Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de December de 2005 05:06

Tony

O que fazes com a batata doce?

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 20 de December de 2005 20:41

Pasteis de batata-doce.

Também há quem faça de gila e de grão. mas desses eu ainda não sei fazer. os de grão devem ser fáceis, mais difíceis são os de gila. Dizem que a Gila não pode ser cortada à faca, temos de atirar com a gila ao chão até ela ficar em bocados. Esses bocados depois são cozidos….mas não sei mais procedimentos sobre a Gila. Lembro-me de ver a minha avó fazer isto…atirar com a gila ao chão! Até tem piada.

Não há produção de batata-doce no norte do país. É um produto que não se dá em climas frios. só no Algarve e na Madeira.

Tenho uma colega do Norte que achava que os pastéis de batata-doce eram feitos com batatas redondas (normais), açúcar e canela. Quando viu o dito tubérculo ficou muito surpreendida.

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de December de 2005 21:29

Tony

Sabes que eu gosto de batata doce, habituei-me aqui com uma senhora Algarvia, Quarteira. E ela faz esses pasteis de batata doce, são muito bons, por acaso... por isso eu perguntei:)lol.
Os Algarvios também gostam das receitas da minha região:) O queijo fresco, as filhoses, os biscoites e as filhoses de abóbora.

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 20 de December de 2005 23:59

hum, hum!!!!

pois gostamos. doce de abóbora é bem bom! e com queijo...hum!

há muitos portugueses a viver ai perto de ti?

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de December de 2005 04:05

Tony

Somos só 10.000 portugueses nesta cidade há outras comunidades com mais. Mas há aqui gente do Norte ao Sul e das Ilhas dos Açores e da Madeira. Cada província tem seus usos e costumes, quando nos apresentamos em diversas festas cada um leva as comidas tradicionais da sua região. Mas por acaso o molotoff não é da minha região e a mim calha-me muito bem, então todos me pedem o molotoof:)Já fiz muitos para as festas e almoços da minha igreja e chegam a vendê-los por 20 e 25 dólares.

A minha amiga faz é muito bolos de amêndoa of course é da terra das amendoeiras:)

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 22 de December de 2005 11:31

Já estou com água na boca e ainda não almoçei...com tantos doces pelo meio....

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de December de 2005 18:30




Portugal é o segundo país da Europa com o maior número de grávidas e mães adolescentes. Jovens que muitas vezes são abandonadas pela família e ficam em situação de risco.

Até agora, em todo o Alentejo não existia uma única casa destinada a acolher estas mães e os seus bebés.

A Igreja Católica, através do Bispo da Diocese de Portalegre Castelo Branco e do empenho das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria resolveu pôr mãos à obra. E depois de muito trabalho e de anos à procura dos recursos necessários, as obras estão a começar.


O PROJECTO “A VIDA NASCE” ESTÁ CRESCER EM PORTALEGRE.
UMA CASA DE APOIO A GRÁVIDAS E MÃES ADOLESCENTES, QUE SÓ SE TORNARÁ REALIDADE COM A SUA AJUDA.




Este ano a Renascença vai ajudar a Vida a Nascer em Portalegre.
O resultado da Campanha de Natal será entregue à Diocese para que esta casa de acolhimento possa começar a funcionar.


A Casa de Acolhimento a Grávidas e Mães Adolescentes vai nascer na Quinta da Lage. Uma antiga propriedade senhorial que já está na posse da Diocese, mas que por ora, permanece em ruínas






Mas, o projecto de recuperação está pronto, aprovado e as obras estão quase a começar. Dentro de 18 meses é possível começar a receber as primeiras adolescentes grávidas.




Mas, este sonho só se vai transformar em realidade, com a sua ajuda. Já há muita gente a trabalhar para que “A Vida Nasce” deixe de ser um projecto no papel para ser um lar para bebés e jovens mães em risco.




D. José Alves, Bispo da Diocese de Portalegre/Castelo Branco, o Cónego Lúcio, a Irmã Maria Rosária Nunes e o advogado Pedro Paixão são parte importante da equipa que vai fazer nascer no Alentejo a primeira casa de Acolhimento a Grávidas e Mães Adolescentes em situação de risco.


Neste momento, pode depositar o seu donativo na Conta “Natal Renascença” da Caixa Geral de Depósitos, para ajudar o projecto “A Vida Nasce”.
Pode ainda utilizar o Multibanco: escolha a opção Pagamento de Serviços e preencha os campos Entidade e Referência com o número 8.


Designação da Conta “Natal Renascença”
Caixa Geral de Depósitos
Nº Conta: 0250.005675.830
NIB: 003502500000567583049

Neste Natal junte-se à Renascença e ajude quem mais precisa.


Re: Ofertas de Natal
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 25 de December de 2005 03:13

Olá Rute

como correu a tua entrega de cachecóis pelas amigas? o Cachecol sempre fica de uns anos para os outros...os bolos e doces comem-se! ;)

tenho a certeza de que gostaram muito. Pessoalmente acho uma excelente ideia. eu é que não tenho muito jeito para as linhas e agulhas.

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de December de 2005 16:10

Presentes de Natal


Era uma bela noite, iluminada pela luz prateada da lua e pelas inúmeras estrelas
no firmamento. Os velhos pastores já encerravam suas últimas atividades do dia.
O ar estava fresco e puro e as árvores soavam ao vento num farfalhar agradável e
calmante.

Nesta noite, porém, uma estrela brilhava mais intensamente do que qualquer outra
no céu. Uma belíssima estrela radiante que, ao ser contemplada, despertava os
mais puros sentimentos. Esta estrela era especial, pois iluminava e indicava um
ponto na Terra onde algo grandioso estava por acontecer...

Três reis a contemplavam e sabiam que era chegado o momento de partirem ao
encontro daquela luz e executarem a missão que a eles fora confiada.

Ao chegarem ao local, contemplaram a bela e iluminada criança que havia chegado
a este mundo dentro de um estábulo. O local estava iluminado e protegido e,
apesar de ser um estábulo, estava muito limpo.

Ele não era uma criança qualquer, e sim veio da Luz para uma missão especial de
auxílio aos homens.

Três presentes foram concedidos à criança. Presentes materiais! Em seguida se
retiraram e Jesus não pode mais contar com o auxílio que eles deveriam ter dado
ao longo de Sua vida aqui na Terra. E o apoio e protecção que eles poderiam ter
dado, através de suas riquezas, seria o melhor presente que poderiam conceder a
Jesus, para ajudá-Lo em sua peregrinação pela Terra.

Esta falha vem se transmitindo de geração em geração até os tempos actuais, onde
o Natal perdeu seu significado real e, hoje, é comemorado apenas com uma troca
de presentes entre familiares e amigos.

A troca de presentes em si não é errada. O que é errado é configurar o Natal com
esse gesto puramente material.

O nome de Jesus não é proferido mais, muito menos Sua grande missão de ter
trazido a Palavra do Pai a nós, para que não nos perdêssemos no meio das trevas.
Jesus, o Amor de Deus, nos trouxe valiosos presentes através de Sua Palavra e de
Seus ensinamentos espirituais.

Estes sim seriam os verdadeiros presentes a serem trocados entre os homens nesta
época.

O Natal, em seu verdadeiro sentido, deve ser comemorado em pura devoção de
agradecimento pela vinda de Jesus, bem como fortalecer dentro de cada um o
anseio de ascender espiritualmente e tornar-se cada vez melhor.

É a época onde o homem poderia reflectir sobre tudo o que fez ao longo de um ano
que se encerra e procurar renovar forças para o novo ano que se iniciará.

O Natal é a época em que nos sentimos mais amigos e mais compreensivos uns com
os outros, pois nesta época, correntes de forças provindas do Amor de Deus
perfluem mais intensamente toda a Criação.

Nessa época devemos vibrar neste Amor e nos fortalecermos através dessas forças
auxiliadoras e, assim, trocarmos entre nós os verdadeiros presentes do Natal.

Por Trofa, Fórum de S.Romão.

www.srcoronado.com

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de December de 2005 21:41

Pensando um pouco naquilo que aqui tem sido escrito, se no Natal não houvesse qualquer troca de prendas (e fosse afastado muito do consumismo e materialismo à volta dele) até que ponto a sociedade não viveria o Natal com a mesma frieza e desinteresse que vive a Páscoa?

Para nós cristãos, a Páscoa é a celebração da razão da nossa fé: Jesus Cristo morreu e ressuscitou!

Quantos de nós a celebram e festejam com maior festa que o Natal? Não estaremos também já nós impregnados desse espírito consumista e não estaremos a atirar as culpas para os presentes e para a sociedade?

Se somos contra a usurpação do espírito de Natal pelas tendências consumistas e materialistas da sociedade, porque não damos nós o exemplo e nos recusamos a entrar no jogo, por exemplo, não dando prendas? Ou dando-as simplesmente no dia de Reis, quando efectivamente faz sentido elas serem oferecidas?
Luís Gonzaga

P.S. Estou seriamente tentado a no próximo ano seguir o exemplo de algumas empresas: em vez de dar presentes de Natal, dou o montante equivalente a uma instituição de caridade e depois digo aos amigos: "Aquilo que era para te dar a ti, dei à instituição de caridade X ou Y". Certamente que perderei menos tempo a escolher e comprar prendas...

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de December de 2005 00:41

Luis

E sabes se nas instituições há gente séria também? Devemos ajudar os que precisam, mas directamente.Eu ajudo instituições também. Ainda antes do Natal vieram à minha porta eu dei dinheiro. Mas não me deram o recibo. Uma pessoa que estava aqui em casa no fim disse. Devia-lhe pedir o recibo. Eu dei com a minha intenção, se alguém o desvia o pecado será de quem o faz, disse eu.
Também conheço aqui uma instituição, que a melhor fruta que dão para essa casa é a directora que a come e leva a melhor para casa. As crianças comem o que ela e as empregadas não querem. A cozinheira queixa-se que lhe falta fruta, leite e outras coisas.
Resumindo: ajudamos as instituições, mas quem lá trabalha governa-se!!!

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de December de 2005 00:58

Ana,

Eu referia-me à Unicef ou à Cáritas ou à AMI. Não revejo nenhuma destas instituições no exemplo que referes.

Luís

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de December de 2005 01:34

Luis

Seja a instituição que for...é bom saber o que por lá se passa.
Eu sei de uma instituição aqui mesmo que dá enlatados e sumos já fora de data às crianças. Apetece-me dizer alguma coisa, sobre isso. Pobre de quem é pobre!!!É sempre pobre!!!
Presumo que algo vem do banco alimentar ou de pessoas que ajudam o banco alimentar e dão alimentos fora de data!
Eu e outra pessoa costumamos entrar nessa instituição e reparamos nas datas dos alimentos que têm. É possível que a senhora da cozinha, nem repare nisso, devo avisar ou não? Preciso do vosso conselho.

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de December de 2005 03:02

Katrina": Detenções por fraude em fundos para vítimas



Tragédia do "Katrina" devastou a cidade de Nova Orleães
Cerca de 50 pessoas foram detidas nos EUA por suspeitas de envolvimento num plano para receber fundos da Cruz Vermelha destinados às vítimas do furacão Katrina.

29/12/2005



(01:16) Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, o número de detidos pode aumentar nos próximos dias.

Das 49 pessoas presas até ao momento, 22 são trabalhadores de um centro de atendimento de uma empresa subcontratada pela Cruz Vermelha em Bakersfield, na Califórnia, que apresentaram pedidos falsos de ajuda.

A este grupo juntam-se familiares e amigos, num total de 49 pessoas, com a fraude a poder atingir os 400 mil dólares.



Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de December de 2005 14:27


Dádiva
khalil Gibran

Então um homem opulento disse: "Fala-nos da dádiva."

E ele respondeu:

"Vós pouco dais quando dais de vossas posses. É quando dais de vós próprios que realmente dais.

Pois, o que são vossas posses senão coisas que guardais por medo de precisardes delas amanhã?

E amanhã, que trará o amanhã ao cão ultraprudente que enterra ossos na areia movediça enquanto segue os peregrinos para a cidade santa?

E o que é o medo da necessidade senão a própria necessidade? Não é vosso medo da sede, quando vosso poço está cheio, a sede insaciável?

Há os que dão pouco do muito que possuem, e fazem-no para serem elogiados, e seu desejo secreto desvaloriza suas dádivas.

E há os que têm pouco e dão-no integralmente. Esses confiam na vida e na generosidade da vida, e seus cofres nunca se esvaziam.

E há os que dão com alegria, e essa alegria é já a sua recompensa.

E há os que dão com pena, e essa pena é o seu batismo.

E há os que dão sem sentir pena nem buscar alegria nem pensar na virtude: Dão como, no vale, o mirto espalha sua fragrância no espaço.

Pelas mãos de tais pessoas, Deus fala; e através de seus olhos Ele sorri para o mundo.

É belo dar quando solicitado; é mais belo, porém, dar sem ser solicitado, por haver apenas compreendido;

E para os generosos, procurar quem recebe é uma alegria maior ainda que a de dar.

E existe alguma coisa que possais guardar? Tudo o que possuís será um dia dado.

Dai agora, portanto, para que a época da dádiva seja vossa e não de vossos herdeiros.

Dizeis muitas vezes: "Eu daria, mas somente a quem merece".

As árvores de vossos pomares não falam assim, nem os rebanhos de vossos pastos.

Dão para continuar a viver, pois reter é perecer.

Certamente, quem é digno de receber seus dias e suas noites é digno de receber de vós tudo o mais.

E quem mereceu beber do oceano da vida, merece encher sua taça em vosso pequeno córrego.

E que mérito maior haverá do que aquele que reside na coragem e na confiança, mais ainda, na caridade de receber?

E quem sois vós para que os homens devam expor o seu íntimo e desnudar seu orgulho a fim de que possais ver seu mérito despido e seu amor-próprio rebaixado?

Procurai ver, primeiro, se mereceis ser doadores e instrumentos do dom.

Pois, na verdade, é a vida que dá à vida, enquanto vós, que vos julgais doadores, são meras testemunhas.

E vós que recebeis – e vós todos recebeis – não assumais encargo de gratidão a fim de não pordes um jugo sobre vós e vossos benfeitores.

Antes, erguei-vos, junto com eles, sobre asas feitas de suas dádivas;

Pois se ficardes demasiadamente preocupados com vossas dívidas, estareis duvidando da generosidade daquele que tem a terra liberal por mãe e Deus por pai."



(Excertos de "O Profeta)



Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de December de 2005 00:36

Voltando ao tema do tópico:

Vale a pena pensar nisto...

Luís Gonzaga

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de December de 2005 02:40

É talvez um lugar-comum - e já sabemos que há pessoas muito sensíveis aos lugares-comuns - mas concordo que o consumismo desenfreado, sem grande lógica, apenas pela vertigem de comprar é tudo menos o natal.

O melhor presente que podemos dar e receber é de facto o amor, a presença daquelas pessoas que amamos e que nos amam.

Sim, é um grande lugar-comum. Mas começo a pensar que os lugares comuns fazem todo o sentido. ...


Nota adicional.

Em plena noite de natal, quando se preparava para ir buscar uma garrafa de vinho á garrafeira da garagem, o meu vizinho do lado ficou preso num elevador avariado.

Devo dizer que não temos grande intimidade com os vizinhos do lado, um casal de velhotes com um pequeno cão patético , igualmente velho e quase cego, a que a senhora veste umas camisolinhas de malha no inverno...

Aos gritos do senhor, preso no elevador - lá foi o meu marido proceder á manobra mecãnica de fazer deslizar o elevador, enquanto eu ia falando com o senhor para o acalmar . Dez minutos podem parecer uma eternidade, qunado se está em pãnico num cubículo fechado.
Quando finalmente lhe abri a porta, o senhor ainda estava transtornadíssmo, numa afliação extrema.
E depois de umas palavras de conforto , tranquilizadoras, votos de feliz natal e essas coisas todas, cada um regressou ao seu mundo do lado de dentro das portas de apartamentos quase contíguos.

Podem não acreditar mas desde esse dia, o meu vizinho já me trouxe uma série depresentes . Um caixa de chocolates para os meninos, uma boa garrafa de vinho, e hoje, uma cestinha de bolos encantadora com votos de Feliz Ano Novo...

Resta-me agradecer a gentileza e explicar que nada fizemos de especial - afinal, se um vizinho estiver aflito no elevador, qual será a pessoa que não o irá ajudar?

Mas o meu vizinho, acha que não. Que nem toda agente ajuda os vizinhos.

Afinal, quantas outras pessoas sairam dos seus apartamentos, na noite de natal, porque um velhote estava a gritar no elevador?

E Que tem isto a ver com prendas?

Bem , é que nunca o meu vizinho de há nove anos me tinha dado uma prenda no natal.

E o que quer isto tudo dizer? Que mais que o cosumismo, o natal é estar disponíveis para os outros. Nas pequeninas coisas ou nos momentos de grande aflição.

E

Re: Ofertas de Natal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de December de 2005 12:25

Por acaso nunca fiquei fechada num elevador no Canadá, mas em Portugal também já fiquei.
Se os elevadores em Portugal tivessem um telefone ligado aos técnicos, como tenho visto aqui, certamente não havia tantos panicos nos elevadores portugueses.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.