Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 09:44

Oh Ana!

Não achas que seria mais importante conversar com a sogra do que lhe oferecer uma refeição com o melhor serviço e com a toalha da sogra??

Como é obvio (para quem já está casado a algum tempo sabe bem disso), quando namoramos não pensamos nem conversamos certas coisas. Até porque normalmente estes problemas surgem depois do casamento e quase nunca na fase do namoro.
Além disso os namorados estão mais procupados e envolvidos "com a seta do copido" e tudo se resume ao "amor e uma cabana" nesta fase.

Livra-te de seres uma sogra "chata"!!!!! :) lol

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 14:55

Susete

Vocês não dão refeições às sogras? Deviam dar, elas precisam de saborear as comidas que vocês sabem fazer.
Experimentam, isso vai dar certo. As comidas na casa dos outros sabem sempre melhor. Também têm de ser meiguinhas para as sogras:) O Luis quando a mãe fizer anos que lhe ofereça umas flores em nome dele, da mulher e da Madalena:)
Está aqui uma rapariga Canadiana casada com um português que oferece sempre pelo Natal uma planta à sogra. Então a sogra telefona-me e diz; venha à minha casa que há-de ver as flores que me deu a minha nora:)portanto as flores trabalham com as sogras!


Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 17:31

Ana,

Eu estou com a Susete: estas questões não se discutem enquanto namoramos, precisamente porque NAMORAMOS. Não há ainda aquele compromisso com carácter mais definitivo como é o casamento.
As nossas mães só começam a ver a coisa a andar para trás, quando se apercebem que o compromisso do casamento não as deixa ter o protagonismo de antes nas nossas vidas.
Agora há que ser leal à nova família que fundámos. E tem de haver respeito por ela.
Muitas vezes, as nossas mães não conseguem cortar com o cordão umbilical de forma total, e é quando o filho ou a filha se casam que isso se torna evidente e doloroso!

E, depois, se há sarilhos...a culpa é sempre da nora / genro...pois se não fosse ele...


É aquela coisa...

Anna e Sara

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 17:47

Anam e Susete

Esses problemas acontecem com muita gente. Obstáculos todos têm, é preciso é saber ultrapassa-los. Discutir com a sogra ou com os sogros? Acho que seja melhor ignorar e começar de novo.
Também há noras que não gostam das toalhas, dos serviços que as sogras dão. Pois foi o gosto que elas tiveram. Mas quando vão às vossas casas ponham na mesa. Mostram-lhes que ainda as têm e fazem uso das coisas. Vocês vão ver o sorriso delas e tudo vai mudar.
Deve ser muito chato para os maridos, quando a mulher ou a mãe não querem nada uma com a outra. O marido fica no meio. Gosta da mãe e gosta da mulher. Imaginem que posição ele vai tomar, amando uma e outra? Eles devem a amar a esposa, mas não devem de deixar de amar a mãe. Mas a vida é do casal.

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 18:10

Eu acompanho problemas de 2 duas sobrinhas, da parte do meu marido com a sogra de uma e mãe de outra. Gosto mais da atitude das jovens do quê da atitude das velhas...lol
Um dia disse assim a uma cunhada minha: a tua nora trabalha, cuida bem do teu neto e estima o teu filho, que queres mais? Queria que o filho se divorciasse, porque a nora não a deixa ir mandar à casa dela...francamente!!! Esta deu-lhe um terreno para construir uma casa e ainda dinheiro. Porquê deu??? Por cima, ainda vivem lado a lado cada qual em sua casa. Uff...mais vale viver longe:)


Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 23:25


Dosear a distãncia é essencial.
Acho um disparate completo aquelas famílias que vivem todas em conjunto ou fisicamente muito próximas , tipo viverem todos na mesma casa ( um absurdo) ou serem vizinhos, ou as sogras passarem a vida em casa dos filhos ( e vice versa).. .
Muitas intimidades e proximidades quase nunca dão bom resultado.

Impor limites é importante e isso deve ser feito logo nos primeiros tempos de casado, não só para os sogros como para os pais.

Por outro lado, acho que a Ana tem razão quando fala em pequenos gestos de simpatia ( genuina) , que como lembrar as datas de aniversário ( comprar umas flores em nome do filho ou dos netos e oferecer á aváo, ou um desenho do neto) , disponibilizar-se para ajudar, compreender algumas limitações que as pessoas possam ter.
Mesmo essa coisa de pôr na mesa a toalha que a sogra deu, pode parecer infantil, mas a Ana tem uma certa razão - trata-se de dar a entender que valorizamos os sinais de afecto dos sogros (as)

A distãncia física/emocional é essencial para o respeito mútuo.

Mas, ao ler o que escrevem, penso como sou uma privilegiada.

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 23:31

Anam:
Não leves a mal, mas, por falar em corte de cordão umbilical, faz algum sentido que nas tuas conversas aqui do Forum, te identifiques usando o teu nome e o da tua filha?
Se sim, qual o sentido?

( Parece-me que estas coisas da dificuldades de separação e construção da autonomia afinal não são assim tão fáceis..)

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 14 de January de 2006 22:20

Eu tenho um sobrinho!Tá quase a fazer um ano!:-p e compreendo o q a Anam diz...é natural que esta situação aconteça!Também vejo isso...Há q saber tirar partido da situação...Mostrar quem é mãe e o pai...e aceitar aquilo q os sogros tem p dar...mas tudo o q é demais enjoa...Tem q lutar pelo vosso espaço...Pq uma filha...num casal...É algo sagrado...O casamento é sagrado!É teu e do teu marido!Tem q se impor...mas com generosidade e serenidade!Tens q mostrar isso...Sei q talvez estejas a chegar a uma situação limite...Mas faz tudo sem explodir...e aceita o eles tem p te dar!E faz com que eles aceitem aquilo q tens p dar!Mas fala!:-p

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 14 de January de 2006 22:44

Mas quais são os sogros que não sabem que eles não são os pais dos netos?
Por darem um bombom aos netos, o que não deviam dar? Os pais que digam aos avós que isso não se deve dar às crianças, pois muitos avós como não podiam dar aos filhos hoje recompensam os netos:) lol. Pensam talvez que um bombom é coisa valiosa para uma criança. Mas também por comerem um bombom dado pela a avó não morrem.
Ensinem mas é os vossos filhos a correr de braços abertos a todos avós, maternos e paternos. É de pequeninos que se ensinam e são tão queridos quando abrem os braços para abraçarem os avós.

Eu ainda não sou uma avó:) Não sou tão velha como isso:)))

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 15 de January de 2006 01:09

[www.paulsview.com]

E não haverá de parte a parte um empolamento de pequenas questões por razões de ciumes entre a esposa e sua sogra?

Claro que se os avós estiverem pouco tempo com os netos tentarão usar esse pouco tempo para captar o afecto dos netos mesmo à custa de pequenas irregularidades.

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de January de 2006 01:30

Camilo

Também é possível isso.

Um dia uma avó disse-me, até me parece que "eles" têm ciúmes da menina gostar de mim. Essa avó também dá gelados à neta sem os pais saberem. A menina adora leite e os pais só lhe dão um x por dia. A avó dá-lhe quanto a neta queira. Diz a avó, toma bebe, satisfaz-te:)))
E ainda não morreu!
Quando é o primeiro filho os pais andam assim...se tivessem 4 filhos como alguns pais, não tinham tempo para tantos cuidados...certo Camilo? Certo CP.?

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 16 de January de 2006 14:35

Católica,

Pois...é de facto estranho eu falar em "corte do cordão umbilical" e assinar com o meu nome e o da minha filha.

O sentido...é mesmo esse: ainda sinto como se ela e eu fôssemos uma só.

Espero que, com o tempo, eu saiba resolver esta "dependência" da melhor forma, de modo que não a prejudique na vida futura.
As costas dos outros são o nosso espelho - é um ditado muito sábio...


Obrigada pela achega.

Ana (sem a Sara, desta vez) :D

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 16 de January de 2006 14:39

Pois...a questão não é do pouco tempo que passam com os netos, até porque eles fazem o mesmo com todos eles, mesmo com aqueles que lá passam os dias...

Por mais que digamos que podem dar doces, sim, mas só depois das refeições...eles fazem o contrário...e eu ainda não percebi a razão!

Tal como não percebi o porquê de eles me exigirem forçar a Sara a comer, quando a distraem precisamente na altura da refeição.

Enfim...

Ana

Re: Ai a minha vida!!!!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de January de 2006 15:12

Anam

Só tens a dizer à tua sogra que não faça isso. Às vezes as avós fazem isso, pensam certamente que isso é bem.
Ninguém morre por comer algo doce. Quem lhe dê bombons todos os dias isso sim, faz mal, se for uma vez por acaso, nada faz mal. Não se preocupem tantos com os filhos e as avós. Presumo que não haja uma avó que queira o mal de um neto/a. Os netos são filhos duas vezes...ensinem os vossos filhos a correr para os avós e a darem-lhes abraços, vão ver como tudo lhes corre bem:)

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.