Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Nova versão dos fóruns
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de April de 2006 14:13

Caros amigos.

Como já devem ter percebido, o fórum apresenta algumas diferenças fruto da actualização para a nova versão. Esta nova versão tem diversas melhorias, por exemplo, a pesquisa está muito mais rápida e é possível separar mensagens de tópicos, entre outras.

É sobre esta nova funcionalidade que quero falar um pouco mais. Como sabem, muitas vezes começamos a discussão de um tópico sobre um assunto mas passadas poucas mensagens já nos afastámos e muito do assunto inicial. Por vezes tratou-se de meras divagações mas outras houve em que se discutiam dois assuntos distintos de interesse no mesmo tópico. A possibilidade de separar mensagens pelos moderadores vem resolver este problema.

Assim, quando uma mensagem num tópico não está de acordo com o assunto inicial o moderador tem três opções: 1) deixa a mensagem como está; 2) apaga a mensagem pois é despropositada e de nada adianta; 3) retira a mensagem desse tópico colocando-o à parte.
Se o moderador optar pela opção 3), poderá posteriormente adicionar essa mensagem a outro tópico mais apropriado. Poderá também separar mais mensagens do tópico inicial e juntá-las a este agora iniciado.

Como primeiro exemplo, separei as mensagens sobre os evangelhos apócrifos do tópico da Virgindade e criei um novo tópico com o nome Virgindade e Evangelhos apócrifos.

Porém, esta separação não foi uma tarefa simples pois já se tinham escrito muitas mensagens depois do assunto se ter dividido. Chamo a atenção dos moderadores que quando considerarem conveniente separarem-se mensagens que o façam tão breve quanto possível. Se já existirem muitas mensagens depois da "divergência de assunto", vai dar algum trabalho de "corte e costura".

Como fazer a separação de tópicos.
1. Separar as mensagens do tópico inicial, clicando na opção "Separar tópico". Será criado um novo tópico.
2. Se pretender-se separar mais mensagens, deve-se escolhe-las e clicar na opção "Separar tópico".
3. Se pretender-se juntar mensagens de tópicos distintos num mesmo tópico, primeiro escolhe-se o tópico de contém as mensagens que devem aparecer primeiro. Depois de escolhido o tópico, carrega-se em "Juntar tópico". Esta tarefa não executa nada de imediato apenas assinala este tópico para receber mais mensagens.
4. De seguida escolher as mensagens que queremos adicionar ao tópico anteriormente seleccionado e fazemos "Juntar Tópico". Aparece uma página que pede a confirmação, e depois de confirmado, os dois tópicos estarão juntos.

Espero que esta funcionalidade seja do agrado de todos e contribua para uma maior organização e disciplina, e consequente proveito, das nossas discussões.

Luís Gonzaga



Editado 1 vezes. Última edição em 01/05/2006 23:36 por Luis Gonzaga.

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de April de 2006 22:41

É uma boa melhoria. Por vezes os assuntos ramificam-se naturalmente e criam-se vários temas de discussão dentro do mesmo topico o que prejudicava a clareza do debate.

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 09:35

Eu noto várias anomalias no forum a partir de há já alguns dias. Não sei se é por é porque eu não sei fazer correctamente alguma configuração ou se isso é alguma anomalia passageira. Algumas opções embora estejam disponíveis aparecem invisíveis. Eu até pensei que era avaria do computador. O facto de não ter computador até parece ser uma vantagem. Experimentei noutro computador e as anomalias mantêm-se.

==============


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 24/04/2006 09:36 por Manuel Pires.

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 11:50

Manuel Pires,

Obrigado pelas tuas notas. Já corrigi a situação das Regras de Funcionamento não estarem acessíveis. Falta resolver a ausência da palavra "Citação" quando se utiliza o [ quote ], e a letra nas citações aparece mais pequena do que o normal.

Luís

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 11:58

Já verifiquei que já tive acesso às regras de funcionamento.

Além de ter desaparecido a palavra citação, algumas opções ficam em branco, quer no topo de cada tópico, quer no fim de cada mensagem, quer no topo do editor de texto. São a primeira e às vezes a 2ª opções. Mas se colocarmos lá o cursor do rato aparecem para desaparecerem logo que tirarmos de lá o cursor.
Para mim, não há problemas, porque basta lá ir com o cursor para saber de que opção se trata.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de April de 2006 13:13

Manuel Pires,

Sim, entretanto também detectei um pequeno problema com o link na "Lista de Mensagens". Mais logo resolvo isso.

Queria-te pedir para reduzires significativamente o texto da tua assinatura pois torna a leitura das tuas mensagens algo maçadora e repetitiva. É suposto o texto da assinatura conter apenas uma breve saudação que seja pouco mais que uma frase. A tua assinatura neste momento são vários parágrafos.

Luís Gonzaga

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 10:57

Luis Gonzaga
Obrigado pela correcção em relação à «citação».
Contudo a «nova versão» dos foruns ainda tem alguns "bugs".
Refiro-me a algumas das diversas opções que só aparecem quando colocamos o cursor do rato no sítio onde estão invesíveis. Se retirarmos o cursor voltam a desaparecer. Já experimetei em vários computadores públicos colocados e três diferentes edifícios. Por isso penso que será daí, do programa e não do mau funcionamento dos computadores que costumo utilizar.
Por favor, pode-me ver como resolver este problema.
Obrigado.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 14:52

Olá! Devo também dizer que perdi a entrada no fórum. Tive de voltar a introduzir o meu nome e a senha. Não é que tivesse dado trabalho, mas achei por bem dizê-lo não seja isto um problema maoir que vocês ainda não detectaram.

bjs em Cristo

mj

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 23:59

O Manuel e a Maria João levantaram algumas questões que vou tentar responder.

1) Alguns links aparecem "invisíveis" até se passar o rato em cima. Pelo que pude constatar isso não acontece em todos os programas de navegação na Internet (também conhecidos como Browsers). Aqui a culpa é um pouco minha pois sempre que possível vou utilizando as versões mais recentes dos programas mesmo quando ainda se encontram em fase de desenvolvimento e testes. É o que acontece com o Internet Explorer. Como já estou usar a versão 7 Beta 2 não consigo detectar esse problema pois já foi resolvido nesta versão. Quem utiliza o Internet Explorer versão 6 (a mais comum e mais utilizada) depara-se com alguns links um pouco pisca-pisca. Vou tentar resolver o problema (embora ainda não sei como).
Algumas pessoas utilizam um browser alternativo que dá pelo nome Firefox. No Firefox também não se vê este problema.

2) Quanto à "entrada" no fórum, acontece o seguinte: sempre que "entramos" no fórum com o nosso utilizador, é gravado no computador um pequeno ficheiro (que dá pelo nome de Cookie) com essa informação. Este ficheiro é mantido válido durante algum tempo para que quando for necessária outra vez essa informação, não se tenha que reintroduzir novamente. Todavia, como actualizámos a versão do fórum, o sistema necessitou de actualizar esse ficheiro pelo que os utilizadores (penso que todos) tiveram que reintroduzir essa informação.

Existe aqui um aspecto de segurança que pode ser instalado que é a necessidade de reintroduzir essa informação de tempos a tempos para garantir que ninguém utiliza a vossa conta indevidamente. Todavia como isso também causa algum transtorno, por enquanto não vamos alterar o actual funcionamento do fórum.

Obrigado,
Luís

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 00:30

As coisas, às vezes, dão trabalho mas compensa.

Obrigada pelo vosso trabalho.

Quanto a nós eu acho pertinente a questão da segurança, mesmo que isso acarrete trabalho.

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 11:14

Obrigado pelo esforço e boa vontade.
Eu não estava a reclamar. Apenas estava a avisar. Eu não tenho computador pessoal e apenas uso computadores públicos gratuitos onde não tenho direitos para instalar programas.
Se não for possível resolver esses problemas, por mim tudo bem: passo o cursor do rato por cima dessas opções e pronto.

Eu penso que os «browsers» que eu estou a usar, não recebem por completo a matriz das opções, ou recebem-na com alguns códigos de control à mistura que inviabilizam a visualização das primeiras opções. No entanto, essas mesmas opções estão repetidas ma matriz que faz com que o rato as visualize quando está colocado nessa opção. Esses códigos adicionais podem ser bem aceites e bem interpretados por alguns «browsers» e entrarem em conflito com outros «browsers».

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 22:08

Olá Manuel,

Eu também não entendi a tua mensagem como reclamação mas como vontade de ajudar, e que aproveito para agradecer. Hoje o Rui B descobriu qual era o problema (sobreposição de cores dos links visitados com a cor de fundo) e o problema já foi resolvido.

Obrigado Rui.

Luís

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 29 de April de 2006 21:46

É verdade. Até parece que foi um milagre.
Bem haja a todos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 01:14

Acho óptimo que se possa pesquisar Mensagens. O mesmo em relação a autores.
É possível pesquisar tópicos?
Gostava de introduzir um tópico e não sei se ele já existe.
Será ignorância ou não é possível fazê-lo?
Aqui fica a sugestão:além das 2 pesquisas existir, também, a tal de tópicos. Podem responder que indo pela frase exacta se consegue. Comigo não deu, pois o tópico teria apenas uma palavra e essa palavra aparecia umas centenas de vezes (pois quando está no corpo da mensagem também aparece referenciada).
Sugestão, é sugestão e...não faço a menor ideia se se pode fazer
Se calhar como está agora já é possível fazê-lo... Se for possível, por favor, expliquem à malta...

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 17:47

Luís
Isto é velho.
Pergunto: o que leva um tópico a ter indicado "novo" a vermelho?
Reparei que nos 31 tópicos que actualmente existem na 1ª pag apenas a "Violência sobre as mulheres" e "outro" não Têm essa indicação.
Acho estranho no caso da Violência...pois que é de 23/5/06.
Não é a 1ª vez que acontece.
Sabes que o facto de estar indicado como "novo" apela... e os que não têm essa indicação, passam talvez mais desapercebidos. E depois caiem. Coitados dos tópicos desvalorizados( posso brincar?...são os tópicos discriminados...)

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 00:56

Cara Maria José,

"Novo" surge nos tópicos que têm mensagens novas desde a última vez que tu entraste neles.

Por exemplo, quando entrares no forum, se aparecer em algum tópico a mensagem "novo", tal significa que há lá mensagens novas, que ainda não conheces.

Se, pelo contrário, desde a última vez que entraste em determinado tópico, nunca mais ninguém voltou a escrever, tal significa que não há mensagens novas desde essa vez, e por isso não aparece nada a dizer "novo".

A ordem pela qual aparecem os tópicos na lista obedece à "novidade" da mensagem: o tópico que tiver a mensagem mais recente, ficará em primeiro lugar e assim sucessivamente.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 09:57

Para além do que o Miguel (Rmcf) disse, acontece por vezes entrarmos num tópico que tem novo, saímos, e continua com a referência de mensagens novas não lidas. Isto acontece quando existem mensagens novas em páginas diferentes desde a última vez que visitámos e só visitámos a última página.

Por este motivo é que existe um link no final da página que diz "Marcar mensagens do fórum como lidas". Devem seguir este link sempre que detectarem problemas nas indicações "Novo", e também para não deixarem acumular muitas mensagens novas.

Luís

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 26 de May de 2006 20:41

Miguel e Luís

Obrigada
Acho que percebi... mas ainda não estou convencida. Vou experimentar..
Adeus

Re: Nova versão dos fóruns
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 28 de May de 2006 22:53

Obrigadérrimo.Já marco como lidas.
Isto é mesmo bom.
Assim não tenho que ver onde fiquei.
Funciona mesmo e eu duvidava.
O.K. Võces sabem fazer isto com muito nível.
Obrigada



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.