Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Pai Natal, Menino Jesus ou Reis Magos: afinal quem dá as prendas?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de December de 2002 23:59

Ao ler a notícia Espanhóis preferem pedir presentes aos Reis Magos e não ao Pai Natal, fico com a sensação que os nossos irmãos espanhóis tem alguma razão nesta tradição de troca de prendas. Preferem os Reis Magos, respeitando a tradição religiosa cristã, em detrimento do Pai Natal (sabe-se lá de onde ele veio... talvez de S. Nicolau, embora a sua festa seja a 5 de Dezembro e não a 25).

Os Reis Magos têm a sua presença assegurada desde há muitos anos em qualquer presépio com mais de cinco personagens. O Pai Natal não é muito dado a presépios. Mas com tanta publicidade que nos entra porta dentro pela TV e não só, com um leque enorme de patrocinadores, a começar pela Coca-Cola, como é possível o Pai Natal, não ter mais sucesso que três Reis Magos, ainda para mais com nomes tão pouco comuns: Gaspar, Melchior e Baltasar...

O que podemos fazer para inverter esta tendência?

Assisto na televisão a um programa onde crianças pequenas mostram os seus desenhos sobre o Natal, e vejo que algumas delas não incluem nenhum Menino a nascer. Para estas crianças, o Natal são as prendas, as renas, e o Pai Natal! Ouh! Ouh! Ouh!

Ainda não tenho filhos, e não sei o que farei quando os tiver. Por isso, pergunto a quem já é pai ou mãe: como conjugamos a nossa fé de cristãos com esta quadra natalícia? Alimentamos a tendência comercial do Pai Natal, ou optamos por um Menino Jesus "prendado" que ao nascer já distribui prendas aos meninos e meninas que se portaram bem durante o ano que passou? Ou conseguimos seguir a tradição dos nuestros hermanos, pouco vista no nosso país e adiar o entregar das prendas para o dia de Reis, deixando espaço para que o Natal seja a verdadeira festa de família, e onde o verdadeiro Espírito de Natal não seja ultrapassado pela euforia desenfriada do comércio.

Votos de um Santo Natal, juntos dos que vos são mais queridos.

Luis Gonzaga

Re: Pai Natal, Menino Jesus ou Reis Magos: afinal quem dá as prendas?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de December de 2002 11:30

Não há fórmulas universais para a troca de prendas.

No entanto, o que em minha casa se festeja não é nem o Pai Natal nem os Reis Magos, mas o nascimento de Jesus.

Pelo que a troca de prendas é na noite de 24 para 25 de Dezembro, data em que o nascimento é celebrado.

Após a Missa do Galo quando as crianças já têm idade para ir a essa missa, depois da meia noite antes disso.

Quanto ao Pai Natal entra nesta celebração através de uma ou duas prendas que lá deixa em caso para os mais pequeninos, para celebrar o nascimento de Jesus, atendendo aos pedidos que lhe foram enviados por estes para o email painatal2002@polonorte.org.

Os Reis Magos, esses assistem a tudo isto, do Presépio.

João (JMA)

Re: Pai Natal, Menino Jesus ou Reis Magos: afinal quem dá as prendas?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 28 de December de 2002 23:40

Luis:
Curiosamente a tradição portuguesa atribuia as "prendinhas" ao menino Jesus... Também segundo a tradição portuguesa o centro das comemorações era o presépio e não a árvore de natal.... O Pai Natal não é tipicamente nosso, tem a ver com a globalização económica e com a hegemonia da cultura anglosaxónica... ou das multinacionais, o que vem dar ao mesmo... Tenho um bocado de pena que a tradição do presépio, tão portuguesa e tão simbólica se esteja a perder a favor de árvores plastificadas... Quanto aos Reis magos é uma tradição espanhola...
O que se há-de dizer ás criancinhas também não tem grande importância - a socialização das crianças faz-se mais pelos contextos sociais mais vastos do que através da família... Eu este ano fiquei mesmo triste porque o meu filho mais pequeno me disse, peremptório: ò mãe, o pai natal não existe... tu é que compras as prendas...
Tem Três anos!!!!!!!!!!

Mais do que a história das prendas, é bom as crianças saberem que são especiais e amadas, e que, neste dia, a festa é para elas...porque há dois mil e dois anos nasceu um menino em Belém... O Natal é a festa de anos do menino Jesus!

Boas Festas para todos
ana

Re: Pai Natal, Menino Jesus ou Reis Magos: afinal quem dá as prendas?
Escrito por: António Meira (IP registado)
Data: 09 de January de 2003 19:41


Sobre esta matéria dos presentes de Natal, sempre fez parte da minha cultura a vivência do Natal cristão, pelo que as prendas eram, na minha infância, consideradas como dádivas do céu. No dia de Natal, logo de manhã, as crianças da nossa casa ( e só as crianças ) dirigiam-se excitadas ao sapatinho da chaminé, cada qual em busca da sua prenda ( e não prendas )...
Hoje em dia, em nossa casa continuamos a privilegiar O Natal do Menino Jesus, sendo o presépio o ponto central e fulcral da nossa casa, a par com a árvore de Natal que é um ingrediente indispensável para quem tem crianças pequenas. Quanto às prendas, elas são partilhadas entre os pais e filhos, à meia-noite do dia 24 de Dezembro. Deste modo, podemos concentrar-nos mais na vivência do próprio dia de Natal, já sem a preocupação das prendas...
Julgo, no entanto, que a tradição espanhola da distribuição das prendas na noite dos Reis, permite exactamente que as famílias vivam mais concentradas no espírito do Natal Cristão e só pensem nas prendas nos Reis, atendendo ao significado de que foram os reis a trazer os presentes ao Menino... Não é por ser uma tradição de "nuestros hermanos" que à partida seja desprezível para certas pessoas... Aliás foi maravilhoso ver a chegada dos "Reis Magos" às diferentes cidades de Espanha, no domingo dia 5 de Janeiro, um luxo para quem tem a tv cabo... e ter visto como as famílias espanholas e suas crianças deliravam com este acontecimento!
Tenho pena que os portugueses, em geral, se tenham deixado "colonizar" pela tradição do Pai Natal, barbudo, que não tem qualquer simbolismo a não ser c-o-m-e-r-c-i-a-l... e que está a cair no ridículo.

António Meira
Charneca de Caparica
manos



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.