Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 00:07

Boa Ana!!!!

Há um mês que ando a tentar colocar este tópico: – Ofertas de Natal

E a Ana deu-me o "ultimato"!!!!!

Há dois anos fiz duas experiência gastronómica, entre Outubro e Dezembro, juntamente com duas amigas, tão aventureiras quanto eu…Em Outubro fizemos massa de pimentão vermelho, a qual durou um ano inteiro e fizemos também, no Natal, resmas de pasteis de Batata Doce….(com batatas doces de Aljezur….isto para quem não sabe, são das melhores!!!)

O Ano passado, repetimos a proeza, em tal dimensão que repetimos a noitada 3 vezes. Acho que fizemos entre os 350 a 400 pasteis. Bem, com tanto pastel ofereci alguns a uma amiga mais chegada, que já tem tudo o que se possa oferecer!!!!!….o engraçado foi ver a sua expressão de espanto…é que ela gostou da ideia. Apesar de pouco convencional para os nossos dias, acho que a ideia resultou.

Este Ano, as 3 estarolas do pastel e da massa de pimentão melhoraram a ideia. E vamos fazer a coisa "comme il faut" !

Então é assim: a massa de pimentão já está feita. Os frascos estão guardados…isto pode ter duas versões, a versão massa de pimentão em frasco com umas bolinhas de pimenta preta e um dente de alho, ou então a versão garrafa de Azeite, das pequenas quadradas e bonitinhas, com um raminho de orégãos, massa de pimentão, dente de alho e bolinhas de pimenta.

Arranjam-se os paninhos e umas ráfias para decorar e pronto, já está! Uma oferta de Natal.

Quanto aos pasteis, vamos comprar uns cestinhos de verga, colocam-se os pasteis lá dentro e depois pode-se cobrir o cesto com papel transparente e fazer umas coisas engraçadas em termos de decoração.

Vamos poupar uma pipa de massa!!!!

Sabem, por muito curioso que possa parecer acho que as pessoas gostam mesmo destas coisas caseiras…claro que assim a 6 mãos tem mais piada, sempre bebemos uns “martinis” e uns copitos de vinho do porto, acompanhados de um belo e variado sarau musical via CD.

Ainda o mês passado fui a Lisboa de autocarro e fiquei sentada ao lado de uma senhora que passou parte do tempo a fazer rebordos em croché nos panos de cozinha, os quais ia oferecer no Natal.
Acho que a moda está a pegar. Portanto Ana, tens aqui uma defensora da tua causa….


Que bolos fazes? De quê?

E o resto do pessoal está a ficar inspirado ou nem por isso?

Que tal fazer um Natal diferente?...esta é a altura certa para isto, a falta de liquidez é a melhor desculpa!








Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 05:41

Tony

Eu faço bolinhos de abóbora, que se deixam levedar e fritam-se. Biscoites e bolo de ananás que depois corto em fatias. Os biscoites faço alguns em feitio de "S" outros em redondo com uma cereja cristalizada no cimo e outros em feitio de um pau. São todos da mesma massa, mas parecem diferentes.

Ainda hoje ofereci um molótof, para casa de um senhor que faleceu a mulher. Eu sei que ele gosta muito de molotof e eu gosto de dar em alturas que as pessoas mais precisam...
O bolo de ananás no meio das rodelas, também coloco uma cereja cristalizada, na época Natalícia fica um bolo bonito.
Ah...todos os bolos que faço levam anis vindo de Portugal:)Por isso os meus bolos são diferentes:)))Têm cheirinho a Portugal. lol

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 14:39

ei!!!!

esse truque é novo.

dás-me as receitas!

gostaria muito

(anis liquido, cristalizado, em ramos ou seco???)

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 16:39

tony

Dou-te as receitas, sim. Como queres no privado ou por e-mail? O anis é em liquido.
Cada vez que vou a Portugal, trago sempre uma garrafa de anis e outra de vinho do Porto, são sempre as garrafas que me acompanham, anis para bolos e porto para ter em casa para dar às visitas. No verão o meu filho teve em casa mais de 30 professores, amigos e da escola onde lecciona. Fizeram uma festa, meteu álcool. Havia um que não queria cerveja, nem vinho. Eu perguntei-lhe se gostava de algo doce. Ele disse que sim:)Dei então uma garrafa de vinho do Porto, depois alguns experimentaram, gostaram.
Temos que apresentar o bom que tem Portugal. Uma casa de portugueses tem de ter coisas portuguesas, se não que portugueses somos nós?

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 02:28

bem,

não quero estrgar os temas deste fórum com receitas....

ehhhe
manda por mensagem privada.

se mais alguem quiser que peça.

Obrigada

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 13:42

Ana, e receitas simples, tens? ;)

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 18:03

Biscoites De Anis


Ingredientes:

5 ovos
1 1/2 chávena de açúcar
400 ml de óleo Mazola
1 colher de sopa de anis:)
1/2 colher de chá de baunilha em líquido.
1 colher de fermento Royal
1kg de farinha

Confecção:

Comece a por os ovos, o açucar, a baunilha e o anis. Com a máquina bata tudo muito bem, depois adicione a farinha e o Royal. Aí já tem de trabalhar a massa com as mãos. Quanto mais trabalhada for melhor, até deixar a mão limpa. Faça os biscoites com feitios que deseje e barre com gema de ovo e vai ao forno a 180º durante 15 min.

Nota: esta massa deve ficar em repouso 2 horas.








Re: Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 20:02

hum!

só não sei o que é óleo Mazola - Azeite serve?

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 20:24

Vou tentar fazer Ana .
Obrigado pela partilha .
Bjs
chris

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 22:26

Este é daqueles tópicos que só deve ser lido depois das refeições :-) pois hoje calhou passar-lhe os olhos ao fim da tarde quando já se sentia falta do lanche e fiquei com água na boca.

Luís


Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de December de 2005 06:17

:)
tony

Escolhe do melhor óleo, eu aqui uso esse. Ou então usa azeite mas mistura óleo também.
Quando puder já envio o das filhoses, depois Luis ainda te cresce mais a água na boca:) Hummmmmmmmm são tão boas.

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de December de 2005 07:15

Filhoses da abóbora


6 ovos
6 colheres de açucar
1 colher de sopa de anis:)
1/2 colher de chá de sal
1 pacote de fermento fleisschmann's 8 gramas
2 copos de água
1/2 colher de chá de baunilha
1/2 " de " de Royal
1/2 " de ' Bicarbonato de soda
375 ml de abóbora cozida e bem triturada.

Confecção:

Misture todos os ingredientes e bata com a máquina. Depois vá misturando a farinha a amasse com as mãos, trabalhe bem a massa, quanto mais a massa for trabalhada melhor. Vai a levedar por 3 a 4 horas em lugar quente. Depois com uma colher da sopa tira-se a massa que se leva a fritar, elas próprias viram-se sozinhas. Depois enrolam-se em açucar e canela.

Uma delicia:)

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de December de 2005 07:24

Querem a receita do bolo de ananás?

Querem também aprender a fazer queijo fresco? :)é fácil!

Querem uma receita de pudim de ovos?

E um Molotoff? Eu tenho de tudo um pouco:)

Camilo e se algumas velhinhas tivessem ao menos uma fatia de bolo no dia de Natal?

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de December de 2005 15:29

Bolo de ananás

6 ovos
1 lata de ananás às rodelas
450 ml de açucar
400 ml de farinha
100 ml de óleo
1 colher de sopa de anis
1 colher de sopa de Royal
(o sumo da lata do ananás)

Confecção:

Barra-se uma forma redonda com açucar caramelizado e deixa arrefecer. Coloca as rodelas do ananás no fundo e nos lados da forma, em cada buraco do ananás coloque uma cereja cristalizada.
Depois comece por bater os ovos com o açucar, acrescente o resto dos ingredientes e por fim a farinha, que devem bater com a máquina muito bem, como qualquer bolo.
Fica um bolo bonito e saboroso para a quadra natalícia.

Nota: as rodelas do ananás antes de as por na forma deve escorre-las muito bem.

Sirva com chá ou café:)

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de December de 2005 15:59



É só dessas receitas que eu tenho, não são simples? :)

É dessas três receitas que eu faço as minhas prendas de Natal a certas pessoas, a quem eu gosto de tocar no coração. Às vezes ainda coloco 2 fatias de bolo rei, mas esse compro, não faço. E coloco no prato dois ou 3 bombons da época e fica um prato, uma prenda bonita:)Já faço isto há mais de 15 anos.

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 14 de December de 2005 13:14

Bom dia,

Para os menos prendados, ou com mais falta de tempo, tenho uma outra sugestão (não que tenha alguma coisa contra as vossas!!! este ano também faço cachecóis para algumas das minhas amigas!!!):
O site da ajuda de berço ([www.ajudadeberco.pt]) tem alguns bonecos disponíveis, nomeadamente uma coisa fofa chamada ó-ó e cujo custo reverte inteiramente a favor das crianças. Assim é uma prenda dupla!!! É uma boa ideia para os miúdos (para os graúdos também!! Tenho um e adoro!!!)

Um abraço
Rute

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 17 de December de 2005 16:08

eis um dos meus poemas preferidos, do meu autor preferido - António Gedeão


Citação:
Dia de Natal
Hoje é dia de era bom.

É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,

de falar e de ouvir com mavioso tom,

de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.



É dia de pensar nos outros— coitadinhos— nos que padecem,

de lhes darmos coragem para poderem continuar a aceitar a sua miséria,

de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem,

de meditar sobre a nossa existência, tão efémera e tão séria.



Comove tanta fraternidade universal.

É só abrir o rádio e logo um coro de anjos,

como se de anjos fosse,

numa toada doce,

de violas e banjos,

Entoa gravemente um hino ao Criador.

E mal se extinguem os clamores plangentes,

a voz do locutor

anuncia o melhor dos detergentes.



De novo a melopeia inunda a Terra e o Céu

e as vozes crescem num fervor patético.

(Vossa Excelência verificou a hora exacta em que o Menino Jesus nasceu?

Não seja estúpido! Compre imediatamente um relógio de pulso antimagnético.)



Torna-se difícil caminhar nas preciosas ruas.

Toda a gente se acotovela, se multiplica em gestos, esfuziante.

Todos participam nas alegrias dos outros como se fossem suas

e fazem adeuses enluvados aos bons amigos que passam mais distante.



Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates,

com subtis requintes de bom gosto e de engenhosa dinâmica,

cintilam, sob o intenso fluxo de milhares de quilovates,

as belas coisas inúteis de plástico, de metal, de vidro e de cerâmica.



Os olhos acorrem, num alvoroço liquefeito,

ao chamamento voluptuoso dos brilhos e das cores.

É como se tudo aquilo nos dissesse directamente respeito,

como se o Céu olhasse para nós e nos cobrisse de bênçãos e favores.



A Oratória de Bach embruxa a atmosfera do arruamento.

Adivinha-se uma roupagem diáfana a desembrulhar-se no ar.

E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento

e compra— louvado seja o Senhor!— o que nunca tinha pensado comprado.



Mas a maior felicidade é a da gente pequena.

Naquela véspera santa

a sua comoção é tanta, tanta, tanta,

que nem dorme serena.



Cada menino

abre um olhinho

na noite incerta

para ver se a aurora

já está desperta.

De manhãzinha,

salta da cama,

corre à cozinha

mesmo em pijama.



Ah!!!!!!!!!!



Na branda macieza

da matutina luz

aguarda-o a surpresa

do Menino Jesus.



Jesus

o doce Jesus,

o mesmo que nasceu na manjedoura,

veio pôr no sapatinho

do Pedrinho

uma metralhadora.



Que alegria

reinou naquela casa em todo o santo dia!

O Pedrinho, estrategicamente escondido atrás das portas,

fuzilava tudo com devastadoras rajadas

e obrigava as criadas

a caírem no chão como se fossem mortas:

Tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá.



Já está!

E fazia-as erguer para de novo matá-las.

E até mesmo a mamã e o sisudo papá

fingiam

que caíam

crivados de balas.



Dia de Confraternização Universal,

Dia de Amor, de Paz, de Felicidade,

de Sonhos e Venturas.

É dia de Natal.

Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.

Glória a Deus nas Alturas.


Poema de António Gedeão

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de December de 2005 14:32

Tony


Já ontem comecei a dar as minhas prendas de Natal. Vejo sempre o sorriso das pessoas ao receberem um prato de bolos e filhoses na época natalicia.
Também a essas pessoas que se encontram sós, lhes digo para aparecerem na minha casa para tomarmos um licor. Não é gente pobre, mas gente que precisa de um carinho e precisam sair de casa.

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 18 de December de 2005 23:43

A minha oferta de natal, sou eu mesmo...Na partilha e na entrega há o enriquecimento mutuo!:-p

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 20 de December de 2005 00:43

Bem, caros amigos…vou apresentar-vos as contas das minhas prendas de Natal:

Batatas Doces – 15 kg – (€15.00)

Adereços (guardanapos decorativos em papel, 12 cestos em verga, 6 folhas de celofane, ráfia e tecido) – € 22.50

Azeite, banha, ovos, farinha, óleo, Açúcar - €22.50

Os pimentos (foram oferecidos e vem de horta particular), os alhos, a pimenta preta em grão, o sal, a canela, mais ovos (oferecidos) e o Gás, apesar de não estarem contabilizados o seu valor não deve ultrapassar os 10 euros.

Tudo isto fica entre os 60 a 70 euros, a dividir por 3 pessoas. Iremos fazer cerca de 300 pastéis e vários frascos de massa de pimentão e garrafas de azeite aromatizado (c/ alhos, pimentas pretas, massa de pimentão e orégãos) – num total de 30 ofertas, no máximo,…algumas pessoas levam duas destas prendas.

Resumindo: o preço médio de cada oferta fica entre os € 2.00 e os € 2.34

O que significa que o sistema funciona. Nos tempos que correm, com as dificuldades que há em comprar coisas para oferecer, pois toda a gente já tem tudo… dificilmente se consegue comprar algo digno, interessante, útil e distinto por € 2.50

Os fracos e as garrafas estão muito giros, com um tecido vermelho e ráfia…ficam com um ar muito rústico!!!!

Os pastéis só os vamos fazer na quinta-feira. Vai ser de arromba…eehehheheh. Já combinamos tudo. Iremos começar cedo, logo depois do trabalho, faço uma mesa de aperitivos com os quais nos vamos entreter a petiscar e assim sem jantar poupamos tempo…vai ser lindo!!!!! Com muito nível.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.