Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
RATZINGER NO INDEX DA OPUS DEI
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 18:15

Ora vejam a noticia:
O INDEX DA OPUS DEI

Os livros no opus dei são qualificados de 1 a 6, nesta obra-prima de intolerância e fechamento para o mundo: GUÍA BIBLIOGRÁFICA 2003, que obedece aos seguintes critérios:

1 - Livros que todos podem ler, inclusive crianças: Ex. Heidi, Marco, alguns contos dos irmãos Grimm, todos os livros dos membros da obra.
2 - Leitura em geral recomendável, ainda que requeira um pouco de formação. Nas bibliotecas dos centros há livros à disposição do público (numerários e adscritos) com qualificação 1 e 2.
3 - Podem ser lidos por quem tem formação (pode haver cenas ou comentários inconvenientes). Necessita permissão do Diretor Espiritual.
4 - Podem lê-los quem tem formação e necessidade de lê-los. Necessita permissão do Diretor Espiritual.
5 - Não podem ser lidos a não ser com permissão especial da delegação.
6 - Leitura proibida. Para lê-los necessita permissão do Padre (Prelado).

Como pode ser observado na qualificação acima, até textos dos Irmãos Grimm são censuráveis... Mas vamos dar uma olhada com mais detalhes em algumas qualificações.

Alguns autores qualificados como 6 – Proibidos, para serem lidos necessitam permissão do Padre (Prelado).

* Aluízio de Azevedo
o O Mulato
o O Cortiço

* Fernando Henrique Cardoso
o Politique et développement dans les societés dépendantes

Jorge Amado
o Os subterrâneos da liberdade
o Os pastores da noite
o Dona Flor e seus dois maridos
o Tocaia grande
o Cacau
o Tieta do agreste
o Os velhos marinheiros

* Paulo Coelho
o Todos

* Erasmus Darwin (não é o Charles)
o Zoonomia, or the laws of organic life

* René Descartes
o Principia Philosophiae
o Traité de l’homme
o Lê passions de l’âme

* Eça de Queiroz
o A relíquia
o O crime do Padre Amaro
o O primo Basílio

* Gabriel Garcia Marques
o Cem anos de solidão
o O outono do patriarca
o O amor nos tempos do cólera

* Monteiro Lobato
o Idéias de Jeca Tatu
o A onda verde
o América
o A barca de Gleyre
o Entrevistas
o Prefácios

* Jose Saramago
o Memorial do Convento
o O Evangelho segundo Jesus Cristo

Alguns qualificados como 5 – Não podem ser lidos, necessitam permissão da delegação
* Immanuel Kant
o Obras completas

* René Descartes
o O discurso do método

* José Saramago
o Levantado do chão

Alguns dados Curiosos

* O catálogo de 2003 tem 60540 livros qualificados, sendo
o Qualificação 1 – 14.184
o Qualificação 2 – 10.769
o Qualificação 3 – 8.723
o Qualificação 4 – 7.248
o Qualificação 3-4 – 3.443
o Qualificação 5 – 5.775
o Qualificação 6 – 6.892

* Notem que cerca de 20% dos livros catalogados simplesmente não podem ser lidos por serem qualificados como 5 ou 6.

* O livro 1984 de George Orwell tem classificação 3-4, ou seja, somente pode ser lido com permissão do diretor espiritual e se houver necessidade de lê-lo.

* Diversos livros do então Cardeal Joseph Ratzinger têm sua qualificação 3 e um deles tem qualificação 4 (podem ser lidos por quem tem formação e necessidade de lê-los – permissão do Diretor Espiritual) - Kleine katolische Dogmatik (IX): Eschatologie.

* Todos os livros de Leonardo Boff são qualificados como 6.

* Todos os livros de Umberto Eco têm qualificação 3 ou superior, sendo “O Nome da Rosa” e “Pêndulo de Foucault” qualificação 5, ou seja, não podem ser lidos.

* De José Saramago tem qualificação 4 – Ensaio sobre a cegueira, História do cerco a Lisboa e Cadernos de Lanzerotte, ou seja, somente podem ser lidos por quem tem necessidade de lê-los com autorização do diretor espiritual.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: RATZINGER NO INDEX DA OPUS DEI
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 18:37

agora e preciso um padre para deixar ler livros do PAPA???
estes gajos sao doidos!!!!

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: RATZINGER NO INDEX DA OPUS DEI
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de April de 2006 22:12

Briteiros,

Já no passado surgiram neste fórum algumas mensagens menos abonatórias sobre o Opus Dei, sobretudo no tópico O que é o Opus Dei?.

O texto que aqui transcreves não é de um autor isento: foi publicado num site manifestamente contra o Opus Dei, pelo que temos que dar o devido desconto.

Pessoalmente, não tenho nada contra o Opus Dei. Conheço algumas pessoas que fazem parte do Opus Dei e são pessoas bem formadas. Todavia, creio que eu nunca faria parte do Opus Dei, como provavelmente não faria parte de muitos outros movimentos que existem na Igreja Católica. Ser católico é já fazer parte da Igreja. Não preciso de pertencer a mais nenhuma quintinha para me sentir acolhido. Mas é uma decisão pessoal.

Luís Gonzaga

Re: RATZINGER NO INDEX DA OPUS DEI
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 01:06

Subscrevo o que diz o Luis.

Re: RATZINGER NO INDEX DA OPUS DEI
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de April de 2006 16:49

Eu não conheço a «Opus Dei» (Obras de Deus), mas posso testemunhar que já fui severamente prejudicado por uma pessoa que dizem estar ligada à «Opus Dei».
A ideia que paira sobre mim (embora não fosse essa a razão de ter sido fundada) é que é de caris político e dizem que é a versão da direita de uma outra instituição que é da esquerda e que é conhecida por maçonaria.
Mas nem tudo o que dizem é verdade.
As pessoas da minha idade sabem o que diziam da maçonaria, antes do 25 de Abril. Agora já é tolerada por quase toda a gente. Devemos fazer um desconto acerca do que nos dizem, mas que causam marcas indeléveis lá isso causam.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.