Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 23:41

Caros amigos.

No próximo fim-de-semana, realiza-se em Coimbra o Fórum Novas Expressões da Nova Evangelização com o tema "Dizer Deus Hoje", da responsabilidade da Associação de Estudantes de Teologia de Coimbra, e na Golegã, na Quinta da Cardiga, realiza-se a Festa da Família da responsabilidade da Paróquia da Sagrada Família do Entroncamento.

O Paroquias.org apoia ambas as iniciativas e convida-o também a colaborar, divulgando esta notícia pelos seus amigos.

O Paroquias.org irá estar presente nas duas iniciativas onde apresentará duas sessões dedicadas ao tema Evangelização e Internet. Na Sé Velha de Coimbra, no dia 29 de Abril, Sábado, pelas 15 horas, uma conferência com o título «Dizer Deus na Internet». Esta sessão tenta responder à questão «É possível encontrar Deus na Internet?». Apresenta vários exemplos de Evangelização na Internet, nomeadamente o portal católico Paroquias.org, e dá pistas para aqueles que pretendem anunciar a Boa Nova utilizando as Novas Tecnologias. A entrada é livre.

Na Quinta da Cardiga, na Golegã, no dia 30 de Abril, Domingo, pelas 14h30, a workshop terá o título «Evangelização e Internet». Esta sessão apresentará a nossa visão sobre a utilização das novas tecnologias ao serviço da Evangelização e demonstraremos as recentes funcionalidades introduzidas no Paroquias.org. Ambas as sessões pretendem ser interactivas e contarão com espaço para colocação de questões e partilha de experiências.

Gostaríamos de contar com a vossa presença, proporcionando um espaço de convívio, onde poderão conhecer-nos e partilhar a vossa opinião sobre o Paroquias.org.

Susete e Luís Gonzaga
Equipa Paroquias.org



Editado 1 vezes. Última edição em 01/05/2006 23:36 por Luis Gonzaga.

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de April de 2006 00:09

Caros amigos,

Foi muito gratificante ter estado com alguns de vós, hoje à tarde, na Sé Velha de Coimbra. Como tive oportunidade de vos dizer, lembrava-me de pelo menos umas dez coisas mais interessantes para fazer nesta soalheira tarde primaveril do que ir ouvir alguém a falar de Evangelização e Internet (sobretudo, sendo eu). Como vos disse, a Evangelização é responsabilidade de todos e já S. Paulo na sua primeira carta aos Coríntios afirmava: «ai de mim, se eu não evangelizar». Temos pensado nisto?

A Internet é um meio de comunicação mais eficaz que os outros meios: é interactivo, é dinâmico, tem potencialmente uma audiência maior e é simultaneamente muito menos dispendioso. Todavia, por ser o melhor não significa que deva ser o único. Significa que não deve ser desprezado.

Falei-vos também de como o Paroquias.org está organizado - os três pilares: formação, oração e comunidade - e no futuro isso será cada vez mais visível.

Desafiei-vos a utilizardes a Internet como meio de Evangelização e convidei-vos a colaborardes connosco. Aproveito para reforçar o convite para participardes neste fórum de discussão que penso ser mais de partilha do que propriamente de discussão.

Amanhã estaremos na Golegã, na Festa da Família. Para aqueles que não puderam estar hoje em Coimbra, conto ver-vos amanhã.

Um abraço a todos,

Luís

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de April de 2006 18:21

Luis

Quem foi ao teu encontro? Diz o nome deles/as:)

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de May de 2006 23:36

Caros amigos,

Tenho de começar por vos agradecer a vossa presença na sessão que realizámos ontem à tarde durante a Festa da Família. Como já tinha acontecido na véspera, aquele calor e o sol abrasador convidava muito mais para uma esplanada, para uns tremoços e imperiais, do que ouvir alguém a falar de Evangelização e Internet. Para todos aqueles que lá estiveram, o meu muito obrigado.

Tentei dar o meu melhor com o objectivo de dardes o vosso tempo por bem empregue.

Falar de Evangelização e Internet no contexto da família carece de contextualização. Embora se saiba que nem sempre as famílias tenham a melhor comunicação entre si, penso que ainda não chegam ao ponto de utilizar a Internet para comunicar. Por esse motivo, o contexto de família que utilizei foi a da família de Jesus do capítulo 12 de S. Mateus: «todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.» Estamos aqui a falar da família cristã.

Falámos da importância da Evangelização, da necessidade de todos nós, baptizados, anunciarmos este Deus que nos ama, este Deus que é Amor. Este Deus que não é senão Amor. Este Deus que encarnou, viveu no meio de nós, deu a sua vida por nosso amor, e ressuscitou. Embora às vezes nos esqueçamos disto: Jesus ressuscitou. São estas as duas grandes mensagens por onde passa toda a evangelização: Deus é Amor; Jesus Cristo ressuscitou.

Há quem prefira evangelizar pelas "regras": não faças isto, não faças aquilo, etc., etc. E quando assim é, é normal que não nos sintamos atraídos pela mensagem. Quem gosta de cumprir regras? Já para não falar que há regras que parecem não fazer sentido.
Disse-vos que as regras são pistas de como mostrarmos que acreditamos no essencial da nossa fé: Deus é Amor; Jesus Cristo ressuscitou. São uma espécie de cábulas que podemos usar quando temos dúvidas em como transpor «Deus é Amor» para as nossas vidas.

Um dos objectivos da sessão era responder à pergunta «É possível encontrar Deus na Internet?» e terminei a sessão partilhando convosco a minha resposta:
Não, não é possível encontrar Deus na Internet. Na Internet encontramos exemplos de Evangelização, anúncios da Palavra, testemunhos de fé, propostas de oração, pistas para o caminho até Jesus Cristo. A Internet ajuda-nos a descobrir Deus. Ajuda-nos a comunicar com o irmão em Cristo, pois Deus está na relação de amor com o próximo. Eu só encontro Deus quando amo, quando me relaciono com o outro com amor.

Um abraço e muito obrigado a todos,
Luís

P.S. Se não for primeiro, voltaremos a encontrarmo-nos em Julho, em Fátima.

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 15:56

[www.paroquias.org]
Citação:
3Pois, embora vivamos numa natureza frágil, não lutamos por motivos humanos. 4As armas do nosso combate não são de origem humana, mas, por Deus, são capazes de destruir fortalezas. Destruímos os sofismas 5e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus e cativamos todo o pensamento para o conduzir à obediência a Cristo.

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 16:04

Eu estive lá... todos os dias...

Foi espectacular!

Beijinhos

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 16:05

lá.... na Festa da Família em S. Caetano - Golegã

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 18:33

Citação:
«Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe
Aquele que fizer a vontade de YHWH é irmão, irmã e mãe de Jesus.
Não esqueçamos isto:
Citação:
«Ora, o mundo passa e também as suas concupiscências, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de May de 2006 20:49

Olhem o que encontrei nas notícias da Eclesia.

Vou-vos dar a conhecer o texto

Aqui vai:

> Evangelização: novas expressões debatidas em Coimbra
Realizou-se, nos dias 29 e 30 de Abril, na Sé Velha, em Coimbra, o Fórum "Dizer Deus Hoje - Novas Expressões da Nova Evangelização", promovido pela Associação de Estudantes de Teologia.
Os trabalhos, na manhã de sábado, foram iniciados por D. Albino Cleto, que manifestou o seu agrado pela realização do Fórum e desejou o maior sucesso.
Depois de uma contextualização do tema em debate pelo Pe. Luís Miranda, seguiu-se a conferência sobre marketing e turismo religioso, pelas doutoras Madalena Abreu e Alexandra Quaresma.

De tarde, outra conferência teve lugar, agora sobre a evangelização na Internet, pelo dr. Luís Gonzaga, responsável pelo site paroquias.org. Logo de seguida, os participantes distribuíram-se por cinco ateliers a decorrer em simultâneo, concretizações práticas e testemunhos de Evangelização.

O final da tarde constituiu o momento forte do dia: uma vigília de oração, em que todos participaram.
O serão foi animado pela música e partilha de experiências de Claudine Pinheiro, Gaby Soñer e Pe. João Paulo Vaz, no belíssimo Claustro da Sé Velha.
No Domingo, após a oração da manhã, teve lugar uma mesa-redonda com D. João Alves, Bispo Emérito de Coimbra, o dr. Juan Ambrósio, da Universidade Católica, o Pe. Paulo Araújo da Diocese de Coimbra e da Comunidade Emanuel, e ainda a Madre Maria Celina, prioresa do Carmelo de Coimbra, que participou por vídeo-conferência. Foi o momento em que todos puderam colocar as suas questões acerca da temática do Fórum. A Eucaristia final, presidida por D. João Alves, foi, sem dúvida, o apogeu da actividade. Concluía no final com palavras de louvor à iniciativa, dizendo com muita simpatia: «Foi tudo muito bonito!».
O Fórum programado e concretizado pela Associação de Estudantes de Teologia e com o apoio de tantas pessoas e entidades diocesanas de pastoral, foi uma iniciativa inédita na Cidade de Coimbra. Fica o desafio para uma renovação da Igreja cada vez maior, no sentido de uma melhor realização da sua missão no mundo."


Muitos parabéns`a paróquias.org. Estou vaidosa por causa do meu amigo Luís Gonzaga.

Mº José

Nota: o negrito e os parágrafos são meus.

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de May de 2006 23:16

Obrigado Maria José.

Eu bem lhes disse que uma das condições para participar no fórum era não me tratarem por "doutor". Não gosto, pois não sou médico... mas este hábito "tuga" de quem escreveu esta notícia para o Correio de Coimbra foi mais forte ;)

Um abraço,
Luís

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Cee Jay (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 10:39

Também pude ouvir-te em Coimbra e despertar a minha maior atenção a este projecto.
Parabéns.

Cee Jay

Re: Paroquias.org em Coimbra e na Golegã este fim-de-semana.
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 22:02

Luís
Não te preocupes com o Dr.
Em Portugal Dr aplica-se aos licenciados. Se é hábito em Portugal qual a razão de não o utlizar (quando o querem fazer)?

Acho mal que na lista de nomes dos leitores apareceram uns como sr. outros D. e outros Dr ou Eng. Acho que na paróquia, na lista dos leitores, só deve aparecer o nome. Aliás foi o que agora aconteceu aqui, na minha terra. Acabou-se com isso e eu dei os parabéns ao pároco. Os nossos nomes e mais nada.

Quanto à vida social acho que não são os médicos que são os doutores. Os médicos são Dr. como os outros licenciados.
Isto muda muito de país para país.
Às vezes parece-me ridículo é outra coisa: aquele licenciado que se "arma" é o "Sr. Dr", o outro que não é "pretensioso" é o "sr." ou a "Dª.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.