Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 20:19

Encíclica de Paulo VI Marialis cultus n.37 - " longe de ser uma mulher passivamente submissa ou de uma religiosidade alienante, foi, sim, uma mulher que não duvidou em afirmar que Deus é vingador dos humildes e dos oprimidos e derruba dos seus tronos os poderosos do mundo ( Lc 1,51-53) " .

Sta Maria é a ponte entre os dois Testamentos.
Era virgem , tornou-se Mãe de Deus e co-redentora de todos os homens.
Foi mulher sempre a serviço dos outros.
Ela é o protótipo daquilo que a Igreja deve sempre buscar ser.
Sta Maria é o primeiro ser novo da criação renovada por Deus, na história escatológica inaugurada por Cristo.
A virgindade está a serviço de sua maternidade livremente acolhida e totalmente voltada para o Messias.
Em função desta suprema dignidade de ser a Mãe do Deus encarnado, Maria foi feita imaculada na conceição , cheia de graça : da maternidade concreta decorre a maternidade espiritual para com todos os filhos no Filho, sua co-participação na redenção.
A salvação e a intervenção libertadora de Deus no mundo possui traços femininos e maternos.
Deus associou o feminino como fator decisivo á economia da redenção e da divinização da humanidade.
Como protótipo da Igreja Sta Maria é exemplo. A Igreja deve ser santa e imaculada e ser um só corpo com Cristo, uma só vida , um só amor , tal como Maria foi.
A Igreja participa da obra redentora de Cristo, porquanto ela é o sacramento universal da
salvação: Maria foi co-redentora e fez-se sacramento pleno porque era cheia de graça e carregou em seu seio o sacramento primordial da salvação, Jesus.
A Igreja é o sacramento do Espírito Santo que inabita nela, Maria foi a Esposa do Espírito Santo.
Mater Dei - Mater Ecclesia
Porém Maria não teve pecado e prontamente se converteu . A igreja é santa e pecadora.
O que Deus intenciona , definitivamente com o feminino?
Como o feminino revela Deus?

trechos retirado do livro : O rosto materno de Deus - vozes - Leonardo B.




Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de December de 2005 23:30

Caro Huguenote,

Compreendo muito bem as tuas preocupações. Já aqui partilhei algumas das minhas. Não o tenho feito recentemente pois já sou suficientemente acarinhado de protestante...

Tenho comentado (talvez mais desabafo que comentário) com um padre meu amigo que por mais que eu me esforce, há coisas que não consigo compreender, outras há que não consigo aceitar.

Por exemplo, não consigo aceitar que numa igreja o lugar de Maria esteja em maior destaque que o crucifixo ou o sacrário. Isso acontece em algumas igrejas, por exemplo, no Restelo em Lisboa em Schoenstatt. Tenho uma certa dificuldade em compreender como é possível uma igreja ter três estátuas de Maria (N.Sra. da Fé, N. Sra. de Fátima, Imaculado Coração de Maria), apenas um crucifixo e praticamente sem referência ao Espírito Santo. Também não consigo perceber porque a esmagadora maioria das igrejas em Portugal são dedicadas a uma das inúmeras "Nossas Senhoras" e pouquíssimas haja dedicadas a Jesus Cristo, ao Espírito Santo ou à Santíssima Trindade.

Dizes «Muitas pessoas não ligam ao Pai, nem ao Filho...mas sim a Maria...» já para não falar do Espírito Santo que esse ninguém se lembra!

Ainda noutro dia alguém me dizia, e já não era a primeira vez que eu ouvia tal coisa, que há muitos caminhos até Deus (isso todos sabemos) mas ir por Maria é ir a voar, enquanto não ir por Maria, é ir ao pé coxinho... Não resisti a perguntar se não havia nenhum equívoco pois nunca vi nenhuma imagem de Maria com asas. Quem tem asas é a pomba que representa o Espírito Santo.

O Camilo diz «a fé também é um caminho e não se deve apagar a mecha que ainda fumega. Maria aponta para Deus.[...] Há desvios mas devem ser corrigidos com caridade fazendo notar que Maria aponta para Deus e que se devemos amar Maria devemos amar a Deus com todas as nossas forças, todo o nosso ser porque tudo o que é bom, incluindo Maria tem em Deus a sua origem.» e eu concordo que há desvios que devem ser corrigidos e que tais desvio não deverão ser incentivados. Mas, nesse caso, porque razão num congresso da Nova Evangelização que tem por título Cristo Vivo se vai buscar a imagem de Fátima para se fazer a peregrinação pelas ruas da cidade e se termina consagrando a cidade a Maria? Se o objectivo era falar de Deus, de Jesus Cristo, porque motivo se preencheu um prédio do tamanho do estátua do Marquês de Pombal com publicidade com a imagem de Fátima? Não teria sido o congresso uma excelente oportunidade de corrigir estes desvios e não serviu sim para os acentuar? Alguém que tenha ido à procissão das velas teve dúvidas que a grande imagem em destaque da procisão era a de Fátima e não o crucifixo, imagem daquele que morreu na cruz por nosso amor e para nossa salvação, centro único da nossa fé?

São estas e outras perguntas para as quais não vejo grande vontade das pessoas se interrogarem, ainda menos de encontrar respostas.

Luís Gonzaga

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de December de 2005 18:47

Mater Dei- Mater Ecclesia

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 13:19

Chris Luz BR Escreveu:
-------------------------------------------------------
> Mater Dei- Mater Ecclesia

Tanto quanto sei Jesus Cristo não era ateu.


Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 19 de December de 2005 00:33

Tenho uma ligeira fobia à oração de consagração a Nossa Senhora...São palavras muito fortes...E se as mesmas palavras se aplicassem a Deus...Será que era dito com o mesmo fervor?!

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 19 de December de 2005 10:51

O problema é que a Igreja Católica confunde Maria de Nazaré com a caverna de Platão, onde anda metida, e com as deusas pagãs, talvez porque teve de assimilar culturas milenares. As deusas pagãs servem para entreter e a Deusa Católica também. Surda, porque precisa que lhe digam 53 vezes a mesma coisa, ainda por cima com uma estrutura que é uma excelente propaganda ao ateismo. Como já disse, Jesus Cristo não era ateu, para que digamos que Maria é mãe de Deus. Jesus Cristo vive na dimensão da graça e da verdade de Deus, mas com os limites próprios de homem que é. Jesus Cristo deixa bem clara a sua mensagem "O meu Deus é o vosso Deus e o meu Pai é o vosso Pai". Quando diz a Pedro: "sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", fica claro que a igreja é um edifício de pedras vivas, visível desde o 1º momento e não vai nascer da barriga de mulher alguma. Nasce sim da palavra de Deus e do fogo do Espírito. Mas Maria é certamente uma referência maternal, pois foi capaz de acompanhar o filho até à cruz, numa caminhada olhada como ignomínia pela multidão ( sim, que há mulheres que têm vergonha de acompanhar os filhos quando estes têm borbulhas na face).
Jesus Cristo tem muitos nomes humanos compreensíveis. Cristo é um deles, Paz é outro, e talvez fidelidade, amor, justiça, humildade, porque ele é a medida de todas estas coisas, que são o Verbo feito carne (não uma vez, mas em todos aqueles que se abrem à infinitude e à transcendência de Deus: em Abraão, Isac, Jacob, Moisés, Maria, Muhammad, Gandhi, Luter King, Madre Teresa de Calcutá etc, etc,)

E um pouco de Avé Maria...
Bem-aventurada Virgem Maria
Mãe da Paz, trazei de novo a alegria
aos nossos corações. Amém.

E um pouco de Natal (do Messias de Haendel)...
"Aleluia, pois o Senhor Deus Omnipotente reina, Aleluia!
O reino deste mundo tornou-se o reinado de Nosso Senhor e do seu Cristo, e ele governará para sempre, Aleluia!
Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores e governará para sempre, Aleluia!"
(Apocalipse 19,6; 11,15; 19,16).


*=?.0

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 23 de December de 2005 11:48

Se Jesus é nosso Deus , 2ºpessoa da Trindade ,e nosso Deus é trino .
Maria é mãe de Jesus inteiramente , não podemos dividi-lo em partes , sendo assim é Mãe de Deus.
Feliz Natal - data em comemoramos a vinda do Deus feito homem .Ùnico , inigualável, inefável.

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de December de 2005 17:13

Maria é mãe de Deus??????????????????????

Maria, Um ser finito e mortal gerou um deus, um ser infinito?

A criatura gerou o criador????

Qualquer coisa aqui não está bem nestas lógicas ilógicas .

Mas pronto, crenças são como gostos - não se discutem .

O relativismo é a base da tolerãncia.


Bom Natal, em especial para todos os meninos do mundo e suas mães.

E aqui vai uma boa notícia de natal:

[jn.sapo.pt]

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de December de 2005 18:25

Cara catolicapraticante:

Quase consegues o pleno: cada frase, cada problema. ;-)

1) Sim, Maria é «Theotokos», aquela que deu à luz Cristo, que é Deus. É o que celebramos no primeiro dia do ano. Este tema já foi longamente debatido neste fórum. Não se pode fazer -- ao contrário do que pensava Nestório -- uma divisão em Jesus Cristo de tal forma que Maria fosse apenas mãe do homem-Jesus. Em Jesus há uma só pessoa.

2) «Gerar» não é o mesmo que «criar», pelo que Maria não criou o Verbo de Deus (=não é a Sua origem), mas o Verbo (pré-existente a Maria) encarnou nela. Embora se diga que a «criação» é uma prerrogativa mais própria do Pai, na Trindade não há divisões, pelo que também o Verbo de Deus está na Criação. Sim, Maria é criatura; não «cria» Deus, não lhe dá origem, «apenas» o dá à luz. É o que significa «Theotokos»: «parturiente de Deus». A expressão «Mãe de Deus» é correcta, mas pode prestar-se a equívocos.

3) Quer as crenças quer os gostos discutem-se e devem ser discutidos. Dizer que as crenças e os gostos não se discutem é apenas mais um lugar-comum que deveria ser, esse sim, relativizado, porque é falso.

4) Dizer que «o relativismo é a base da tolerância» pode ser a fonte de graves equívocos, muito presentes em certo liberalismo burguês, de tipo rortyano e não só. Mais um lugar-comum. Se tudo é relativo, também esta afirmação é relativa e então entramos em algo parecido ao paradoxo de Epiménides, que, sendo cretense, afirmou que todos os cretenses eram mentirosos... À frase peremptória de que «o relativismo é a base da tolerância» só me resta dizer: «Isso é muito relativo!» ;-)

Mas isso levar-nos-ia muito longe e não há tempo para tanto.

E, lugares-comuns à parte, votos sinceros de Bom Natal também para ti!

Alef

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de December de 2005 19:57

Dos Cinco Judeus que mudaram o mundo:

Moisés disse - A Lei é tudo

Jesus disse - O amor é tudo

Marx disse - A luta de classes é tudo

Freud disse - O sexo é tudo...

E Einstein demonstrou - Tudo é relativo.....

Posrtanto, um Natal tolerante e cheio de paz... relativa.

FeLiz Natal!!!!!!!!!! hO , HO, HO.

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de December de 2005 22:37

E vivam os «lugares-comuns»...

Será que a teoria da relatividade de Einstein significa que «tudo é relativo»?

Não será tal consideração relativamente... ingénua?

Na verdade, não há qualquer relativismo epistemológico na teoria da relatividade.

Alef

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de December de 2005 13:15

Ingenuidade. Tens razão. Digo o que penso.

Antes a ingenuidade que o cinismo.

Afinal, se hoje se festeja o natal, é porque Maria foi uma adolescente ingénua.

Feliz Natal para todos.

E que deus nos ajude a ser ingénuos, leais e puros de coração.

Um abraço muito especial para o Miguel , a Tony, o Zé , o João, a ana amorim e família, , suzete e luís , e todos os demais foristas com quem tenho partilhado momentos de amizade.

Jinhos
´



Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 25 de December de 2005 03:05

Obrigada CP

Feliz Natal para todos. Desejo-vos um Natal cheio de paz, serenidade, alegria e Amor. Que Jesus nos encha os corações, não só por hoje, mas por todos os dias do ano. Para aqueles com quem mais partilho as minhas vivências um grande abraço fraterno. Obrigada pelo crescimento que obtenho das nossas longas conversas. Obrigada ao Senhor por vos ter colocado no meu caminho, Obrigada a cada um de vós ser assim...especial e diferente, único e irrepetível no mundo.
Ao Paróquias e suas famílias obrigada pelo postal



Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 26 de December de 2005 09:00

A Fé também tem exageros. Isaias era exagerado. S. Paulo era exagerado. Cristo não, e por isso não escreveu nada. Ele é a exactidão da Fé, a fonte de graça e de verdade sobre a vontade de Deus Pai. Maria também não escreveu nada, talvez porque no seu tempo essa oportunidade não era dada às mulheres. Outros escreveram por ela, nomeadamente o seu Magnificat. É aqui que eu vou buscar a definição de Maria. Jesus nasceu... Digamos: "Glória a Deus nas alturas" e não "Glória a nós cá na Terra". Digamos sim: "Paz na Terra para todos os Povos.

uma flor para a Virgem Maria:

--- Avé Maria, Mãe da Paz---

Avé Maria,
Que na encruzilhada
dos descendentes de Abraão,
proclamaste ao Povo d'então:
"Deus exaltou os humildes".
Porém a serpente
empreendeu
traiçoeira saga
em que venceu.
E o Filho Bem Amado
não foi recebido,
mas crucificado.
Maria tem seu nome
inscrito nos montes,
como testemunho
contra o pecado.
E para dizer
ao Mundo em dor,
do coração, isto:
Meu Filho é a Paz
que veio à Terra;
não é a arrogância,
que nos traz a guerra.
É o esplendor da caridade,
Ele é o amor em cada cidade.
Meu Filho é Cristo,
que Deus enviou
e que, para nós,
Ressuscitou...
Segui-o.
Bem-aventurada Virgem Maria,
Mãe da Paz,
Vós sois a Honra da Humanidade.
Amém.

*=?.0



Editado 1 vezes. Última edição em 26/12/2005 09:10 por Albino O M Soares.

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 26 de December de 2005 14:38

Gostei muito da tua partilha! Albino!É profunda...Obrigado

Re: Onde se encontra Maria?!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 26 de December de 2005 22:26

A Virgem Maria é a MÃE... Como são necessárias mães, como ela. Preocupa-se com o seu filho. Está perto dele e comunica-lhe que está a faltar o vinho. Diz: Fazei o que ele vos disser. Está junto à cruz, como boa mãe que é. Sem espectáculo. Com oportunidade.
Está, quando é necessário... Manifesta um grande humanismo. Não é uma deusa...
Maria é uma de nós. Isso consola e ajuda. O facto de dizer : "eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra", manifesta-nos a sua adesão incondicional àquilo que Deus espera dela.
Maria é a MULHER.
Viva a Virgem Maria.


Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.