Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 16 de February de 2006 10:54

Ontem tive a falar com uma amiga não católica e um pouco contra a Igreja e deu-me esta noticia... eu quando a li...nem queria acreditar... Concordam com esta tomada de posição?!Será correcta?

O ESTATUTO do Santuário de Fátima vai ser alterado no próximo mês de Abril pela Conferência Episcopal, apurou o EXPRESSO junto de fontes eclesiásticas.

A iniciativa resulta de uma imposição vinda directamente do Vaticano, que pretende, desta forma, introduzir uma «maior vigilância teológica» e restringir o santuário ao culto exclusivo de católicos. A Santa Sé poderá mesmo nomear um representante permanente do Vaticano na gestão corrente de Fátima - à semelhança do que já acontece com os santuários italianos. Recorde-se que, nos últimos anos, o santuário recebeu a visita de uma conferência ecuménica, assim como de um grupo de hindus e do próprio Dalai Lama, que rezou junto da Capelinha das Aparições. As visitas foram autorizadas pelo reitor de Fátima, que até agora tinha plenos poderes na gestão pastoral e administrativa do santuário, e motivou diversos pedidos de esclarecimento por parte das autoridades de Roma.

Fátima, que, em 2004, gerou 19 milhões de euros de lucros, passará a ser gerida por um conselho de administração que integrará quatro bispos: os arcebispos de Braga, Évora e Lisboa, assim como o prelado de Leiria-Fátima.

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: (IP registado)
Data: 16 de February de 2006 12:49

Penso que esta "estória" já foi desmentida. :)

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 16 de February de 2006 23:30

Não ouvi falar do desmentido.
Sabem, a mim não me choca nada.

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 20 de February de 2006 14:21


A mim choca-me. Então, Fátima é só dos católicos? Aliás, Maria é só Mãe dos Católicos?
Onde é que fica o diálogo ecuménico?

Jesus alertou tanto para o elitismo dos fariseus que não levava a lado nenhum e que era contra a Palavra de Deus ...

Não percebo.


mj

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 21 de February de 2006 18:05

Roma ainda não percebeu que o seu papel é o de chamar à reunião e não o de anatematizar. Felizmente fui baptizado numa Igreja onde o Sumo Pontífice é Jesus Cristo e não o Papa. De outro modo há muito que teria mandado Roma para baixo de Braga. É que, há demasiado séculos, acontece que Roma e a Inquisição são unha e carne. A isto é que se chama colonialismo: A Inquisição coloniza Roma. Roma coloniza a Inquisição e juntos procuram colonizar a consciência dos incautos. De qualquer modo temos de ter paciência. Pode ser que os romanos aprendam alguma coisa, a olhar para as coisas simples. Um dia vi uma indiana, provavelmente hindu, a dar de comer às pombas, no adro de uma Igreja. Pensei, na altura, que algo misterioso a levava a fazer aquilo. De facto não havia polícias da religião à paisana por perto.

*=?.0

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 00:54

Será correcto Meca ser só dos muçulmanos?

Se os hindus não acreditam em Cristo nem na mensagem das aparições de Fatima para que vem a Fatima rezar a Shiva, ou a Vishnu ou a Brahma?

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 01:02

E se vierem, que mal pode ter?

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 01:14

Sincretismo e relativismo religioso.

Parece presupor que a maior parte dos cristãos têm uma grande formação teologica e uma fé muito esclarecida e muito firme.

Muitos têm mas muito outros não têm.
Ao verem alguem rezar a Shiva no santuario de Fatima porque não começar tambem a orar a Shiva? E porque não a Iemanjá?

Relativismo religioso que está fora da mensagem cristã.

Não devemos confundir o ecumenismo com outros cristãos, a convivencia cordial com os crentes em deuses vários, com o relativismo religioso que é uma antecamera do agnosticismo.

Aliás esse relativismo religioso parece-me muito pouco cristão. Relembro aquilo que S. Paulo disse sobre as carnes oferecidas aos idolos:

1*Acerca das carnes imoladas aos ídolos, sabemos que todos já estamos instruídos. A ciência incha, mas a caridade edifica. 2Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe como deveria saber. 3*Mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido por Deus.
4*Portanto, quanto ao consumo de carnes imoladas aos ídolos, sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e que não há outro deus a não ser o Deus único. 5Pois, embora haja pretensos deuses, quer no céu quer na terra - e há muitos deuses e muitos senhores - 6para nós, contudo, um só é Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem nós somos, e um só é o Senhor Jesus Cristo, por meio do qual tudo existe e mediante o qual nós existimos.
7*Mas nem todos têm esta ciência. Alguns, acostumados até há pouco ao culto dos ídolos, comem a carne como se fosse um verdadeiro sacrifício aos ídolos, e a sua consciência, fraca como é, fica manchada. 8Ora, não será certamente um alimento que nos aproximará de Deus! Porque nem perdemos nada, se não comermos, nem lucramos, se comermos.
9*Mas, tomai cuidado, que essa vossa liberdade não venha a ser ocasião de queda para os fracos. 10Se alguém te vê a ti, que tens a ciência, sentado à mesa num templo dos ídolos, não poderá ele, por fraqueza de consciência, ser levado a comer carnes imoladas aos ídolos? 11E assim, pela tua ciência, vai perder-se quem é fraco, um irmão pelo qual Cristo morreu. 12Pecando contra os próprios irmãos e ferindo a consciência deles que é débil, é contra Cristo que pecais. 13Por isso, se um alimento for motivo de queda para o meu irmão, nunca mais voltarei a comer carne, para não causar a queda do meu irmão.



O mesmo vale para este caso. Muitos vendo o Dalai Lama, considerado pelos budistas um buda reencarnado, a rezar em Fatima podem começar a crer na reencarnação, a crer no budismo, a criar sincretismos.

Não preciso de relembrar o primeiro mandamento?



Editado 2 vezes. Última edição em 22/02/2006 01:15 por camilo.

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 01:26

Ah pois, mas esse é que é o problema: a formação dos cristãos, que muitas vezes é pior que má, e todos temos responsabilidades nisso... Mas, caro Camilo, queres coisa mais sincretista e menos 'educada' do que muita da religiosidade que se vive em Fátima, entre as promessas do 'do ut des', às quase mutilações, da penitência mais lúgubre à mezinha, à velinha ou ao ex-voto com tão pouco significado católico...

Não deixas de ter razão: acontece que muito do que se passa coniventemente no santuário me parece já, na minha humilde opinião, muito pouco cristão. Em vista disso, até acho muito mais pedagógica e catequética a ida do Dalai Lama. De resto, a tua argumentação aplica-se ipsis uerbis às Jornadas de Assis.

Abraço fraterno.

Miguel


Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 22 de February de 2006 09:04



Tudo bem que não devemos adorar deuses, mas apenas a Deus, mas isso não significa que tenhamos de restringir o santuário apenas ao culto católico. Só se a notícia não está lá muito correcta... Não sei. Afinal, não são só os católicos que acreditam num só Deus e que veneram Maria.

Agora, também acho que o Vaticano devia ter mais cuidado com certos cultos que se prestam em Fátima. Maria é exemplo extraordinário, mas devemos adorar apenas a DEus como manda o primeiro mandamento. Quantas pessoas adoram a Maria, em vez de a venerarem? E não é só em Fátima, como é lógico. Acho que a Igreja não tem feito nada para evitar esta adoração. E quem fala de Maria, fala também de santos. Quantas pessoas se esquecem de DEus e só se lembram dos santos? Com todo o devido respeito por Maria e pelos santos, mas eles sem Deus não fazem nada. Acho que a Igreja devia ser mais clara nisto. É verdade que o diz na catequese, mas e quem não tem catequese? Por que razão não alerta as pessoas nas missas?

Ainda no outro dia estava a falar com uma colega que me dizia que gostava muito de Nossa Senhora e eu disse-lhe que, pessoalmente, sou uma "apaixonada" por Jesus Cristo - como diz o meu sobrinho pequenino - . Quando lhe disse que Maria sem Jesus não pode fazer nada - lembram-se das bodas de Canã em que Maria pede para seguirem o seu Filho -, ela ficou muito admirada. E não é o único caso. Conheço imensos católicos que não sabem isto.

Devo esclarecer que não tenho nada contra Maria e os santos. Simplesmente, eles só podem interceder por nós. Deus é que pode tudo. Deus é que faz os milagres. Lá está "...rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!.


mjg

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 08:28

Tal com Jesus, Maria não escreveu nada. Deixaram-nos o exemplo, para que sigamos os seus passos de fidelidade, amor e humildade. Portanto, acho que o catolicismo deve manter um carácter público nos seus grandes espaços, porque as virtudes não têm fronteiras, mas são para anunciar aos quatro ventos.

*=?.0

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 15:46

Camilo

Eu posso ir visitar um Templo do Buda e não me dizer nada. Apenas para ver...é bom ver coisas diferentes e ver no que os outros acreditam...

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de February de 2006 16:34

Sim, mas um sacerdote catolico não vai celebrar missa a um templo budista e muito menos um cristão deve ir orar a um templo budista.

Podes ir para ver mas não me parece aceitavel que um cristão se ponha a orar num templo a Shiva e muito menos que um Bispo aí celebre missa. Outros cristãos menos preparados verão nessa oração e nessa eucaristia uma adoração ao deus shiva.
Primeiro mandamento, não adorarás outros deuses. Podes estar a orar Jesus dentro de um templo budista mas quem te vê não pensará isso.

parece-me errado aplicar o mesmo raciocinio aos encontros de Assis. Penso que em Assis não realizaram cerimonias budistas, islamicas ou hinduistas dentro de igrejas.

Os encontros de Assis pretendem transmitir a mensagem de que as diferentes religiões não são motivos para discordia e conflitos, que podem conviver em harmonia e serem motivo de paz.

Os leigos, principalmente a grande maioria dos leigos com pouca formação não corre o grande risco de ver no encontro de Assis uma manifestação de sincretismo ou de relativismo religioso.
Os cristãos que estão atentos aos encontros de Assis são geralmente melhor preparados.
Não estive muito atento aos pormenores do encontro mas creio que as actividades desse encontro foram devidamente preparadas para evitar mal-entendidos que podessem levar a ver nelas sincretismos ou orações a deuses estranhos.

rmcf, não sou tão pessimista em relação à religiosidade popular que se vive em Fatima. Aliás sou bastante critico daqueles que tendo formação religiosa e religiosidade intelectualizada pretendem abafar a religiosidade popular de forma precipitada. Acho que há nisso um julgamento dessa religiosidade que pode ser originado por um mau conhecimento da mesma. Há praticas que a pessoas mais formadas podem parecer estranhas mas não é tambem a liturgia GESTO?
O acender uma vela em Fatima parece-lhe uma pratica pouco catolica. E as 4 velas do Advento? E os gesto e rituais liturgicos?
O ex-voto tanto pode ser uma pratica pouco cristã como ser um testemunho de fé. O mesmo vale para as procissões das festas religiosas.
Muitos gestos em Fatima tanto podem ter um genuino significado religioso bem interiorizado, vivido e compreendido como serem praticados de forma desvirtuada, quase magica.

A quase repressão que algumas pessoas mais instruidas na fé pretendem fazer à religiosidade popular parece-me muito pouco prudente e até, admitindo poder estar errado, resultante de um mau conhecimento dessa religiosidade e das pessoas que a praticam. Não me parece que a solução seja a repressão, a tentativa de eliminação dessas praticas mas sim a purificação, esclarecer as pessoas do sentido profundo que essas praticas deviam tomar. Tanto mais que muitas vezes essas devoções populares, de um povo que ora muito com o corpo (mas tambem na Missa se ora com o corpo), tanto podem ser feitas com um espirito religioso esclarecido, um testemunho de fé sincero, como estarem proximas da religião comercial 'do ut des'... se bem que a religião comercial 'do ut des' muitas vezes tambem pode ser resultante de uma procura, de uma interrogação sobre o que Deus quer de mim?
Nesses casos melhor do que apagar a mecha que ainda fumega parece-me melhor aproveitar o facto de ainda fumegar para atiçar a fé e aprofunda-la, orienta-la.

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de February de 2006 22:02

Posso não concordar com a notícia, mas o Camilo tirou-me as palavras da boca: «Será correcto Meca ser só dos muçulmanos?».

Se um muçulmano, um hindú, um budista, um ateu ou quem quer que seja quiser visitar o santuário de Fátima, ninguém o impede. O que lhe impedem é de fazer cerimónias que não estejam de acordo com a doutrina católica visto este ser um santuário católico.

Se eu, como cristão quiser entrar em Meca, não posso. Não me deixam. E contra isto, alguém se questiona?

Se eu quiser entrar num templo Mórmon (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) também não me deixam entrar. Todavia, deixamos entrar os Mórmons no santuário de Fátima.

Já estive no templo Hindú em Lisboa, e fui muito bem recebido. Participei na cerimónia de Domingo e não foi por isso que a minha fé se questionou. Respeitei a fé deles, como eles respeitaram a minha. Embora eles não saibam, acreditamos no mesmo Deus. Eu acredito num Deus único. Não existe outro senão Deus. Se eles também acreditam em Deus, então só poderemos estara falar do mesmo... não há outro. Depois, eles não têm assim tantos "deuses" e imagens, são um pouco menos que as inúmeras "Nossas Senhoras".

Luís Gonzaga


Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 00:01

L.G.

No dia em que meu pai foi operado a um cancro, no Hospital de S. José, enquanto esperava pelo fim da intervenção circurgica fui até à capelinha de Nossa Senhora da Saúde... Participei na Santa Missa.
Naqueles dias havia festa e comprei uma fotografia com a referida imagem.
Sabes, o meu pai morreu passado mês e meio.
Conservo essa fotografia, que tem uma oração e nela escrevi, depois de o meu pai ter morrido: a data e o acontecimento.

Há nessa fotografia uma oração em que se pede saúde em vários campos...
Eu, não a Nossa Senhora, precisava de ver aquilo escrito: mais do que pedir que a sua vida fosse longa era importante que a eternidade fosse o Céu ( e na oração, aí impressa, falava-se de ambas).

O povo (eu sou do povo) gosta de falar sempre com a mesma Senhora ( a Virgem Maria), mas, invocando-a de vários modos, conforme as circunstâncias e a mensagem que está associada a essa invocação.

O povo arranjou muitas invocações e isto manifesta o modo como se fala com quem se ama. Temos todos experiência que não dizemos sempre as mesmas coisas, do mesmo modo, a quem amamos.

Não é que haja muitas Nossas Senhoras. Há só uma, mas como é importante para os seres humanos utilizar, a respeito da mesma pessoa humana---a Virgem Maria-- vários modos de a designar.

Acho que o povo, eu, tu e os outros temos direito a que não "brinquem" com as convicções de cada um. E para mim é brincar quando se diz, como tu o dizes( passo a citar-te):"Depois, eles não têm assim tantos "deuses" e imagens, são um pouco menos que as inúmeras "Nossas Senhoras"" .

Não digas que fugi ao tópico. Eu penso que tu fugiste, "com aquilo que eu acho, ser uma piada de mau gosto". Admito que o gosto não se discute, mas...
Com o que contei pretendo apenas dizer-te que não tenho "deusas" e que gosto de ver as distintas invocações de Nossa Senhora (única).

A propósito da sugestão que dás de abrir novos tópicos, concordo contigo, mas se reparares, nem sempre isso é tão linear... Por exemplo agora: ´" tu lanças uma boca" , neste tópico e eu...estava impedida de responder... Achas que estaria correcto?

Quanto a Fátima: conheço pessoas da Igreja Evangélica que vão ao Santuário de Fátima. Mas tenho bastante família da Igreja Evangélica para quem seria uma provocação falar-lhes de me acompanharem ao santuário. Olha, um primo meu está a preparar-se para pastor da sua igreja. O meu pai disponibilizou-se a ser o responsável pela reconstrução de "uma casa de oração". Trabalhou também, activamente, na construção da igreja da minha terra.

Vivo assim, acho que não tenho palas nos olhos... Mas acho que há manifestações que não devem existir em Fátima. Era como pretender brincar ao carnaval, na Assembleia da República.. .
Isto do carnaval..está tão próximo. Divertiram-se? Espero que sim.

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 00:56

tou com muita falta de tempo mas aproveito para dizer que não há um hinduismo mas sim muitos.

Existe uma grande variedade religiosa dentro do hinduismo, a que o Luis Gonzava referiu é uma delas.

uma coisa é permitir que outros cristãos usem o santuario de Fatima, os ortodoxos em termos doutrinais não me parecem que causem embaraços de maior nesse campo, outra é permitir o seu uso por religiões não cristãs.

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 03 de March de 2006 16:35

A verdade é que os católicos não são bem vindos a Meca. Porque temos de acolher esses todos?

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 04 de March de 2006 14:16

Porque és cristão!Cristo não andou se afastou de todos!O amor é universal!

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 08 de March de 2006 16:07

Entretanto perseguem os cristãos. E matam. Encendeiam igrejas.
Nã, não os gramo.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: será correcto Fátima ser só exclusivo de católicos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de March de 2006 23:02

Citação:
«Digo-vos, porém, a vós que me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos amaldiçoam, rezai pelos que vos caluniam. A quem te bater numa das faces, oferece-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, não impeças de levar também a túnica. Dá a todo aquele que te pede e, a quem se apoderar do que é teu, não lho reclames. O que quiserdes que os outros vos façam, fazei-lho vós também.
Se amais os que vos amam, que agradecimento mereceis? Os pecadores também amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto.
Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então, a vossa recompensa será grande e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.»

Lc 6, 27-35

Podemos não gostar, mas o que Jesus Cristo nos diz nos Evangelhos é bastante claro.

Luís Gonzaga

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.