Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 14 de 21
Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 12:10

Católica Praticante, você escreveu:

"Quanto aos dois mil anos de tradição, devo dizer-te que foi quase esse o tempo que levou a Igreja a condenar a escravatura , a liberdade religiosa ou a pena de morte..."...

Chiiiiiiiiii....quer dizer então que para você a Igreja Católica é contra a pena de morte? Poisentão você vai se decepcionar ainda mais agora....

A maior parte da população e dos católicos ao redor do mundo não sabem que a Igreja Católica é a favor da pena de morte. Logicamente que a Igreja ensina de acordo com as palavras da Bíblia, explicando muito bem esta doutrina que é ainda hoje a doutrina oficial da Igreja.
Na Bíblia aparece entre os dez mandamentos o conhecido “Não matarás” (Êx, cap. 20, v. 13). Posteriormente, entre várias outras leis, o mesmo Deus que nos proibiu de matar disse que “quem ferir mortalmente um homem será morto” (Êx, cap. 21, v. 12). No mesmo livro de Êxodo também está escrito: “Quem cometer um rapto será morto” (Êx, cap. 21, v. 16). Existem muitas outras passagens parecidas com estas, determinando que o Estado de Israel matasse criminosos de tipos diferentes.
Aparentemente isto seria uma enorme contradição, pois como poderia Deus nos ter proibido de matar em um versículo e posteriormente o mesmo Deus ter mandado exterminar homicidas e seqüestradores em outro?
São Tomás de Aquino explicou muito bem esta questão, dizendo que "Tu não matarás" é parte. Nós não temos direito de matar enquanto parte que somos. Porém, a sociedade, enquanto todo, tem direito de matar. Por isso que depois de dar a lei "tu não matarás", Deus dá a lista dos crimes que mereciam a pena de morte.
A nossa mão é parte do corpo, e é subordinada ao todo. Assim, se a mão tem câncer, nós a amputamos para salvar o todo. Se a mão tem câncer e vai matar o corpo, cortamos a mão para salvar o todo, evitando um mal maior. Porque a parte é menos que o todo.
O criminoso é parte da sociedade. Se ele ataca a sociedade com seu crime, a sociedade, enquanto todo, pode reagir, tirando o câncer que está nela, matando. Porém, desde o princípio, na Bíblia o direito de pena de morte é da sociedade, do Estado, e não de uma parte.
É justamente por defender a vida que a Igreja Católica sempre foi a favor da pena de morte, evidentemente em determinados casos, com um motivo justo e um julgamento mais justo ainda, como é mandado na Bíblia (Nm, cap. 35, v. 30). Mas alguém poderia inocentemente argumentar: “ora, mas Jesus Cristo, o Senhor da paz, aperfeiçoou a lei através do amor, e portanto hoje como cristãos não podemos aceitar a pena de morte, porque somente Deus tem o direito de tirar a vida de alguém”. Ledo engano.
A doutrina da pena de morte não entra em conflito nem mesmo com a mensagem de paz trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Apresento palavras ditas pelo próprio, Cristo, e algumas situações onde ele defendeu a pena de morte. Vamos a elas:
1) Quando era interrogado por Pilatos, Nosso Senhor ouviu dele a seguinte pergunta: "Não sabes que tenho poder de te matar ou de te soltar?" (S. João, cap. 19, v. 10). Cristo, ao invés de corrigi-lo, concordou com Pilatos, respondendo: "Tu não terias esse poder se não te fosse dado do alto" (S. João, cap. 19, v. 11). Portanto, Cristo não apenas confirma o poder que o Estado possui de condenar criminosos a morte, ainda que Ele próprio não fosse criminoso, como ainda ensina que este poder de Deus é estendido ao Estado. Somente Deus pode matar, mas ele empresta este poder ao Estado. Por isso escreveu São Paulo, apóstolo de Cristo por excelência, em uma das passagens bíblicas mais favoráveis a pena de morte: “Queres não ter que temer a autoridade? Fazes o bem e receberás os elogios, pois ela está a serviço de Deus para te incitar ao bem. Mas se fazes o mal, então temes. Pois não é em vão que ela traz a espada: castigando, está a serviço de Deus para manifestar a sua cólera para com o malfeitor” (Romanos cap. 13, v. 1 a 4). Mais claro, impossível. A autoridade legitimamente constituída por Deus está a serviço do Criador quando pune com a pena de morte os malfeitores (leiamos também I Pe cap. 2, v. 13-17). São Paulo e São Pedro escrevem, com todas as letras, a legitimidade da pena de morte. Portanto, é com a autoridade e o conhecimento recebidos por Cristo que os apóstolos escreveram de forma favorável a pena de morte.
2) Nosso Senhor, de forma favorável a pena de morte, disse a São Pedro: “Todos os que tomam a espada morrerão pela espada” (S. Mateus, cap. 26, v. 51). Aqui, Jesus Cristo diz claramente que quem mata pode ter que ser morto.
3) Quando Jesus estava na cruz, antes de morrer, haviam dois bandidos pregados ao seu lado. Quando um deles blasfemou contra Jesus, o outro o repreendeu, dizendo: “Tu nem sequer tens o temor de Deus, tu que sofres a mesma pena! Para nós, é justo: nós recebemos o que os nossos atos mereceram; mas Ele não fez nada de mal!” (S. Lucas, cap. 23, v. 40 e 41). E Jesus ao seu lado não o corrigiu, mas ao contrário, o aprovou, dizendo-lhe: “Hoje mesmo estarás comigo no meu reino!” (S. Lucas, cap. 23, v. 43). Isto prova que Cristo perdoa aqueles que se arrependem, mas mesmo aqueles que se arrependem precisam pagar pelos seus crimes, ainda que estejam arrependidos. Perdão não significa impunidade.
4) No livro de Apocalipse está escrito que "quem pela espada fere, pela espada perecerá" (Ap, cap. 13, v. 10). São João, divinamente inspirado por Cristo, mostra que o Novo Testamento não mudou a situação jurídica do Antigo Testamento.
Não se trata, neste caso, de discutir sobre a viabilidade ou não da pena de morte em qualquer país doo mundo. O problema é se a pena de morte é uma coisa justa e necessária, e se ela corresponde ao direito humano e a justiça. Esse é o problema. Se é viável essa é outra questão. O problema é: a pena de morte, ela é algo necessário, segundo a justiça, em qualquer lugar do mundo? Resposta: a justiça exige a punição de morte. Evidentemente, para determinados crimes.
Uma pessoa condenada à prisão perpétua não tem mais nada a perder. Ela só tem que fugir da cadeia e fazer mais barbaridades. Nos presídios ao redor do mundo, os bandidos que têm punições longas - de 30, 90 anos - são contratados pelos outros criminosos para, por um maço de cigarros, matar mais alguém; pois, quem já tem uma condenação de 300 anos, que diferença faz matar mais um? Mata-se por um maço de cigarros...
A Igreja Católica não defende a pena de morte para se vingar do criminoso, mas sim para fazer justiça a sociedade e também e para tentar salvar a alma da pessoa, para que ela possa ir para o céu, o que faz da pena capital um verdadeiro ato de amor ao sentenciado. Explico.
São Tomás ensina que aquele que aceita a pena de morte como um ato de justiça para si mesmo, que aceita o suplício, esta atitude é uma súplica a Deus. E a pena de morte é uma caridade para com ele, porque põe a morte para ele diante dos olhos: "você vai morrer daqui 30 dias". E ele tem tempo de se converter.
Nesta situação hipotética, digamos que o criminoso saiba que morrerá em breve. Ele recebe a visita de um padre que fala de Cristo para ele. Diz que ele precisa se arrepender de seus pecados. Se ele se arrepende de fato, Deus no céu o perdoa, porque ninguém pode enganar a Deus. Então um criminoso que se arrepende verdadeiramente é condenado a pena de morte pelo Estado, e depois de morrer pode ir para o céu. A pena de morte é uma possibilidade do criminoso ir para o céu, além de se fazer justiça ao crime praticado. De que adianta o bandido continuar vivo, ser reeducado, mas não se arrepender verdadeiramente e ir para o inferno? Melhor morrer hoje e ir para o céu do que morrer daqui a trinta anos e ir para o inferno.
Há desigualdade nas graças, nas virtudes, nos mistérios e nas culpas, o que produz desigualdade de glória no céu e de castigos no inferno. Assim, caso o malfeitor não se arrependa, então morrerá e se for para o inferno, lá ele sofrerá menos, pois tendo morrido deixou de cometer vários crimes e pecados que cometeria caso ainda estivesse vivo, o que o faria sofrer ainda mais no inferno, quando lá chegasse. Outra caridade proporcionada pela pena de morte.
O que os contrários à pena de morte dizem é que tem que “educar” e “recuperar”. Isto parte da falsa idéia de que só no povão tem criminosos e que a miséria é que provoca o crime. Isso é falso. Há pessoas muito pobres e honestas (a esmagadora maioria). O que provoca o crime é a falta de Deus na alma!
Para acabar com a criminalidade, tem que conduzir o povo para Deus. Existem muitos políticos e empresários que foram muito bem educados em suas infâncias e que são grandes criminosos. Portanto, a origem da criminalidade não está na falta de oportunidades e de educação, mas sim na falta de Deus no coração! Sem Deus não é possível mudar ninguém. Para mudar uma pessoa, ou ela muda por Deus, ou não é por educação.
Caso alguém seja a favor da pena de morte apenas por vingança, então não poderá ser aliado da Igreja Católica nesta luta, porque ainda que o objetivo seja o mesmo, os motivos pelos quais lutamos são diferentes. Para embasar documentalmente este artigo, cito o Catecismo da Igreja Católica aprovado pelo Papa João Paulo II. Pois bem, na página 590, o número 2267 diz que “o ensino tradicional da Igreja Católica não exclui, depois de comprovadas cabalmente a identidade e a responsabilidade do culpado, o recurso a pena de morte, se esta for a única via praticável para defender eficazmente a vida humana contra o agressor injusto” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2267, pg. 590).
Se não exclui, inclui. Esta aí, com todas as letras, no catecismo da Igreja, aquilo que a doutrina Católica sempre ensinou: que a pena de morte é legítima. E isto não pode ser revisado nos dias modernos, porque é verdade ensinada pela Sagrada Escritura e confirmada pela doutrina oficial da Igreja. Inclusive tenho que realçar que este catecismo foi aprovado pelo Papa João Paulo II. Ou seja, o Papa que tem a fama mundial de ter sido um grande promotor da paz no mundo aprovou documentalmente a pena de morte.
O que é realmente espantoso é como os católicos hoje estão contaminados pelo liberalismo e pelo romantismo que são contra a pena de morte. Tanto bispos como padres e leigos se declaram contra a pena de morte, colocando as suas opiniões pessoais acima daquilo que a Igreja ensina. Outro "fruto" do Vaticano II.
Um abraço e fiquem com Deus. In corde Iesu et Mariae, semper!
Sandro Pelegrineti de Pontes

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 12:15

Mais um exemplo em como a doutrina muda. Por via do Espírito: a descoberta de Deus vai-se fazendo. Actualmente, a Igreja Católica é contra a pena de morte. Porque percebeu que há aí uma contradição insanável com o próprio Deus. Leituras literalistas da Bíblia como as que propões também não são intrinsecamente católicas. A Bíblia, para os católicos, não é um ditado.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 12:17

pontosvista Escreveu:
-------------------------------------------------------
> S7v7n
>
> Havia sacerdotes no tempo de Jesus mas Jesus não
> era um deles. Jesus não fazia parte de um clero
> organizado.

Jesus é o Sumo-Sacerdote ;) Pois não havia a Igreja de Cristo. Por isso é que Ele a Criou. E cá estamos nós.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 12:21

Citação:
a justiça exige a punição de morte

Sandro

Não há nenhum efeito da pena de morte que, num estado minimamente civilizado, não possa ser substituído por outras medidas. Países com os EUA têm pena de morte e a criminalidade não é menor por isso. Se um condenado mata na prisão por um maço de cigarros, também um culpado que pode apanhar pena de morte mata fora da prisão para não ser apanhado. Depois, veja como Jesus tratou os casos em que queriam que ele aprovasse a aplicação da pena de morte.

pontosvista

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 12:39

SandrO:

Responda ás seguintes perguntas?

A Igreja é a favor da escravatura?
A Igreja defende o colonialismo?
A igreja é a favor da Usura?
A Igreja é a favor da guerra santa?

A Igreja é a favor da liberdade religiosa?
A Igreja é a favor do SEparação Igreja /Estado?
A Igreja é a favor da liberdade de culto?

O Limbo Existe?

Quantos conceitos dourináriosimutáveis !!!!

Aguardo a sua resposta.

Relativamente à pena de morte - a Igreja não é a favor da pena de morte nem advoga a pena de morte, assim como não é a favor da guerra ou dos conflitos armados. Admite-os excepcionalmente, se não houver outras formas de controlar a violência, numa perspectiva de legítima defesa.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 12:43

"
Citação:
Por isso que depois de Deus dar a lei "tu não matarás", Deus dá a lista dos crimes que mereciam a pena de morte. "[/quote"
Parece-me que o deus do Sandro é um bocado confuso e não sabe o que quer.

De qualquer forma aproveito para lançar outra pergunta ao sandro:

O adultério deve ser punido com pena de morte por apedrejamento, consoante ordem de deus?

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 12:50

Gostaria de deixar claro a questão sobre os direitos das mulheres. Até porque muito se tem falado e não tenho tido muito tempo para ler tudo muito atentamente. Por isso se falhar em algo digam-me.

Eu há pouco estava a discutir com a catolicapracticante sobre a tal inferioridade das mulheres, e o sandro veio à baila.

Daquilo que eu o vi escrever, no que toca ao sacerdócio, penso que vai de encontro naquilo que eu penso. Não é por considerar que, "se és mulher, não tens direito porque eu sou muita machista", mas sim porque acho que essa tarefa não lhe foi confiada por Deus.

Para mim, a mulher tem tantos direitos como o homem. Mas neste campo entra a autoridade divina. E nisso não me meto.

Peço sempre a Deus que nos ilumine e que nos dê uma resposta. O João Paulo II já nos deu uma. Só que não é essa a resposta que muitos querem ver. É muito complicado.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:02

Caros estrebuchantes contrários a pena de morte, que Deus tenha misericórdia de suas almas heréticas.
Para embasar documentalmente o que escrevi APLICADO AOS DIAS DE HOJE (como vocês gostam), citei o Catecismo do Concílio Vaticano II aprovado pelo Papa João Paulo II, que no parágrafo 2267 diz EXPRESSAMENTE que “o ensino tradicional da Igreja Católica NÃO EXCLUI, depois de comprovadas cabalmente a identidade e a responsabilidade do culpado, O RECURSO A PENA DE MORTE, se esta for a única via praticável para defender eficazmente a vida humana contra o agressor injusto” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2267, pg. 590).
E esta doutrina é eterna e imutável, e ela foi ensinada pelo Papa João Paulo.
Sandro Pontes

Obs.: os casos em que a pena de morte deve ser aplicada são a minoria, pois na maioria das vezes esta pena deve ser evitada. Mas de vez em quando ela precisa ser aplicada. Isto é o que a Igreja ensina.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:05

Resposta: Não sei se em caso de adultério a mulher deve morrer apedrejada. Talvez uma injeção letal seria mais "humano".
Obs. aos irônicos, somente usando de ironia!

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:05

Sandro, queria pedir-lhe um favor.

Deixe de lado os "estrabuchantes". Não vale a pena andarmos às turras uns com os outros. Já o pedi ao Tilleul e peço-lhe também. Pode ser? Falemos todos como irmãos. Todos temos os nossos pontos de vista, e os nossos argumentos. E isso basta.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:08

A que eu acrescento algumas:

O Sol gira à volta da Terra?
A Sida ou Lepra são castigos divinos e as pessoas deverão ser afastadas da sociedade?
Seria justificável atacar o Líbano e Israel para recuperarmos os locais da escritura?
Um indio e um negro são seres humanos e deverão ter os mesmos direitos que um branco?
Segundo a Bula Inter Caeteras, onde tu vives faz parte de Portugal ou de Espanha?
Achas que por seres casado vives num estado inferior ou celibatário?
Deve haver liberdade de expressão e de imprensa?

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:11

Beleza, Márcio. Em atenção a ti, o farei.
Mas na verdade já estou me despedindo deste fórum.
Empenhei-me muito nestes debates nestes últimos dias.
Acho que valeu a pena. A mensagem da Igreja foi proclamada "sobre os telhados". Agora, 'quem tiver ouvidos para ouvir, ouça".
Um abraço,
Sandro.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:17

Obrigado, Sandro e volte sempre!

Adeus e até qualquer dia!

Olha a propósito, antes de ir responde a estas perguntinhas

A Igreja é a favor da escravatura?
A Igreja defende o colonialismo?
A igreja é a favor da Usura?
A Igreja é a favor da guerra santa?

A Igreja é a favor da liberdade religiosa?
A Igreja é a favor do SEparação Igreja /Estado?
A Igreja é a favor da liberdade de culto?

O Limbo Existe?

O Sol gira à volta da Terra?

A Sida ou Lepra são castigos divinos e as pessoas deverão ser afastadas da sociedade?

Seria justificável atacar o Líbano e Israel para recuperarmos os locais da escritura?

Um indio e um negro são seres humanos e deverão ter os mesmos direitos que um branco?

Segundo a Bula Inter Caeteras, onde tu vives faz parte de Portugal ou de Espanha?
Achas que por seres casado vives num estado inferior ou celibatário?

Deve haver liberdade de expressão e de imprensa?

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:19

Tilleul peço-lhe um simples comentário sobre este trecho do Catecismo do Vaticano II aprovado Por João Paulo que ensina que de vez em quando devemos fritar algumas pessoas na cadeira elétrica.
Aguardando, me despeço.
Sandro

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:24

Ah, tenho até um comentário a fazer sobre João Paulo II. Ele, pessoalmente, era contrário a pena de morte.
Mas como Papa, ele não impôs a sua opinião pessoal e manteve a doutrina ensinada pela Igreja nos últimos dois mil anos.
Por isso, nossa opinião pessoal não vale nada. Vale somente o que a Igreja sempre ensinou (Efésios 3, 10).
Sejam humildes. Entendam e acatem de forma submissa o que a Igreja ensina.
E discordar da Igreja é pecado contra a fé! A consequência é a exclusão da vida eterna.
Sandro

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:43

E apesar de tudo diz ainda o catecismo:

Citação:
If, instead, bloodless means are sufficient to defend against the aggressor and to protect the safety of persons, public authority should limit itself to such means, because they better correspond to the concrete conditions of the common good and are more in conformity to the dignity of the human person.
"Today, in fact, given the means at the State's disposal to effectively repress crime by rendering inoffensive the one who has committed it, without depriving him definitively of the possibility of redeeming himself, cases of absolute necessity for suppression of the offender 'today ... are very rare, if not practically non-existent

Eu recuso qualquer tipo de pena de morte baseado em:

Citação:
Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.»

Citação:
«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. 39Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»

Citação:
«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?

Citação:
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Citação:
Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.

Citação:
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver amor, sou como um bronze que soa
ou um címbalo que retine.
2Ainda que eu tenha o dom da profecia
e conheça todos os mistérios e toda a ciência,
ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas,
se não tiver amor, nada sou.
3Ainda que eu distribua todos os meus bens
e entregue o meu corpo para ser queimado,
se não tiver amor, de nada me aproveita.

4*O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
5nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
6Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
7Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.

8*O amor jamais passará.
As profecias terão o seu fim,
o dom das línguas terminará
e a ciência vai ser inútil.
9Pois o nosso conhecimento é imperfeito
e também imperfeita é a nossa profecia.
10Mas, quando vier o que é perfeito,
o que é imperfeito desaparecerá.
11Quando eu era criança,
falava como criança,
pensava como criança,
raciocinava como criança.
Mas, quando me tornei homem,
deixei o que era próprio de criança.

12*Agora, vemos como num espelho,
de maneira confusa;
depois, veremos face a face.
Agora, conheço de modo imperfeito;
depois, conhecerei como sou conhecido.
13*Agora permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e o amor;
mas a maior de todas é o amor.

Peço desculpa não ter respondido com palavras minhas mas é que acho estas têm mais valor. E pronto espero ter respondido à tua pergunta espero as respostas às minhas.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 13:57

Sandro, sugeres então que se acabe com a investigação em Teologia?

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 14:22

Não me parece que a teologia seja objecto de investigação mas sim reflexão. Pormenor sem importancia.

Jesus antes de subir aos Céus disse que o Espirito Santo nos ensinara todas as coisas. Quer isto dizer que a nossa compreensão religiosa vai evoluindo. Não evolui sempre em linha rectas, há obviamente algum zigzaguear.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 14:27

Sandro:

1)Vejo que adVoga a injecção letal em caso de adultério. Ora isso vai textualment contra a Bíblia.
E o que você tem "paregoado pelos telhados" é que a Bíblia contém ensinamentos imutáveis.
ora o sandro acabou de mudar um conceito imutável, pois o apedrejamento é uma ordem divina. Para um fundamentalista cristão, parece-me algo de muito grave.

2) O sandro escreveu que
Citação:
"João Paulo que ensina que de vez em quando devemos fritar algumas pessoas na cadeira elétrica."

Ora ou o sandro sofre de alguma disfunção cognitiva que o torna incapaz de interpretar um texto , ou limita todo o custo.a-se a escrever delírios subjectivos que depois afirma como verdades eternas.
Em lado algum João Paulo II "ensinou" tal barbaridade.

3) A Igreja não advoga a pena de morte nem diz que é um bem ou que é legítima.
Afirma apenas que, em situações absolutamente excepcionais, quando não houver nenhum outro meio de defesa da sociedade face a um agressor injusto , a ilicitude da pena de morte pode ser excluída.
Mas , logo a seguir, o mesmo catecismo da igreja católica acrescente que esses casos de excepção são praticamente inexistentes e que por isso a utilização da pena de morte deve ser evitada porque vai contra a dignidade humana.

4) Anoto a tua completa incapacidade em responder ás questões simples que te coloquei.

5) Verifico que admites que estás a usar o Forum Paróquias para divulgar a tua seita e não com o objectivo de quelquer debate sobre questões doutrinárias católicas.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 14:42

"
Citação:
Vale somente o que a Igreja sempre ensinou (Efésios 3, 10).
"
Gostaria que o Sandro respondesse o que a Igreja sempre ensinou sobre:

1 - escravatura?
2 - colonialismo?
3 - Usura?
4 - guerra santa?
5 - liberdade religiosa?
6 - SEparação Igreja /Estado?
7 - liberdade de culto?
8 - O comprimento do cabelo dos homens

E as Respostas Imutáveis da Igreja para as seguintes perguntas:
9 - O Sol gira à volta da Terra?
10 - A Sida ou Lepra são castigos divinos e as pessoas deverão ser afastadas da sociedade?
11 - Um indio e um negro são seres humanos e deverão ter os mesmos direitos que um branco?
12 - O Limbo existe?
13 - Pode-se usar a tortura durante a Confissão???

14 - Segundo a Bula Inter Caeteras, onde tu vives faz parte de Portugal ou de Espanha?

15 - Achas que por seres casado vives num estado inferior ao do celibatário?

16 - Deve haver liberdade de expressão e de imprensa?

Página actual: 14 de 21


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.