Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
o cheque-ensino é pratica usual na suecia
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 17:47

o estado dá às familias 75 % do custo na escola publica local, depois as familias tanto podem usar esse dinheiro para que os seus filhos frequentem a escola publica como usa-lo para que frequentem uma escola privada.

[www.findarticles.com]

The money can go to any private school--nonprofit, for-profit, or religious--as long as the national education bureaucracy approves it. The approval requirement is mostly to ensure that private schools are open to all kids and don't charge tuition above the voucher. Parents can also choose among many public schools for their kids, unlike in the U.S., where kids generally have to attend their district school.

So has the Swedish voucher program skimmed the cream, leaving public schools with the dregs, as many U.S. voucher critics predict?

"The present study shows this fear to be without foundation," conclude its authors, F. Mikael Sandstrom and Fredrik Bergstrom of the Stockholm-based Research Institute of Industrial Economics. "We find that the extent of competition from independent schools, measured as the proportion of students in the municipality that goes to independent schools, improves both the test results and the grades in public schools. ...The improvement is significant both in statistical and real terms."



Pelos vistos um dos paises que costuma ser apontado como um exemplo de solidariedade e laicidade não tem os temores que aqui existem contra o cheque-ensino.

Re: o cheque-ensino é pratica usual na suecia
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 07 de December de 2005 13:41


Boas,

Gostei imenso desta ideia.
Em parte, as escolas publicas portuguesas não são exactamente as melhores. Em parte porque os professores não tem uma situação estável. No entanto, reparo que nas escolas privadas tomam mais em consideração as necessidades de cada aluno.

Já cheguei a pensar que talvez isto seja mesmo uma questão monetária. Um professor colocado numa escola particular, recebe X garantido e sabe que no ano seguinte tem emprego e dedica-se. No estado isto não acontece, e por mais que nos queixe-mos infelizmente é da natureza humana não se dedicar totalmente a uma profissão na qual não tem garantias nem sequer de emprego continuo, seja qual for o salário.

O estado tenta melhorar a situação mas mesmo assim, ainda há muito a desejar

Beijos

Mónica

Re: o cheque-ensino é pratica usual na suecia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 22:54

Caro Camilo,

Eu volto a tocar na mesma tecla: se querem implementar um cheque-ensino, porque não um cheque-saúde, um cheque-justiça, um cheque-segurança, um cheque-transportes, etc., etc. No meu caso pessoal, acho o cheque-saúde mais urgente: porque é que eu hei-de descontar para a segurança social se quando eu chegar à idade da reforma esta estará falida e não me pagará qualquer reforma? Porque é que eu hei-de pagar a segurança social se sempre que preciso de ir ao médico tenho que ir a um particular pois não consigo um médico no centro de saúde?

Para além disso, se o estado devolve às famílias o dinheiro que estas já descontaram nos impostos, não será mais fácil baixar os impostos e deixar as famílias escolher em que colégios privados querem colocar os seus filhos?

Luís Gonzaga

Re: o cheque-ensino é pratica usual na suecia
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 23:08

Os gastos em saude variam muito de pessoa para pessoa. Eu não tenho gasto quase nada, porque deveria receber um cheque-saude?

Mas os gastos com os alunos são bastante fixos. O estado gasta praticamente o mesmo com todas as crianças que numa dada cidade frequentam o ensino. Casos especiais podem ser contemplados com "cheques" especiais.

Baixar os impostos beneficiam quem mais paga, ou seja quem mais ganha. A não ser que se baixem os impostos sobre o consumo (o IVA) que penalizam quem menos ganha. Mas uma familia de baixos rendimentos não paga o suficiente para esse abaixamento lhe permitir pagar uma escola privada. Um cheque-ensino pode permitir porque a verba é bastante proxima da verba que o estado gasta.

Como é proxima mas não chega o estado acaba por poupar algum dinheiro. Além disso essas escolas privadas pagam impostos, donde o estado recupera ainda mais dinheiro.

Será então uma medida economica porque permite que o estado poupe dinheiro, uma medida socialmente justa porque permite a que praticamente todas as familias encontrem alternativas se tal o desejarem nas escolas particulares e uma medida que aumenta a liberdade e responsabilidade das familias porque podem escolher para além do projecto educativo das escolas estatais outros projectos educativos desde que aprovados pelo estado (se uma escola particular pode funcionar, receber alunos é porque o seu projecto educativo foi aprovado pelo estado).



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.