Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Pentecostes
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 14:33

Pentecostes é uma palavra grega que se relaciona com o número 50 (cinquenta).
A nota da Bíblia dos Capuchinhos diz:
Citação:
«Pentecostes. Festa celebrada cinquenta dias depois da Páscoa - daí o nome Pentecostes »
No entanto, esta explicação não está isenta de erro.
O dia de Pentecostes é sim o 50º dia após o SÁBADO.
Este Sábado é o dia 15 de Nisan: o dia dos ásimos. O dia 14 de Nisan é o dia de Páscoa.
Há a festa das 7 semanas que começa no dia 16 de Nisan, dia em que se apresenta o molho no Templo.
Citação:
(Levitico 23,15) «Depois, contareis sete semanas completas, a partir do dia seguinte ao do sábado, isto é, do dia em que tiverdes feito o rito da apresentação do molho de espigas.»
Citação:
(Levitico 23,16) «Contareis até ao dia seguinte da sétima semana, isto é, cinquenta dias, e oferecereis ao SENHOR uma nova oblação.»
É este quinquagésimo dia que é chamado de dia de Pentecostes.
Foi neste dia do ano em que Jesus foi morto que, por coincidência, o dom do Espírito Santo se comunicou aos discípulos de Jesus. Este dia cai no dia 6 de Sivã, que é o 3º mês lunar do calendário sagrado judaico. Portanto como a Páscoa cai sempre no dia 14 de Nisan, o 1º dia dos 50 é o dia 16 de Nisan, concluo que o dia de Pentecostes é, mais propriamente, 51 dias depois da Páscoa (exclusive).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 3 vezes. Última edição em 27/04/2006 14:40 por Manuel Pires.

Re: Pentecostes
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 14:47

[*]Será que os judeus celebravam sempre a festa do Pentecostes num dia de Domingo?


«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Pentecostes
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 11:58

Não, o dia de Pentecostes ocorre sempre no dia 6 de Sivã,(3º mês do ano) do calendário sagrado dos judeus. No calendário civil é o nono mês.
No nosso calendário, um determinado dia do mês não ocorre sempre no mesmo dia da semana, o mesmo acontece com o calendário judaico. Eles seguem um calendário com meses lunares de 29 ou 30 dias cada. O mês começa com a Lua Nova (isto é quando essa lua começa a ser visível). Em casos controversos, compete ao sumo sacerdote determinar qual é o primeiro dia do mês, seguindo os critérios de que cada mês não pode ter menos de 29 dias nem mais que 30 dias e ser depois da conjunção da Lua (pela lua nova).
No ano em que o dom do Espírito santo foi distribuido aos discípulos de Jesus em forma de línguas de fogo, suponho que muito dificilmente tenha ocorrido num domingo, apesar de agora ser festejado num domingo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pentecostes
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 14:23

Sendo mais concreto, e em relação a este ano, fui almoçar a casa e encontrei lá uma informação muito útil para os curiosos nesta matéria: Pentecostes.
Este ano (segundo essa informação) o dia de Pentecostes ocorre num sábado e mais precisamente no dia 3 de Junho de 2006.
A igreja católica celebra a festa do Espírito Santo, no dia seguinte, talvez porque os ditos cristãos evoluíram, com o tempo, de forma a se afastarem e a ter um certo repúdio pelos judeus, apesar de Jesus Cristo ser um judeu genuíno.
O 1º dia da festa das sete semanas (16 de Nisan) ocorreu este ano no dia 15 de Abril de 2006, um sábado. Fazendo as contas desde 16 de abril (inclusive) até ao fim do mês vão 16 dias mais 31 dias de Maio e 3 de Junho temos 50 dias: Pentecostes.
No cristianismo há várias correntes (seitas) de igrejas chamadas pentecostais, mas que na verdade nada têm de comum com o Pentecostes. Essas igrejas querem sim aproveitar a ideia de que são portadoras dos dons do «Espírito Santo». Contudo o Espírito Santo e o Pentecostes são duas coisas muito diferentes que não devemos confundir. Podemos contudo apenas ligá-los por uma analogia simbólica. Assim como no Pentecostes o povo judeu oferecia a YHWH os primeiros frutos das suas colheitas de trigo (pão fermentado - não pão ásimo), também a acção evangélica dos discípulos de Cristo ofereceu a YHWH os primeiros frutos da sua evangelização.
Permitam-me que destaque a seguinte citação contida em Actos cap 2 verso 17 a 21
Citação:
17'Nos últimos dias, diz o Senhor,
derramarei o meu Espírito sobre toda a criatura.
Os vossos filhos e as vossas filhas hão-de profetizar;
os vossos jovens terão visões,
e os vossos velhos terão sonhos.
18*Certamente, sobre os meus servos
e as minhas servas
derramarei o meu Espírito, nesses dias,
e eles hão-de profetizar.
19Farei ver prodígios, em cima, no céu, e sinais, em baixo na terra:
sangue, fogo e uma coluna de fumo.
20O Sol será transformado em trevas e a Lua em sangue,
antes de vir o Dia do Senhor, grande e glorioso.
21*E então, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.'
Em (Joel cap 3) Veja nota da Biblia dos Capuchinhos.
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 28/04/2006 14:28 por Manuel Pires.

Re: Pentecostes
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 23:44

Manuel, os cristãos não celebram pentecostes judaico, que era um festa das colheitas, mas sim a vinda do Espírito Santo.

Já no primeiro concilio, em Jerusalem, os Apóstolos consideraram que não era necessario seguir os preceitos judaicos.

A acção da Igreja, dos discipulos de Jesus Cristo, não individualmente mas em comunhão, formando o Corpo Místico de Cristo, é animada pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o verdadeiro autor da evangelização.

É isso que celebramos.

Celebramos também os dons que o Espírito nos dá, assim como os alimentos dão vida ao corpo perecivel o Espírito Santo com os seus dons dá a vida eterna.

Os judeus que ainda estavam a caminho da revelação perfeita com Jesus Cristo agradeciam a Deus os alimentos para o corpo mortal, os cristãos agradecem os alimentos da vida eterna.

E lembro que Jesus na parabola dos talentos e dos 3 servos disse comparando os bens materiais com os espirituais:

Mt 25 21 O senhor disse-lhe: 'Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel em coisas de pouca monta, muito te confiarei. Entra no gozo do teu senhor.'

Re: Pentecostes
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de June de 2006 23:50

Ainda sobre o Pentecostes é importante dizer que a sua celebração no calendáro litúrgico é tão importante como a celebração do Natal, da Epifania e da Ascensão. Só sendo ultrapassada pelo Tríduo pascal da Paixão e Ressurreição. Pena é que poucos católicos saibam isso.

Luís

Re: Pentecostes
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de June de 2006 17:56

Pentecostes não é um termo judaico, mas grego.
Chamam-lhe «Pentecostes» por ser o quinquagésimo dia.
Foi nesse dia 50º da festa das Semanas (ou sete sábados: 7 x 7 = 49), que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos de Cristo.
Portanto, «pentecostes» é um termo grego para uma festividade judaica.
"Espírito Santo" é o termo correcto que deviam empregar os cristãos.
Pelos vistos os chamados cristãos não conseguiram libertar-se do verbalismo judaico e adoptaram o termo «pentecostes» só pelo facto de esse acontecimento (derramamento do Espírito Santo) ter ocorrido no dia dessa festa judaica.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pentecostes
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de June de 2006 00:53

Eu não tenho tanto apego à origem das palavras.
As linguas evoluem e o significado das palavras altera-se naturalmente tal como se alteram as proprias palavras.

Re: Pentecostes
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 06 de June de 2006 10:08

Mas seria interessante o estudo dos porquês.
Porque é que «Pentecostes» que significa 50º evoluiu no sentido de «Espirito Santo».
Há várias igrejas «protestantes» chamadas «pentecostais». Será porque já são a 50º versão de igreja ou de cristianismo, ou é porque se querem apresentar como fruto do «Espírito Santo», tal como aconteceu no dia de «Pentecontes» do ano em que mataram Jesus ?!
Afinal, os significados interessam !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.