Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Semana Santa
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 17:14

O que é a semana santa?

Para muitos resume-se a uns dias em que aproveitam para descansar, ir ao cinema, passar uns bons bocados ao sol, ir passar uns dias fora...

Temos consciência que há Páscoa, há feriado na 6ª F porque Jesus morreu numa cruz e ressuscitou?

O facto de descansarmos, de procurar recuperar forças não impede que se encontre espaço e tempo para acompanhar Jesus, nesta época.

Será que não podemos aproveitar este tempo para meditar na vida de Jesus?
Na sua morte na cruz, com todos factos que a precederam?

Não temos que estar tristes mas, se somos cristãos, é lógico que procuremos uma maior intimidade com Jesus, que o acompanhemos mais de perto.

Sugestão: organizar o nosso tempo para estar mais unidos a Cristo, para reviver os acontecimentos, para meditar na Sua paixão e morte, que culmina na ressurreição.

Estarmos próximos de Jesus não significa passar todo o dia na igreja... mas passa também por participar nos momentos litúrgicos mais importantes.

A semana santa é uma semana para nos dar-mos conta do Amor que Deus tem por cada um de nós.

Será que lhe procuramos retribuir?
Ou estamos indiferentes, com aquela atitude que faz com que não nos demos conta daquilo que o nosso próximo precisa?
Nem vemos os outros que sofrem?
Nem reparamos que aquele precisa de um pequeno gesto nosso?
Ou, então damo-nos conta mas fingimos que não vemos...

Re: Semana Santa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 17:37

Não tenho ido muito à igreja, sou sincera. Mas vivo a Semana Santa como posso.
Ontem chegou uma senhora junto de mim, quando estava para lanchar e sentou-se ao meu lado. Tinha um yogourt, uma banana e uvas. Falei com esta senhora 2 vezes! Diz-me ela; compro bananas num dia os meus filhos comem-nas todas. Maçã compro, mas quando estão baratas.

Eu pensei, certamente nem uvas compra, não perguntei! Eu disse-lhe, come das minhas uvas...ela com vergonha, tira dois bagos, eu disse-lhe tira mais! Tirou outros dois! Até que eu cheguei às uvas e dei-lhe metade das uvas que tinha!

Fiquei satisfeita comigo mesma.

Re: Semana Santa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 17:59

Jesus morreu não para que houvesse apenas uma semana santa em cada ano, mas para que TODOS os dias fossem santos.

Estou vigilante e na expectativa de que isto aconteça em breve:

Citação:
4«Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos;
e não haverá mais morte,
nem luto, nem pranto, nem dor.
Porque as primeiras coisas passaram.»

Citação:
'Sim. Virei brevemente.'»
- Ámen! Vem, Senhor Jesus!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Semana Santa
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 23:17

Calminha

Todos os segundos, todos os minutos, todas as horas, todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos, todos os séculos, são ou podem ser santos.

Mas é importante para os humanos que existam momentos diferentes dos outros. A sociologia ensina que o ser humano necessita de paragens, de festas, de rituais diversos.

A Semana Santa é uma época especial.

Não acham que deve ser vivida de um modo diferente das outras?

Ou será que a nossa natureza é diferente da natureza dos outros humanos?

Re: Semana Santa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 15:52

Não será uma espécie de «droga» ou morfina ... ... ... ... ... ... ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Semana Santa
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 19:05

Falar por falar, não leva a lado nenhum.
Faz-me lembrar os papagaios (peço desculpa aos papagaios)

Tal como os estudos sobre a pessoa humana ensinam, é preciso que haja paragens, festas, momentos de especial reflexão.

A Semana Santa é uma dessas épocas que deve ser vivida de um modo diferente das outras semanas do ano.

Re: Semana Santa
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 21:33

Essa piada dos papagaios é de mau gosto.

Quanto à necessidade de ser:
Citação:
«uma dessas épocas que deve ser vivida de um modo diferente das outras semanas do ano.»
... será um dos ensinamentos de Jesus que eu desconheço. Por favor, indique-me quando é que Jesus ensinou isso?!

... mas se fala de uma necessidade simplesmente psicológica, então posso dizer-lhe, por experiência própria, que esses dias de grande festa, são aqueles em que me sinto mais abandonado. É que eu já vivo completamente sozinho desde os 21 anos, desde que faleceu minha mãe. E não foi por um escolha livre. São situações da vida que nem toda a gente tem capacidade de perceber. Aqui também não é sítio para falar disto. A propósito, eu já tenho 62 anos. Meu pai faleceu quando eu tinha 3,5 anos de idade. Contudo tenho que dar graças a Deus porque nunca caí em vícios, como droga, alcoolismo, tabaco, fornicação ... ...
Sempre fui uma pessoa fraca fisicamente e relativamente doente. Se me atrevesse a levar uma vida desequilibrada já estaria morto, há muitos anos.

... nem tudo o que tem a aprovação dos homens tem a aprovação de Deus.

Conclusão:
As nossas experiências são bem diferentes.
Por isso, eu falo consoante as minhas e a amiga consoante as suas.
As nossas conclusões são muito relativas.

Eu gostava que as pessoas usassem mais argumentos baseados na «Palavra de Deus» em vez de simples especulações humanas, apesar do sucesso de algumas que conseguem converter-se em autênticos dogmas.



Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 08/04/2006 21:38 por Manuel Pires.

Re: Semana Santa
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 08 de April de 2006 23:52

Manuel Pires

Obrigada por ter sido sincero.

Peço desculpa se o ofendi.

Não se esqueça, por favor, que a vida é muito dura para muitos e ,às vezes, não nos damos conta do que os outros sofrem. O amigo pode ajudar os outros. Estou convencida que o faz.
Parece-me que o amigo está muito agarrado ao passado, não sei... mas assim pode compreender melhor os outros.

Adeus (Para mim tem o sentido de "a Deus"). Diz-me muito, quando o digo a alguém.

Mª José

Quem era o discípulo amado?!
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 14:23

A tradição atribui 5 livros Sagrados ao Apóstolo João, e apresenta-o como o discípulo que Jesus amava, assim como o discípulo conhecido do sumo Sacerdote.
Contudo li num livro, que agora não consigo identificar, uma refutação à referida tradição.
[li]1) Os livros atribuídos ao Apóstolo João, estão escritos num grego que não é próprio de um simples pescador da Galileia.
A isto podemos dizer que era costume terem pessoas que sabiam escrever e o autor apenas fornecia o conteúdo. Nota-se isso mesmo nalguns escritos de Paulo.
Mas há mais refutações:
[li]2) O discípulo conhecido do sumo Sacerdote, parece contrastar com o Apóstolo João que era da Galileia, pescador etc. Ele estava demasiado à vontade que parecia ser um sacerdote (da tribo de Levi.). Portanto, e baseando-se em textos antigos atribui, directa e/ou indirectamente o conteúdo destes livros a um «João, o Sacerdote».
[li]3) Assim é apontado, a este Sacerdote que também se chamava João a autoria do conteúdo destes livros, e é ele indicado como sendo «o discípulo que Jesus amava». Também li que embora ele não fosse um dos 12, tomou parte na última ceia de Jesus, porque era ele o «dono» da casa e do cenáculo onde Jesus comeu a sua última ceia com os Apóstolos.

Li que o "Apocalipse" foi escrito por esse tal Sacerdote, mas quanto ao Evangelho de João e as 3 cartas foram escritas por um outro João (o Presbítero = Ancião) que recebeu o conteúdo de João o Sacerdote. Este João, o Presbítero, seria discípulo de João o Sacerdote.

Já leram e/ou pesquisaram alguma coisa sobre este assunto?!

(Como Jesus segredou a este discípulo amado «quem era o traidor», na noite que Jesus foi preso e seguidamente condenado e crucificado, penso que este acontecimento vem também a propósito.)...
Será que a tradição foi uma traição ?! .... nestes assuntos?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 9 vezes. Última edição em 12/04/2006 14:34 por Manuel Pires.

Re: Quem era o discípulo amado?!
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 18:25

Como não tenho computador pessoal, e os computadores públicos da Câmara vão entrar de férias até 3ª feira, aproveito para desejar a todos:

[li]Boas festas e boas férias para todos.[li]Boas festas e boas férias para todos.[li]Boas festas e boas férias para todos.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Quem era o discípulo amado?!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 18:46

PÁSCOA

Todos nós buscamos, adquirir bens para motivar nossa felicidade.

Até que em um determinado momento da vida, começamos por perceber
que nós, é que fazemos as mudanças internas.

Cristo nosso mestre à muito já nós convidava para uma mudança
contínua em busca de Paz, Harmonia, União e Fraternidade.

Está ai a chave para vivermos melhor.

E nesta Páscoa, que bom seria se nos propusessemos a todos os dias
mudarmos gradativamente.

Procurando sentir o valor verdadeiro da vida, que se apresenta a
todos nós, é tudo muito simples.

Desejo que todos nós iniciemos nossa busca por este ideal, deixando
que a Páscoa seja mais que o simbolo de um dia e se transforme numa
forma de vida para toda humanidade.


Re: Semana Santa
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 13 de April de 2006 01:18

Estamos na recta final...

Sugestão:

http://www.acmedia.pt/correio/paixao.pps

Vale a pena. É um autêntico show em power point. Tem a ver com o Ev. de S. João.

Está espectacular.

Vale a pena vê-lo nestes dias.

Gostava de saber se a vossa opinião coincidia com a minha.

Re: Semana Santa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 16:25

Semana Santa

Dobram tristes na igreja
Na torre que se agiganta
Os sinos p'ra quem deseja
Viver a Semana Santa...

Morreu Cristo numa cruz
Pela bondade ser tanta
P'lo martírio de Jesus
Se evoca a Semana Santa...

Há cânticos da paixão
Que algum povo crente canta
Cultos de celebração
Próprios da Semana Santa.

Há quem faça penitência
E se almoça já não janta
Em jejum e abstinência
Durante a Semana Santa.

Neste mundo atormentado
Que a maldade desencanta
Devia ser transformado
Pra sempre em Semana Santa.

O mais profundo sentido
Que tem a Semana Santa
É quando Cristo remido
Do sepulcro se levanta !…


Re: Semana Santa
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 18:43

Vale a pena ler a homília do Cardeal Patriarca de Lisboa, na Celebração da Paixão do Senhor.

Uma Santa Páscoa para todos.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.