Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Clonagem humana
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de December de 2002 11:41

O assunto voltou aos meios de comunicação social, com o anúncio do nascimento do primeiro ser humano (uma menina), com o suposto nome de Eva (irónico não?), nos EUA.

O que devemos nós católicos pensar e defender?

Aproveito para vos relembrar que existe no Paroquias.org o testemunho de alguém da Igreja portuguesa sobre este assunto: Alexandre Laureano Santos - Membro da Comissão de Consultores da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais: A clonagem Humana.

Boas festas,
Susete

Re: Clonagem humana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 30 de December de 2002 23:44

A clonagem humana nestes moldes não é ainda viável. Eva é provavelmente um embuste ou uma manobra publicitária á escala global.
Ainda não dominamos a biotecnologia da reprodução ( nem sequer em animais) de forma a fabricarmos em massa clones de mamíferos... ( seria o fim da necessidade de um macho pra haver reprodução)...
Achei bonito a menina chamar-se Eva.....

Tal processo, apesar de proibido pela maior parte da legislação internacional ( nomeadamete convenções) mais tarde ou mais cedo será viável. Penso que não representará um grave risco para a biodiversidade porque a utilização da clonagem será pontual e não massificada. ( As pessoas vão continuar a reproduzir-se recorrendo ao sexo)
As questões que se levantam são questões éticas - cada ser humano tem direito ao seu património genético. Claro que os clones não serão nunca iguais. Passo a explicar - na natureza , já existem seres humanos com património genético igual - os gémeos homozigóticos. Isso não faz deles pessoas iguais!!
Portanto, reproduzir alguém como se fose uma fotocópia de outrém não é possível - os genes podem ser iguais , mas os factores envolventes, desenvolvimentais, são determinantes....
O documento que referiste, Suseste, é bastante profundo e aponta as várias abordagens desta questão. A clonagem para fins terapêuticos, recorrendo a células indiferenciadas que possam depois ser utilizadas para fabricar tecidos ou orgãos humanos é absolutamente fascinante e representa uma resposta a doenças até agora incuráveis. Não creio que esta pesquisa vá parar... e isso pode ser bom.

Como alguém disse, "em ciência, se há possibilidade de realizar uma coisa, ela será feita. A questão é saber quem a fará primeiro"...


ana

Re: Clonagem humana
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de January de 2003 10:40

Pois... pois... Eu teria mais cuidado nestas afirmações, cara Ana. A chamada "clonagem terapêutica" não deixa de colocar problemas graves éticos, por muito "fascinante" que seja... Não é por acaso que há dias alguém sugeria no "New York Times" que se mudasse o nome (para poderem "experimentar" à vontade... Afinal, há uma pergunta que se impõe: trata-se ou não de "provocar" o aparecimento de novos seres humanos que serão usados e destruídos conforme a conveniência?

Bom, voltando à notícia relativa à seita raeliana, acho bem uma visita aos seus sites (já publicados nestes fóruns)... Delirante é o mínimo que se pode dizer... Não menos hilariante é a notícia que a seguir reproduzo, tirada do Público - Última Hora [ [ultimahora.publico.pt] ]. Afinal, podemos estar diante de uma mentira extra-terrestre, digna de George Orwell (cfr. o ataque dos marcianos). Se for mentira, à sra Brigitte só restará montar a vassoura que terá atrás de alguma porta, não lhes parece? ;-)

Citação:
« Anúncio do nascimento de bebés clonados
Líder da seita raelita admite que a clonagem humana pode ser "uma brincadeira"

Por AFP

Os anúncios do nascimento de bebés clonados, sejam eles verdadeiros ou falsos, deram a oportunidade à seita raelita de ser conhecida no mundo inteiro, disse ontem o seu líder, Rael.

Se a cientista francesa Brigitte Boisselier conseguiu clonar um ser humano, "deveria ganhar um prémio Nobel", disse Claude Vorilhon, mais conhecido como Rael, que fundou a seita em 1975.

"Se for mentira, é a mais bela brincadeira da Ciência. De qualquer forma, permitiu levar a nossa mensagem a todo o planeta", acrescentou.

Rael e Boisselier foram recebidos como estrelas pelos fiéis do movimento no Quebeque, Canadá, que realizaram o seu primeiro encontro desde o alegado nascimento de clones humanos. Um facto que os raelitas se recusam a provar, mas que os fez "viver as três semanas mais excitantes da história do movimento", segundo Rael.

Este líder diz ser o último profeta, enviado por extra-terrestres, que criaram, segundo ele, a espécie humana há 25 mil anos em laboratório. »

-------
Cá para mim, a Eva é uma versão beta [Ana, se é menina não pode ser um embuste ;-) ], espero que não venha cheia de "bugs". Realidade virtual ou a realidade sem virtudes?

Alef

Re: Clonagem humana
Escrito por: ana paula (IP registado)
Data: 22 de January de 2003 16:42

Mas, as experimentações já estão a ser feitas....
Ou temos ilusões sobre isso!

Re: Clonagem humana
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de January de 2003 20:52

Quando se fala em clonagem terapêutica não é a mesma coisa que clonagem reprodutiva - a finalidade não é "fabricar "um ser humano cópia de outro. EStamos a falar da clonagem de células e tecidos específicos - clonar tecidos a partir de celulas estaminais de um indivíduo. Vou dar um exemplo - há células estaminais - não indiferenciadas- nos cordões umbilicais. Através de uma simples colheita após o parto - não é preciso fabricar outro ser humano para obter estas células - podemos ter acesso a este material. Hoje já há bancos com milhares e milhares destas celulas. A ideia é e poder fabricar tecidos e orgãos humanos em laboratório - orgãos absolutamente compativeis com o receptor, porque têm o mesmo material genético - pele, ossos, miocardio, tecido nervosos
, etc... Eventualmetnte orgâos humanos! è absolutamente fascinante!
Problemas éticos?
Também os transplantes implicam questões éticas, ou as transfusões, ou a reprodução medicamente assistida, ou os cuidados paliativos a doentes terminais, ou as cirurgias estéticas, ou a dissecação de cadáveres.

Sinceramente, todas as posições que tenho lido e escutado abrem portas para a clonagem com fins terapêuticos. è mais uma esperança para a humanidade.


ana



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.