Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Auschwitz
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 27 de January de 2006 21:28

A 27 de janeiro de 1945 as tropas aliadas libertaram Auschwitz

Comemora-se hoje 61 anos .

Neste campo de extermínio foram assassinados milhões de seres humanos, num holocausto sem precedentes.

Hoje, as imagens e memórias desse lugar de horror, onde o rosto de bondade de deus empalidece , merece-nos uma oração especial.

[www.dw-world.de]
[www.remember.org]


Perante estas imagens, as palavras do papa Bento XVI na Sua encíclica:


"Muitas vezes não nos é concedido saber o motivo pelo qual Deus retém o seu braço, em vez de intervir. Aliás Ele não nos impede sequer de gritar, como Jesus na cruz: « Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste? » (Mt 27, 46). Num diálogo orante, havemos de lançar-Lhe em rosto esta pergunta: « Até quando esperarás, Senhor, Tu que és santo e verdadeiro? » (Ap 6, 10). Santo Agostinho dá a este nosso sofrimento a resposta da fé: « Si comprehendis, non est Deus – se O compreendesses, não seria Deus ». [35] O nosso protesto não quer desafiar a Deus, nem insinuar n'Ele a presença de erro, fraqueza ou indiferença. Para o crente, não é possível pensar que Ele seja impotente, ou então que « esteja a dormir » (cf. 1 Re 18, 27). Antes, a verdade é que até mesmo o nosso clamor constitui, como na boca de Jesus na cruz, o modo extremo e mais profundo de afirmar a nossa fé no seu poder soberano. Na realidade, os cristãos continuam a crer, não obstante todas as incompreensões e confusões do mundo circunstante, « na bondade de Deus e no seu amor pelos homens » (Tt 3, 4). Apesar de estarem imersos como os outros homens na complexidade dramática das vicissitudes da história, eles permanecem inabaláveis na certeza de que Deus é Pai e nos ama, ainda que o seu silêncio seja incompreensível para nós.."


Para os que ousam afirmar-se católicos e por ingenuidade ou complacência se atrevem a desculpabilizar, exprimir tolerância, simpatia ou mesmo negação desta realidade histórica, ditada apenas pelo ódio e pelo racismo, aqui fica a memória.

E as nossas orações, para que a sombra do nazismo, do anti-semitismo, do ódio racial e

de todas as formas da violência sem nome, não regressem nunca. Nunca mais…

Mas, não bastam as nossas orações.

A Democracia é frágil e não é um bem gratuito.

Re: Auschwitz
Escrito por: (IP registado)
Data: 28 de January de 2006 11:19

Estrelas de David, círculos amarelos, triângulos rosa e triângulos pretos... Que vergonha!

Re: Auschwitz
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 01 de February de 2006 12:11

Uns amigos meus foram a Auschwitz há uns anos. Não conseguiram reter as lágrimas.
Segundo eles, parece que ainda ecoavam os gritos das vítimas....
Um horror!

Infelizmente, a humanidade tem tendência à memória selectiva e curta, ou seja, apenas recorda aquilo que lhe convém.
Isto, realmente, é terrível demais para ser recordado. Todavia, não deveria ser esquecido, de forma a não se repetirem os mesmos erros, as mesmas atrocidades de futuro.
Negar esta realidade histórica - por alminha de quem? - é calar os gritos de todas estas vítimas inocentes: crianças, idosos, doentes...

Anna e Sara

Re: Auschwitz
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 17:47

Por onde anda a CP.????

Re: Auschwitz
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 18:11

E a Tony?

Auschwitz e os Judeus !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 17:20

Será que os «Judeus» depois do holocausto de "Auschwitz" terem novamente uma pátria independente, depois de mais de 2.500 anos de diáspora (a partir do tempo de Nabucodonosor), será algum sinal providencial dos desígnios de YHWH ?!
Ou foi tudo mera obra do acaso, depois de tanto tempo e esse povo ter-se conservado. Não será antes um testemunho de YHWH em relação ao pleno cumprimento dos seus propósitos ?! Para mim é !

Citação:

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.