Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Considerações músicais
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 14:50

Não sei se já ouviram o single promocional - Canção de alterne - do novo álbum de Rui Veloso, "A Espuma das Canções", que já se ouve com bastante insistência nas nossas rádios. Nessa canção, muito bonita por sinal, é dita a seguinte frase:

"Nem Deus tem o dom de escolher quem vai ser feliz."

Será mesmo assim?

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Considerações músicais
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 28 de November de 2005 17:58

Não posso dar mais do que a minha opinião:

1) Penso que se Deus escolhe quem vai ser feliz, então terá de escolher também quem será infeliz. Não me parece que Deus escolha pessoas para a infelicidade.

2)Parece-me que uma das principais características do ser humano é o livre arbítrio, concedido por Deus e que nos permite fazer as nossas escolhas e, consequentemente, ser responsáveis por elas. Se Deus escolhe quem será feliz não é isso um limitar do nosso livre arbítrio?

3) Parece-me que Deus nos dá, pelo sacrifício do Seu Filho e pela graça do Espírito Santo, que nos permitem estar em comunhão com Ele, todos os meios para atingir a felicidade, mas Deus nunca impõe essa felicidade, Deus espera que nós, por nossa iniciativa e como resposta ao Seu Amor, aceitemos a sua dádiva e a felicidade que ela nos traz.

Mais uma vez, é a minha opinião, tanto quanto sei uma discussão semelhante está em aberto desde a Reforma Protestante... Não me aventuro em profundidades teológicas dada a minha profunda ignorância... ;o)

Mas parece-me uma questão interessante

Um abraço
Rute

Re: Considerações músicais
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 30 de November de 2005 02:15

Curioso, ontem dei por mim a meditar na mesma frase!

Acho que não! Se somos fruto do Seu grande AMOR e uma centelha do seu fogo, fomos feitos para sermos felizes. Quanto a mim esse é um dom ao qual todos deveríamos aspirar.

Re: Considerações músicais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de November de 2005 13:32

Eu penso que Deus nos escolheu a todos para a felicidade.
Esse é o nosso único caminho, o nosso único propósito existencial. E esta felicidade é para se vivida aqui.

Re: Considerações músicais
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 30 de November de 2005 13:47

De facto, Deus escolheu-nos a todos para a felicidade.
Se assim é, qual a razão de alguns serem infelizes? Estou em crer que "pagamos", de certa forma, as escolhas que fazemos...

Re: Considerações músicais
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 01 de December de 2005 04:36

A propósito disto vou contar-vos uma história que se passou comigo

Num dos anos em que dei Catequese em Lx, utilizei uma sala no primeiro andar da igreja, cujo acesso era feito pelo interior da mesma, passando pela imagem do Senhor dos Passos. Havia uma menina de 9 anos que “morria” de medo daquela imagem, pelo que nós tínhamos sempre o cuidado de acender todas as luzes das escadas e de fechar a porta do pequeno espaço onde se encontrava a dita imagem. A pequena na altura tinha uma tia com cancro em fase terminal.
Um dia à saída da Catequese, depois de descermos as escadas, encontrávamo-nos junto aos bancos no interior da igreja, a tal menina, olha para mim muito séria e pergunta-me isto:

“Porque é que toda a gente sofre?”
Ora eis uma pergunta à qual eu não sabia responder…pior ela tinha dito…”toda a gente”

Bem, acho que ia tendo, na altura, uma coisa má. Mas achei que tinha de lhe dizer a verdade e disse:

“Olha não sei!”

Depois disto, continuei a falar, ….as palavras dificilmente vinham da minha pessoa, estou certa que foi o divino Espírito Santo quem falou por mim, pois eu nunca saberia dizer coisas tão sábias.

E continuei assim: “Mas numa coisa tens toda a razão, todos nós sofremos. Sofres tu, a tua mãe, a tua tia, os meus pais, os do João, os da Rita e todas as pessoas que encontras na rua, todos nós sofremos de uma maneira ou de outra…até Jesus sofreu! Sabes aquela imagem de que não gostas, é a de Jesus a sofrer com o peso da cruz. O que nós temos de fazer é aprender com Jesus, cada vez que caímos com o peso do sofrimento temos de nos levar de novo, como Jesus fez a caminho do monte calvário onde foi crucificado. É por isso que ele é tão importante para nós, porque nos ensina a sofrer e a Amar ao mesmo tempo”.

Estou a repetir em discurso directo o que lhe disse, porque me lembro textualmente o que foi dito por mim. Eu própria fiquei surpreendida comigo. Como foi possível ter tido a sabedoria e a perspicácia para tal feito, certamente foi Deus quem falou e não eu…

O que eu sei ao certo é que aquela criança de 9 anos estava a iniciar um processo fabuloso. - a descoberta única, pessoal e intransmissível que é o mistério da Paixão e Morte de Cristo.

Algum tempo depois aquela menina começou a ser vista perto da imagem do Senhor dos Passos, pois aprendeu a deixar de ter medo dela e aos poucos foi-se aproximando e por fim já rezava aos pés do Senhor dos Passos.

Re: Considerações músicais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2005 13:50

Em suma:
Naquele dia, Foste tu quem foi o Jesus para aquela menina. Ele sentou-se oa lado dela e conversou com ela. Jesus, naquele dia chamava-se o teu nome. Teve a tua voz.

Um pequenino milagre- conseguiste tranformar uma imagem aterrorizadora do senhor dos passos ( no fundo a imagem do sofrimento e da morte) numa imagem de coragem face á adversidade.
Muito lindo.

Re: Considerações músicais
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 01 de December de 2005 13:59

Muito bonito, obrigado pela partilha que fizeste.
Claramente, Deus serviu-se de ti para chegar aquela criança que precisava de umas palavras de conforto e de uma explicação para o problema que vivia no momento. Um milagre - afinal existem e todos os dias eles acontecem :) .

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Considerações músicais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 21:23

É isso Antonyeta , ser profeta , o Espírito falar em nós.
Por isso que sempre nos desconcertamentos perante Ele, que não para de nos supreender.
Sabemos que não somos nós , que somos um ECO ,
então CATEQUISTAS ECOAI !!!!
chris

Re: Considerações músicais
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 23:54

«Nem Deus tem o dom de escolher quem vai ser feliz.»

Claro que não: Deus já deu a todos o dom de sermos felizes. Alguns conseguimos confundir de tal forma que já não sabemos como encontrar o caminho para a felicidade.

Mesmo entre nós católicos há quem prefira ver que somos pecadores, em vez de ver que Deus nos perdoa. Há quem prefira ver que Jesus morreu na cruz do que ver que ele ressuscitou da morte. Há quem prefira ver que Deus castiga, do que ver que Deus nos ama. E depois ainda nos admiramos que haja quem não consiga encontrar o caminho para ser feliz.

A felicidade encontra-se dentro de cada um de nós. Não tem a ver com o que temos, com o que fazemos, com o que vivemos mas, simplesmente, com o que somos. É sermos aquilo que somos que nos torna felizes e compreendermos que a nossa essência é feita de Amor. Só amando-nos a nós próprios, amando Deus e o próximo como a nós mesmo é que conseguimos ser verdadeiramente felizes.

Não tem segredo nenhum...

Luís Gonzaga

Re: Considerações músicais
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de December de 2005 16:14

tony

Gostei muito do que nos contaste!!! Nós em crianças temos dessas coisas. Eu em criança tinha medo dos mortos, não conseguia passar à porta de um morto.
Até que um dia o meu pai me chamou à atenção e me disse: não tenhas medo dos mortos, eles já não fazem mal algum...devemos ter medo é dos vivos!

Re: Considerações músicais
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 19 de December de 2005 00:47

Fomos feitos para amar!TODOS somos convidados a fazê-lo!É a única coisa que acrescento ao que já foi aqui partilhado!.-p



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.