Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de February de 2006 02:16

Um Ministro Eucarístico, uma catequista, um leitor: usando a pílula, fazendo sexo antes do casamento, pode, deve ou não deve exercer estes cargos na igreja?

Como podemos escolher um leitor, só porque lê bem?

Re: Um leitor
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de February de 2006 22:42

Citação:
«Above the pope as an expression
of the binding claim of church authority
stands one's own conscience,
which has to be obeyed first of all,
if need be against the demands of church authority.»


Joseph Ratzinger, 1968

Correndo o risco de ser repetitivo... «Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra!» (Jo 8, 7)

Luís Gonzaga

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de February de 2006 04:13

Luis

Concordo, depende da conciência de cada um.

Uma vez tivemos uma senhora viúva que vivia junta com um senhor divorciado e lia na igreja. Alguém fez uma chamada telefónica ao bispo e lhe disse o que se passava. O bispo chamou o padre a atenção. O padre imediatamente foi a casa da senhora e lhe disse; a senhora não pode ler mais na igreja, eu não conhecia o seu viver...lol

Re: Um leitor
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 28 de February de 2006 04:48

Se olhássemos ao "cadastro" de cada um, nem o Padre lia Evangelho...

Mais a sério... Os catequistas são voluntários, os leitores também. Os ministros extraordinários da comunhão são convidados, só aceitam se quiserem. Portanto, tudo fica à consciência de cada um.

Eu, por acaso, até exerço os 3 cargos, mas não me considero mais do que ninguém, nem sequer mais santo do que os outros. Faço-o porque entendo que é meu dever contribuir para partilhar a minha Fé.

Quanto a ler bem, convém um leitor saber ler para que todos ouçam e entendam. Porque senão as pessoas não vão entender a leitura e acabam por não ouvir a Palavra.

Re: Um leitor
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 00:39

Cara Ana,

Sem querer fazer juízos de valor dessa atitude do padre e do bispo, correu-se o risco da senhora ficar seriamente desapontada com a hierarquia da Igreja, sentir-se discriminada e, em último caso, deixar mesmo de vir à missa. Se uma pessoa não é digna de ler na missa, será digna de participar nela?

No fundo, a cobarde denúncia anónima ainda funciona. Quem sabe se não foi feita por inveja, mas serivu para prejudicar alguém.

Esquecemo-nos que Jesus Cristo escolheu alguém orientar a Igreja, que pouco tempo depois o traíu três vezes. Hoje, muitos pretendem que a Igreja seja apenas um grupo dos justos, dos que não pecam, dos que se casam em "primeira mão", etc...

Citação:
Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me!» E ele levantou-se e seguiu-o.
Encontrando-se Jesus à mesa em sua casa, numerosos cobradores de impostos e outros pecadores vieram e sentaram-se com Ele e seus discípulos.
Os fariseus, vendo isto, diziam aos discípulos: «Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?»
Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»

Mt 9, 9-13 (também Mc 2, 13-17 ou Lc 5, 27-31)

Re: Um leitor
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 00:43

Caro Rui B,

Ler bem, ter boa dicção e preparar antecipadamente as leituras são requisitos para se ser leitor. Infelizmente nem sempre isso acontece. Assisti mais que uma vez à chegada do leitor à missa, cinco minutos antes desta começar, dirigir-se ao ambão à procura do leccionário, para preparar a leitura, literalmente, em cima do joelho.

Na paróquia aonde ultimamente tenho ido a coisa não tem sido melhor. Creio que é a missa dos jovens ou da comunidade juvenil, e penso que por isso os leitores são jovens da comunidade. Assiste-se a uma corrida a dois entre os leitores da primeira e da segunda leitura. Qual deles consegue ler mais rápido (e sem se perceber quase nada)... Felizmente, tenho lido as leituras antes de ir à missa, pelo que não perco tudo, mas é pena que assim seja.

Luís Gonzaga

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 04:03

Luis

Aqui não há chamadas anónimas. A diocese ou o sr. bispo sabe ou soube quem foi que telefonou, só que não disse. Essa pessoa nunca deixou de ir à missa. Presumo que aceitou!

Re: Um leitor
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 12:43



Acho essa situação horrível!

De facto, quem não tem pecados que atire a primeira pedra. Esse "denunciador" faz-me lembrar os fariseus que olhavam, na sua maioria, para os outros como pecadores inferiores a eles e que jamais iriam ser salvos.

Quem somos nós para julgarmos?


Re: Um leitor
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 13:08

Concordo com tudo o que foi dito até agora...

Por um lado, Deus É Amor, É Perdão ('Quem não tem pecados que atire a primeira pedra'); por outro lado, assistimos a certas restrições (não consigo arranjar um termo mais apropriado) determinadas por limitações (quase) impostas pela Igreja Católica.

Fica um outro exemplo desta antinomia que por vezes parece haver na relação 'Deus / Igreja': na minha paróquia cerca de 6 catequistas foram 'suspensas' das suas actividades por não terem celebrado o sacramento da Confirmação.

Por um lado, não celebraram o sacramento porque o mesmo não era lá celebrado há vários anos (nunca por resistência ou negação); por outro lado, haviam feito o curso de iniciação de catequistas, e viviam a missão de fazer Catequese com fé e entusiasmo. Com a entrada do novo pároco, este convidou-as a 'suspender' funções até terem a sua situação 'regularizada'... mesmo perante o testemunho do restante grupo de catequistas no que tocava à vivência destas Catequistas pela Catequese.... mesmo perante a (comum) falta de Catequistas, onde existem grupos com mais de 20 crianças / adolescentes...

Mas voltando ao caso concreto que a Ana colocou, de facto não podemos julgar ninguém... mas também a posição do sr. bispo não me parece que pudesse ser outra.. .

Re: Um leitor
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 14:10

Cara Marta,

Decerto que na tua paróquia não há falta de catequistas, pois só assim se explica que o paróco se tenha dado ao lucho de suspender meia dúzia. Embora compreenda que todos os catequistas devam ter o sacramento da Confirmação, o facto de não o terem não vejo que seja impedimento para serem catequistas, sobretudo, quando provavelmente é vontade deles terem o sacramento só que o mesmo não é celebrado nessa paróquia há algum tempo como dizes.

Fiz uma breve pesquisa no Directório Geral da Catequese e não encontrei nada que o justifique. Fico curioso para saber se existem fundamento para tal decisão do paróco.

Luís Gonzaga

Re: Um leitor
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 14:29

Caro Luís,

A verdade é que há catequistas que assumiram dois grupos, em dois horários diferentes, de forma a colmatar a tal falta de catequistas. E, reitero, há grupos com mais de duas dezenas de crianças. São 25 catequistas (incluindo auxiliares) para 10 anos de catequese, num total de mais de 300 catequizandos!

A procura no DGC eu tb a fiz... aliás, ainda há umas semanas atrás retomei este assunto com o pároco... Bom, a conversa teve um desfecho inconclusivo... a posição é a mesma: não há Catequistas sem Crisma!

Ou seja, dum lado a vocação, do outro, a regra... dum lado a Catequese, do outro, a Doutrina... dum lado a prática, do outro, a teoria... sempre esta distinção, quando o que faz falta é um complemento de ambas as parcelas...


Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 14:58

Marta e Luis

Se os padres e bispos não forem exigentes, que igreja vamos ter?
Vamos fazer tudo com a ideia que Deus nos vai perdoar?

Está aqui uma jovem que uma vez disse-me; eu respondo a todos, dou-me bem com isso:) depois peço desculpa!

Confessionário entra aqui:)

Re: Um leitor
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 15:16


Está bem, Ana! Mas, a pessoa que não tem o crisma, não está a cometer nenhum pecado.

Na minha paróquia quem ainda não tem o Crisma, fica como auxiliar de outro catequista. Não era caso para se suspender a actividade destas catequistas, que ainda por cima eram bastante empenhadas e não tinham recebido este sacramento por motivos relacionados com a paróquia delas.

Para mim, é bem pior quem é catequista e não dá grande atenção às crianças ou adolescentes. E se há por aí alguns. Os sacramentos são importantes, mas se não forem acompanhados de boas obras ...





Re: Um leitor
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 15:25

Cara Marta:

Não me parece que exista propriamente uma justificação...a não ser que exista na tua paróquia um "superavit " de catequistas, o que não parece ser o caso... Tanto mais que eram catequistas com formação e motivação...

Faz sentido que se faça essa exigÊncia para os catequistas do Crisma .... SE estão reposnsáveis por essa formação específica, é natural que tenhm aesse Sacramento...mas para os restantes anos, não vejo que exista justificação..

Concordo com a Maria João - parece-me bem mais grave um catequista que não dá atenção ás crianças ou que não tem mesmo capacidade nenhuma para lidar com os miúdos do que um catequista sem crisma.. E parece-me ainda mais grave haver grupos de catequese com mais de vinte crianças e dispensar catequietas por questões ...formais...

Mas porque é que relativamente ás questões da organização da catequese só o padre é que resolve???




Re: Um leitor
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 15:54

Cara CatólicaPraticante,

nas questões de Catequese não é SÓ o padre que resolve... mas a última palavra é dele, convenhamos...

Re: Um leitor
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 16:17

Caros amigos/as

Os padres, que são padres, sabem o que fazem, eles ouvem opiniões de todos...

Eles sabem escolher as pessoas para os ajudarem na igreja. Se esse padre, escolheu as catequitas é porque ele soube de algo mais.
É porque ele ficou com os bons cristãos e excluiu os menos cristãos. Os padres a maioria deles são sábios! Ouvem muito na confissão:)))

Re: Um leitor
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 16:37

Marta,

Dizes que «a posição é a mesma: não há Catequistas sem Crisma!» e tal como eu também não encontraste nada no DGC. Nesse caso, não estaremos perante uma teimosia do padre, ou existe alguma coisa que impeça alguém não crismado possa ser catequista?

Se, como dizes, a única razão para esses catequistas não serem baptizados é o facto de há algum tempo não haver crismas na paróquia, parece-me de todo imprudente e um contra-senso suspenderem-se os catequistas.

Há alguém que possa ajudar com argumentos concretos?

Luís Gonzaga

Re: Um leitor
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 16:42

Ana,

Perguntas «Vamos fazer tudo com a ideia que Deus nos vai perdoar?» e eu respondo-te que sim. Acreditas que a salvação depende de ti própria e que mereces a salvação pelas tuas obras ou pela tua fé?

Já agora, quando dizes É porque ele ficou com os bons cristãos e excluiu os menos cristãos., podes-me dizer como distigues os "bons cristãos" dos "menos cristãos"? Será por mero "currículo" sacramental?

No exemplo que a Marta deu, apenas se referiu ao facto destes não serem crismados. É só disso que estamos a falar.

Luís

Re: Um leitor
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 16:55

Caro Luís,

>>>> Se, como dizes, a única razão para esses catequistas não serem baptizados... >>>

Crismados :-) (re-baptizados)


Bom, a ver vamos...


Cara Ana,

o Luís 'passou-me a perna'... ia precisamente levantar as questões que ele faz...

E sim, o único motivo dado pelo pároco para esta atitude restringe-se ao facto de as catequistas não terem feito o Crisma... nada mais... aliás, tomou esta atitude 1 mês depois de ter assumido a paróquia, a semelhança do que havia feito na outra paróquia q tb serve...

Claro que este verdadeiro 'case-study' não deve ser encarado à rebeldia, mas antes como mais um factor de aprendizagem... Para mim, quanto mais não fosse, 'serviu' para me familiarizar com o DGC e para aprofundar mais ainda os meus conhecimentos teológicos quanto à a origem, significado e propósito dos Sacramentos, de uma forma particular do sacramento do Crisma.... :-)

marta

PS - Temo que a linha que este tópico assumiu esteja a fugir um pouco ao repto inicial lançado pela Ana... Desculpa, Ana ;-)

Re: Um leitor
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 17:17

Por isso, indo de encontro à primeira questão que colocas inicialmente ("Um Ministro Eucarístico, uma catequista, um leitor: usando a pílula, fazendo sexo antes do casamento, pode, deve ou não deve exercer estes cargos na igreja?")...
A minha opinião é que NÃO, não deve... Tem tudo a ver com Ser Cristão.
Se conduzo, tenho que obedecer às regras / sinais rodoviários... se sou Católico, e me afirmo como tal, tenho / devo orientar-me pela doutrina e dogmas que a minha confissão religiosa professa. A verdade é que, caso me cinja SÓ ao 'Amor a Deus e ao próximo', não estou a ser Católico... estou a ser Cristão...

Segunda questão: "Como podemos escolher um leitor, só porque lê bem?"... Como o Rui e o Luís disseram, será preciso ler bem, de facto, com uma boa dicção, e, adicionalmente, haver uma preparação prévia... em todos os sentidos... É fundamental dizer cada palavra, transmitir cada pontuação com clareza, mas também entender a Palavra que está a ser transmitida...
Ah!, já agora: viver essa Palavra também ajuda... ninguém dá aquilo que não tem... se eu conheço, se eu vivo, se eu experimento 'aquilo' que denuncio, a minha leitura tornar-se-à sem dúvida mais verídica, perceptível... quase diria 'convincente'...

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.