Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A Ceia do Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de December de 2005 14:21

O que costumam comer na ceia do Natal? A que horas costumam comer?

Comem carne ou peixe? Comem sós, têm familiares?

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de December de 2005 14:23

Preciso de umas dicas para a Ceia do Natal, vou ter pessoas cá em casa...lol. Venham ideias!

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 18 de December de 2005 23:46

Só posso partilhar contigo uma coisa!É tradição comer Perú ou peixe...mais própriamente bacalhau...mas poderás fazer um Natal diferente...se forem todos crentes...podem "contar como foi o nascimento de Jesus", cada um é uma personagem...E terminavam com uma oração...Sei q pode ser ridicula...mas é uma ideia...!:-p

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de December de 2005 04:25

A minha ceia de Natal vai ser assim:

Bacalhau assado na brasa e depois temperado com azeite português e alho. Batata, cenouras e ovos cozidos, grelos de nabo e repolho também cozido, mas não tudo misturado.
Faço o bacalhau assado porque cá em casa há gente que não gosta dele cozido.
Tenho também camarão, rissóis, bolos de bacalhau. Para sobremesa, tenho pudim de ovos, bolo de ananás, filhós de abóbora e pela noite adiante tenho as nozes, figos e licor. No fim da missa da meia-noite, quem tiver fome, que coma o que cresceu:)mas a essa hora tenho é sono:)))

Como podem ver em terras do Canadá come-se à portuguesa, em casa de portugueses, claro!

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 22 de December de 2005 10:53


Cara Ana,

Faz um belo dum Ham Assado à moda Inglesa.

Mónica

Já agora vou aproveitar para vos dizer uma coisa. Eu venho da África do Sul, e em Pretória onde morávamos por vezes tinha-mos umas dificuldades em encontrar bom bacalháu. Além do que, como sabem, o Natal é celebrado no pico do verão. Engraçado porque todas as nossas fotos de Natal, a familia e amigos encontram-se em t-shirts e as vezes até de calções, com uma árvore de natal por trás enfeitada com neve.

Mas voltando aos pratos. Em vez de bacalhau, faziamos camarão ou caranguejo e comia-mos frio. Sempre com o Ham e com o Peru é claro.


Re: A Ceia do Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de December de 2005 11:22

Monica

Aqui também se usa o Peru e o Ham, mas no dia de Natal. Na ceia, a consoada nem todos a festejam. Eu também vou fazer camarão, porque alguns não gostam muito de bacalhau. Aqui há muito bacalhau nos mini-mercados portugueses.
Os canadianos não comem bacalhau....lol. Mas se apanham bacalhau à Brás ou no forno com natas, comem dizem que é muito bom:)

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 22 de December de 2005 11:30

Olá!

Acho que mais importante do que a comida é o facto de estar a familia junta em paz e harmonia, bacaulhau ou uma sandes de queijo tanto me faz. O espiríto de amor e partilha é que é importante nestes dias (e ao longo de todo o ano também).

Um abraço e feliz natal!!

Susete

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de December de 2005 15:34

Susete

Também estar a família junta e não haver nada para comer, também o ambiente não convida muito:)A família quando se reune ter algo para comer e beber, é muito bom. Aqui tanta igreja que junta pobres para dar a ceia do Natal.

Se houver Amor e comida entre famílias, ainda melhor:)

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 22 de December de 2005 21:53

Olá Ana,

eu não falei em não haver comer (até falei na sandes de queijo) mas sim na preocupação desmedida e na quantidade às vezes de comida que existe e na falta de amor e partilha entre as pessoas.

Beijos,
Susete

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de December de 2005 17:19

A susete tem razão - mais do que as ementas ( e os excessos), as prendas de ocasião e os rituais sociais de consumo, o verdadeiro natal é quando há verdadeiro amor e harmonia , dentro das pessoas que se sentam á mesa, e entre as pessoas que partilham essa refeição.

Isso é que é natal.

E é esse natal que desejo aqui a todos os foristas .

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de December de 2005 19:30

Feliz Natal 2005


Cada um que coma o que possa comer, que dê o que possa dar.

Desejo a todos, Um Feliz e Santo Natal com muita Paz e Amor!

Re: A Ceia do Natal
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 24 de December de 2005 16:15

Desejo a todos os que vem este site! E partilham as suas vivências!Que acolham o Menino na vossa casa!No vosso ser!No vosso coração! Paz e bem



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.