Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O que é para si uma família?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de February de 2006 15:33

O que é para si uma família?

Huguenote: aproveitei as tuas palavras para fazer um novo tópico!:)

Re: O que é para si uma família?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 18:54

Para mim uma família é aquilo que nunca tive.
Pai, morreu, tinha eu 3,5 anos, depois de estar paralítico 1,5 anos.
Mãe, morreu: eu tinha 21 anos, quando fui para a tropa.
(e paro por aqui, para não ser muito maçador ... ... ... )

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 19/05/2006 18:55 por Manuel Pires.

Re: O que é para si uma família?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 20:46

Para mim, a família é uma comunidade de pessoas unidas por relações de amor e laços de sangue.

Luís

Re: O que é para si uma família?
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 23:29

Bom, tal como a maioria das palavras, julgo que esta não terá um único significado.

Não vou ser eu a levar a discussão para onde seria talvez expectável que levasse, porque a palavra família traz consigo um simbolismo muito forte.

Quanto ao que o Luís disse, discordo. Pai, mãe (vêm como estou benigno?) com filhos adoptados são uma família. Aliás, é parcialmente a ideia que temos da sagrada família (certa ou errada, discutível ou não). São José aparece na figura de pai adoptivo.

Re: O que é para si uma família?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de May de 2006 23:41

Tens razão Zé. No caso de adopção de crianças, não é por não haver laços de sangue que não os considero família. Esqueci-me desse caso.

O que quis salientar (mas pelos vistos não consegui) é que família não são apenas laços de sangue. Se não há amor, isso, para mim, não é família.

Luís

Re: O que é para si uma família?
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 00:08

Não te tinha entendido bem, então, Luís. :)
Mea culpa!

Concordo que esse é o ideal. Que haja amor. Infelizmente, penso que se pode falar de outras famílias em que não há amor. A minha definição de família é muito abrangente (mas claro, uma definição é ao gosto de quem a usa). Agora a família de que falas, Luís, é de facto uma preciosidade a defender.

Re: O que é para si uma família?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de May de 2006 15:50

A mim agrada-me a unidade tribal. Assim quando uma criança tem a falta de um ou dos dois pais e do seu amor, os membros restantes da tribo preenchem essa falta.
Eu fiquei órfão de pai aos 3,5 anos e não tive ninguém que preenchesse esse vasio. Tive sim uma especial protecção de Deus para que o meu futuro não fosse uma calamidade total, mas senti uma total falta de protecção da sociedade em que estive fisicamente integrado. Aos 21 anos, com a morte de minha mãe, tive a sensação quer fui atirado às feras da terra. Quanto ao «amor» nem me atrevo a dizer nada.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que é para si uma família?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 04:06

Eu sempre pedi a Deus que me deixasse viver com os meus pais até casar. E assim aconteceu. Ainda tive o prazer de os ter por muito mais tempo.

Uma sobrinha, que casou com um sobrinho, mas considero sobrinha diz o mesmo que tu Manuel. Ela chorava quando via uma amiga com o pai. E dizia Senhor, porque me levaste o meu pai? Queria ter o meu pai! Esta não se lembra do pai, morreu quando tinha 2 anos e meio.
Não importa a idade que temos quando ele desaparece do Mundo, sentimos sempre a falta dele!

Mas ninguém é eterno.

Re: O que é para si uma família?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 09:39

Mas também é verdade que a sociedade dita cristã não está verdadeiramente organizada de forma a eliminar este tipo de carências. Pelo contrário, até as acentua. Enfim a família é apenas um acidente, embora haja algumas pessoas que tenham sido bem-aventuradas neste sentido.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.