Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Grupo de Jovens
Escrito por: Anabela Sousa (IP registado)
Data: 02 de January de 2003 17:39

Olá a todos!!!

Espero que tenham tido um Santo Natal e que a entrada em 2003 tenha sido em grande!!!

Venho aqui pedir, aos que trabalham com jovens e que estão mais directamente ligados à orientação de grupos, o favor de me darem algumas indicações...

Na minha comunidade não um grupo de jovens formado... E com o crescimento é altura de também nós começarmos a ter actividades grupais regulares. Até agora, e porque não tínhamos Igreja, não nos sentíamos identificados... Andava tudo numa perspectiva um pouco individualista....

Mas acho que já é altura de isso mudar... Há que convidar pessoas... e andar com isto para a frente de modo a começar uma caminhada que nos leve a mostar o projecto de vida que Deus tem para nós...

Se tiverem conhecimento de algum livro, site que me possa ajudar nesta tarefa, gostaria que me dissessem...

Queria também que deixassem aqui um pouco da vossa experiência... enquanto animadores de grupos de jovens... enquanto elementos... enquanto ajudantes... enfim... Tudo o que me/nos possa ajudar....

Um abraço em Cristo
Anabela Sousa

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: georgino (IP registado)
Data: 04 de January de 2003 11:08

Ano Novo cheio de felicidades para o Grupo de Jovens. Li e gostei o que colocastes no Forum. Continuai. Há sempre uma página aberta que necessita de ser bem escrita na vida de cada um.
Georgino

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Anabela Sousa (IP registado)
Data: 05 de January de 2003 13:05

Continuo à espera das vossas partilhas....

Anabela Sousa

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 06 de January de 2003 10:10

Onde é a tua comunidade?

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Anabela Sousa (IP registado)
Data: 06 de January de 2003 14:41

Pinhal de Frades...

Pertencemos à paróquia de Arrentela/ Vigararia do Seixal/ Diocese de Setúbal

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 07 de January de 2003 09:14

Informa-te na tua paróquia ou até na diocese de Setúbal acerca de cursos para animadores de grupos de jovens.
Há catequese na tua comunidade? Seria muito importante "pegar" nos jovens que fazem o Crisma e formar com eles o primeiro grupo de jovens efectivo na vossa comunidade. Na minha (Murtal - paróquia da Parede) começou assim.

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de January de 2003 20:59

Olá Anabela, desculpa só agora estar a responder, mas não me foi possível fazê-lo antes.

Há já alguns anos que não faço parte de grupos de jovens, nem trabalho directamente com eles, todavia, há algum tempo atrás sei que o SDPJ organizava cursos de dinamização e animação de grupos de jovens. Talvez eles vos possam ajudar.

De uma forma geral, é importante que um grupo tenha um objectivo prático, uma actividade (social, caritativa, oração, ...) que sirva para dinamizar e motivar o grupo. Há alguns anos, na minha paróquia, havia bastantes grupos de jovens mas que se dedicavam sobretudo à reflexão. Passados alguns anos, verifiquei que os grupos que dedicavam o seu tempo apenas a reflectir começavam a perder a motivação, e a pouco e pouco, o grupo ia "encolhendo" até desaparecer.

Desejo-vos boa sorte.

Luis Gonzaga



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.