Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Devagarinho.....
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de March de 2006 13:18

Papa admite possibilidade de dar mais espaço e responsabilidade às mulheres


Bento XVI admitiu ontem a necessidade de “perguntar-se” se no serviço ministerial da Igreja não será possível “oferecer mais espaço e mais posições de responsabilidade às mulheres”.

A Santa Sé apenas hoje publicou a longa intervenção de Bento XVI, que durante duas horas esteve em conversa com os párocos da Diocese de Roma, respondendo a várias perguntas. O somatório das respostas resultou numa das mais extensas intervenções papais destes meses de pontificado, abordando matérias diversas, como os pontificados do século XX, o ecumenismo, a defesa da vida, a pastoral da família, os jovens e a formação dos novos sacerdotes, entre muitos outros.

Respondendo a uma questão levantada por um jovem padre, o Papa abordou a questão da ordenação sacerdotal das mulheres, reiterando que “o ministério sacerdotal do Senhor é, como sabemos, reservado aos homens”. Este é, para Bento XVI, o “ponto decisivo” de qualquer discussão sobre a matéria.

“Todavia – observou – é justo perguntar-se se, no serviço ministerial, apesar do facto de o Sacramento e o carisma serem o único binário em que se realiza a Igreja, não se poderá oferecer mais espaço, mais posições de responsabilidade às mulheres”.

O Pe. Marco Valentini, que interrogou o Papa, pedia um aprofundamento do papel das mulheres no governo da Igreja e insistiu na necessidade de dar um reconhecimento também institucional e não apenas carismático às mulheres.

Bento XVI falou da “dívida de gratidão” que a Igreja tem para com as mulheres e citou os exemplos de Madre Teresa de Calcutá, Santa Catarina, Santa Brígida e Santa Ildegarda, que contribuíram de modo extraordinário para a vida eclesial.

Já na visita de 5 de Fevereiro à paróquia de Santa Ana, o Papa agradeceu às mulheres, "alma da família e da paróquia" e "primeiras portadoras da palavra de Deus no Evangelho".

O Papa lembrou ontem que “a parte carismática distingue-se, claro, da parte ministerial num sentido estrito, mas é já uma verdadeira e profunda participação no governo da Igreja”.

Em 2004, a Congregação para a Doutrina da Fé, presidida pelo então Cardeal Joseph Ratiznger, escreveu uma Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a colaboração do homem e da mulher na Igreja e no mundo.No texto referia-se que “as mulheres desempenham um papel de máxima importância na vida eclesial” e recordava-se “o facto de a ordenação sacerdotal ser exclusivamente reservada aos homens (dado reafirmado pelo Papa João Paulo II na Carta apostólica Ordinatio sacerdotalis de 22 de Maio de 1994, ndr)”, considerando que isso “não impede as mulheres de terem acesso ao coração da vida cristã”.

Fonte: Ecclesia

Re: Devagarinho.....
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 08 de March de 2006 16:02

Ele lá tem de tratar dos velhinhos do vaticano com cuidado, coitados. não os pode assustar.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Devagarinho.....
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 16:07



Pr'a mim esta promessa não passa disso mesmo. As mulheres já fazem e sempre fizeram muita coisa na Igreja e como leigas chegam até a coordenadar vários núcleos.

O problema está no machismo de se impedir que as mulheres exerçam o sacerdócio. Caramba, Jesus deu tanta atenção às mulheres .... Será que a Igreja vai continuar a ter esta atitude que mais do que machista é contra a igualdade tão defendida por Deus?

Já agora pode saber-se por que razão é que o sacerdócio é reservado aos homens?
Se se trata de uma questão de Tradição, então vamos também continuar a ter missas em latim, onde ninguém percebia nada de nada. Sinceramente, já estou farta desta desculpa da Tradição.


Beijos em Cristo

mj

Re: Devagarinho.....
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 10 de March de 2006 04:16

Olá a todos

Tenho andado desaparecida porque tenho tido muitas obrigações para cumprir. Mas sempre que posso vou uma olhada no fórum.

CP sobre este tópico concordo contigo. Não sou muito pessimista em relação ao assunto, ou pelo menos não quero ser.

Há pouco quando li a noticia na Newsletter do paróquias, confesso que fiquei admirada e o que li nas entrelinhas passa por essa dia de devagar devagarinho, uma no cravo outra na ferradura, mas a diplomacia é assim mesmo e portanto não deveríamos ficar assim tão surpreendidos, de algum modo até é coerente. Há contudo um sinal positivo…é o sinal da pressão que o Vaticano começa a sentir, caso contrário aquele comunicado não teria sido divulgado.

Santa Quaresma

Re: Devagarinho.....
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de March de 2006 23:23

A missa em latim nada teve a ver com a Tradição, mas com tradições.

E a Tradição também não serve de desculpa para a recusa do sacerdócio feminino, concordo plenamente.

Mas esta tomada de atitude do Bento XVI é muito importante. A ver vamos...

João (JMA)



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.