Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Simplesmente... "cristão"!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de January de 2003 20:55


Queria apresentar-vos uma outra forma protestante, que possivelmente já conhecem. São as "igrejas não-denominacionais".

Encontrei um bom exemplo na Internet:
[www.simplesmentecristao.com.br]

Esta diz o seguinte:

"(...)
Somos salvos pela fé obediente em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador,
e por isso temos o maravilhoso privilégio de sermos chamados simplesmente de "cristãos." A Bíblia é nossa única regra de fé e Jesus Cristo é nossa única autoridade e chefe desta igreja.

Para você poder entender a resposta a pergunta "quem somos nós", nós vamos precisarmos fazer uma viagem no tempo, por meio de nossa imaginação para um tempo antes de todas as denominações existirem. Vamos voltar para o tempo do primeiro século, logo após a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, quando Ele encarregou os apóstolos a tarefa de pregar o evangelho a todas as pessoas. Imagine se você fizesse esta mesma pergunta a um dos cristãos daquela época.

Você pergunta; "Quem são vocês?"; Eles respondem: "Somos seguidores de Jesus Cristo, o Filho de Deus."; Você pergunta: "Qual o nome da sua igreja?"; Eles respondem que o grupo deles tem muitas descrições, mas nenhum nome ou denominação.

- Ela é a "igreja do Senhor" (Atos 20:28) porque pertence ao Senhor Jesus.
- É "igreja de Deus" (1 Coríntios 1:2) porque pertence a Deus.
- Ela é a "igreja de Cristo" (Romanos 16:16) porque Cristo deu sua vida por ela.
- Ela é a "casa de Deus" (1 Timóteo 3:15) porque Deus a salvou para poder ter uma família.

Então qual o nome da igreja do Novo Testamento? Não tinha nome! Era o grupo de pessoas que pertencia a Jesus Cristo, o Filho do Deus único. O único livro que ela seguiu foi a Bíblia Sagrada e seu único chefe era Jesus Cristo. Quando ouviram a pregação do evangelho e a aceitaram, estas pessoas tornaram-se simplesmente cristãos.
(...)"

[www.simplesmentecristao.com.br]


O que é interessante hoje em dia é que todas as igrejas sentem a necessidade de "voltar atrás" e compreender o que realmente é o Cristianismo. Assim, todos dizem que "no início, isto e aquilo", para dar autoridade à sua crença. A antiguidade é bem vista por todos.

Por exemplo, um protestante diria "no início, não se acreditava numa Presença Real Eucarística" ou "no início, S. Pedro não era Papa"; um espírita diria que "no início, acreditava-se em reencarnação"; um católico liberal diria que "no início, ordenavam-se mulheres tal como os homens" ou "no início, os homossexuais eram respeitados por Cristo"; um ateu diria "no início, os homens criaram Deus a partir de uma evolução dos seus cérebros e profetas iluminados sempre transmitiram seus ensinamentos e criaram religiões, como a cristã", etc..

Eu escrevi para lá perguntando entre outras coisas: «Não sabem que "não-denominacional" é apenas outra denominação? Já agora, como é que sabem tanto acerca da igreja antiga, de como ela era no primeiro século? Como sabem que ela não tinha nome e como sabem tudo aquilo em que eles acreditavam? Daqui a pouco surgirão (já devem existir...) igrejas "simplesmente cristãs" com diversas interpretações sobre o que esses primeiros cristãos acreditavam! Que irónico, não? Mas é a verdade...»

Parece que os tempos trouxeram com eles uma corrupção. Para entender como não foi assim entre os católicos apesar de todos os seus pecados, é necessário entender o desenvolvimento da doutrina, como Newman expôs tão exemplarmente no seu "Essay on the Development of Christian Doctrine" ( [www.newmanreader.org]
).

No fundo, é uma procura de limpeza de toda esta confusão que fomos lançados pelo afastamento do Magistério da Igreja. O interessante é que os protestantes estão a reconhecer todas essas invenções humanas e estão a querer conhecer como era realmente a Igreja original. E os que a reconhecem, descobrem que ela ainda existe e subsiste inteiramente na Igreja Católica. E reconciliam-se com ela, muitas vezes em processos bastante dolorosos.

Mas que Deus maravilhoso que só nos pede o nosso amor, confiança e humildade, muito para além dos nossos estudos sobre qual será a verdadeira "religião"! E isso faz parte do seu plano, mas os homens têm pecado contra Ele criando a discórdia e divisão... Mais um motivo para ser CA-TÓ-LI-CO! ;o))

O que acham de tudo isto?


A Paz de Cristo permaneça nos vossos corações; sejam perseverantes na oração pela verdadeira unidade entre os filhos de Deus! De 18 a 25 de Janeiro celebraremos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos! Mas como saberemos nós quem são realmente os cristãos enquanto não nos deixarmos de interpretações particulares da Escritura e aceitarmos a comunhão com a Sé Apostólica? Se não for assim, isto nunca acabará.

João

Re: Simplesmente... "cristão"!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de January de 2003 23:18

"O que acham de tudo isto?"

Acho que os nossos irmãos protestantes (sim, tenho o "mau" hábito de tratar os nossos irmãos em Cristo, Protestantes e Ortodoxos, por irmãos ;-), estão no bom caminho para chegarem à Verdade:

1. Já acreditam que Jesus Cristo é o Messias Salvador enviado por Deus Pai, que por nós morreu e ressuscitou;
2. Já acreditam na Santíssima Trindade;
3. Aceitam e rezam o mesmo Credo (de Niceia-Constatinopla) como nós católicos rezamos e aceitamos;

Por isso vão no bom caminho... Claro, ainda lhes falta percorrer algum caminho:

1. Falta aceitarem a Tradição como fonte da doutrina cristã, pois sem ela, até a interpretação da Bíblia das Testemunhas de Jeová é válida;
2. Falta reconheceram o Magistério também como fonte da doutrina, fonte essa ao serviço da Sagrada Escritura e da Tradição como diz o catecismo;
3. entre outras coisas...

É importante não catalogarmos de "Protestante" tudo aquilo que se diz Cristão, mas não é nem Católico, nem Ortodoxo. Há diferenças. Mas é muito mais aquilo que nos une aos nossos irmãos protestantes, do que aquilo que nos separa. Por isso digo que vão no bom caminho...

O mesmo não posso dizer daqueles que ainda não conheceram Jesus Cristo, ou daqueles que apenas o reconhecem como profeta ou rabino. Todos estes é que devem ser motivo da nossa preocupação, pois sem conhecerem Jesus Cristo, dificilmente compreenderão o Verdadeiro Amor que Deus tem pelos homens, e se Deus não me ama, como poderei amar de todo o coração o meu próximo?

Luis

Re: Simplesmente... "cristão"!
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de January de 2003 21:27


Luís, a verdade é que ninguém sabe bem o que são os Protestantes... Nem eles...

Quanto a chamar-lhes irmãos, por não saber realmente em que é que acreditam, não os posso tratar como tal, ainda por cima quando tantos o repudiariam se eu o fizesse... Mas é claro que Deus nos irmana a todos, independentemente daquilo em que acreditamos.

Dizes que "estão no bom caminho para chegarem à Verdade"? Então acreditas que se vão aproximando a toda a Verdade na medida em que se aproximam da fé católica? Pois é precisamente isso que eu tenho dito! Eles até podem manter as suas igrejas e liturgias: mas que o façam em comunhão com o Bispo de Roma.

Temos por um lado o Protestantimo histórico, que mesmo esse, entre "ortodoxias" e "liberalismos", se vai diluindo e repartindo em formas cada vez menos cristãs (apesar dos seus doutrinadores estarem convencidos de que estão a purificar, a re-reformar a fé "realmente bíblica"), e por outro os diversos grupos, de variegados matizes, a que se costumam chamar "seitas".

Assim, não me parece que os próprios Protestantes tenham reflectido realmente sobre a sua concepção de Igreja. Em questões de autoridade, como referiste e bem, veriam que a sua forma de encarar a Escritura (que tomam como a única e suficiente fonte para a doutrina cristã e moral -- apesar disso não estar na Escritura...) leva a extremos como os das seitas com as crenças mais absurdas. Precisamente porque cada um, não sendo infalível, não tem autoridade para corrigir os outros, a não ser que o convença... E é esta a base do sectarismo.

Em relação ao teu parágrafo final, concordo plenamente, mas já viste o escândalo que é existirem pessoas que, não tendo "religião" nem conhecendo a Deus se afirmam como "católicas", e a ligeireza com que o afirmam perante um Censo (pois só assim é possível termos os resultados que temos!)? "A corrupção do melhor é o pior"...

Mas eu queria falar especificamente sobre esta questão dos cristãos "não-denominacionais", que me parece ser o passo seguinte ao Protestantismo. Ou seja, arrancou-se a Bíblia do seu lugar sagrado, da sua interpretação infalível, transformando-a num conjunto de livros sobre os quais se PODE (e atenção que foi esta auto-legitimização de autoridade pessoal que a Reforma Protestante possibilitou, politicamente) interpretar livremente a doutrina em que se crê. Agora (e isto não é recente), já com uma noção de Igreja completamente esbatida, dar nome à Igreja perde o sentido. Por isso, nem "Igreja Católica", nem "Igreja Ortodoxa", nem "Igreja Evangélica 'Daqui e Dali'", nem "Igreja Luterana", nem "Igreja Metodista", nem "Igreja Presbiteriana", nem "Igreja Adventista", nem "Igreja Universal do Reino de Deus", nem "Casa da Bênção", etc., etc., etc. (mais de 30.000 etcs.)...

Portanto, estes crentes, que acham ridículo este conjunto enorme de diferentes "Igrejas", entendendo que a Igreja de Deus é só uma, acham que eles (uma nova denominação "não-denominacional") tem a autoridade para, indo às fontes da fé, purificar todas as doutrinas defendidas por essas igrejas e agora, sem nome, promover a união de todos os cristãos, que devem abandonar as suas instituições religiosas. Assim, as igrejas passam a ter o nome do seu pastor, passando-se a chamar "ministério João Oliveira" ou "ministério Simplesmente cristão" (ou "Apostolado"), por exemplo, como se fosse um serviço desempenhado a todo o povo de Deus sem excepções nem entrar em questões de doutrina mais aprofundadas que de algum modo impliquem uma tomada de posição que os aproximaria a uma denominação.

O mais estranho entre estes crentes é que acham absolutamente inadmissível que outros lhes digam que aquilo que eles crêem ter sido o Cristianismo original não tivesse sido realmente assim como eles agora o entendem e recuperam. Cabe salientar que já existem diversas interpretações "não-denominacionais" sobre aquilo em que acredita uma "não-denominação"... Estão a ver a confusão? Tomam como garantido doutrinas bastante Protestantes na sua origem (como a Salvação "só pela fé" e a "só a Escritura") e partem daí para esclarecer a todos os outros quão simples e perceptível é o Evangelho que, agora recuperado ao "não-denominacionalismo" que eles pensam ser o original desde o primeiro século do Cristianismo, prescinde completamente de "tradições humanas".

Depois, fazendo parte desta mentalidade "só a Bíblia", temos diversos "cristãos" que não frequentam nenhuma igreja. Nem sequer uma "não-denominação"... E antes disso temos Protestantes que, já que o culto dominical é apenas a pregação e a leitura da Bíblia (além do aspecto comunitário e musical, mas que não interessa à Salvação), mais vale ficar em casa a ler um livro sobre a Bíblia e a própria Bíblia por si mesmo... No fundo, vemos quão interligadas estão todas estas posições. Desde a divisão eclesial à não-praticância, passando pelo sectarismo, tudo se baseia numa só heresia (também forçada pelo tempo e espaço), instituída finalmente por Lutero (aqui fica em inglês):

"Unless I am convinced by the testimony of the Scriptures or by clear reason (for I do not trust either in the pope or in councils alone, since it is well known that they have often erred and contradicted themselves), I am bound by the Scriptures I have quoted and my conscience is captive to the Word of God. I cannot and I will not retract anything, since it is neither safe nor right to go against conscience. May God help me. Amen."

Martin Luther at the Diet of Worms


Outro sítio "não-denominacionalista", para além deste "Simplesmente Cristão", é o "Cristianismo Primitivo", espanhol, que é bastante popular. Tem bastantes recursos, mas uma perspectiva demasiado tendenciosa da História, como os Protestantes costumam ter (e isto é mesmo assim, não é ofensa minha, basta lerem os livros deles, as "provas" que eles apresentam, e o estilo com que os escrevem...).


João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.