Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 12:32

Caro Manuel,

Muito obrigada pelo conselho, mas a minha mãe deu-mo desde pequena, e, de facto, funciona! Pelo que já li a Biblía mais de uma vez na íntegra, começando em Génesis e acabando no Apocalipse!!!

Mas tenho a dizer-te, por experiência própria, que se perde muito quando ficamos na leitura literal e quando fechamos os olhos aos contextos. Acredita, é quando deixamos de ler a bíblia no sentido da literaliddae e começamos a perceber contextos e outros sentidos as riquezas acumulam-se!!! Não imaginas o que apendi nos últimos tempos, quando deixei de me deter simplesmente na literalidade!!! A minha percepção de Deus e o meu amor por Ele aumentou profundamente!!! A sério, conselho de amiga!

Um abraço,
Rute

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 15:31

O Manuel não dá importância nenhuma às mulheres, por isso não casou:) :P

A mulher é algo importante na vida. Dá vida! Dá frutos...

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 16:38

Rute,
Perdi a minha mensagem anterior à tua resposta. Não a consegui encontrar.
Ana,
Deixa-te de gracinhas. Assim, comigo não vais a lado nenhum.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 17:33

Pois Não Manuel, estou tão longe, como posso? :)

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 17 de May de 2006 17:52


Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 01:37

Penso que o conselho da Rute é importante. É muito agradável perceber que, a grande maioria das pessoas que frequentam este fórum, sente realmente que há mais vida para além da Bíblia, ou de, por sinal, qualquer outro livro. Acredito que é um passo essencial para as pessoas poderem evoluir espiritualmente, porque implica a libertação de medos e preconceitos e estimula a mente a abri-se a novas ideias.

Muitas deixam-nos indiferentes, mas outras tocam cordas no mais profundo do nosso espírito e ao ressoarem, se tivermos a humildade suficiente para tirar o nosso ego do caminho, fomentam novos entendimentos. E depois, como a Rute descobriu, quando regressamos às origens, somos surpreendidos com novos e mais profundos significados para coisas antigas e banais de que nunca nos lembraríamos se tivéssemos permanecido na nossa caixinha.

É claro que esta opção não está isenta de perigos. Deixamos de navegar com a costa à vista para nos aventurarmos em mar aberto, sem bússola, nem GPS e quando o tempo é de tempestade nem as estrelas temos para nos guiar. Não nos podemos admirar por isso que alguns marinheiros façam como o Velho do Restelo e gritem:

Oh! Maldito o primeiro que no mundo
Nas ondas vela pôs em seco lenho!
Digno de eterna pena do Profundo,
Se é justa a justa lei que sigo e tenho!

Como superar a prova e encontrar o bom rumo?

A resposta está em Cristo ao afirmar: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

A Verdade procurada é, para alguns, a Verdade última do Universo aquela que permitiria perceber o principio e o fim de todas as coisas. Eu prefiro ver nela a Verdade última de cada ser humano aquela que nos define como seres únicos. O nosso propósito de vida, aquilo que em última instância nos fará Ser. Encaro-a pois, como o objectivo a alcançar..

Para a atingirmos Cristo propõe linhas orientadoras que nos dão azimutes para nos mantermos no rumo de uma viagem que não é fácil. Ele próprio as pôs em prática para poder seguir o seu próprio caminho e alcançar o seu próprio propósito de vida. Assim , mais que indicar o caminho, transformou-se Ele próprio no Caminho com o seu exemplo. Mas não vejo que seja um caminho de sentido único. Tem múltiplas sendas e veredas, porque também múltiplos são os propósitos e objectivos a alcançar.

Mas só vivendo se percorre o caminho. Mais que no debitar de frases feitas é na acção que o homem se define. Nós não seremos aquilo que pensamos, também não somos aquilo que os outros pensam de nós, mas somos com certeza aquilo que fazemos. Só vivendo a vida em interação com os outros com plena liberdade e no respeito liberdade dos outros é que nos podemos descobrir a nós mesmo e no acto descobrir Deus e evoluir. Daí que a acção de privar o outro da sua liberdade, ou de desviá-lo levando-o a seguir um caminho que não é o seu ou que pura e simplesmente ele não quer seguir, é duplamente gravoso.

Dizem os santos, ao percorrerem o caminho, que, no final, já não são eles que vivem mas Cristo que vive neles. Mas aqui não será por um acto de possessão contra vontade, mas sim uma fusão de almas consentida por quem alcançou um entendimento maior da realidade e encontra um sentido maior para a sua própria vida.

E Nossa Senhora?

Encaro-a como uma permanente companheira de viagem. A Mãe estremosa que quando caímos nos ajuda a levantar e limpa as nossas feridas, Amiga fiel que nos avisa dos perigos ou nos corrije quando nos desviamos do objectivo, assim tenha a humildade de a ouvir e acatar.

Podia ter escolhido de outro modo? Claro que sim. Muitos têm outras devoções.

Mas, sejamos justos, quem mais do que Ela conhece o Caminho, entende a Verdade e partilha da sua Vida?

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 12:09

Citação:
E a Nossa Senhora ?

O que é que queres dizer com a palavra «Senhora»
É o mesmo que Senhor em «Nosso Senhor» ?
Ou é uma delicadeza a uma mulher normal?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 15:29

E isso interessa Manuel?

No fim acabarás sempre por entender aquilo que quiseres entender.
Se assim não fosse, as horas e horas de explicações gratuitas que te foram dadas pela Ana, pelo Alef, pelo Miguel, pelo Luís Gonzaga, pelo Rui, pelo Tilleul, etc. etc. já teriam bastado, não achas?

Em verdade te digo, mesmo que a humanidade toda a uma voz gritasse aos teus ouvidos, tu não aceitarias determinadas realidades. É que o conhecimento só por si não basta.

Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»
Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.»
Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu.»

É por isso que tu ainda não entendeste. Porque ainda não é chegada a tua hora. Porque o Caminho que percorreste ainda é insuficiente. Ou, simplesmente, porque não será esse o teu caminho. Os mistérios do Alto são insondáveis.

Mas também coisas há que dependem de ti. Depende de ti estares aberto ao amor dos teus irmãos e de Deus. Depende de ti criar laços com as pessoas à tua volta sem nada impores, nem nada pedires. É assim que o amor entra nas nossas vidas. O amor não se aprende em livros por muito sagrados e respeitáveis que sejam, o amor vive-se.

Mas enquanto estiveres preso aos teus traumas do passado, vibrarás pelo medo e o medo constrói uma parede de escuridão à tua volta e prende-te, não te deixa evoluir. Achar que o mundo é mau é a melhor forma de fugir ao mundo. Tem as suas vantagens: foges à tua dor. Mas tem grandes desvantagens: vives na ilusão e não deixas que a Luz de Deus, o seu Amor, te ilumine e só Ele te poderá resgatar da prisão que construíste para ti próprio.

A veneração de Maria é um acto de amor. E só quem vibrar pelo amor o poderá entender.

Para terminar só te peço uma coisa. Deixa os outros seguirem livremente o seu caminho para que tu próprio possas seguir o teu.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 15:59

«A veneração de Maria é um acto de amor. E só quem vibrar pelo amor o poderá entender.»
Um acto de amor por quem?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 16:20

Pois, Manuel, esqueceste-te de algo. Por exemplo: Lc 1:48: «De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações».

Quando se reza a oração «Avé Maria», que se faz senão chamar-lhe «bem-aventurada»?

Nota que nuns versículos antes diz Isabel: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?». A primeira frase é parte integrante da oração «Avé Maria» (juntamente com as palavras do Anjo); a segunda lembra que Maria é Mãe do Senhor («Kyrios»).

Mas não compreendo como continuas a citar o Novo Testamento...

Alef

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 16:59

Alef

as pessoas como o Manuel por muitos sapos que engulam têm de manter o Novo Testamento. Afinal é lá que está o Livro do Apocalipse. Quem vibra no Medo não o dispensa.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 17:38

E a segunda parte da chamada oração ?!
«... Mãe de Deus ... Rogai por nós ... ...»
(São Cirilo, tu ganhaste a Nestório, mas gastaste todos os bens duma diocese muito rica, ou são apenas boatos?! )
«engolir sapos» é linguagem do Cunhal ! Não vejo como isso se pode aplicar a mim. É pura linguagem pejorativa, para forçar uma persuasão.
Para mim, o livro do Apocalipse, é um livro de Revelação, não é um livro de medo.
Quando era pequenino, é que, a ingénua da minha mãe me deu uma espécie de educação de medo.
Ela não teve culpa, era irmã de «padre», que só a deixou casar quando ele faleceu, de doença. Minha mãe só tinha a 2ª classe da escola primária, mas em vez de me dizer «não roubarás» ela dizia: «res clama domina» e eu percebia.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 17:53

Caro Manuel:

O tema de Maria Mãe de Deus está sobejamente explicado e discutido neste fórum.

Como tens tempo e paciência, poderás pesquisar os termos «Theotokos»/«Theotókos», «Mãe de Deus» e parecidos e encontrarás muita matéria útil.

Entre tantas outras coisas, aí se explica o possível equívoco na expressão vernácula «Mãe de Deus», já que literalmente o que se quer dizer em grego é que Maria é «Parturiente de Deus», porque Aquele que dela nasceu, Jesus Cristo, é Deus.

Nestório, ao negar este título, que já era usado em vários sítios, acabava por negar que Jesus fosse na mesma pessoa inteiramente homem e inteiramente Deus. Em Cristo não se pode separar a natureza humana da divina.

Por isso é que Maria é «Theotokos».

O Nestorianismo nega a unidade de Cristo.

Alef

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 18:03

Então "Theotokos" não quer mesmo dizer"Mãe de Deus" ?!
Essa palavra está mal traduzida para português ?!
E o que aconteceria se Nestório ganhasse o debate a Cirilo?!
Não estaria Nestório a defender-se prudentemente contra a hipótese futura de uma possível idolatria ?!
Que interesses teria Cirilo em ganhar essa batalha ?!
Esse dispendioso despique deu-se em Éfeso, não foi ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 3 vezes. Última edição em 18/05/2006 18:13 por Manuel Pires.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 20:53

Ana , um pouco de Maria na Sagrada Escritura .

Santa Maria Mãe de Deus , foi a primeira pessoa no novo Testamento em que o Espírito Santo desceu. Nela podemos inferir o rosto materno de Deus.
Criatura CHEIA DE GRAÇA .
Proclamada Bem-aventurada porque acreditou , se tornou fecunda porque acreditou.
Mãe da Igreja gerando filhos até hoje para a Igreja.
Maria Santíssima ,nossa mãe e mestra.
Caminhamos na escola de Maria meditando com o Rosário e ela generosa nos mostra seu filho Jesus o Cristo.

O terceiro evangelho, o de Lucas faz Maria falar em primeira pessoa :

*LC 1,34 - " como se fará isso, visto que não tenho relações conjugais?"
diálogo com o prório Deus ( teofania ).

*Lc 1,38 - " Eu sou a serva do Senhor. Faça-se tudo a mim segundo a tua palavra!"
Ela é disponível - acolheu a Palavra de Deus na sua vida e em seu próprio corpo.

"Maria de Nazaré éa mulher que serve e que acolhe a convocação para o serviço"
enraizada na cultura e na religião de seu povo.

Magnificat inspirado no cântico da matriarca Ana, mãe de Samuel ( 1sam2,1-11)
celebra a inversão das condições estéreis de seu povo.

*Lc 2,48 - " Meu filho, por que agiste assim conosco?
Vê ,o teu pai e eu, nós te procuramos cheios de angústia"

Lc 1,42 - o encontro de Maria e Isabel dá início a uma nova história para o povo de Israel.


lc 2,19 -" quanto a Maria, ela retinha todos esses acontecimentos procurando-lhes o sentido"

Lc 2,6-7 - Maria dá á luz - a chegada do Reino da Vida - "uma nova vida trazida com o nascimento dado pela mulher de Nazaré que ultrapassa o sentido de vida veterotestamentário, sentido que fala de vida terrena plena, caracterizada como vida longa, vida sadia e feliz." Maria traz aquele que é o Filho da fonte da Vida SL 36,10. A vida agora é concebida num sentido transcendente e escatológico.
"Essa nova vida " pede um novo modo de ser e de se relacionar com as pessoas , a criação e Deus.
Atos 1,12-14 - Maria no tempo da comunidade do Espírito .
Cristo .
Lc 24,50ss-Maria no centro da comunidade reunida no cenáculo á espera do evento do Espírito prometido pelo Senhor.

chris -)

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 15:59

Aconselho as pessoas a raciocinar a respeito de Miriam (Maria em grego) aquela judia que foi mãe de Jesus e compará-la com a «Vossa Senhora» de Fátima (e outras Senhoras similares), que gostam de ter capelinhas, ser proclamadas como mães de deuses etc.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 14:56

Maria Mãe da Igreja

Maria Santíssima é Mãe da Igreja.

A Virgem Maria é a Mãe de todos os homens e especialmente dos membros do Corpo Místico de Cristo, desde que é Mãe de Jesus pela Encarnação. O próprio Jesus o confirmou desde a Cruz antes de morrer, dando-nos a sua Mãe como nossa mãe na pessoa de São João, e o discípulo a acolheu como Mãe; nós devemos ter a mesma atitude que o Discípulo Amado. Por isso, a piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é um elemento intrínseco do culto cristão. Vamos cumprindo assim a profecia da Virgem, que disse: "Todas as gerações me chamarão Bem-aventurada" (Lc 1,48).

Por que Maria é a Mãe da Igreja?

Maria é Mãe da Igreja porque, ao ser Mãe de Cristo, é também mãe dos fiéis e dos pastores da Igreja,que formam com Cristo um só Corpo Místico.

Por que chamamos Maria de Mediadora e Cooperadora da Redenção?

Chamamos Maria de Mediadora e Cooperadora da Redenção porque, com sua caridade maternal e sua colaboração no Sacrifício de Cristo, participou em nossa reconciliação, que aplica aos irmãos de seu Filho ainda peregrinos com sua constante e amorosa intercessão.

Que culto a Igreja tributa à Santíssima Virgem?

A Igreja tributa à Virgem um culto singular que começou cedo na Igreja e que durará para sempre, segundo as palavras proféticas de Maria: "Todas as gerações me chamarão Bem-aventurada". Esse amor que os fiéis tributam a Maria como Mãe, procurando amá-la como a o Senhor Jesus a ama, é o que conhecemos como Piedade Filial.

A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 15:42

Maria mãe da igreja ?!
Chamava-se Miriam a mãe carnal de Cristo.
Ela é apenas uma pedra (uma discípula) da Igreja (congregação) de Cristo.
Contudo o clero tenta dar-lhe mais valor do que ela tem. Porquê ?! Interesses da vária ordem, desde o económico ao teológico (aos solavancos).
O facto de ser bem-aventurada significa isso mesmo. Só o facto de ter sido a mãe de Cristo já é suficiente para que todos a considerem bem-aventurada. Qualquer mulher gostaria (penso eu) de ocupar o seu lugar como mãe de Cristo.
Maria é apenas mãe de Cristo. Jesus entregou-a para cuidar dela ao discípulo amado e tornou-os como mãe e filho. (João 19,25-27)
Citação:
25*Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» 27Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.

Quanto à intercessão e co-redenção por parte da mãe de Jesus é invenção do clero e seus teólogos.
Lá pelo facto de haver muito cedo pessoas a prestar culto à mãe de Jesus, (há um livro apócrifo que suplanta o próprio clero) isso não significa que isso tem a aprovação dela nem a de seu Filho e muito menos a de YHWH.
A única mediação (que não foi intercessão) espontânea e voluntária que eu conheço foi a que se encontra relatada em João.
Todas as pessoas podem e devem amar a mãe de Jesus sem terem que lhe prestar culto, assim como devem amar qualquer um dos seus irmãos (com amor maternal ou fraternal).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 00:22

Tanta confusão...

só duas:

1. Maria não e considerada pelos católicos como co-redentora;

2. Nas bodas de Caná Maria é mediadora e intercessora sim... tens de ver o significado das palavras

Abraço fraterno

Miguel

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 03:30

Nossa senhora é uma só. Dependendo do lugar onde nossa senhora aparece, ela mesma escolhe o nome que ela deseja ser chamada. Exemplo: nos Alpes, França, ela apareceu aos videntes Melanie e Maximino em 1846, e desejou ser chamada de Nossa Senhora de la Salette; na Cova Da Iria - em Fátima, Portugal, em 1917, Nossa Senhora apareceu aos três pastorzinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta, e desejou ser chamada de Nossa Senhora de Fátima; em Montchiari, Itália, Nossa Senhora apareceu em 1947 a Pierina e desejou ser chamada de Nossa Senhora Maria Rosa Mística; em 1981 em Medjugorje, na Yugoslávia, Nossa Senhora apareceu aos videntes: Vicka, Mirjana, Marija, Ivanka, Ivan, Jakov e mais a duas meninas que receberam as mensagens através de locução interior, e Nossa Senhora desejou ser chamada de Nossa Senhora Rainha da Paz.

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.