Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 21
Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 19:06

Caro Tilleul, a paz!

?????????????????????????????????????????????????????????????

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 19:09

Meus caros,a paz de Cristo! salve Maria!

Do "afastamento" da NOVA Missa de Paulo VI "da teologia católica da Missa" [cf. cardeais Ottavianni e Bacci ] à sua aprovação pelos então pastores protestantes em 1969, vejam as seguintes citações:

1 - Mons. Annibale Bugnini, indicado por Paulo VI no dia 5 de maio de 1964 como Secretário da Comissão para elaborar o Novo Ordo, já em março 1965 escrevia no jornal da Santa Sé, L'OSSERVATORE ROMANO seu "desejo de eliminar [do futuro Rito] cada pedra que pudesse se tornar ainda que só uma sombra de risco de obstáculo o de desagrado aos irmãos separados"

[L'Osservatore Romano, de 11 de março de 1965; Doc. Cath. Nº 1445, de 4/4/1965, coll. 603-604].

Pergunta-se: e quais seriam as tais "pedras, obstáculos e desagrados" para os "irmãos separados" se naõ as orações e gestos que exprimiam muito claramente as verdades católicas tão repudiadas pelos protestantes e reafirmadas no Concílio de Trento, como a Preseça Real, o sacerdócio ministerial, caráter sacrifical e propiciatório da Santa Missa, ...etc?

2 - L'Osservatore Romano de 13 de maio de 1967 [coincidentemente, na comemoração do 50º aniversário da 1ª aparição de Nossa Senhora em Fátima, e quando lá Paulo VI faz o seu famoso discurso enaltecendo os...."homens"]:

"A reforma litúrgica realizou um notável passo na direção do campo ecumênico e se aproximou das formas litúrgicas da Igreja Luterana".

3 - Por sua vez, o filomodernista JEAN GUITTON -- amigo íntimo de Paulo VI -- e que no livro "L’infinito in fondo al cuore" escrito juntamente com Francesca Pini [vide [www.montfort.org.br] ]
afirmou "a Missa de Paulo VI pareces ser a tradução de um serviço protestante" --- no dia 19 de dezembro de 1993, no debate "Lumière 101" da Rádio Courtoise, afirmou:

"..a intenção de Paulo VI em relação à liturgia, ou à vulgarização da Missa, era para reformar a liturgia católica pára aproximá-la da liturgia protestante... com a Ceia protestante. (...) repito quer Paulo VI fez tudo o que estava em seu poder para aproximar a Missa católica --- além do Concílio de Trento --- à Ceia protestante".

Ao protesto de um sacerdote presente no debate, GUITTON respondeu:

"A Missa de Paulo VI se apresenta principalmente como um banquete, não é verdade?... e insiste muito pouco na nação de sacrifício, de sacrifício ritual (...). Em outras palavras, há em Paulo VI uma intenção ecumênica de eliminar , ou pelo menos de atenuar, o que há nela de muito "católico" , no sentido tradicional e de a aproximar -- repito -- à Missa calvinista"!

{cf. UNU VOIX, maio-junho de 1994].

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de September de 2006 20:19

E?

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 13:12

Hã?

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 13:15

Prezados senhores leitores deste fóruam, a paz de Cristo. Salve Maria!

Envio-lhes declaração do Monsenhor Bugnini em 1969 dizendo que a discilplina da
Igreja não mudou em relação ao véu. Este Monsenhor foi um dos principais articuladores do concílio Vaticano II e amigo pessoal de Paulo VI.
Quem quiser conferir, pode entrar no seguinte endereço:
[www.lumengentleman.com]

Santa Maria, rogai por nós.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 20:40

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!

Tu tens piada rapaz. O Brasil esta garantido, quando o Jo Soares estiver na reforma podes substitui-lo.

Aqui podes ver que o Elvis esta vivo!

Aqui, podes ter acesso a alguns dos ultimos avistamentos de ovnis!

Para terminar, este recorte de Jornal esta quase ao nivel de um Blair Witch, Codigo da Vinci e afins.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 08 de September de 2006 21:03

Caros leitores deste fórum, a paz de Cristo! Salve Maria!
O Papa Bento XVI acaba de publicar a criação do Instituto Bom Pastor, que garante a permissão para qque a Missa Tridentina possa voltar a ser celebrada no mundo inteiro.
O instituro funcionará como uma espécie de "prelazia", ou seja, os padres que dele participarem poderão fundar paróquias em qualquer lugar do mundo sem estar completamente subordinado ao bispo local, mas sim ao próprio Papa. Isto é tudo o que Dom Lefebvre sempre pediu e sonhou. Viva Bento XVI!
Em outras palavras, é o começo do fim da missa nova de Paulo VI.
E esta notícia vem em tão boa hora.......
Nada como o tempo, que nos mostra todas as coisas até então obscuras.
Abaixo, segue a notícia em portugûes, publicado no último segundo. Leiam:


Bento XVI autoriza que religiosos integristas rezem a missa em latim
[ultimosegundo.ig.com.br]




AFP


14:19 08/09


O Papa Bento XVI obteve nesta sexta-feira a adesão de numerosos sacerdotes integristas franceses excomungados por João Paulo II ao permitir que eles celebrem a missa tradicional em latim, embora a maior parte dos "lefebvristas" continuem opostos ao Vaticano.



Leia abaixo o texto


Cinco sacerdotes, entre eles Philippe Laguérie, Paul Aulagnier e Guillaume de Tanouarn, discípulos históricos do bispo cismático Marcel Lefebvre, receberam do Vaticano a autorização para criar um "instituto de direito pontifício" em Bordeaux e celebrar a missa em latim segundo o rito "tridentino", revelou a agência I-media, especializada na atualidade do Vaticano.

Vários seminaristas farão parte da nova "fraternidade" e o cardeal colombiano Darío Castrillón Hoyos, encarregado há anos de manter os laços entre o Vaticano e os adeptos de Lefebvre, é quem celebrará sua próxima ordenação.

O retorno destes nostálgicos da igreja antiga, com seus padres poderosos e as missas em latim, continua um fenômeno marginal: os cinco religiosos envolvidos são desertores da Fraternidade São Pio X, a organização fundada por Lefebvre quando foram excluídos [ou 'desertores'?...] há três anos.

A Fraternidade, que conta hoje com 460 padres, 178 seminaristas, 70 irmãos, 133 religiosas e 68 religiosos, e que afirma ter cerca de 150.000 fiéis em 50 países, pede não apenas o retorno da missa em latim, mas que a igreja católica abandone o diálogo iniciado com as outras religiões a partir do Concílio Vaticano II.

O Papa Bento XVI, que herdou de João Paulo II a situação provocada pelo cisma de Monsenhor Lefebvre, deu vários sinais de seu interesse em recrutar os adeptos do bispo, falecido em 1991.

Por isso, decidiu receber o atual superior da Fraternidade, Monsenhor Bernard Fellay, no dia 29 de agosto de 2005, e criticou várias vezes a forma como as reformas do concílio foram feitas.

Fontes do Vaticano, citadas pela I-Media, sublinharam nesta sexta-feira que o Papa "desejou" o acordo alcançado na sexta-feira com o abade Laguérie e seus amigos. O acordo volta a autorizar a antiga missa abandonada depois do Concílio Vaticano II, o qual era uma das principais reivindicações dos lefebvristas.

No entanto, a aproximação realizada nesta sexta-feira com algumas personalidades isoladas gerou comentários ácidos nos sites da internet de católicos integristas.

O "decreto de construção do instituto pontifício do Bom Pastor", assinado na sexta-feira, nomeia o abade Laguérie superior geral dessa nova fraternidade.

Segundo a agência I-Média, o novo instituto poderia ser instalado em Bordeaux, cidade cujo arcebispo é o cardeal Jean-Pierre Ricard, presidente da conferência episcopal francesa.

Obs.: E aí, Tilleul, já encomendou o véu para as mulheres de sua família?

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 00:25

Sandro

Citação:
O instituro funcionará como uma espécie de "prelazia", ou seja, os padres que dele participarem poderão fundar paróquias em qualquer lugar do mundo sem estar completamente subordinado ao bispo local, mas sim ao próprio Papa.

Onde é que foi buscar tal ideia?

Citação:
Em outras palavras, é o começo do fim da missa nova de Paulo VI.

Porquê?

Citação:
E aí, Tilleul, já encomendou o véu para as mulheres de sua família?

Quer disputar com os islâmicos a imposição de véus às mulheres?

Da notícia apenas concluo que há cinco sacerdotes (afastados da Fraternidade S. Pio X!) autorizados a celebrar a missa em latim. Ainda bem, pois se a língua fosse importante teríamos todos que aprender a língua de Jesus para participarmos na Eucaristia.

pontosvista

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 02:17

Véu ou burkas é a mesma coisa. EStes Lefebvrianos têm um problemazito com as mulheres e depois disfarçam a coisa com querelas religiosas...

mas umas sessões num sofá....

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 12:36

Ponto de Vista, ainda bem que você não é interprete oficial de nada relacionado a Igreja.
Vamos esperar agora pelo resultado do sínodo dos bispos, que o Papa Bento XVI prometeu para outubro?
Aliás, acho bom você ir tirando o dicionário português-latim da sua empoeirada prateleira, e ir passando um pano nele. Porque você vai precisar dele, e não vai demorar.
Estude a doutrina da Igreja sobre a importância do latim na missa e pare de emitir opiniões próprias.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Viva Maria, sacrário vivo da Eucaristia!
Viva São Paulo, que decretou que não é digno a mulher assistir a missa sem véu.
Tchau!
Sandro Pontes

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 12:42

Aliás, percebe-se que enquanto vocês rejeitam aqueles que se opõem ao Vaticano II, o Papa Bento XVI os fortalece.
Viva o Papa!

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 14:07

Sandro

Em primeiro lugar não respondeu a nenhuma das questões sobre a relação entre a notícia e as afirmações que faz. Concluo que afirma como factos aquilo que são apenas os seus desejos.

Citação:
Estude a doutrina da Igreja sobre a importância do latim na missa e pare de emitir opiniões próprias.

Mas o Sandro pensa que os outros vão obedecer às suas "ordens"? Sobre a importância do latim na missa basta-me saber que o latim já existia no tempo de Jesus e não foi em latim que Jesus falou na última ceia. Sobre as opiniões próprias, é para isso que existe o fórum. E será que o Sandro não se apercebe que o que escreve também são apenas as suas "opiniões próprias", por vezes em contradição com toda a Igreja Católica?

Citação:
Viva São Paulo, que decretou que não é digno a mulher assistir a missa sem véu.

E porque é que não haveria de ser digno? Não compreende que S. Paulo apenas se limita a reproduzir uma perspectiva de uma época que via a mulher como um ser inferior? Não compreende que o mundo ocidental já ultrapassou isso? Não compreende que essa mania de cobrir as mulheres tem mais a ver com homens que não têmn equilíbrio suficiente para ver uma mulher sem perderem a cabeça? O problema do Islão é precisamente não saber como lidar com as mulheres. Por isso querem escondê-las debaixo do que puderem. O problema de muitos católicos é análogo. Parecem ter medo das mulheres.

pontosvista

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 14:43

Sandro, tu não defendes mesmo que não é digno a mulher assistir a missa sem véu, pois não?

:/

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 14:55

Bloqueado ou criativo

Por que não pensamos em “coisas diferentes” com mais freqüência e liberdade? Existem várias razões para isso. Uma delas é que não somos criativos nas coisas que fazemos. Simplesmente as repetimos, do mesmo jeito e sempre. E isso afeta não só o nosso cérebro, mas os nossos hábitos, sentimentos, expressões, convivência, nossos estudos, trabalhos e nossa fé. Vivemos de hábitos e de rotinas que se por um lado, tem uma função educativa, por outro podem ser limitativos. Permanecer com hábitos rotineiros possibilita que a gente faça o que tem de fazer sem pensar.
Mas é bom saber que você pode e precisa ser criativo e gerar novos meios para atingir seus objetivos. Muitas vezes são exatamente seus costumes e hábitos que constituem obstáculos para você conseguir atingir seus objetivos, desenvolver seus projetos ou simplesmente viver a vida de maneira mais feliz.
Todos nós vamos construindo ao longo de nossas vidas, uma estrutura de comportamento que são estruturas mentais. Essa estrutura cria uma postura que bloqueia o pensamento e nos mantém sempre pensando e agindo do mesmo modo. Todos nós precisamos de uma certa estrutura para tudo o que fazemos, mas elas, quando consideradas únicas e inflexíveis, constituem entraves para nossa criatividade. Posturas como essas criam bloqueios mentais.
É impossível ser criativo repetindo sempre as coisas do mesmo jeito, dizendo sempre as mesmas palavras, tendo sempre o mesmo comportamento, querendo prever tudo do mesmo jeito. Atitudes assim fazem parar ou retroceder ao invés de ajudar a crescer. E isso tem sido a causa de muita insatisfação na vida, no trabalho, na convivência. Uma insatisfação com a própria vida.
Também é impossível ser criativo querendo apenas ser prático, seguindo sempre as normas sem ter consciência do que elas são e para que servem, com medo de errar, se fechando na mesma área de conhecimento.

Facilmente criamos obstáculos à nossa mente que não tem oportunidade de realizar todas as suas capacidades e ampliar nosso campo de visão e de ação.
Para sermos criativos, precisamos ser capazes de desaprender o que sabemos. Isso facilita nossa vida e nos torna mais livres e capazes de viver um novo dinamismo de vida.
Se não desenvolvemos a capacidade de esquecer temporariamente o que a gente sabe, a mente fica travada com respostas prontas e nunca se abre para novas soluções. As atitudes que criam bloqueios em nós foram aprendidas e podem ser desaprendidas. Isso proporciona novos horizontes de vida. E mais felizes por vezes e mais ricos ainda.
Nem sempre é fácil romper nossos bloqueios mentais. Eles estão tão integrados no nosso pensamento e no nosso comportamento que nem sequer percebemos que somos guiados por eles, que eles se tornaram como que uma segunda natureza. Assim, cumprimos uma rotina sem nunca pensar nela.
Aproveite as simples e rotineiras situações de vida, e tente encontrar formas diferentes de agir. Ficará feliz em saber que a criatividade pode lhe mostrar novos caminhos para a vida.


José Alem, Bloqueado ou criativo


[www.josealem.com.br]
.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: dimensao7 (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 17:41

Da relatividade dos cogumelos alucinogénicos

Amiga Ana penso que sei onde quer chegar com o seu texto . Mas sejamos justos.

O que é mais criativo neste inicio do sec XXI?

Vivermos vidas banais, vestidos de banais jeans e tshirts, em que os homens tem de discutir nas familias os seus pontos de vista palmo a palmo com as suas mulheres, em que as ambições se resumem a mudar de carro de 3 em 3 anos e ter o ultimo modelo de telemovel, ipod ou pc, em regimes democráticos já muito vistos, sempre os mesmos slogans, sempre o mesmo politicamente correcto, onde as lutas outrora radicais pelo direito ao aborto, ou pela liberalização do uso de drogas já começam a ser coisas dos cotas dos anos 60 e 70, ou, pelo contrário, exigirmos e estimularmos a criação de um novo Partido Feudal Teocrático e elege-lo como a única e autentica via para o progresso e democracia?

Não é mais radical, fazermos finca pé pelo regresso da autoridade patriacal absoluta como único caminho para a revitalização desta sociedade de efeminados em que nos tornamos em que os homens são castrados diáriamente no direito de exercerem os seus instintos macho primários?

Não é muito mais arrojado exigirmos que a moda seja a Burka ou a tradicional calça de Burel Serrana em vez de Chanel ou Fátima Lopes?

Que coisa cool seria obrigarmos 24/7 as rádios a passar canto gregoriano? Pronto vá lá... vá lá... em dias de festa como o Carnaval e os Santos Populares poderiam passar Fado, mas nada de Fado Corrido só Fado Mouraria ou Severa. E na televisão de canal único, obviamente, telenovelas e séries mas só sobre quadros biblicos.

Pois é, Ana, a verdade é que os homens do 11 de Setembro foram muito criativos, o homenzinho do Irão é de uma imaginação ímpar e o Sandro também é um criativo à sua maneira. Pelo menos eu acho que é preciso muita imaginação para justificar as coisas que diz. E continuará a sê-lo enquanto colocar o mote na Forma e não no Ser. E não lhe passar o efeito típico desses cogumelos alucinogénicos, muito usados pelos Xamãs indios da bacia do Amazonas: "Banisteriopsis Caapi". Em Latim, pois claro.



Editado 1 vezes. Última edição em 09/09/2006 17:45 por dimensao7.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 20:29

Ponto de Vista, estrebuche!
vIVA O PAPA BENTO XVI!
ja lhe provei que voce nao respeita ninguem, nem os papas do passado, nem o do presente.
Rezarei pela sua conversao.
Viva o latim na missa, lingua dos verdadeiros catolicos que formam uma nacao unica, cujo territorio se extende por todo o planeta, cujas leis sao ditadas pelos documentos da Igreja e cuja lingua e o latim!
Alias, o Vaticano II ordena que a missa seja em latim, mas neste caso aqueles que defendem este concilio nao o obedecem.
Tchau.
Sandro de Pontes

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de September de 2006 22:47

Ná!!!

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: Sandro Pontes (IP registado)
Data: 10 de September de 2006 11:28

Andradas, 10 de setembro de 2006.


Caros amigos leitores deste fórum, que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês. Salve Maria!
Ponto de Vista, com relação a doutrina da Igreja, eu não tenho opinião própria e nenhum católico tem o direito de ter. Eu somente obedeço aquilo que a Igreja ensina infalivelmente. Sem opiniões próprias. De opiniões próprias o inferno está cheio.
Com relação ao uso de véu pelas mulheres, a sua opinião, mais uma vez, não é condizente com a verdade. A sua opinião não é católica. Em primeiro lugar porque você blasfema ao chamar São Paulo de machista e depreciador de mulheres. Em segundo lugar porque você estende tal afirmação a toda “cultura” oriental, ou mais precisamente, a Bíblia.
Ponto de Vista, será que é a Bíblia que você possui em sua casa? Porque ao ler a sua argumentação, penso que você deve estar lendo o alcorão. Não seria de duvidar: com o ecumenismo do Vaticano II, talvez você esteja lendo o alcorão no lugar da Bíblia.
Meu caro, você erra quando diz que a “sociedade ocidental” não está obrigada a adotar o véu. Você erra também ao acusar os heróis da Bíblia como machistas ingratos que diminuíam as mulheres.
Para provar isto, abro a Bíblia (e não o alcorão) e leio a seguinte passagem no livro de Provérbios, capítulo 31, versículos 10 a 31:
“10 – UMA MULHER DE VALOR, quem a encontrará? Ela vale muito mais que o coral. 11 – Nela confia plenamente seu marido e a ele não faltará proveito. 12 – Ela lhe proporciona felicidade, e não ruína, todos os dias de sua vida. 13 – Procura diligentemente a lã e o linho e suas mãos trabalham com alegria. 14 – É como os navios mercantes: de longe faz vir seu alimento. 15 – Noite ainda, ela se levanta, para preparar a refeição para a família e distribuir tarefas as criadas. 16 – Põe suas vistas num terreno e compra-o. Com o fruto do seu trabalho planta uma vinha. 17 – Cinge seus rins de força e firma os seus braços. 18 – Verifica se seus negócios vão bem, e sua lâmpada não se apaga de noite. 19 – Põe a mão a sua roca, maneja na palma o fuso. 20 – Abre suas palmas ao miserável, estende as mãos aos pobres. 21 – Quando neva, não teme por sua família, pois todos usam roupa forrada. 22 - Confecciona para si cobertas e veste linho fino e púrpura. 23 – Nas reuniões sociais, seu marido é respeitado ao sentar-se com os anciãos do lugar. 24 – Ela fabrica tecidos para vender e fornece cintos ao negociante. 25 – Fortaleza e honra são suas vestes; sorridente ela pensa no porvir. 26 – Com sabedoria, abre sua boca, e sua língua ensina amavelmente. 27 – Vigia o andamento do lar e não come o pão na preguiça. 28 – Em alta voz, os filhos proclamam-na feliz, e seu marido a elegia: 29 – ‘EXISTEM MUITAS MULHERES DE VALOR, tu, porém, a todas supera!’. 30 – A graça engana, e fugaz é a formosura. A mulher que teme ao Senhor, ESTA É PRECISO LOUVAR. 31 – A ela o fruto do seu trabalho e que suas obras publiquem seu louvor”.

Que tal, Ponto de Vista? Veja você o quanto está errado afirmar que os heróis da Bíblia eram machistas depreciadores de mulheres. Vejam os leitores deste fórum: a Bíblia, ao contrário do que disse Ponto de Vista, manda louvar e exaltar as boas mulheres, exatamente como Deus manda. E São Paulo, tendo a “cultura oriental”, também recomenda o mesmo. Leia o que está escrito em Efésios cap. 5. V. 25 e seguintes:
“Maridos, amai vossas mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, ele quis com isto torná-la santa, purificando-a com a água que lava, e isto pela Palavra. Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha e nem ruga, sem defeito algum: quis a sua Igreja Santa e irrepreensível. E ASSIM QUE O MARIDO DEVE AMAR A SUA MULHER, COMO A SEU PRÓPRIO CORPO. Aquele que ama a sua mulher ama a si mesmo”.

E logo na seqüência, no capítulo 6, v. 1 e 2, São Paulo manda honrar igualmente pai e mãe:

“Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor. Eis o que é justo. HONRA PAI E MÃE, é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa (...)”.

E eu poderia citar muitas outras passagens, como as histórias de verdadeiras heroínas como Rute, Ester, Noemi, Sara, Maria Madalena e é claro, como não poderia deixar de ser, a sempre virgem Maria, Nossa Senhora! Imagine que um povo que diminuísse tanto as mulheres honraria e louvaria cada uma destas mulheres citadas.
Portanto, está provado com passagens do Antigo e do Novo Testamento que São Paulo e os heróis da Bíblia não desprezavam as mulheres.
Mas se a Bíblia e a Igreja nos mandam honrar as mulheres, não significa que elas sejam iguais aos homens. As pessoas não são iguais. Os homens não são iguais entre si. Nós somos semelhantes, e não iguais. Claro que por temos a mesma natureza humana, isto gera direitos naturais iguais. Nós somos iguais na natureza, mas diferentes nos acidentes. Por exemplo, uns são mais belos, outros são mais altos, outros são mais sábios, outros são mais fortes, etc. Assim, iguais pela natureza, diferente pelos acidentes, os seres humanos são semelhantes, e nunca iguais.
É doutrina da Igreja que a desigualdade é um bem querido e desejado por Deus, necessário para que a ordem possa ser mantida. Se todas as notas musicais fossem iguais, seria impossível compor uma música. Se todos os instrumentos musicais fosse iguais, seria impossível compor uma orquestra.
Talvez isto soe como uma aberração para você, Ponto de Vista, que muito provavelmente tem ouvido desde criança que para Deus somos “todos iguais”. Não somos!
Quando falou sobre João Batista, Cristo disse claramente:

“Dos nascidos de mulher, ninguém é maior do que João Batista. Porém, no céu ele é o menor”.

Veja a hierarquia constituída por Deus, seja na terra, seja no céu. A Igreja Católica nos ensina então que há desigualdade nas graças, nas virtudes, nos mistérios e nas culpas, o que produz desigualdade de glória no céu e de castigos no inferno. Por isso Deus derramou graças muito mais abundantes em Maria Santíssima do que em qualquer outra criatura, tratando de forma diferenciada os seus próprio filhos.
Deus ama a todos infinitamente, mas não igualmente. A uns ele ama mais. Por isso São João era o “discípulo amado”. Cristo gostava mais dele do que dos outros.
Assim, mesmo honrando as mulheres, a Igreja Católica jamais pode permitir, por exemplo, a ordenação de mulheres, e nem também que elas ocupem o cargo de “sacerdotisas” ou “bispas”, como sonham os modernistas de plantão. Ora, isso foi proibido por São Paulo, o mesmo que nos mandou honrar as mulheres. Nosso Senhor só teve Apóstolos homens, e não mulheres. Foi aos apóstolos que Cristo concedeu poderes para perdoar pecados (Jo 20, 23), ministrar o sacramento da Eucaristia (Lucas 22, 17) e ensinar sua Palavra (Atos 1, 2-3). Claro que as mulheres possuem papel importante, mas existem atribuições que Deus concedeu somente aos homens, e quem aceita verdadeiramente a Bíblia procura entender as razões de Deus.
Com relação ao véu, Deus exige este adorno porque homens e mulheres são diferentes, e esta diferença transparece tanto na hora de ensinar, como também na hora de se vestir e no momento de oração. Quem determina que as mulheres usem véu na Igreja é São Paulo. Na Primeira Epístola aos Coríntios diz:

“O homem não foi feito da mulher, mas a mulher do homem. E o homem não foi criado para a mulher, mas sim a mulher por causa do homem. Por isso, a mulher deve trazer sobre a cabeça (o sinal do) poder por causa dos anjos" (I Cor. 11, 8-10).

E disse ainda São Paulo:

"Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher faça oração a Deus, não tendo véu?" (I Cor. 10, 13)

No Matrimônio, a mulher simboliza a Igreja, enquanto o esposo representa Cristo (como escrevi acima citando Efésios 5, 25-33). E a Igreja existe para Cristo e não o oposto. Cristo trata a sua Igreja com todo o respeito e toda a dignidade, e não com desprezo. A Igreja adora a Cristo e o serve com zelo, e sem rebelião. É evidente que o marido que maltrata ou desrespeita a sua esposa peca gravemente, pois Cristo jamais maltrata ou despreza a Igreja, sua esposa da qual Ele têm os filhos de Deus.
Por isso, na Igreja de Cristo sempre se exigiu que as mulheres cobrissem a cabeça com um véu. Isto é um sinal de humildade e porquê não dizer, acatamento. Assim como a Igreja acata a Jesus Cristo, assim também a mulher deve ser submissa ao marido (Efésios 5, 22). E esta submissão transparece com o uso do véu, que diferencia homens e mulheres, salientando a desigualdade existente entre ambos, para a glória de Deus que nos fez desiguais.
Agora, antes de terminar, vou deixar-lhe uma questão para você responder-me. Até 1969, quando foi promulgada a nova missa de Paulo VI, nenhuma mulher católica podia assistir as missas sem estar com a cabeça coberta com um véu. Desde São Paulo até Paulo VI, nunca em época alguma uma mulher católica deixou de usar o véu. Assim a Igreja exigiu por aproximadamente 1970 anos que as mulheres usassem véu.
Agora, com a “necessidade de adequação da Igreja aos novos tempos”, o véu foi deixado de lado, sem jamais ter sido abolido documentalmente (e nem poderia sê-lo). Baseado nisto, faço-lhe duas perguntas:
1) Errou a Igreja por 1969 anos ao exigir o véu para as mulheres na missa e acertou somente nos últimos 37 anos quando permitiu que as mulheres não o usassem mais ou o contrário?
2) Existem documentos como o catecismo de São Pio X que ordenam que as mulheres usem véu na missa. Ora, esta sempre foi a lei da Igreja. Portanto, pelo menos em tese para um Papa abolir tal lei seria necessário a publicação de um decreto esclarecendo esta questão. Teoricamente, somente a partir de tal decreto as católicas “poderiam” deixar de usar o véu. Se o fizessem sem uma lei expressa que revogasse o uso do véu, estariam em desobediência. Pergunto então se existe tal documento que alterou a lei bi-milenar da Igreja sobre o uso do véu e se não existe pergunto se não estariam as fiéis em desobediência explícita.
Tchau!
Sandro de Pontes

Obs.: Muitas vezes, quando se debate com pessoas que possuem idéias más, sabe-se da dificuldade em convencê-las de seus erros. São Tomás de Aquino ensinava que estas pessoas não suportam admitir que estão erradas, e por isso se tornam praticamente incorrigíveis.
Somando-se as más idéias, está também a má vontade, ou seja: somente uma graça abundantemente derramada por Deus associada a uma mudança de comportamento poderão levar a pessoa a conversão. E isto é muito difícil de acontecer, embora para Deus nada seja impossível.
Quando se debate publicamente, como é o caso deste fórum, muitas vezes nós sabemos que dificilmente conseguiremos algum resultado, aja vista a mentalidade totalmente poluída que tomaram conta de nossos interlocutores. No caso dos católicos atuais, então, nem se fala: o modernismo tomou conta da maioria deles, e para a maioria as heresias que aprenderam nas paróquias são tratados como dogmas eternos.
Mas mesmo assim vale a pena. Em primeiro lugar, porque São Paulo ensinou ser necessário “tapar-lhes a boca”. Em segundo, porque como o debate é público, muitas vezes pessoas de reta intenção estão lendo. Pessoas que ainda não formaram as suas opiniões, ou que ainda não escutaram o outro lado da história. Assim, muitas vezes aquilo que falamos faz efeito neste leitor, e não no leitor com o qual trocamos argumentos.
Vejam o Ponto de Vista: não importa dar-lhe muitas provas de seus erros, pois nada o faz mudar. Quando extremamente contrariado, se cala. Quando confrontado, ironiza. Quando acuado, distorce as palavras que lhe foram ditas. Assim, sempre de peito cheio e fronte erguida, orgulhoso que é, se recusa a usar de forma inteligente a graça que Deus lhe dispensa em todos os momentos de sua vida.
Agora, diz Ponto de Vista que a notícia que eu enviei sobre a criação do Instituto Bom Pastor não diz nada do que eu disse, perguntando-me onde está a notícia que o Instituto será uma espécie de prelazia. Leia novamente então:

“Cinco sacerdotes, entre eles Philippe Laguérie, Paul Aulagnier e Guillaume de Tanouarn, discípulos históricos do bispo cismático Marcel Lefebvre, receberam do Vaticano a autorização para criar um "instituto de DIREITO PONTIFÍCIO" em Bordeaux e celebrar a missa em latim segundo o rito "tridentino", revelou a agência I-media, especializada na atualidade do Vaticano. Quatre abbés lefebvristes historiques rallient Rome”.

Ora, se nesta notícia que transcrevi não está claramente dito que o Instituto Bom Pastor será uma espécie de prelazia, basta ler o código de direito canônico para saber que determinadas associações e institutos de direito pontifício podem possuir jurisdições independentes dos bispos locais, estando subordinadas diretamente ao Papa. É o caso da Opus Dei, dando apenas um exemplo, pois existem outros. Mas reconheço que existem institutos de direito pontifício que estão subordinados aos bispos locais.
O que eu escrevi, que o tal Instituto seria uma espécie de prelazia, foi por dedução, a partir daquilo que ensina o código de direito canônico comparado com os comentários que correm nos sites tradicionalistas feitos por pessoas ligadas aos padres responsáveis pelo Instituto.
Para esclarecer em absoluto esta questão, basta esperar a publicação oficial do estatuto que irá reger o Instituto, o que deverá ocorrer já nos próximos dias. Veremos. Aguardemos.
Mas enquanto isto não acontece, vejamos o que os principais jornais do mundo começam a publicar sobre este assunto. Leia o que está escrito no Le Figaro sobre isto no link abaixo
[www.lefigaro.fr]

Leu? De tudo o que está escrito nesta notícia destaco o seguinte trecho, que esclarece que a liberdade de atuar do Instituto é muito maior do que se pode supor:

"Ils [IBP] s'invitent aussi à «une critique constructive» du concile Vatican II. Ni la Fraternité sacerdotale Saint-Pierre , ralliée au Vatican en 1988, ni la Fraternité traditionaliste de saint Jean-Marie Vianney , érigé en 2002 au Brésil, n'avaient été créées sous les mêmes auspices. Le Saint-Siège leur avait accordé le droit de célébrer la messe selon le missel tridentin, à condition de reconnaître le concile Vatican II, interprété «à la lumière de la tradition»."

Veja, Ponto de Vista, segundo o Le Figaro Roma reconhece o direito de criticar publicamente de maneira “construtiva” o Vaticano II! Incrível! Se isto for mesmo verdade, o Concílio ficará mal: afinal, onde já se viu haver liberdade de criticar Nicéia ou Calcedônia, ou Trento e o Vaticano I, ainda que de modo "construtivo"? O que já é uma primeira admissão de que o Vaticano II não foi infalível.
Assim, pode-se criticá-lo, e não é preciso ter "fidelidade total" a esse suposto magistério do concílio Vaticano II, ou seja, Roma admite que o Vaticano II não foi infalível! Pois ao que é infalível, presta-se fidelidade total.
Em todo caso, esse Instituto Bom Pastor (que nome feliz) já é uma grande conquista para calar os "conservadores" que acham absurdamente que o Vaticano II foi infalível.
Vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias.

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de September de 2006 13:17

Olá a todos,

Queria deixar aqui a minha opinião acerca de umas coisas.

Em primeiro lugar, sobre o véu que muita gente se escandaliza, e que o põe ao nível dos islâmicos. Bem, não sei se essas pessoas sabem bem do que estão a falar. É que não tem comparação possível, aquilo que as mulheres islâmicas são sujeitadas com a burka(não sei se está bem escrito assim).

Penso que não se pode desclassificar assim tanto as palavras de São Paulo. Porque sendo assim, vamos desclassificar tudo o que não nos interessa só porque é antigo. Na minha humilde opinião, penso que não há nenhuma humilhação pessoal perante a mulher, em pedir-lhe que use véu na Missa. Se S. Paulo até o refere...Não me vou alongar muito sobre isto porque o Sandro já explicou atrás. E por favor, o facto de se usar o véu na Missa, não dá equivalência às mulheres islâmicas que são obrigadas a usar aqueles vestidos que as tapam todas. Qualquer dia só falta fazerem comparações com os bombistas extremistas. Tenham lá cuidado.

Em segundo lugar, sobre a missa em Latim. Eu pessoalmente nunca assisti a nenhuma. Mas digo-vos que gostaria porque acho o latim muito bonito. Claro que isso obrigar-me-ia a aprender Latim para perceber. E penso que nas nossas paróquias, implementar agora o Latim nas missas, iria ser um caos porque ninguém iria responder. Teria de ser muito bem pensado. Agora, não vejo problema nenhum, autorizar que se celebrem missas em Latim, aos padres que o pretendam.

Abraço

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Cartaz blasfemo de Nossa Senhora com o Menino Jesus
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de September de 2006 13:19

Sandro

Quanto às mulheres:
- estou de acordo com as passagens que mostram uma dignidade igual entre homem e mulher;
- infelizmente há passagens que mostram uma desvalorização da mulher perante o homem:
Citação:
E o homem não foi criado para a mulher, mas sim a mulher por causa do homem.
Então a mulher não é querida por si própria mas apenas por causa do homem?

Citação:
a mulher deve ser submissa ao marido
Mas com base em quê? É menos inteligente? É inferior?

Citação:
E disse ainda São Paulo:
"Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher faça oração a Deus, não tendo véu?" (I Cor. 10, 13)
Parece-me que no fundo S. Paulo dá aqui a entender que o que está em causa é algo de cultural. Hoje julgamos nós mesmos que o véu é absolutamente irrelevante pois a nossa cultura é diferente da dos primeiros séculos.

Citação:
Errou a Igreja por 1969 anos ao exigir o véu para as mulheres na missa e acertou somente nos últimos 37 anos quando permitiu que as mulheres não o usassem mais ou o contrário?
Não errou em nenhum dos casos. Trata-se de algo cultural sem repercussões teológicas: enquanto a cultura considerava que a cabeça descoberta poderia dar origem a escândalo, a Igreja manteve a norma. Quando é patente que o véu é irrelevante, a Igreja deixou de se preocupar com isso.

Citação:
pergunto se não estariam as fiéis em desobediência explícita

Para quem vive agarrado a leis escritas isso é capaz de ser um problema. Felizmente a imensa maioria dos católicos percebe que Jesus não veio para fundar um legalismo e até censurou fortemente os fariseus que gastavam o seu tempo a inventar leis e detalhes de leis.

Quanto ao Instituto do Bom Pastor, continuo sem ver como é que eles podem "fundar paróquias". Passam a poder celebrar a missa em latim? Óptimo. Porque é que se pode celebrar a missa em tantas línguas e não se havia de poder celebrar em latim? Têm licença para criticar o Vaticano II? O que eu acho anormal na Igreja é não se discutirem e criticarem as autoridades, pelo que isto é um passo de abertura muito positivo. Agora para ver nesta notícia a imposição da missa em latim a todos os católicos é preciso uma imaginação muito fértil. O mesmo se diz do véu.

Curiosamente, isto é uma forma de dividir o movimento cismático que não quer reconciliar-se com Roma mas que o Sandro parece apreciar.

pontosvista

Página actual: 7 de 21


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.