Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 04:33

Gostaria de mais informação sobre Maria, vamos a isto?

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 05:32

Genesis 3, 15

Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher,
entre a tua descendência e a dela.
Esta esmagar-te-á a cabeça
e tu tentarás mordê-la no calcanhar.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 09:03

Avé ò cheia de graça. O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres.
Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus.

E com isto gostaria de perguntar o seguinte.
Há algum de nós ou houve mais alguém que esteve no estado de graça como Maria esteve diante de Deus? O que significa estar em estado graça? Para mim, só alguém puro, que não continha qualquer mancha de pecado. Faz sentido. Só alguém puro, poderia trazer ao mundo outra pessoa pura.
Muito se fala por aí que Maria era uma pecadora como todos nós. Eu não creio isso. Não creio que Deus se fosse a sujeitar a nascer de alguém impuro.
E esta hein?

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 09:33

Pesquisa da palavra graça no N.T..(7 paginas)
Pesquisa das palavras "pecado graça" no N.T.

Rm 5, 20 * A lei interveio para aumentar a falta, mas, onde aumentou o pecado, superabundou a graça.
Rm 5, 21 E deste modo, tal como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reina pela justiça até à vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.
Rm 6, 1 * Que havemos de concluir? Que vamos permanecer no pecado, para que aumente a graça?
Rm 6, 14 Pois o pecado não terá mais domínio sobre vós, uma vez que não estais sob a Lei, mas sob a graça.

Afinal quem é que precisa da graça de Deus?
Aqueles onde abunda o pecado.
Maria precisou ou não da graça de Deus?
E Deus concedeu-lhe essa graça.
Deus é puro. Ele é a pureza, portanto é impossível que seu amado Filho, mesmo nascendo de uma mulher impura, nascesse impuro. (Lucas 2, 22)
Citação:
22*Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor,
Sim, Maria teve que se purificar (cerimonialmente). Porquê ?! Foi a fingir ?!
Sim Jesus nasceu de uma mulher impura. Ela é a representação simbólica de toda a humanidade impura. De outra forma a sua (de Jesus) morte seria teoricamente em vão. Melhor, nem era possível que Jesus morresse. A morte é a consequência do pecado.
O conflito entre a palavra de Deus continua:
Deus disse morrereis. A serpente continua a dizer «não, não morrereis».
Mas Jesus (puro) morreu por nós ao assumir a nossa natureza imperfeita, com o estigma da MORTE.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 11:45

Caro Manuel:

As tuas piruetas lógicas continuam! Se «onde houve pecado, superabundou a graça», e se Maria é «cheia de graça», então Maria terá sido possivelmente superpecadora. Bolas! E estará a graça de Deus dependente do pecado do homem para actuar? Que entendes tu por graça? Só há graça onde há pecado? E se Jesus crescia em estatura, sabedoria e também em graça? Ai, ai, ai...

Mas o mais engraçado da questão vem depois. Deus não se torna impuro, mesmo nascendo de uma mulher impura, dizes. Mas depois dizes que se Maria não fosse impura «a morte [de Jesus] seria teoricamente em vão. Melhor – continuas –, nem era possível que Jesus morresse», uma vez que «a morte é consequência do pecado».

Primeiro: não sei se notas a contradição. Pelo lado da «(im-)pureza», uma vez que Deus não se torna impuro, então tanto dava que Maria fosse impura ou não. Isso parece indiciar que a impureza ou pureza de Maria não conta muito.

Segundo: Mas depois dizes que se Maria não fosse impura a morte de Jesus teria sido em vão… Mas então isso afectava Jesus ou não? Em que precisava Jesus que Maria fosse impura? Se afectava a (im-)pureza de Maria, por que razão antes disseste que não? Se não afectava, por que razão Jesus morreu? Como dizes, a morte é consequência do pecado…

Fazes referência ao rito da Purificação de Maria. Será porque o parto é um pecado? E poderia Maria ser juíza em causa própria, furtando-se ao rito da Purificação? Será isto indício de que tudo foi igualzinho no que toca ao processo de concepção e nascimento de Jesus? Não haverá aqui matizes que ignoras? Jesus também se fez baptizar por João Baptista. Não vais dizer com isso que Jesus tinha pecado, pois não?

A morte é consequência do pecado… Do pecado próprio? Alheio? Bem, Elias morreu ou não? Caso não tenha morrido, será superior a Jesus?

Dizes que Maria é a representação de toda a humanidade impura. Ora, isto é uma grande interpretação teológica e tu dizes não gostar de teologia! E será exactamente assim? Não te parece que é tempo de leres alguma coisa séria de teólogos sérios? E se Maria for a representação escatológica daquilo que nós seremos um dia? Claro, isto já é teologia profunda e tu não gostas de teologia. Preferes saltos mortais.


Como já disse antes, o problema é estrutural. Tu pretendes fazer fé na Bíblia e apenas na Bíblia e rejeitar a fé da mesma Igreja que canonizou determinados livros e lhes reconheceu o valor de Palavra de Deus. Contudo, deve(ria)s saber que a fé da Igreja não se baseia simplesmente na Bíblia. O Cristianismo não é uma religião do Livro. A tua bibliolatria leva-te a constantes becos sem saída, porque a leitura literalista da Bíblia leva a contradições insanáveis. Todos vimos o contorcionismo que «exibiste» recentemente quando o Miguel te confrontou com várias contradições literais da Bíblia. Deverias notar que a mesma Igreja que canonizou aquilo que tu reconheces como Palavra de Deus é a mesma Igreja que ao longo dos séculos foi «decantando» os conteúdos da fé apostólica. A Bíblia não se fundamenta a si mesma, pelo que não podes ignorar de modo nenhum a Tradição e o Magistério. O resto é puro entretenimento pessoal, por muito boas intenções que haja.

E já agora: tu que tanto fustigas a Igreja pela alegada imposição de dogmas (vê-se mesmo que ignoras o processo), deverias ter em conta que o cânon da Bíblia obedece à mesma lógica. Terás então que dizer que a Bíblia também foi imposta e deverás rejeitá-la da mesma forma que rejeitas os dogmas da fé cristã. Já notaste como vais fazendo uma «religião» de tipo «self-service», em que apenas escolhes o que te convém? De resto, na própria Bíblia também fazes essas restrições mentais: assumes-te como literalista, mas depois umas coisas são menos literais que outras...

Não quero entrar no âmbito das intenções, mas gostava de chamar a atenção para mais um aspecto, que me parece significativo. Se por um lado há toda essa desconfiança em relação às definições dogmáticas da fé da Igreja (incluindo o Credo!), por outro lado não entendo a tua «abertura» aos apócrifos e à inverosímil ideia do casamento de Jesus com Madalena. Não haverá algo que não bate certo na tua atitude?

Alef

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 14:29

Se Maria não nascesse impura, não podia representar a humanidade impura.
Assim, Cristo também não poderia representar esta humanidade, apenas representaria sua Mãe Maria que seria pura, e nesse caso, não necessitava de ser resgatada do pecado. Nem Jesus morreria. Era impossível morrer, porque era imortal, mesmo no seu corpo carnal. Nem seria necessário. É tudo lógico. Mas eu sei que a tua lógica (teológica) é muito diferente. Vício profissional ! ...

Elias morreu?! Não sei! É possível!

(continuo depois, porque já me estão a pôr fora outra vez do computador)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 14:37

Caro Manuel:

Mas quem representa a humanidade de forma realmente genuína: Maria ou Jesus? A Redenção dá-se na Mãe impura? Ou... Ena, grande confusão...

Mas continuo sem perceber o porquê de Jesus não poder morrer no caso da pureza de Maria. Acabas por dar um papel determinante a Maria, que negas depois...

Que isso seja tudo lógico, parece-me um tanto «sui generis»...

Quanto à minha «lógica teológica» «profissional», como lhe chamaste: eu não sou teólogo, embora goste muito de teologia.

Quando voltares, responde ao resto, pois estou curioso... ;-)

Alef

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 14:38

"Se Maria não nascesse impura, não podia representar a humanidade impura". Mas onde é que está escrito que ela representa a humanidade impura?




"Assim, Cristo também não poderia representar esta humanidade, apenas representaria sua Mãe Maria que seria pura". MAs quem disse que Jesus representa esta humanidade impura?




"e nesse caso, não necessitava de ser resgatada do pecado". Mas quem disse que Jesus veio resgatar Maria do pecado?




"Nem Jesus morreria. Era impossível morrer, porque era imortal, mesmo no seu corpo carnal". Então, por ser mortal, Jesus não era totalmente puro, é isso? Jesus teria algo de impuro em si, para poder morrer?



Editado 1 vezes. Última edição em 16/05/2006 14:38 por rmcf.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 15:35

1) Cristo ao nascer de Maria, descendente de Adão, tornou-se o último Adão.
2) Cristo pagou pela descendência da mulher. (Génesis cap 3)
3) Cristo morreu para resgatar a humanidade, incluindo Maria.
4) O corpo de Jesus tinha o estigma da morte que lhe veio de sua mãe e desta da sua ascendência até Adão.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 15:41

1) "Cristo ao nascer de Maria, descendente de Adão, tornou-se o último Adão". Mas onde está escrito que Cristo se tornou o último Adão, por descender de Adão. Não está lá.




2) "Cristo pagou pela descendência da mulher". E o que tem isso a ver com a mulher? Pelo contrário, até vem no Génesis que uma mulher há-de calcar a cabeça da serpente. Ora essa mulher, para vencer a serpente, deve ser sem pecado, não?O pecado não pode vencer o pecado, não é?




4) "O corpo de Jesus tinha o estigma da morte que lhe veio de sua mãe e desta da sua ascendência até Adão". Mas se a morte vem do pecado, isso significa que Jesus era pecador. Seria impossível não o ser, pois como descendente de Adão...



Editado 2 vezes. Última edição em 16/05/2006 15:43 por rmcf.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 15:46

Um pequeno 'aparte': são giros estes «chats da tarde» no Paroquias.org! :-)

Alef

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 16:03

1) Então porque é que se tornou o último Adão ? Precisava ou não nascer de um membro da humanidade?!
2) Onde é que está escrito que a mulher deve ter nascido ser sem pecado ?
Jesus, a descendência da mulher, sem pecado, venceu o pecado, não a mulher ?
4) Jesus não era pecador, mas Deus o fez pecado por nossa causa.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 17:46

E onde é que está escrito que o SIMPLEX 333 do Éngº Sócrates é para aplicar à teologia?

E no entanto na verdade a teologia segundo Manuelito é uma teologia SIMPLEX.

SIMPLEX 666!

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 17:52

Não sei se estou bem neste tópico, sei muito pouco sobre mariologia e confesso que há coisas que me fazem confusão, mas não me atrevo a entrar na discussão, pelo menos não hoje ;o)!

Mas há uma coisa que li e que não posso deixar de comentar.
Escreveu o s7v7n: "Muito se fala por aí que Maria era uma pecadora como todos nós. Eu não creio isso. Não creio que Deus se fosse a sujeitar a nascer de alguém impuro."

Chocou-me profundamente a afirmação "não creio que Deus se fosse sujeitar", é que, olhando para a Cruz, não me parece que haja alguma coisa, seja o que for, a que Deus não se tenha sujeitado por nós!!! Perante um Cristo que viveu plenamente o amor e o dom aos outros, afirmar que haja alguma coisa que fosse pedir de mais é, parece-me, uma total incompreensão de todo o evangelho!

Nada daqui se conclui sobre Maria, claro, mas não queria entrar na discussão, queria só mesmo fazer notar o meu choque!!

Um abraço,
Rute

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 17:52

Desculpas de mau perdedor !
Não falo de um nome, mas de um corpo que possue vários nomes ! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 18:10

Um pequeno 'aparte': são giros estes «chats da tarde» no Paroquias.org! :-)

Alef
.....................................
Alef

No fim de um dia de trabalho, estão cansados! :)

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 18:16

«Qual é o teu nome?»

«Legião»

«Porquê?!»

«Porque desde que Deus fez o pecado achei que era uma boa área de negócio»


Oh meus amigos tenham medo tenham mesmo muito medo.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 18:35

Ó Luis vamos lá ter juizinho!
Não gostaste disto?! 2 Corintios 5,21
Não contavas com esta ! ...
Parece que o clero não leu bem os 27 livros que escolheu.

Peço à menina Rute que leia também a sua Bíblia.
Não apenas esse versículo, mas a Bíblia toda.
Mãos à obra, e não fiques chocada !
Se leres cerca de meia hora por dia (uns 3 ou 4 cap.) terás lido, num ano inteiro, practicamente toda a Bíblia.

Se estais cansados, descansai uns dias para meditação, e quando ganhardes mais forças voltai à carga.

Que YHWH, Deus nos ajude a todos nós !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 18:39

Não percebo o que tem essa citação a ver com Maria...

Re: A pessoa de Maria na Sagrada Escritura
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 16 de May de 2006 20:16

Ó Manuel reconheço que tu tens uma vocação ímpar para retirares umas pérolas literárias das escrituras. Penso mesmo que te conténs num esforço imenso para não bombardeares (mais) este fórum com elas e nos esmagares a nós ímpios católicos que vivemos nas trevas com o brilhantismo da teu intelecto.

Por isso me autoflagelo, às senhoras deste fórum e à própria Virgem com mais outras tantas para que te sintas compadecido e desmotivado e acabes já com o castigo que impões à nossa paciência. Afinal, que piada tem bater em quem bate em si próprio?


"A purificação das parturientes. O Senhor falou a Moisés, dizendo: 'Fala aos filhos de Israel e dizendo-lhes: quando uma mulher conceber e der à luz um menino, ela ficará impura durante sete dias; ficará impura como nos dias de sua menstruação. No oitavo dia o menino será circuncidado; mas ela ficará ainda em casa durante trinta e três dias com o sangue da purificação; não tocará nenhuma coisa santa e não irá ao santuário, até que os dias de sua purificação se cumpram. Se der à luz uma menina, ficará impura durante duas semanas, como nos dias de sua menstruação, e ficará em casa durante sessenta e seis dias com o sangue da purificação'". (BÍBLIA. V.T. Levítico XII, 1-5)


"Oferendas votivas, primogênitos e dízimos. O Senhor falou a Moisés, dizendo: 'Fala aos filhos de Israel: se alguém consagrar, por votos, alguma pessoa a Javé, eis o que será a tua avaliação: por um homem, entre vinte e sessenta anos, tua avaliação será de cinqüenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário; por uma mulher tua avaliação será de trinta siclos. De cinco anos a vinte anos, tua avaliação será de vinte siclos por um rapaz e de dez siclos por uma rapariga. De um mês a cinco anos, tua avaliação será de cinco siclos de prata por um menino. Por uma menina, tua avaliação será de três siclos de prata. De sessenta anos e acima disto, tua avaliação será de quinze siclos por um homem e de dez siclos por uma mulher'". (BÍBLIA. V.T. Levítico XXVII, 1-7)


"O divórcio. Quando um homem tomar em casamento uma mulher e consumar a sua união com ela, e ela não encontrar favor aos seus olhos, por que ele nela descobrir algo de repugnante, ele escreverá para ela um ato de divórcio e, depois de lho entregar, mandá-la-á embora. Tendo saído da sua casa, se acontecer que se torne mulher de outro homem, e este último marido, pondo-se a detestá-la, escrever para ela um ato de divórcio e, depois lho entregar, mandá-la embora ou se morrer esse marido, o primeiro marido, que a tiver mandado embora, não poderá retomá-la por mulher depois que tiver sido manchada, porque isso seria abominável a Javé, teu Deus, te dá por herança". (BÍBLIA. V.T. Deuteronômio XXIV, 1-4)


"Deus fez o homem reto. Apliquei-me em explorar e sondar a sabedoria e a razão das coisas, e reconheci que a maldade é estulta e má conduta é insensata! Descobri que a mulher é mais amarga que a morte, porque ela é um laço, seu coração uma rede e seus braços são liames; quem é bom aos olhos de Deus foge dela, mas o pecador será sua presa". (BÍBLIA. V.T. Eclesiastes VII, 25-26)


"O homem não deve cobrir a cabeça: porque ele é a imagem e o reflexo de Deus; a mulher, no entanto, é o reflexo do homem. Porque o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem. Nem o homem foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem. Por isso a mulher deve usar na cabeça o sinal de sua dependência, por causa dos anjos". (BÍBLIA. N.T. I Coríntios XI, 7-10)


"Como em todas as Igrejas dos santos, fiquem as mulheres caladas nas assembléias, porque não é permitido que tomem a palavra. Mas fiquem submissas como ordena a lei. E quando quiserem se instruir sobre alguma questão, perguntem a seus maridos em casa. É inconveniente para a mulher falar na assembléia". (BÍBLIA. N.T. I Coríntios XIV, 34-35)

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.