Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 8 de 21
Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de September de 2006 13:31

Citação:
Na minha humilde opinião, penso que não há nenhuma humilhação pessoal perante a mulher, em pedir-lhe que use véu na Missa.

S7v7n

Se é uma mulher e pensa assim pode naturalmente usar o véu. Se é um homem deve deixar essa questão ao critério das mulheres. Quem impõe uma humilhação muitas vezes não acha que está a humilhar.

A questão de fundo mantém-se: véu porquê? Porque S. Paulo disse? Ele disse muitas outras coisas. S. Paulo, por exemplo, até achava que os escravos deviam submeter-se aos seus senhores. Véu para distinguir entre homens e mulheres? Então que sejam os homens a usar véu, para variar. Para demonstrar submissão? Então sempre há humilhação, há os "superiores" e os "inferiores" que usam na cabeça o sinal da sua submissão.

Quanto à comparação com o islão, o que está em causa não é o tamanho ou a qualidade do pano: é querer impor por via religiosa a submissão das mulheres. Infelizmente neste ponto islâmicos e certos católicos estão alinhados. Já agora, quanto aos atentados, a diferença não é muita. A maioria dos islâmicos, como a maioria dos católicos, nunca pensou em pôr uma bomba. Mas certos fundamentalistas, a partir do momento em que julgam que são donos da vontade de Deus, são capazes de tudo.

pontosvista

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de September de 2006 14:15

Caro sandro :

Verifico com alguma compaixão interior que o senhor tem uma visão estritamente literalista da Bíblia – sobre as mulheres em particular.

Calculo qu a sua mulher (se é que a tem, o que dUvido) e a sua mãezinha, passam os dias a fiar a linho com utensílios milenares ( roca e fusos, claro) e que não usam roupas sintéticas, de licra, malhas ou seda.

Imagino que o senhor Sandro também estará neste momento vestido de lã e linho da cabeça aos pés, com umas fatiotas longas, devidamente forradas para o proteger neve , feitas manualmente pela sua dedicada e católica mulher ou por outras serviçais femininas que tenha aso seu dipor.

Imagino que por esse motivo nem o sandro nem a sua família, nunca, mas mesmo nunca, colocaram os imaculados e católicos pés num centro comercial para comprara uma gravatita sequer.

Imagino também que o Sandro usa lâmpadas de azeite em casa que sua infatigável e catolicíssima mulher mantém acesas durante noites a fio, e muito estranho que esteja neste momento sentado ao computador, esse anticatólico artefacto que não vem citado na bíblia e como tal é de licitude duvidosa,

Calculo ainad, pelas citações bíblicas que faz e pela sua exigência de que sejam interpretadas á letra, que a sua mulher ( e a sua mãezinha)se fartem de plantar vinhas – o que pode explicar o seu estado um bocadinho histriónico tão típico das sintoxicaçõs etílicas.

Deduzo ainda que tais católicas senhoras, cumpridoras integralmente das prescrições bíblicas, não se limitem a usar véus mas se fartem de comprar terrenos e negócios(isso parece-me actual, com tanta especulação imobiliária que por aí anda).


Enfim, uma vidinha idílica e virtuosa.

Mas o que me deixou mesmo perplexa foi a sua citação de que:

O homem não foi feito da mulher, mas a mulher do homem

Aqui é que o sandro me despertou uma infinita curiosidade.
SErá que o sandro que não foi gerado num ventre materno mas paterno?
SErá que não foi feito de uma mulher ?
Não foi parido por uma mulher?
Não saiu de dentro de um útero de uma mulher , mas de dentro de um homem???

Terá esta frase bíblica de ser interpretada textualmente?

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de September de 2006 14:24

Olá pontosvista,

Penso que a Igreja não insiste com esse aspecto. Portanto,deve ficar ao critério de cada uma das mulheres. E nos só tecemos comentários. Não te esqueças que o véu a ser usado é para adorar a Deus única e exclusivamente. E não para o dia-a-dia. Eu não vejo como sinal de submissão, assim como os Cardeais usam aqueles "chapéus" Não sei o nome, elucidem-me. Os Bispos... Isso poderia então ser um sinal de humilhação. Obrigá-los a usar isso na cabeça.

Penso que nunca vai haver consenso. Uns querem que as mulheres sejam sacerdotisas, outros querem que a Igreja reconheça a igualdade dos Homosexuais, outros querem isto ou aquilo, e dizem sempre que a Igreja é injusta e que não confere a igualdade que as pessoas querem ter.

Penso que na Igreja, Deus deu tarefas a todos. Mas às vezes parece que queremos mais daquilo que temos.

Citação:
Quanto à comparação com o islão, o que está em causa não é o tamanho ou a qualidade do pano: é querer impor por via religiosa a submissão das mulheres. Infelizmente neste ponto islâmicos e certos católicos estão alinhados. Já agora, quanto aos atentados, a diferença não é muita. A maioria dos islâmicos, como a maioria dos católicos, nunca pensou em pôr uma bomba. Mas certos fundamentalistas, a partir do momento em que julgam que são donos da vontade de Deus, são capazes de tudo.

Não creio que se possam comparar os católicos aos islâmicos. Não digo que não hajam fanáticos católicos prontos a matar em nome de Deus e em colocar bombas para nos purificar. Mas pelo que vejo hoje em dia, os islâmicos são muito mais propícios em morrer, suicidando-se em nome de Deus do que os católicos.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de September de 2006 14:41

Sobre o uso do véu pelas mulheres em cerimónias religiosas cristãs, é curioso saber que inicialmente este uso simbólico não constituía um sinal de humilhação/sujeição mas era uma forma de promoção social das mulheres através da religiosidade e um sinal de Igualdade.

São estas pequenas nuances históricasque os literalistas ignoram.

Actualmente - no actual contexto cultural da sociedades desenvolvidas - o discurso sexista e racista do Sandro ssociado ao o uso do véu ( como forma de identificação de uma hierarquia) seria um anacronismo violento e contra os direitos humanos.

A interpretação do uso do véu como a marca da submissão das mulheres é contra a Doutrina Católica.

Discutir a obrigatoriedade do uso do véu para os fundamentalistas católicos está ao mesmo nível ideológico que discutir a obrigatoriedade do uso da Burka ou do Tchador para os fundamentalistas islãmicos.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 10 de September de 2006 23:09

Caros modernistas estebruchantes, que Nossa Senhora lhes dê a conversão.
A Igreja ensina que homens e mulheres NÃO SÃO IGUAIS. A Igreja ensina que a mulher foi feita para o homem, e que o homem domina a mulher.
A Igreja ensina também que atrás dos grandes homens sempre estão grandes mulheres.
Deus nos fez desiguais. Estrebuchem!
Quem ensina que nós somos iguais, deixa de ser católico.
A Igreja ensina INFALIVELMENTE que nós não somos iguais. Inclusive o lema de igualdade inaugurado a partir da revolução francesa foi severamente CONDENADO pela Igreja Católica.
Quanto ao véu, é tão lógico que ele não foi revogado pelos “tempos modernos” que o Papa Bento XVI está dando oportunidade para a volta da missa tridentina, missa que OBRIGA as mulheres a usar o bendito véu. E nós estamos em 2006. Portanto, é claro que o Papa Bento XVI entende a importância do véu para as mulheres. E não existe nenhum documento da Igreja revogando o uso do véu. Portanto, todas as mulheres que assistem a missa sem véu estão em desobediência, mas eu penso que a culpa não é delas. Creio que elas estão inocentes. A culpa é dos padres.
Quanto a minha esposa e mãe, claro que elas sabem que foi o cristianismo primitivo, a partir de Cristo e dos apóstolos, que fez as mulheres ocupar posições de destaque na comunidade. O cristianismo deu isto as mulheres. E mesmo assim, elas não deixaram de usar o véu.
Sim, a mulher tem que ser submissa ao marido, assim como a Igreja é sibmissa a Cristo. Mas ambos formam um único corpo. Não pode faltar respeito.
Como isto não está de acordo com a mentalidade moderna, não é mesmo, Ponto de Vista?
Você defende tudo o que a Igreja condena. E se eu sou fariseu, então todos os papas que precederam Bento XVI também o são, porque foi nos documentos que eles escreveram que estão as idéias que eu defendo. E nestes documentos está escrito que mulher tem que usar véu e que os homens não são iguais. Inclusive o "fariseu" João Paulo II condenou a sua idéia que a verdade evolui. Ele condenou aquilo que você defende, e que eu já te expliquei, mas que você ainda continua insistindo. Veja o que você escreveu quando eu perguntei se errou a Igreja por 1969 anos ao exigir o véu para as mulheres na missa e acertou somente nos últimos 37 anos quando permitiu que as mulheres não o usassem mais:
"Não errou em nenhum dos casos. Trata-se de algo cultural sem repercussões teológicas: enquanto a cultura considerava que a cabeça descoberta poderia dar origem a escândalo, a Igreja manteve a norma. Quando é patente que o véu é irrelevante, a Igreja deixou de se preocupar com isso".
Mentira, porque senão o Papa jamais daria oportunidade para a volta de uma missa que exige o véu para as mulheres (além do latim).
Tchau!
Sandro de Pontes

Obs.: Católica "praticante", não respondo a você porque seu nível é muito baixo. Minha esposa e minha mãe estão rezando pela sua conversão, de véu na cabeça, na missa.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 01:08

Vejo que refere João Paulo II.

Aconselho a Leitura atenta de alguns documentos do seu pontificado, como a CARTA APOSTÓLICA MULIERIS DIGNITATEM e a carta ás mulheres, onde expressamente o Papa proclama a igualdade entre homens e mulheres. Nela o Papa e Igreja condena textual e explicitamente todas as forma de domínio da mulher pelo homem, (machismo) pois vão contra a sua dignidade.

Eis algusn extractos:

“(,,,,) a « mulher » é a representante e o arquétipo de todo o gênero humano: representa a humanidade que pertence a todos os seres humanos, quer homens quer mulheres.”

“Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou » (Gên 1, 27). Esta passagem concisa contém as verdades antropológicas fundamentais: (…)os dois são seres humanos, em grau igual o homem e a mulher, ambos criados à imagem de Deus

O Criador confia o « domínio » da terra ao gênero humano, a todas as pessoas, a todos os homens e a todas as mulheres, que aurem a sua dignidade e vocação do « princípio » comum”

“Na segunda descrição da criação do homem (cf. Gên 2, 18-25), a linguagem em que se expressa a verdade sobre a criação do homem e, especialmente, da mulher é diversa; em certo sentido é menos precisa; é — poder-se-ia dizer — mais descritiva e metafórica; mais próxima da linguagem dos mitos então conhecidos.
Todavia, não se encontra contradição essencial alguma entre os dois textos. O texto de Gênesis 2, 18-25 ajuda a compreender bem o que encontramos na passagem concisa de Gênesis 1, 27-28 e, ao mesmo tempo, se lido em conjunção com este, ajuda a compreender de modo ainda mais profundo a verdade fundamental aí contida sobre o homem, criado à imagem e semelhança de Deus como homem e mulher

“O texto bíblico fornece bases suficientes para reconhecer a igualdade essencial do homem e da mulher do ponto de vista da humanidade. Ambos, desde o início, são pessoas, à diferença dos outros seres vivos do mundo que os circunda. A mulher é um outro «eu» na comum humanidade. Desde o início aparecem como « unidade dos dois », e isto significa a superação da solidão originária, na qual o homem não encontra um « auxiliar que lhe seja semelhante » (Gên 2, 20). "

O próprio Deus é também feminino:

“Lembramos aqui algumas passagens características do profeta Isaías: « Dissera Sião: "Javé abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim ". Pode, acaso, uma mãe esquecer o próprio filhinho, não se enternecer pelo fruto das suas entranhas? Pois bem; ainda que tais mulheres dele se esqueçam, eu, porém, não me esquecerei de ti » (49, 14-15). E noutra passagem: « Como alguém que é consolado pela própria mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém recebereis conforto » (Is 66, 13). Também nos Salmos Deus é comparado a uma mãe pressurosa: « Como a criança desmamada no regaço da mãe, como uma criança desmamada está minh'alma. Espera, Israel, no Senhor » (Sl 131, 2-3).

Em diversos trechos o amor de Deus, solícito para com o seu povo, é apresentado como semelhante ao amor de uma mãe: tal como uma mãe, Deus «carregou » a humanidade e, particularmente, o seu povo escolhido no próprio seio, deu-o à luz na dor, nutriu-o e consolou-o (cf. Is 42, 14; 46, 3-4). O amor de Deus é apresentado em muitos trechos como amor « masculino » de esposo e pai (cf. Os 11, 1-4; Jer 3, 4-19), mas, às vezes, também como amor a feminino » de mãe."


“Admite-se universalmente — e até por parte de quem se posiciona criticamente diante da mensagem cristã — que Cristo se constituiu, perante os seus contemporâneos, promotor da verdadeira dignidade da mulher e da vocação correspondente a tal dignidade. Às vezes, isso provocava estupor, surpresa, muitas vezes raiando o escândalo: « ficaram admirados por estar ele a conversar com uma mulher » (Jo 4, 27), porque este comportamento se distinguia daquele dos seus contemporâneos. « Ficaram admirados » até os próprios discípulos de Cristo.
Estranheza ainda maior ou até « santa in dignação » deviam provocar nos ouvintes satisfeitos de si as palavras de Cristo: « Os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus » (Mt 21, 31).”

“Em todo o ensinamento de Jesus, como também no seu comportamento, não se encontra nada que denote a discriminação, própria do seu tempo, da mulher. Ao contrário, as suas palavras e as suas obras exprimem sempre o respeito e a honra devidos à mulher. “O comportamento de Jesus a respeito das mulheres, que encontra ao longo do caminho do seu serviço messianico, é o reflexo do desígnio eterno de Deus, o qual, criando cada uma delas, a escolhe e ama em Cristo (cf. Ef 1, 1-5). Por isso, cada mulher é aquela « única criatura na terra que Deus quis por si mesma ». Cada mulher herda do « princípio »e de pessoa precisamente como mulher. Jesus de Nazaré confirma esta dignidade, recorda-a, renova-a e faz dela um conteúdo do Evangelho e da redenção, para a qual é enviado ao mundo. "


Aliás João paulo Ii pediu expressamente perdão eplos pecados da Igreja contra as mulheres, sendo que o maior pecado é essa ideia petegrina da "subordinação" ao homem...

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 02:08

"Minha esposa e minha mãe estão rezando pela sua conversão, de véu na cabeça, na missa."

Coitadas, e eu que pensva que passavam o dia a fiar , a tecer, a plantar vinhas e a negociar... Ops, a esta hora devem estar elas aflitinhas a ver se a cabdeias de azeite não se apagam...

Ou afinal só cumprem a parte de usar a Burka, quer dizer do véu, e esquecem os outros preceitos bíblicos???Espero que não tenham

( Já agora, só espero que o Epafras use o cabelo curto e tape a cabeça quando for ler as leituras... E descalce os sapato ao entrar em solo sagrado....Está tudo na bíblia....)

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 10:31

Julgo que todos os cristãos aspiramos a ser como Cristo.

Há uma característica importante nesse nosso modelo: Jesus era um homem muito à frente do seu tempo, que desprezou preconceitos e preceitos inúteis.

Pergunto: quem estará mais de acordo com o espírito de Cristo? Quem pretende seguir a letra da lei, ou quem tenta reproduzir o seu espírito?

Quando Cristo avisou contra o espírito dos tempos, não foi só contra o do tempo actual, mas também contra o do seu tempo, o de todos os tempos. Lutar contra o espírito do tempo actual e adoptar/manter em simultâneo os preconceitos caducos do passado é ridículo. É verdade que não precisamos de uma Igreja que acompanhe os tempos, mas sim que os atravesse. Mas, se deve existir independência relativamente aos tempos de hoje, o que com estes se aprende deve libertar-nos dos agrilhões do passado.

O Cristianismo sempre foi uma religião de ruptura. Convém não o esquecer.

Já agora, caros tradicionalistas, gostava de saber a vossa opinião sobre o papel dos judeus na morte de Cristo, e qual a sua culpa nesta questão. É que parece-me que houve uma inversão clara da Igreja nesta questão. E ainda bem, digo eu, ainda bem. À imagem dos véus, preferiam ir buscar à gaveta a culpabilização dos judeus? Ou essa já não conta como verdade proclamada ao longo dos tempos por tantos papas?



Editado 1 vezes. Última edição em 11/09/2006 10:36 por Zé.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 11:44

Católica [...], disse que não ia de rebater, mas como você mudou de nível, mudei de idéia.
O Papa João Paulo II apenas REPETIU AQUILO QUE A IGREJA SEMPRE ENSINOU, ou seja, que todos os seres humanos são IGUAIS por sua natureza. Ou seja, todos nós, tendo a mesma NATUREZA humana, somos iguais diante de Deus pela NOSSA NATUREZA. a igualdade na natureza gera DIREITOS naturais iguais para todos, sem exceção. E a dignidade de todos os seres humanos é a mesma, diante de Deus e deve ser a mesma diante dos homens.
Porém, se a dignidade é a mesma, as atribuições não. Ainda que você queira, você não pode ser padre e~jamais poderá consagrar a hóstia. E quem é que explica isto? João Paulo II, ao publicar um documento explicando as DIFERENÇAS entre homens e mulheres. Explico-te.
Se somos iguais pela natureza, somos diferentes nos detalhes, ou melhor dizendo, nos "acidentes". Assim, como já expliquei, alguns são mais honrados por Deus do que os outros, porque Deus capacita mais aguns, e menos os outros (vide parábalos dos talentos, quando alguns receberam cinco, outros dois, outros um. Deus não dá cinco a todos, por isso Cristo disse que quanto mais for dado a pessoa, mais será cobrado dela).
Veja Maria: nenhuma criatura foi tão agraciada quanto ela. Ela foi melhor tratada por Deus do que eu e você. Ou eu e você fomos concebidos sem pecado original?
Mas mesmo assim ela jamais poderia celebrar a missa, e não pode PELO SIMPLES FATO DE SER MULHER. E quem ensinou isto foi também João Paulo II.Depois lhe mandarei o que escreveu João paulo, porque agora não tenho o texto as minhas mãos.
Aceite a sua condição, não de inferioridade, porque as mulheres não são inferiores, mas de submissão e acatamento, porque aos homens foi dado o poder de mandar, mas sempre com respeito e ouvindo a esposa. Mas a última palavra é do homem.
Note o nosso tempo atual, como os casamentos estão se acabando a partir do momento em que se instituiu uma pretensa "igualdade de direitos" entre os homens e as mulheres. Ora, em lugar onde todo mundo manda, no fundo não manda ningués e a consequência é a desordem. Ora, Deus é ordeiro. Portanto, a desordem vem do demônio. Assim, é o demônio quem ensina que homens e mulheres mandam igualmente, para despertar o espírito da arrogância nas mulheres e destruir os casamentos.
Humilhe-se, minha cara, como a Santa Maria humilhou-se diante de José. E ela é exemplo maior de caridade.
Tchau!
Sandro .
-------
Nota do Alef, um dos moderadores do fórum: Tendo em conta as Regras de Funcionamento do Fórum e princípios básicos de boa convivência, que também são evangélicos, editei a mensagem do Sandro, substituindo o texto apagado por parêntesis rectos e reticências.



Editado 1 vezes. Última edição em 11/09/2006 12:06 por Alef.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 12:04

Estrebuchem... HAHAHAHA! Oh migo tu é que estas de fora. Tu e pandilha do amigo Pirelli.

Que pena tenho de ti e do teu pobre mundo. Sim tens razão que Deus nos fez desiguais porque em termos de respeito pelos outros tu ficas a dever até ao ser mais irracional das amibas.

Felizmente tu és uma excepção e nunca passarás disso mesmo. Acho um piadão quando tu dizes «Estrubuchem!» como se fosses um qualquer inquisidor. Amigo se queres que te lembre tu é que estás de fora.

Se tu não reconheces o Concilio Vaticano II estás no teu direito da mesma forma que eu me sinto no direito de refutar muitas coisas que a Igreja dizia antes. Muitos dessas barbaridades feitas e ditas pela Igreja, escudadas pela pseudo inspiração divina e que sobretudo defendendo poderosos e fontes de rendimentos.

A mim dá-me igual que apregoas e ameaçes com excomungação, és pouco mais que alguém de que tenho pena e quem penso que o Espírito Santo te dê um pouco de paz. Isso provavelmente deve resultar com a pandilha do Professor Pirelli mas quem se dê ao trabalho de pensar um bocadinho poderá chegar mais além.

Realmente também tenho muita pena da tua esposa mas pronto foi ela que te escolheu. Ou se calhar foram os teus pais que te arranjaram o casamento com contracto nupcial e tudo.

Eu prefiro que a minha mulher esteja em pé de igualdade comigo, que partilhemos as tarfas em casa e autoridade. Não sou mais nem menos que ela ou qualquer que outra mulher. E digo-te que aos olhos de Deus todos somos iguais como está dito por São Paulo:

É que todos vós sois filhos de Deus em Cristo Jesus, mediante a fé; pois todos os que fostes baptizados em Cristo, revestistes-vos de Cristo mediante a fé. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus.

Mesmo eu não acreditando nisto, segundo a Igreja as mulheres seriam mais abençoadas que os homens porque a criatura mas abençoada entre todas foi uma mulher. Mas isto é um só detalhe.

Sim homens e mulheres são diferentes em termos de qualidades e necessidades mas em Deus todos somos iguais e isto a Igreja deveria defender com todas as suas energias. Infelizmente durante muitos séculos não aconteceu assim...

Queres ter missa em Latim é mim é me igual, até podia ser grego ou eslavo antigo. Desde que eu tenha a possibilidade de escolha. Olha eu realmente prefiro ter missa em Polaco e em Frances. Comungar na mão o Corpo e Sangue de Cristo.

Se tiveres tempo podes ver os encontros mundiais da Juventude e contar as raparigas de véu. Ou melhor, podes te entreter a contar as heresias numa missa Papal. Ou para espumares de raiva, ve o video do funeral do Papa João Paulo II e vê quem foi o primeiro a comungar das mãos do entãoCardeal Ratzinger.

Sandro infelizmente gente como tu xenofoba, homofobica, racista e que descrimina o outro simplesmente que é diferente, haverá sempre.

Já agora podes pedir à tua família que reze por mim e por ti também. E que reze também pelo Professor Pirelli.

Em comunhao

P.S.- Já agora gostava de saber a opinião da Simone se se acha pior ou melhor que algum homem. E também se acha que deve ser submissa ao seu marido.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 12:05

Sandro,

Lembra-te que enquanto hoje em dia a maioria dos casamentos são realizados, supostamente, por amor, antes eram por conveniência. Assim sendo, o paradigma mudou. Uma comparação como a que tu fizeste parece-me ignorar essa realidade.

Claro que os casamentos hoje têm de falhar. A generalização de que os casamentos devem ser por amor, sendo recente, leva ainda a muitas confusões. As pessoas não sabem ainda como estar casados. Estamos todos a aprender.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 12:13

Quanto à dicotomia homem/mulher, subentende-se a minha opinião.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 12:16

Sandro

Citação:
A Igreja ensina que homens e mulheres NÃO SÃO IGUAIS.

Isso vê-se bem, ninguém precisa do ensinamento da Igreja para saber tal coisa.

Citação:
A Igreja ensina que a mulher foi feita para o homem, e que o homem domina a mulher.

Onde é que vai buscar esse ensinamento?

Citação:
A Igreja ensina também que atrás dos grandes homens sempre estão grandes mulheres.

Onde leu tal ensinamento?

Citação:
Aceite a sua condição, não de inferioridade, porque as mulheres não são inferiores, mas de submissão e acatamento, porque aos homens foi dado o poder de mandar, mas sempre com respeito e ouvindo a esposa. Mas a última palavra é do homem.

Claro. E deve ser: "sim querida, fazemos como dizes" :)

Aceito que há realmente homens que não têm capacidade de lidar com as mulheres de igual para igual. E haverá casamentos em que não há harmonia suficiente para se entenderem entre os dois, de modo que é preciso que um acabe decidindo. Mas, como se diz em Portugal, "entre marido e mulher ninguém meta a colher".

Citação:
Note o nosso tempo atual, como os casamentos estão se acabando a partir do momento em que se instituiu uma pretensa "igualdade de direitos" entre os homens e as mulheres.

Conheço muito mais casamentos que se estão acabando por não haver igualdade de direitos do que por haver. Não sei como é no Brasil, mas no casamento católico em Portugal os votos da mulher e do homem são iguais.

pontosvista

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 12:26

Minha alma está parva!

Véu? Quem não o usa não está a cumprir com o que está na Bíblia?????

Ainda estou de boca aberta. Mas Jesus não veio aprefeiçoar a Lei e não disse que o principal mandamento é amar a DEus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos? Ele não criticou os fariseus por darem importância suma a pormenores como lavar o corpo por fora e não por dentro?

Além disso, Jesus deu muita importância às mulheres. A Bíblia contem a Palavra de DEus, mas também conta pormenores da cultura de cada época. Na altura usava-se véu, agora não.





Bjs em Cristo

Maria João Garcia

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 13:07

Aceite a sua condição, não de inferioridade, porque as mulheres não são inferiores, mas de submissão e acatamento, porque aos homens foi dado o poder de mandar, mas sempre com respeito e ouvindo a esposa. Mas a última palavra é do homem.


HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAH!!!!!

Pobre coitado, não se sabe impor como homem tem que refugiar em artificios legais. Que te humilhes tu perante Deus, que é o único que merece. Pobre a mulher que se humilhar perante ti porque a tua forma de pensar que fez que exitisse mutilação genital feminina, escravatura, xenofobia e o Holocausto!!!

hahaha... Humilha-te tu que foram pessoas como tu que amorfanharam gerações e gerações de mulheres violentadas e acorrentadas à falta de amor próprio de homens como tu que nem homens sabem ser.

Por essa ordem de ideias e por quem pensa como tu também um branco deveria ser melhor que um negro, um padre deveria ser melhor que um leigo e há livres e escravos.

Mas também tu és filho de Deus como toda a humanidade o é... também Hitler, Mussolini, Franco e todos os demais ditadores deste mundo que se submetiam aos seus caprichos porque mandavam. No comunismo havia ordem, no nazismo e no fascismo a ordem é o primeiro mandamento mas podes ter a certeza que Deus não estava presente.

Diz lá então qual é o título da primeira encíclica do Papa Bento XVI? Será que é «Deus é ordeiro»! WRONG!!! Deus é amor! Queres outra vez o que é amor lê 1 Cor 13, 1-13 diz-me onde se diz que o amor é ordeiro... É isto o seu «desígnio», a sua única vontade, e não é mais do que a expressão do seu amor.

Citação:
Esta vontade do Amor exprime-se numa grande diversidade de pessoas e de situações. Manifesta-se em primeiro lugar nos dons concedidos por Deus às suas criaturas. Um dos maiores dons dos seres humanos é a sua capacidade de fazer escolhas, de agir livremente. Esse dom é essencial, pois Deus deseja de nós uma resposta de amor ao seu amor. Forçar ou determinar as nossas escolhas estaria em total contradição com o seu desígnio, tornaria o amor impossível. (...)
Percebe-se que uma concepção de liberdade que nos encorajaria a fazer não importa o quê é defeituosa, mesmo no plano humano. Há escolhas que nos tornam menos nós próprios. Para tomar exemplos extremos, alguém que decide «livremente» drogar-se, ou até suicidar-se, corta o ramo sobre o qual está sentado e priva-se da possibilidade de tomar decisões posteriores que o poderiam conduzir à felicidade.
in Taize
Pobre... honestamente tenho pena de ti...

Em comunhão

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 13:36

Olá Sandro,

Fiquei com dúvidas nesta parte do discurso:

Citação:
Aceite a sua condição, não de inferioridade, porque as mulheres não são inferiores, mas de submissão e acatamento, porque aos homens foi dado o poder de mandar, mas sempre com respeito e ouvindo a esposa. Mas a última palavra é do homem.
Note o nosso tempo atual, como os casamentos estão se acabando a partir do momento em que se instituiu uma pretensa "igualdade de direitos" entre os homens e as mulheres. Ora, em lugar onde todo mundo manda, no fundo não manda ningués e a consequência é a desordem. Ora, Deus é ordeiro. Portanto, a desordem vem do demônio. Assim, é o demônio quem ensina que homens e mulheres mandam igualmente, para despertar o espírito da arrogância nas mulheres e destruir os casamentos.

Não percebi em que situação é que as mulheres têm de ser submissas aos maridos. Será na fidelidade? No amor? Ou é nas ordens que os maridos lhes dão? Os homens têm a última palavra? Mesmo que vá contra a opinião da mulher e ela não ache bem?

Não concordo que os divórcios sejam por culpa da mulher. Acho que temos todos o direito de dizer o que achamos. E se é injusta a minha posição para com a minha mulher, então ela tem o direito de me apontar isso, e de não concordar. Ou assim parece uma escravatura.

Possivelmente não percebi bem, pelo que peço esclarecimentos acerca destes pontos.

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 14:14

Assim, é o demônio quem ensina que homens e mulheres mandam igualmente, para despertar o espírito da arrogância nas mulheres e destruir os casamentos.

Ah! Então quer dizer que o mundo sempre foi um caos porque os homens é que costumam mandar? Sim, também podemos ver o outro lado da moeda...


Por favor...

ESte site é para evangelizar, não para deturpar a Palavra de Deus. Deus não faz acepção de pessoas. Ele é Amor.





Maria JOão Garcia

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 14:19

Bem, pobre Sandro, nem vou comentar ...

Rsta dizer que nada do que debita corresponde à Doutrina Católica ou aos ensinamentos de Jesus.

Mas se o Sandro está mesmo interessado em manter o seu casamento ( eu pessoalmente não acredito que seja casado)a, acho que acho que deve seguir o conselho do CA.

Sim Sandro, pra manter um casamento, há umas palavras mágicas que resultam...é relamente o único caso em que em que a última palavra pertence ao homem:

- Sim , querida!

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 14:30

Citação:
"Aceite a sua condição, não de inferioridade, porque as mulheres não são inferiores, mas de submissão e acatamento, porque aos homens foi dado o poder de mandar"...


Que chatice!!! E agora, como vou continuar a mandar nos meus subordinados homens, habilitadíssimos a mandar por poder divino ou melhor, por decreto sandrino???

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 14:45

Ó CP, mas tu por acaso pediste autorização ao teu marido para escrever aqui? Este fórum é só para homens ou mulheres devidamente autorizadas.

(pronto, não consegui impedir-me de gozar. CP, não me batas, estou a brincar :P)

Página actual: 8 de 21


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.