Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de March de 2006 00:04

Ao recitar a oração do "Pai Nosso" dirigimo-nos a Deus, nosso Pai, dizendo-Lhe que queremos que a Sua vontade se faça.

São palavras que dizemos, mas será que correspondem àquilo que na prática fazemos?

Pensei que poderíamos pensar nos vários aspectos do "Seja feita a Tua vontade" e o que isso significa para cada um de nós.

Vou introduzir o tema utilizando uma biografia de João XXIII e onde estão transcritas afirmações suas. O autor é Paul Dreyfus e editado por "Librairie Artheme Fayard".

Roncalli (futuro Papa joão XXIII) encontra-se, desde há uns anos, na Bulgária como delegado do Papa. Vejamos o que ele escreve a um amigo que está aborrecido por o bispo o ter mudado de posto:

" Pensas que a mim também me agrada ficar aqui tanto tempo na Bulgária? Mas fico de boa vontade, porque essa é a vontade de Deus para mim: fora dessa vontade estaria mal onde quer que fosse, enquanto que, com a vontade de Deus, gozo de uma paz invejável que não trocaria por nenhuma promoção ou pela maior honra do mundo. É uma coisa que Deus gosta muito, a que consiste em sermos levados a fazer coisas diferentes daquelas que pensamos que poderíamos fazer." (p. 82)

Dois anos antes tinha confidenciado a um amigo: "Oh! que vida pobre (...) a de um bispo ou de um padre obrigado a ser apenas um diplomata ou um burocrata". (p. 82)

Será que o nosso único objectivo é fazer o que bem entendemos?
Interessa-me (te) corresponder àquilo que Deus espera de mim (de ti)?

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 13 de March de 2006 14:36

Acho que muitas vezes nos esquecemos do "Seja feita a Tua Vontade". Estamos sempre a refilar, a achar que poderíamos estar melhor noutro sítio.

Mas nada acontece por acaso. Acredito que tudo o que acontece é por que Deus Entende que assim deve ser. Claro, não estou a dizer que Deus gosta que as crianças na guerra morram de fome! O que quero dizer é que os seus desígnios são infundáveis e nem sempre temos de compreender tudo.


Penso que se todos os dias entregássemos a nossa Vida a Ele, enfrentaríamos mais facilmente as coisas más do dia e encararíamos melhor que as coisas boas, por vezes, são demasiado efémeras. Com esta atitude, de certeza, que aprenderíamos muito mais sobre as várias lições que Deus nos Dá todos os dias, mesmo sem nos apercebermos disso.

"Seja feita a Tua Vontade"
Amén

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 14:53

Na oração do «PadreNosso» a expressão
«seja feita a tua vontade»
não significa: «deixa andar ao deus dará»,
mas
«Que sejam cumpridos os mandamentos de YHWH»
para que se cumpram mais rapidamente os Seus propósitos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Cee Jay (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 16:42

Essa citação do então Bispo Roncalli é bem verdade. Quando percebemos que a nossa vida, muitas vezes na simplicidade do dia-a-dia, é uma resposta à vontade Deus, sentimos a paz que ele refere, é por aí que chegamos à tão ambiciada felicidade.

Agora, o que me parece é que para chegar a discernir o que é a vontade de Deus para a minha vida é necessário muito tempo de oração, de partilha, de caminho. Muitas vezes é aqui que eu não tenho a paciência para continuar a procurar a Sua voz no meio de tudo.

Abraços
Cee Jay

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 17:44

[*]Em primeiro lugar podemos consultar a «Palavra de Deus» escrita na Bíblia.
Ela é muito esclarecedora para sabermos qual é a vontade de Deus, para sabermos o que devemos fazer para Lhe agradar.
[*]Em segundo lugar temos a consciência com que Deus nos dotou. Se ainda não tivermos o espírito calejado, Deus fala-nos na nossa consciência com o seu Espírito Santo.
Quanto à oração, a coisa não é assim tão complicada como podemos ver consultando a Bíblia em Romanos cap. 8:
Citação:
É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 20:22

Seja feita a Tua Vontade!

Se alguém está doente, não pensa, será esta a vontade de Deus? Todos pensamos em curar-nos e viver mais e mais...
Ou por exemplo se morre um familiar? Alguém algum dia pensou ou pensa, será esta a vontade de Deus???

Eu sou muito honesta:) na igreja quando todos rezam o Pai Nosso e quando chega o "Seja feita a Tua Vontade" já tenho pedido a Deus, mas não quero nem tristezas nem desgostos:) e vocês???
Agora ao rezarem o Pai Nosso e quando chegarem ao "Seja feita a Tua Vontade" Vão pensar em mim, certo?:-)

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 03 de May de 2006 09:16

Não é mesmo fácil. Acabamos sempre por pedir o que queremos e ficar tristes se as coisas não acontecem como queremos. Quando isso me acontece, penso que foi a Vontade de Deus, mas admito que nem sempre enfrento isso de ânimo leve.
Acho que é dos mandamentos de Deus que nos custa mais aceitar, principalmente quando se trata da morte de alguém ou de uma alguma doença complicada.

Mas isto ao mesmo tempo também me faz lembrar como somos realmente filhos de Deus. Tal como qualquer filho, queremos que o Pai nos faça todas as vontades, mas Ele não o pode fazer, porque, por vezes, dar-nos aquilo que queremos significa que vamos entrar num caminho muito difícil e que nos poderemos perder.


Meu Senhor, ajuda-nos a aceitar a Tua Vontade. Não é fácil, por mais que saibamos que és o Caminho, a Verdade e a Vida.

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de May de 2006 09:57

Seja feita a TUA vontade.
Ora YHWH quer o melhor para nós.
YHWH tem propósitos (planos definidos) para com toda a criação.
Contudo, para que vontade de YHWH seja feita, sem que Deus tenha de destruir a sua criação, supõe ter que esperar.
O mal: (a doença, a pobreza, a injustiça etc.) não faz parte da vontade de Deus, mas é uma consequência de não se fazer a Sua vontade.
Deus criou o homem com o chamado «livre-arbítrio». Mesmo agora, apesar de muito condicionados, ainda temos uma dose de «livre-arbítrio». Se Deus nos obrigasse a todos a cumprir a sua vontade, teria que nos tirar totalmente o «livre-arbítrio» e destruiria a Humanidade, isto é, deixávamos de ser Humanidade e passariamos a ser outros seres (por exemplo, uma espécie de macaquinhos, mais desenvolvidos).
Por isso temos de tomar neste campo duas atitudes.
[list][*]Fazer a nossa parte para que segundo as nossas possibilidades fazermos a vontade de Deus.
[*]Saber esperar até que as coisas tomem o rumo devido no sentido de se fazer a vontade de Deus.[/list]
YHWH (Deus) está constantemente a agir nas pessoas, de modo a fazerem a sua vontade sem ter que lhe tirar o chamado «livre arbítrio».
Deus dá um determinado tempo a toda a Humanidade. Findo esse tempo, vai obrigar os que persistem em desobedecer, mas ficam salvos os que colaboraram com Ele.
Daí, num novo mundo que nos está prometido, haverá felicidade para os tem sido obedientes porque colaboram com YHWH, mas para os outros haverá um cerceamento penoso. Assim:
Citação:

«
Eis que Eu venho em breve e trarei a recompensa para retribuir a cada um conforme as suas obras.»
Vale a pena colaborar com Deus, como também em saber esperar.
O tempo está próximo.
Citação:

20*
O que é testemunha destas coisas diz:
'Sim. Virei brevemente.'»

- Ámen! Vem, Senhor Jesus!

21*A graça do Senhor Jesus esteja com todos vós

E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna. (1ª João 2,25)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 4 vezes. Última edição em 03/05/2006 10:06 por Manuel Pires.

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de May de 2006 12:47

É como;

*Perdoai as Nossas Ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido*
.
Muitos chegam ao fundo da igreja e viram a cara uns aos outros!!! Aquilo já é um hábito e não cumprem com o que prometem durante a missa! Não será um acto de responsabilidade?

Re: Seja feita a Tua vontade
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de May de 2006 18:54

Eu não sou Deus, nem psicólogo, nem juiz para saber ou condenar os actos falhados dos outros.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.