Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: os anjos existem?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de October de 2003 17:17

Taliban,

É uma grande verdade quando tu dizes que "TODA A LINGUAGEM ESCRITA È SIMBÒLICA".

E carece de interpretação, obviamente. Até o Hugo e a Andreia já lá chegaram. Utilizando a linguagem simbólica da Bíblia diríamos que se trata de uma vitória da luz sobre as trevas.

Quanto aos fundamentalismos serem todos muito semelhantes, não haja dúvidas que estão muito próximos os fundamentalistas de igrejas e mesmo de religiões diferentes.

Mais próximos que qualquer fundamentalista cristão estará dos elementos serenos e pacíficos da sua própria religião.

Alef,

deste-me ideia para um tópico deste fórum:
"Ovelhas e Carneiros em busca do Jardim do Éden"

João (JMA)

Re: os anjos existem?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 06 de October de 2003 10:13

MÉÉÉÉÉÉÉÉÉEÉÉÉÉ´!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: os anjos existem?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 06 de October de 2003 13:25

Caro João,

A sua Igreja é a mais fundamentalisa de todas. Impõe sua interpretação e quem não aceitar que seja excomungado, aliás, muitos de vocês deveriam ser, já que não crêem nas decisões dos concílios já expostas neste fórum.

Quanto às metáforas da Bíblia, volto a dizer que só não entende quem não quer, ou quem está cego por causa da idolatria, pois ficam como as estátuas que "veneram" (ouserá adoram?!?!?), que tem olhos mais não vêem, ouvidos mais não ouvem... assim como diz as Escrituras.

Jesus dizia que era o bom pastor e o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Ora, meu caro, os Apóstolos sabiam que ele estava falando dele próprio! Ele dizia constantemente que seria necessário padecer por nós, morrer por nós. Quando ressuscitou pediu a Pedro, pastoriasse Suas ovelhas. Quem não entende isso? Só mesmo um cego como suas estátuas! Até uma criança que tem Cristo em sua vida pode entender tão simples passagem.

Re: os anjos existem?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de October de 2003 19:34

“A sua Igreja é a mais fundamentalisa de todas.”

1 - A “minha” Igreja é a Católica. Em 1963, João XXIII escreveu: “cada um tem o direito de honrar Deus segundo a justa regra da consciência e de professar a sua religião na vida pública e privada” Encíclica Pacem in Terris
2 – Em 1965 (?) é aprovada a Declaração Dignitatis Humanae que refere: “Este Concílio Vaticano declara que a pessoa humana tem direito à liberdade religiosa. Esta liberdade consiste no seguinte: todos os homens devem estar livres de coacção, quer por parte dos indivíduos, quer dos grupos sociais ou qualquer autoridade humana; e de tal modo que, em matéria religiosa, ninguém seja forçado a agir contra a própria consciência, nem impedido de proceder segundo a mesma, em privado e em público, só ou associado com outros, dentro dos devidos limites.”
3 – O mesmo Concílio aprovou o Decreto Unitatis Redintegratio que começa assim: “Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais propósitos do sagrado Concílio Ecuménico Vaticano II. “
E diz no seu nº 3: “Por isso, as Igrejas e Comunidades separadas, embora creiamos que tenham defeitos, de forma alguma estão despojadas de sentido e de significação no mistério da salvação. Pois o Espírito de Cristo não recusa servir-se delas como de meios de salvação cuja virtude deriva da própria plenitude de graça e verdade confiada à Igreja católica.”
E no seu nº 4 : “Hoje, em muitas partes do mundo, mediante o sopro da graça do Espírito Santo, empreendem-se, pela oração, pela palavra e pela acção, muitas tentativas de aproximação daquela plenitude de unidade que Jesus Cristo quis. Este sagrado Concilio, portanto, exorta todos os fiéis a que, reconhecendo os sinais dos tempos, solicitamente participem do trabalho ecuménico.”
Ainda no nº 4: "Nem se passe por alto o facto de que tudo o que a graça do Espírito Santo realiza nos irmãos separados pode também contribuir para a nossa edificação. Tudo o que é verdadeiramente cristão jamais se opõe aos bens genuínos da fé, antes sempre pode fazer com que mais perfeitamente se compreenda o próprio mistério de Cristo e da Igreja.
E no nº 7: “Também das culpas contra a unidade, vale o testemunho de S. João: «Se dissermos que não temos pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós» (1 Jo. 1,10). Por isso, pedimos humildemente perdão a Deus e aos irmãos separados, assim como também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam.
Termina assim: Este sagrado Concílio deseja insistentemente que as iniciativas dos filhos da Igreja católica juntamente com as dos irmãos separados se desenvolvam; que não se ponham obstáculos aos caminhos da Providência; e que não se prejudiquem os futuros impulsos do Espirito Santo. Além disso, declara estar consciente de que o santo propósito de reconciliar todos os cristãos na unidade de uma só e única Igreja de Cristo excede as forças e a capacidade humana. Por isso, coloca inteiramente a sua esperança na oração de Cristo pela Igreja, no amor do Pai para connosco e na virtude do Espírito Santo. «E a esperança não será confundida, pois o amor de Deus se derramou em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rom. 5,5).


Podes ler a totalidade deste e do anterior documento no site do Vaticano.
Depois de os leres podes falar do “fundamentalismo católico”

João (JMA)

Re: os anjos existem?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de October de 2003 19:44

Já agora, respondo às outras questões:
1 - Excomunhão
É um tema mais da especialidade do Abelardo / Avlis / Abraão / Aarão (aquele que concordou contigo e com o Hugo quanto aos anjos e demónios, lembras-te?).

Se me deres alguns exemplos de “excomunhões de quem não aceita as interpretações”, eu depois respondo-te, tá? Fico a aguardar.

2 - Metáforas da Bíblia
Aleluia, irmã! Metáfora é figura de estilo! Afinal a linguagem da Bíblia não é literal, tem figuras de estilo.
Muito bem, estamos a concordar.

3 - Idolatria
Indica-me lá a estátua que eu venero (ou adoro), que assim de momento não me lembro.

4 - O bom pastor e as ovelhas
Não precisas de me dizer que é linguagem figurada, precisamente a posição que sempre defendi.
Não sou eu que defendo (nem defendi) a leitura literal da Bíblia.
Pelo contrário, “até uma criança que tem Cristo em si pode entender tão simples”... impossibilidade: a de ler literalmente a Bíblia.

João (JMA)

Re: os anjos existem?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 06 de October de 2003 21:33

Desde quando vocês dão ouvidos ao que se decide nos concílios, afinal, não é tudo para se entender figurativamente? Foi a conclusão que chegaram quando citamos várias decisões dos concílios sobre anjos, demônios, Lúcifer, etc.

Excomunhão, foram muitas: Vários e vários lutadores da reforma foram excomungados e assassinados por não concordarem com as decisões dos concílios e pedirem que essas decisões fossem revistas de acordo com a Verdade Bíblia. Se quiser cito, mas sei que sabes de todos eles.....

Quanto as imagens... creio que na sua Igreja deve ter uma imagem de mulher que dizem ser Maria e outra Jesus, e todos os domingos ajoelhas diante delas fanzendo o sinal da Cruz, pelo menos é assim no Brasil. Eu já fiz muito isso quando era católica....

Re: os anjos existem?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de October de 2003 21:43

"Desde quando vocês dão ouvidos ao que se decide nos concílios"
Sempre! Lemos e interpretamos.

"várias decisões dos concílios sobre anjos, demônios, Lúcifer, etc."
só uma refere o demónio e não é para aprovar nenhum dogma sobre a sua existência ou não, mas para reafirmar que Deus nada tem a ver com o Mal.

"Excomunhão, foram muitas"
Lá vamos nós de volta para o século XVI.

"Quanto as imagens... creio que na sua Igreja deve ter uma imagem de mulher que dizem ser Maria e outra Jesus, e todos os domingos ajoelhas diante delas fanzendo o sinal da Cruz, pelo menos é assim no Brasil. Eu já fiz muito isso quando era católica...."
Se fazias isso quando católica, não eras lá muito boa católica. Já ouviste falar do sacrário?
Então ajoelhavas diante das estátuas e não ajoelhavas perante Deus? Que confusões iam nessa cabeça...
Eu ajoelho sempre que vou à Igreja, mas perante Deus.

João (JMA)

Re: os anjos existem?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de October de 2003 10:44

bem, ao ler o JMA, quase fico convertido.. ;)

Re: os anjos existem?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de October de 2003 21:57

taliban,

Se este fórum fosse uma razão de te converteres a Deus, já teria valido a pena :-)


Andréia,

Já deu para perceber que uma interpretação literal da Bíblia leva-te a caminhos incoerentes. O mesmo acontece quando se afirma que a Bíblia se explica por si mesmo: isso não acontece. A começar pela definição do próprio cânon. É pela tradição, seja ela judia ou cristã, que o cânon se decidiu. Mas voltando à interpretação da Bíblia, como o Alef já referiu, se fosse verdade que a Bíblia se explica por si mesmo, como é possível que haja tantas e diferentes interpretações dentro das várias Igrejas protestantes? Isso só prova que se não se seguir a Tradição, cada qual interpreta a Bíblia de forma diferente.

Como já foi aqui dito, ser católico não é pensarmos todos pela mesma cabeça. Também não é cada qual acreditar no que lhe convém. Mas a própria doutrina tem uma hierarquia de artículos de fé. Ser católico é ter liberdade para se escolher o caminho que queremos seguir até Cristo. Cristo ensinou-nos como viver esse caminho: Amando o próximo como a nós mesmo e a Deus sobre todas as coisas.

Para terminar, não devemos esquecer que, infelizmente, nem sempre os exemplos de "catolicidade" que vemos à nossa volta corresponde fielmente a doutrina Católica.

Luis

Re: os anjos existem?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 08 de October de 2003 13:23

Mas eu sou um convertido ao Deus único e verdadeiro!

Quanto ás imagens, mais uma vez a Andreia e o Hugo comungam as crenças da minha religião. Também os muçulmanos não veneram imagens ,sendo aliás proibidas quaisquer figuras humans nas mesquitas! A oração é feita directamente a Deus, sem intermediários.
Bem lá no fundo, a andreia é muçulmana.

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.