Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A seita da linha
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de March de 2006 13:24

"Quinta-feira, Fevereiro 23, 2006

A seita da linha

Nos últimos anos tem crescido rapidamente um grupo ultraconservador dentro da igreja católica. Uns familiares meus têm a casa repleta de imagens de santos. Ouvem constantemente música religiosa, o terço e vários canticos que eu não sei identificar. Queimam tudo o que lhes aparece à frente.

Desde os livros da Isabel Allende e do Harry Potter (magia), às estátuas de Buda ou vindas das ex-colónias, até mesas indianas. Explicam-me que todos os discos rock contêm mensagens subliminares, o fumo das discotecas contem drogas, os produtos do supermercado Celeiro também. Quando vão a casa de alguém desligam a televisão, essa invasão do demónio, sempre que podem. Frequentam umas missas esquisitas, tipo IURD, onde se realizam exorcismos e onde acontecem regularmente milagres. Não têm a hierarquia da igreja católica em grande conta mas parece-me que esta não se sente incomodada por isso. Dão uma especial importância á virgem de Međugorje, a versão bósnia de Fátima.

Já ouvi alguém referir-se a eles como sendo a seita da Linha. Parece que a zona da linha de Cascais é o epicentro desta revolução. É a nossa pequena Califórnia. Convém notar que algumas das pessoas de que eu estou a falar têm mestrados e doutoramentos, não são propriamente incultas.

Estranho que não se fale mais deste assunto nos blogues religiosos que costumo visitar. Alguém me ajuda a compreender o que se passa? Como é que se chama este grupo? Como é que começou?"

[daprosa.blogspot.com]


Também estou curiosa. ( Embora algumas tendências e moviemntações recentes....)

Re: A seita da linha
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 06 de March de 2006 17:27

Qualquer dia, ainda recomeçam a dizer que o sol gira à volta da Terra...

Weirdos....

Anna

Re: A seita da linha
Escrito por: João (IP registado)
Data: 06 de March de 2006 21:22

Realmente, é de estranhar essas seitas. Desconfio sempre desse tipo de comportamentos. Parece que vêem o mal e o demónio em tudo. Uffaa.....

«Amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós»

Re: A seita da linha
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 00:54

Várias coisas:

1 - não é nenhuma seita. O grupo não tem nome, é uma forma de religiosidade sem dirigentes por trás.

2 - o epicentro em Portugal está a centenas de kilometros de Lisboa. o autor desse blog fala dessa região e dessas pessoas certamente porque as conhece melhor que o povo, na sua grande maioria de classe socio-cultural baixa ou media baixa, que adere a esse fenomeno. Mas não vou dizer aonde está o epicentro que torna alguma desta religiosidade/espiritualidade um bastante estranha.

3 - O Mario Nunes só vem a este forum divulgar mensagens que me parecem menos cristãs que as de Medugorje. Até hoje deparou com uma quase completa indiferença mas por esse mundo fora populam esse tipo de mensagens, de aparições claramente falsas, difundidas sempre ou quase sempre com a discordancia do episcopado. Têm alguma adesão nalguns meios catolicos mas parece-me que em meios mais sincretistas a adesão a mensagens ligadas à espiritualidade delico-doce da nova-era não é tão incipiente.

4 - claramente o autor não conhece bem o fenomeno e mistura varias coisas. As missas "estranhas" que ele relata são as missas do renovamento carismatico nas quais podem ocorrer exageros mas parece-me simplesmente que o autor desconhece verdadeiramente como elas são, fala por ouvir falar e nestas coisas quem conta um conto acrescenta um ponto.

5 - sobre a rejeição de budas (popularmente tambem conhecidos como budas da sorte da sorte), livros e artefactos ligados a superstições varias relembro que para a grande maioria das pessoas instruidas na fé essas coisas são apenas objectos decorativos mas para muitas pessoas têm tambem uma conotação sobrenatural.
Parece-me pois de evitar dar escandalo, ser ocasião de tropeço por coisas tão comezinhas e um cristão caridoso devia evita-las. Ninguem se salva por saber muito, nem ter ter a casa decorada com graça, mas sim por ser caridoso, por amar os outros em Jesus Cristo.

6 - Vêm o demonio em tudo. É talvez o maior erro dessa espiritualidade/religiosidade. Uma crença num poder inusitado do demonio. Consequentemente acreditam na bruxaria (é o poder do demonio). Estranho é que acreditarem pouco no poder de Deus para proteger do poder do demonio. Creio que há neste fenomeno varias influencias umas das quais é a da mentalidade da religiosidade popular protestante. Rejeitar um buda da sorte porque pode enfraquecer a fé de alguém é bom, mas evitar entrar numa casa porque lá têm a imagem de um buda da sorte que terá uma influencia maligna efectiva sobre aqueles que entrarem na casa é uma crença no poder do demonio que me parece roçar a blasfemia (porque diminuem o poder de Deus ao ponto de este ter enormes dificuldades em protege-los do poder do demonio).



Editado 1 vezes. Última edição em 07/03/2006 00:57 por camilo.

Re: A seita da linha
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 01:24

Acho que confundiste sincretistas com integristas.

Mas vejo que também conheces a "seita"....;)

Re: A seita da linha
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 09:38

Ó camilo...

Eu ia oferecer-te o último livro do Harry Potter pelo teu aniversário, mas agora já não o vou fazer... ;D


Bom, agora a sério: acho que essa aversão aos livros do Harry Potter ou a elementos decorativos como Budas ou canas chinesas (também da sorte), ou outra coisa qualquer que leve a superstições...acho um pouco idiota.
Cada um é livre de ler o que bem entende - à luz da sua formação - e não tomar os outros como parvinhos que não saibam distinguir as coisas.
Sou cristã e gosto muito de ler o Harry Potter...e depois? Estamos numa sociedade tão doente, que um pouco de fantasia para relaxarmos de um dia-a-dia perfeitamente louco, me parece uma atitude bastante razoável.


Anna

Re: A seita da linha
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 11:06

embora o harry potter seja mais idnetificado com fantasia que com magia o buda da sorte é por muitas pessoas considerado elemento de magia e não mero elemento decorativo.

Lembro que devemos respeitar o 1º mandamento e respeitar as fragilidades do proximo.

a ler ou reler:

1 Cor 8, 1-13 Sobre as carnes sacrificadas aos idolos. Aplica-se tambem a este caso.

CP, não confundi sincretistas com integristas. Embora não conheça nenhum integrista a não ser de algumas leituras.

conheço este tipo de religiosidade. Algumas pessoas ligadas a ela e bastante da sua literatura. Não as considero seita nenhuma, falta-lhes organização para isso. Mas pelos visto a CP afinal a CP conhece estas pessoas melhor do que eu :D até já me corrigi pormenores sobre elas.

Re: A seita da linha
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 11:31

Nap, não conheço ninguém da seita da linha .

Mas Tu identificaste imediatamente a descrição desses comportamentos com o Movimento Carismático. ( Mas há tantos movimentos etodos tão parecidos que eu pensei logo noutros dois ligados ao integrismo católico e ao ultraconservadorismo..))
Nem sabia que no RC praticavam exorcismos como quem bebe um copo d eágua...
A única referência que ouvi do movimento foi a de um amigo que definiu as missas-espectáculos do RC como a "aeróbica de deus"

Re: A seita da linha
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 12:11

Não praticam exorcismos, mas sim orações pelos doentes e pela cura espiritual e fisica. Como são bastante emotivos nas suas celebrações correm o risco de ocorrer excessos e quem vem de fora pode compreender mal o que eles fazem. Este tipo de religiosidade, que está mais ligado a meios pobres que ricos. Em pessoas com pouca instrução uma oração emotiva por um doente pode parecer um exorcismo.

Mas isto é uma mistura de influencias. Não é o movimento carismatico que torna esta religiosidade mais extravagante. O problema maior vem doutro lado e nada tem a ver com o movimento carismatico mas não me apetece identificar a sua origem.

Eu disse que claramente o autor do blog claramente conhece mal o meio.

Re: A seita da linha
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 17:55

Não me parece, tua descrição, que o renovamente carismático seja esta a seita da linha... EStou mesmo convencida que não é a este movimento que o autor do blogue se refere.
DE qualquer forma, esclareceste alguns pontos mais nebulosos do RC.

Re: A seita da linha
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 23:08

Catolicapraticante,

Não será esse fenómeno um ressurgimento de uma certa religiosidade popular mas nas classes ditas in, apenas porque sim?

Pessoalmente, moro na linha, mas de Sintra, e não conheço tal fenómeno. Bem, eu ultimamente também tenho desligado a televisão mas para ver se não me distraio e se consigo ter mais tempo para o Paroquias.org :-) Não tenho em casa imagens de Buda, mas tenho uns quantos livros sobre Budismo, e alguns deles até os recomendo. Muito bons.

Luís

Re: A seita da linha
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 23:19

Pelo que conheço é um fenomeno ligada às classes mais instruidas e mais favorecidas economicamente. A maior dos que conheço são pobres e pouco instruidos.

Não é nenhum movimento, a organização é nula, tem algumas raizes na religiosidade popular mas tem componentes novas que advem da divulgação de supostas aparições. A literatura não é vendida nas livrarias mas distribuida gratuitamente, mantida atraves de donativos voluntarios, e passa de mão em mão.
Têm uma particular influencia entre membros do renovamento carismatico mas não têm nada a ver com o renovamento carismatico.





Editado 1 vezes. Última edição em 07/03/2006 23:45 por camilo.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.