Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Novidades Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de February de 2006 23:20

Caros amigos,

Para quem ainda não subscreve a Newsletter ou não reparou no menu lateral, introduzimos duas novidades no Paroquias.org esta semana:

- Evangelho do dia e Liturgia da Palavra (actualizados diariamente).

Estamos certos que este será mais um recurso útil a todos e ajudar-nos-á a lembrar e meditar a palavra de Deus diariamente.

Aproveito para relembrar que de há algumas semanas para cá, disponibilizamos o comentário das leituras dos domingos, da autoria de Fernando Armellini e publicado pela Paulinas Editora em quatro volumes com o título «Banquete da Palavra». Este é um excelente recurso para quem semanalmente prepara a Liturgia da Palavra.

Como é hábito, gostaríamos de ter a vossa opinião e mais sugestões para recursos ou funcionalidades que gostariam de ver implementados.

Luís Gonzaga
Equipa Paroquias.org



Editado 1 vezes. Última edição em 22/04/2006 14:14 por Luis Gonzaga.

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de February de 2006 23:35

Luis

O Fórum está "Super Bom" eu já tinha visto que vinha com outra cara, mas não tive tempo, dei primeiro os parabéns aos nossos amigos aniversariantes.
O Fórum está com muita classe!:) só lhe faltam as tais fotografias, percebes? :))

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de February de 2006 23:38

Desculpem, não queria dizer Fórum, mas sim o Paróquias.org

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 17 de February de 2006 22:36

Obrigada pelo vosso trabalho. Está feito com nível elevado.

Estão a enriquecê-lo cada vez mais.

Obrigada e parabéns.

Neste momento não consigo sugerir nada. Desculpem.


Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 21 de February de 2006 13:01

Já por aqui não passava a muito tempo. Está optimo, com a liturgia diária "clicavel" e tudo o mais.

Mas o que não pude deixar de reparar foi a rapidez de acesso, tanto ao site em geral como aos mais variados conteudos. Está muito mais rápido ou é impressão minha?

O meus parabens e continuação de bom trabalho tão util para todos.

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de February de 2006 21:28

Caro Carlos,

Sim, é provável que esteja bem mais rápido do que há alguns meses atrás. No passado mês de Setembro o Paroquias.org "mudou de casa" e podemos dizer que agora tem acessos melhores e mais rápidos.

Queria também chamar a atenção que para além de ser possível ler as leituras do próprio dia, é possível ler as leituras dos diversos dias na semana. Para tal, basta irem à Capela Sto Isidoro e do lado direito carregarem na data para a qual pretendem ler as leituras.

Esperamos que esta novidade seja do agrado de todos.

Luís Gonzaga

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 00:20

Caros amigos,

Já devem ter reparado na pequena imagem cor-de-laranja que está no menu principal. Significa que já disponibilizamos muitos dos conteúdos do Paroquias.org em formato RSS para poderem consultá-los assim que estes ficam disponíveis e sem terem necessidade de visitar o site.

Para mais informações, consultem a página do RSS.

Espero que estas novidades sejam do agrado e úteis a todos.

Luís Gonzaga

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 22:25

Hoje li, com atenção, as regras de funcionamento do fórum.
Achei-as pertinentes.
Sugiro que antes de se fazer a adesão esteja indicado que é necessário ler as regras de funcionamento do fórum. Se calhar isto já acontece.

Acho que deste modo sabemos as regras e claro é como nas regras de trânsito: se houver uma rotunda e estiver indicado para a contornar, não posso fazer de conta que ela não existe e seguir em linha recta... preciso de fazer parte da circunferência... se não o quiser fazer sujeito-me às consequências.

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 23:13

Maria João,

Obrigado pela tua sugestão. Vamos estudar a melhor foma de fazer com que isso aconteça, que se tenha que ler as regras antes de se poderem inscrever.

Luís Gonzaga

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 01 de April de 2006 18:38

Luís

Para mim o importante é que cada um saiba no que se está a "meter". Não é uma imposição mas, sim, uma questão de conhecimento. Por isso a minha sugestão vai mais longe: acho que o conhecimento das regras também se deverá estender aos que já estamos inscritos. Se não passam a existir os cultos e os incultos....

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de April de 2006 16:13

Luis

Hoje o Fórum apareceu bonito, até pensava que não estava no Paróquias:)

Feliz e Santa Páscoa!!!

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 17:33

Será que este forum já teve fotografias, desenhos e outras coisas que já vi nalguns foruns?
Quanto ao «RSS» não funciona no meu computador.
Só me aparece um conjunto de instruções tipo «XML».

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 27 de April de 2006 23:53

Manuel, para usar o RSS tens que usar um programa próprio.

Eu uso o GreatNews, que podes descarregar gratuitamente aqui.

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 10:50

Só que eu não posso usar esse programa porque não tenho computador pessoal. Os meus computadores são os computadores públicos de utilização gratuita que Deus providenciou usando as Câmaras Municipais e fundos da União Europeia.
Tiveram uma grande utilidade para mim, pois permitiram que eu pudesse copiar de vários sítios da internet montes de ficheiros gratuitos em MP3 da Bíblia em várias línguas e que eu agora ouço no meu leitor de CD/MP3.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 22:26

Manuel,

Na minha opinião, a grande vantagem de se usar um agregador RSS é podermos ler conteúdos de um site (sobretudo as novidades) sem termos que ir lá. Mesmo sem instalar novos programas é possível ler ficheiros RSS. Existem sites na web que agregam essa informação para nós. Pode ser útil para quem visita muitos sites (sobretudo notícias e fóruns) e assim concentrar num único sítio as novidades de todos esses sites.

Os mais conhecidos são (por ordem alfabética):
Bloglines
Google Reader
Microsoft Live
My Yahoo
Netvibes
Rojo

Existe uma lista mais completa aqui.

Luís

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 29 de April de 2006 22:00

Obrigado Luis Gonzaga.
Eu estou muito cru nestas coisas, mas devagarinho, vou tentar ver se consigo tirar partido.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 22:09

Luís Gonzaga

Isto não se enquadra, perfeitamente, no tópico.
Acho, no entanto,que seria disparate criar um tópico novo.

Quero fazer uma sugestão.

A sugestão é esta: que se faça "a análise de conteúdo" às intervenções de algumas pessoas... de quem vocês acharem...(de mim,também, por que não?)

É um método científico e permite tirar várias conclusões sobre o que uma determinada pessoa escreve no fórum.
Enumerarei algumas:
1- respeita as regras do fórum (isto é demasiado geral)
2-procura dar contributos
3-tenta estragar, com frequência, os tópicos (neste campo têm que fazer uma listagem do que é estragar)
4-manifesta respeito por aqueles que têm opinião diversa da sua
5-desvia, habitualmente, a discussão que está a ser mantida

Esta listagem não é exaustiva.
Acho que vale a pena... melhorar o trabalho é, sempre, bom.
Depois desse trabalho sugiro que se dê conhecimento aos visados das conclusões obtidas. Agora , neste momento, nada mais acrescento. Pensarei mais sobre o assunto... e pode ser que dê mais sugestões.
Se o fórum acha um disparate pode responder-me aqui neste tópico. Claro, se quiser...

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 22:45

Hum... Uma avaliação com critérios qualitativos? Acho a ideia interessante mas pouco exequível.

É bocado difícil em termos meramente metodológicos, porque a análise de conteúdo é morosa e pode ter várias modalidades...

Eu incluiria ainda mais tópicos - como por exemplo a capacidade argumentativa, a clareza no discurso, os conhecimentos teológico-científicos, o tom de amorosa paciência para com os outros...

De qualquer forma, penso que todos nós ( e por maioria de razão os moderadores do Forum ) já se habituaram a fazer a análise de conteúdo das várias intervenções e quais o foristas que contribuem com mais qualidade e elevação para o debate.
E nisto há claramente duas pessos que que cumprem integralmente a bitola sugerida pela MJ com a adenda sugerida por mim : O Luís Gonzaga, e sobretudo o Miguel. Desculpem todos os outros , mas além dos conhecimentos teológicos, o tom do Miguel foi sempre, desde que me recordo, de uma doçura para com todos e de uma caridade amorosa, que acho que nunca ninguém aqui ultrapassou...
Claro que não podemos esquecer o Alef, com os seus contributos inestimáveis, e, nesta bitola de elevação o JMA, e, sejamos justos, o Ovelha Tresmalhada, e o CA que além de escreverem bem, defendem com inteligência e respeito pelos outros os seus pontos de vista. É sempre um prazer para mim ler o que escrevem.

Depois, há outros intervenientes que contribuem positivamente para os debates mas mais esporádicamente, que quando aparecem, trazem sempre algo de novo.. Por último, há um conjunto de outras intervenções que nem sempre têm a profundidade suficiente ou que esquecem o respeito pelas opiniões dos outros. Questões por vezes de linguagem ou dificuldades na comunicação.

Mas nem por isso menos necessárias a um Forum que se quer diverso e heterogéneo, no fundo um reflexo do que é a própria Igreja.

É uma avaliação interessante. Mas acho que mais do que avaliar ou rotular as pessoas, seria mais útil analisar as intervenções gerais do Forum, que é também variável.
Tem tido momentos de excelência e momentos muito entediantes e repetitivos.

E normalmente essas momentos de excelência conseguem-se precisamente quando há mais intervenientes, com opiniões opostas e que com seriedade, respeito e esforço argumentativo, contribuem para os debates.
Outros momentos de mais profundos têm surgido quando alguns foristas falam de si mesmos, das das suas vivências e experiências pessoais no domínio da fé e busca de Deus e na relação com os outros..
Por vezes o sopro do Espírito passa mesmo por este forum.

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 00:50

Quero fazer três pedidos de esclarecimento

1- uma pessoa pode anunciar no fórum? Há publicidade gratuita?
Vejo, constantemente um aviso, feito por várias vezes e, pelo menos, por dois intervenientes: "Visitem o meu blog.. ". Os intervenientes são o Diogo Taveira e o Pontosvista... Será que posso escrever uma frase do estilo: visitem a minha livraria... ou escolha sempre produtos...

2-Não é possível deixar de ler, uma frase comprida, que aparece no fim das intervenções...como faz o Manuel Pires e o mpp (acho que são a mesma pessoa...) (Manuel Portugal Pires).

3-Posso mudar de nome: Eu sou a Maria José Ribeiro (dá um ar tão sisudo--já expliquei que apareço assim por não ter sabido inscrever-me...por ter um nome assim (que não rejeito) no fórum...dá um ar sisudo.
Eu gostava de passar a chamar-me Tia Mi Zé. É muito mais ligeiro e , assim a C.P. que se dirigiu a mim desse modo, não me manda para o bailarico...por eu ser tão sisuda...
Dêem-me uma ajudinha... Não basta ter uma profissão de risco...ainda por cima ser sisuda quem me vai aguentar?

Desculpem a intervenção mas...depois...de ver tantos disparates...fiquei assim... No entanto tudo o que disse é aquilo que penso.

Acho que o fórum pode melhorar sem os constantes: vejam o meu blog..." e "as frases gigantes,na assinatura..."

Re: Novidades Paroquias.org
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 01:15

Maria José,

Muito rapidamente...

1- As regras do Fórum dizem que não se pode fazer publicidade de serviços ou produtos comerciais, nem spam ou publicidade. A referência a um blog do autor da mensagem não é, à primeira vista, publicidade a produtos ou serviços comerciais. Já o seria se fosse para visitar determinada loja ou comprar certos produtos.

2- Creio que existe a possibilidade (vou investigar) de cada utilizar dizer que não quer ver as assinaturas dos outros utilizadores, e, nesse caso os textos das assinaturas não serão apresentadas para os utilizadores que não queiram ver.

3- Sim, é possível, vou tentar alterar isso durante o fim-de-semana e depois envio-te um e-mail.

Luís Gonzaga

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.