmas enche-se de alegria , de IDENTIFICAÇÃO, sentindo-se UM com o próprio Cristo.
Como diz São João da Cruz: " A amada no amado transformada".



Editado 1 vezes. Última edição em 24/05/2006 23:27 por Chris Luz BR.

Re: Padre Pio
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 00:40

Caro Manuel: o que citaste não leste... é evidente - não se está a dizer para não confiarmos uns nos outros. Está-se a criticar quem apenas faz isso, esquecendo o papel de Deus na sua vida. Devias ler com mais atenção... Já sei que me vais disparar com qualquer coisa decontextualizada: repito - quando na Bíblia se diz para não se confiar no homem, insere-se sempre num contexto em que se diz que não se pode confiar APENAS no homem e em que se critica aqueles que fazem a sua vida como se Deus não existisse. Vá, caro Manuel, sê honesto e verás que o que te peço não se refere a estes contextos. CONFIA. De resto, S. Paulo diz várias vezes que ELE PRÓPRIO confia nos que o rodeiam. Que deposita confiança neles.

Caro Manuel,

só quando aprenderes a amar, poderás chegar mais próximo ainda de Deus. Repito que AMAR é também confiar e NUNCA é desconfiar: recorda-te de 1 Coríntios... Não te estou a pedir para confiares em nós de olhos fechados nem para aceitares acriticamente tudo o que te dizemos. CLARO QUE NÃO. Mas peço-te para também não olhares para tudo o que qualquer pessoa diz como algo para te enganar. E, se vires bem as tuas respostas, é isso que fazes 99% das vezes... NINGUÉM aqui te quer enganar. NINGUÉM aqui representa a Igreja (o tal clero...). NINGUÉM aqui sabe tudo ou quase tudo. TODOS ESTAMOS NO MESMO BARCO: nós queremos também certamente aprender contigo: mas faz um esforço e confia em nós um bocadinho - também terás alguma coisa a aprender connosco. Repito: NINGUÉM te quer enganar.

Abraço fraterno

Miguel

Re: Padre Pio
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 12:03

Ainda bem que leste.

1) A nossa confiança no homem depende da confiança que temos em Deus e não o contrário.

2) Quanto ao julgamento em relação à minha pessoa quanto ao AMAR, remeto isso para o juizo de YHWH (em Jesus Cristo).

No que respeita em confiar nos outros, tenho a dizer que já confiei demasiado.
Eu não fui preparado por minha mãe (fiquei sem pai ao 3 anos) para este mundo e por isso fui enganado por TODOS em quem depositei confiança. Se estivesse preparado, nunca me enganariam, mas não estava preparado. Não sei se me percebes. Talvez tu tivesses oportunidades que eu nunca tive. O nosso passado é o nosso maior instrutor, mas não conseguimos viver a vida duas vezes seguidas: uma a brincar para aprender e outra a sério.
Eu não estou a desconfiar cegamente em vós, estou apenas a aprender a conhecer-vos, se me for possível. Isto aqui no forum é apenas um debate de ideias. A realidade é muito diferente.
Quanto à aprendizagem, nem todos têm os mesmos dons. Há troca de ideias e conflitos de todo o tipo, incluindo o chamado conflito de gerações.
Temos que todos a aprender a viver com isto que temos. Quando todos pensam o mesmo e têm experiências similares é tudo (ou parece) muito fácil. Quando aparece um espécie de discriminação que passa a ser reprovada todos se esforçam por não ultrapassar os limites. Mas quando há uma forma de discriminação que está na moda então as coisas já não funcionam. Então o que é diferente está sempre mal.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.