Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 17:17

Luis

Os bons cristãos eu chamo os que cumprem os mandamentos da igreja.
Agora uma catequista ir dar catequese e não ir à missa todos os domingos, é boa catequista?

Uma catequista na rua ou no local de trabalho, criticar todos, fazer problemas e a mãe de um aluno, trabalhar com essa catequista. Que achas? O padre não o vai saber?

Uma catequista que ande por aqui e ali a criticar todos, é boa catequista?

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 17:28

Cara Marta
Assim já tenho quem pense como eu!!!!!!!!!!!!!!!Obrigada!!!!


Por isso, indo de encontro à primeira questão que colocas inicialmente ("Um Ministro Eucarístico, uma catequista, um leitor: usando a pílula, fazendo sexo antes do casamento, pode, deve ou não deve exercer estes cargos na igreja?")...
A minha opinião é que NÃO, não deve... Tem tudo a ver com Ser Cristão.
Se conduzo, tenho que obedecer às regras / sinais rodoviários... se sou Católico, e me afirmo como tal, tenho / devo orientar-me pela doutrina e dogmas que a minha confissão religiosa professa. A verdade é que, caso me cinja SÓ ao 'Amor a Deus e ao próximo', não estou a ser Católico... estou a ser Cristão

Re: Um leitor
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 21:48

"A verdade é que, caso me cinja SÓ ao 'Amor a Deus e ao próximo', não estou a ser Católico... estou a ser Cristão"


?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Re: Um leitor
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 22:00

SE assim fosse, seria bem mais difícil eteria muito mais valor ser cristão do que ser católico - se ser católico significa apenas cumprir mei dúziazinha de regras formais e do social (apenas porque não preciso de as infringir e porque parece bem) .

Então prefiro ser cristã ( ou tentar sê-lo) do que andar numa permanente autosatisfação porque "por fora" cumpro "a lei", mas por dentro.....

Quano aos leitores - acho que a principal condição é que saibam ler e que preparem as leituras. Até pode haver muitos leitores que nem usam preservativo mas que leem horrívelmente, sem dicção, sem entoação ou que dão a sensação de que eles próprios não percebem patavina do texto que estão a ler....

Enfim, esta questão, TAL COMO FOI COLOCADA, é um completo disparate.

E essa história do padre usar o que "ouviu" na Confissão para seleccionar quem lê nas homilias ou quem dá catequese, diz tudo sobre a concepção que muitos têm do que é a confissão ....
ESperemos que essa concepção de alguns não corresposnda á prática de outros..,

Re: Um leitor
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 23:15

Marta:


Se a condição para ser leitor fosse um certificado ( médico, presumo) de que casou virgem , ou, sendo solteiro ou padre/ se mantém virgem e nunca , mas nunca mesmo...e, ainda mais, que nunca na vida usou contraceptivos , tenho a certeza absoluta de que não havia leitores nas missas e.. mais grave ainda , ... nem mesmo os padres poderiam ler as leituras no altar....


Re: Um leitor
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 00:09

Marta,

Mea culpa. Pensava em "crismado" e escrevi "baptizado". Seria difícil alguém não ser baptizado e ter bagagem para ser catequista. Digo eu.

Eu não consigo separa assim tão bem o ser-se "Católico" do ser-se "Cristão". O fundamental da doutrina é a mesma, quer para cristãos quer para católicos. A Humanae Vitae não é dogma de fé ou teríamos tido outro cisma há quarenta anos atrás. Não esqueçamos que a maioria dos bispos de todo o mundo contestaram a Humanae Vitae!

É frequente recorrermos a questões da moral sexual para "medirmos a catolicidade" dos crentes. Não me parece correcto. Principalmente, porque estes medidores servem sobretudo para querermos afastar alguém, quando o nosso objectivo deveria ser de acolher. Também porque há outras áreas que o amor ao próximo se revela.

Por exemplo, porque é que a Ana não perguntou se é possível um ministro extraordinário da comunhã, um leitor ou um catequista exercerem estes serviços se não pagarem impostos ou fugirem ao fisco? O Papa João Paulo II afirmou que a evasão fiscal enquadra-se no sétimo mandamento: Não Roubarás. Ou por exemplo, se é possível exercer estes serviços, mas a música que ouvem em casa não é comprada, antes gravada dos CD's dos amigos (pirataria), também contra o sétimo mandamento.

Se queremos encontrar uma medida para julgar os outros, não nos esqueçamos de julgar primeiro a nós próprios.

Luís Gonzaga

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 04:01

Marta

Não ligues, segue o teu caminho, pensas bem, só precisas de encontrar um homem que pense como tu, se ainda és solteira!

Eu quando estou à vontade com um padre, faço perguntas, sou muito curiosa:). Um dia fiz esta pergunta a um padre Canadiano meu amigo. Mas agora as raparigas já não casam virgens? Ele só respondeu com a cabeça, que sim:)))



Re: Um leitor
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 09:30

Bom dia...

Vamos por partes....

Quando digo "...caso me cinja SÓ ao 'Amor a Deus e ao próximo', não estou a ser Católico... estou a ser Cristão", não quero com isto dizer (como a CatólicaPraticante referiu) que "...ser católico significa apenas cumprir mei dúziazinha de regras formais e do social"... mas antes a primeira + a segunda... Bom, não sei se me faço entender...

O que me parece é q, como membro da Igreja Católica, tenho 'regras', as quais são para respeitar... Confesso que me faz uma certa confusão alguém se dizer Católico, e discordar / desrespeitar os dogmas que caracterizam a Fé Católica...

"Não se pode servir a dois senhores..." ...

Quando o Luís diz que "É frequente recorrermos a questões da moral sexual para "medirmos a catolicidade" dos crentes", eu tb discordo deste 'medidor de catolicidade'... mas o que é certo é que sendo Católica, e regendo-me pela doutrina Católica, as coisas são mesmo assim...

Lamentavelmente, à medida que pesquiso, evolúo e cresço na temática da Fé, mais motivos encontro para separar o meu EU "social/pessoal" (onde a minha opinião pessoal muitas das vezes não se coaduna com a doutrina Católica - ordenação de mulheres, contracepção, casamento de sacerdotes, adoração aos santos, etc), e o EU "católico"...

Não quero com isto dizer que o meu Amor em Deus, a minha dependência dEle, a minha intimidade com Ele diminua ou seja enfraquecida com esta 'distinção'... o mesmo já não posso dizer da minha caminhada na Igreja Católica, como 'instituição'..

Daí o "A verdade é que, caso me cinja SÓ ao 'Amor a Deus e ao próximo', não estou a ser Católico... estou a ser Cristão"...


Re: Um leitor
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 09:32

Ó Ana, sou solteira sim...

Fico curiosa em saber como é q o padre teu amigo afirma com tanta clareza q as jovens ainda casam virgens.. Pergunta-lhes?? Ai, ai... :-)

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 15:45

Marta

Então uma rapariga virgem tem algum problema em dizer que é virgem? Presumo que seja uma honra para elas. Eu conheço aqui jovens, que dizem que são virgens e sem problema algum, algumas estudantes universitárias e com 22 e 23 anos! E nem todas são filhas de portugueses.

Re: Um leitor
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 16:30

Amiga marta:

Uma observação rápida - a tal clivagem /separação entre o EU "social/pessoal" (onde a minha opinião pessoal muitas das vezes não se coaduna com a doutrina Católica - ordenação de mulheres, contracepção, casamento de sacerdotes, adoração aos santos, etc), e o EU "católico"... não me parce nem desejável, nem autêntico....

Tem piada que esquizofrenia significa mente dividida... SErá amorla católica esquizofrenizante??

A verdade é que, se vais contra o teu Eu pessoal, a tua interioridade e a tua consciência mais profunda só para te seguires normas formais com as quais não te identificas, e até te podem violentar, não me parece que isso seja ser católico...

Ana.. realmente... Essa da "garantia de virgindade", só com atestado médico.. e mesmo assim, já há himenoplastias... LOL

E não me digam que os padres agora andam a perguntar aos noivos e ás noivas se ainda são virgens... ESta é nova...

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 16:39

CP

Também não sei como os padres conseguem saber:) é porque os noivos têm honra em dizê-lo...lol




Re: Um leitor
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 16:47

ou em mentir...lol

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 16:57

CP

Eu fui a Portugal no verão. Uma sobrinha tinha casado há dois anos. íamos em passeio onde ia essa sobrinha e o marido, lá por aqueles lados da tua zona, sabes? Com conversa sobre os jovens de hoje eu disse; hoje já todos fazem sexo antes do casamento. A minha sobrinha respondeu na frente do marido com tipo de orgulhosa: nem todas!
Quem fala assim, não mente!!!

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 04:19

Onze conselhos para o bom leitor

1. Ler a leitura antes. Se puder ser, em voz alta e várias vezes. Lê-la para entender o seu sentido, e para ver que entoação se deve dar a cada frase, quais são as frases que se devem ressaltar, onde estão os pontos e as vírgulas, em que palavras se poderá tropeçar, etc.
2. Estar preparado e aproximar-se do ambão no momento oportuno, isto é, não quando se está a dizer ou a cantar outra coisa. E procurar não vir de um lugar distante da igreja; se for necessário, deve aproximar-se discretamente, antes do momento de subir.

3. Quando estiver diante do ambão, deve ter em conta a posição do corpo. Não se trata de adoptar posturas rígidas, nem, pelo contrário, ler com as mãos nos bolsos, ou atrás das costas, ou com as pernas cruzadas ...!

4. Colocar-se à distância adequada do microfone para que se oiça bem. Por causa da distância, frequentemente, ouve-se mal. Não começar, portanto, enquanto o microfone não estiver ajustado à sua medida (que deverá ser feito antes: a medida adequada costuma ser a um palmo da boca e na direcção da mesma). E lembrar-se que os estampidos que acontecem ou os ruídos que se fazem diante do microfone são ampliados ...

5. Não começar nunca sem que haja silêncio absoluto e as pessoas estejam realmente atentas.

6. Ler devagar. O principal defeito dos leitores, costuma ser precisamente esse: ler depressa. Se lermos depressa, as pessoas, com algum esforço, poderão conseguir entender-nos, mas aquilo que lemos não entrará no seu interior. Recordemos: este continua a ser o principal defeito.

7. Além de ler devagar, há que manter um tom geral de calma. Há que afastar o estilo do leitor que sobe à pressa, começa a leitura sem olhar as pessoas e, ao acabar, foge ainda mais depressa. Não deve ser assim: deve-se chegar ao ambão, respirar antes de começar a ler, ler fazendo pausas nas vírgulas e fazendo uma respiração completa em cada ponto, fazendo uma pausa no final, antes de dizer "Palavra do Senhor", escutar no ambão a resposta da assembleia e voltar ao lugar. Aprender a ler sem pressa, com aprumo e segurança custa; por isso, é importante fazer os ensaios e provas que forem necessários: é a única maneira!

8. Vocalizar. Ou seja, remarcar cada sílaba, mover os lábios e a boca, não atropelar a leitura. Sem afectação nem teatro, mas recordando que se está “actuando” em público, e que o público tem que captar tudo bem. E uma actuação em público é distinta de uma conversa na rua.

9. Não baixar o tom nos finais de frase. As últimas sílabas de cada frase têm que se ouvir tão bem como todas as restantes. Infelizmente, a tendência é para nestas sílabas se baixar o tom tornando-as ininteligíveis.

10. Procurar ler com a cabeça levantada. O tom de voz será mais alto e, portanto, mais fácil de captar. Se for necessário, deve-se pegar no livro, levantando-o, para não ter que baixar a cabeça.

11. Antes de começar a leitura, olhar a assembleia. No final, dizer "Palavra do Senhor", olhando a assembleia. E, ao longo da leitura, com naturalidade, olhar também de vez em quando. Estas olhadelas, no meio da leitura, não se têm que impor como um propósito, o que seria artificial. Mas se sair naturalmente, poderá ser útil, especialmente nas frases mais relevantes: ajuda a acentuá-las, a criar um clima comunitário, e a ler mais devagar.



Re: Um leitor
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 11:26

Boas dicas, ana... (como vês, ser bom leitor nada que tem a ver com virgindade ou preservativos...)

Já agora, permitam-me que acrescente mais uma... Convém ler várias vezes o texto e preparar convenientemente a leitura com antecedência.

Comprender o sentido do texto, o seu enquadramento histórico/teológico, a mensagem que encerra, pode ser muito importante para que se consiga transmitir melhor o seu sentido através de uma leitura .

Re: Um leitor
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 22:46

Ana,

Penso que já estamos a falar do essencial e a deixar o acessório para outras ocasiões. Esses são onze bons conselhos que todo o bom leitor deve ter presente. O que a Catolicapraticante diz também é importante: conhecer o sentido do texto, sobretudo o contexto histórico do autor e do livro onde o texto se insere.

Um dos onze conselhos que eu salientaria, não que seja mais importante que os outros mas porque às vezes é esquecido é o ponto 10: ler de cabeça levantada. Sempre que leio tento no final das frases olhar para a assembleia, para as pessoas, para que estas sintam que eu estou a ler para elas e não para mim ou para ninguém. É como que um diálogo estivesse a acontecer: eu estou a ler para elas.

Luís

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.