Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 12 de February de 2003 16:04

Macumbba?????????????

LOL


ana

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de February de 2003 21:59

Andréia:

Também já respondi a esta questão no outro tópico. Seja uma libertação de um demónio ou seja a recuperação da saúde, é sempre um acto libertador de Deus. A ordem que Tobias segue vem de um Anjo, um mensageiro de Deus. Não é este um processo bastante habitual de Deus comunicar, na Bíblia?

Bom, e já agora, como explicas que no Novo Testamento haja dezenas de referências a trechos de Tobias? Dá uma espreitadela a [www.gruponj.hpg.ig.com.br]

Alef

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 13 de February de 2003 12:23

Alef,

Engaçado, pois verifiquei os versículos e não vi Jesus falar sobre o acontecimento do livro de Tobias....

Já deixei meu recado; absorva quem tiver juízo, pois JESUS é o ÚNICO MEDIADOR e a porta para se chegar a Deus

"EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM CHEGA AO PAI SENÃO POR MIM".

E dizer que as tradições, que estão distantes do que Ele e os Apóstolos nos ensinaram devem ser levadas em consideração.... Vocês é quem sabem se querem se arriscar a seguir isso! Eu continuarei servindo a Jesus, só a Jesus e tenho certeza eu Ele não fechará as portas do céu para mim, pois Sirvo a Ele, somente Ele, de todo o meu coração.

Não quero que me mandem mais mensagens. Eu desisto de responder, pois creio que já falei todos os pontos, mostrei todos os versículos e.... que o Espírito Santo vos convença, por que eu não sou nada e não posso convencer ninguém. Mas Ele podo.
Amém e Adeus.

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de February de 2003 17:09

Pois, Andréia, pois continue a servir somente a Ele e ignore os idólatras católicos que nada sabem de Cristianismo.

Felizmente, Andréia, guardas a verdadeira fé e és um exemplo do verdadeiro ecumenismo.

Só é pena que não continues a responder às mensagens.

Deus te guarde. Da presunção.

Alef

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 13 de February de 2003 20:01

Alef,

Sinto dizer-ter, mas parece não saber o que é ecumenismo... sem mais.

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de February de 2003 20:50

Andréia, terei todo o prazer e interesse em ouvir-te falar sobre ecumenismo.

Alef

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 12:28

Não, não quero falar sobre ecumenismo, pois não concordo com ele, a não ser quando se trata das Igrejas Evagelicas verdadeiras - fora as seitas que se dizem como tal.

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 13:36

Esta gaja não é de Taizé, carago!


Anna


LOL

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: tripeiro (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 14:00

lolol
nem é do nuorte, carago!

:))

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 14:53

A diferença entre as Igrejas e as Seitas pode ver-se na capacidade ecuménica de cada uma.

Não pode existir Igreja Cristã sem pretender que se realize o maior diálogo possível entre todo o povo cristão, sem entender que a Salvação é para a Humanidade e não unicamente para os "eleitos".

Estes "eleitos" estão a colocar-se perante a Salvação tal como a classe sacerdotal se colocou perante Jesus: rejeitam-na citando o "seu deus".

É puro paganismo, esta imagem de um "deus próprio que apenas existe para os seus eleitos - os únicos que se salvarão".

Nem todo aquele que diz "Senhor, Senhor" entrará no reino dos Céus.

João (JMA)

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 17:29


A Andréia considera de maneira diversa o que a Bíblia diz, tal como tantos cristãos que, lendo a mesma Bíblia, dizem algo de diferente. Todos eles encontram na Bíblia argumentos para uma ou outra doutrina, muitas vezes contradizendo-se. Os católicos também lêm a Bíblia e encontram algo diferente: a Bíblia não diz que ela é suficiente, e não diz que tudo o que é Revelação está contido nas suas páginas. Quando a Andréia diz que nós não encontramos na Bíblia fundamentos *óbvios* para tudo quanto fazemos, nós dizemos que em nada contradizemos a Bíblia - e isso inclui dizer que a Bíblia não se basta a si mesma.

Assim, naquilo que se discorda, serão interpretações, em que os protestantes e os seus "Espíritos Santos" são peritos.

Vamos às anteriores questões levantadas pela Andréia...

Em Actos 17,11 lê-se que os de Bereia, "acolhendo a palavra com maior interesse" (o que nos deixa o caminho aberto para a acolher com menos interesse, não perdendo em nada a Salvação) "examinavam diariamente as Escrituras para verificarem se tudo era, de facto, assim". Mas de que se trata? Trata-se de lerem as Escrituras, o Antigo Testamento (parte dele visto que o cânone só mais tarde assim ficou como o conhecemos) para confirmarem que a profecia se cumpriu em Jesus Cristo, pois tratavam-se de judeus. Não existia Novo Testamento: as pessoas convertiam-se à palavra de Paulo (é essa a palavra de que se fala!).

Em relação ao que disse sobre meditar a lei de dia e de noite, os católicos estão plenamente de acordo e costumam praticá-lo em oração.

A pregação dos Apóstolos não se baseia "só na Bíblia" até porque não havia Bíblia. Os Apóstolos desempenharam uma revelação pública de Deus pela forma como foram abençoados (foram um tipo extraordinário de bispos). Onde é que se diz que "o Evangelho está dentro das Escrituras"?? Muito pelo contrário, diz-se que o que está escrito é somente para que possamos crer: Jesus Cristo, Filho de Deus e a Igreja que infalibiliza a Bíblia como seu Corpo.

Depois refere-se aos rituais do Antigo Testamento... Os protestantes vêm o quê às claras?? A maior parte só agora está a descobrir o que é a liturgia, além de rejeitarem a Presença Real de Jesus na Eucaristia!

Referiu-se à "Igreja Primitiva". Existe por aí alguma igreja com esse nome? Em que é que ela acredita? Já agora, o que é que a Andréia estudou sobre o Cristianismo primitivo? Já descobriu as catacumbas de Roma, as ladainhas aos santos, as imagens, a Eucaristia, o primado de Roma? É que já existem diversos movimentos protestantes "primitivistas" que afirmam que eles é que são tal qual a Igreja primitiva... Mas nem sequer nisto há acordo? Então, com que autoridade vem a Andréia dizer coisas dessas? O que é que sabe, afinal? Já leu os escritos de Inácio de Antioquia e Clemente de Roma, por exemplo (eram bispos, viveram no primeiro século e falaram com os Apóstolos)?

Desde já, uma dica: a Igreja primitiva era conhecida por "Católica" e tinha em Roma, desde a morte de Pedro, a sua nova Jerusalém.

Não sei se ela volta, mas ficam algumas respostas...

Repararam que tudo isto tem que ver com a "certeza da Salvação", saber que Jesus é mesmo Aquele que devemos adorar para ter vida eterna e nem querer saber de confusões... sob pena de perder a vida eterna? Basicamente, tudo desemboca nisso. Por isso é que a "sola Scriptura" continua: "eu só preciso de ser salvo, não preciso de Igreja!"...

Em relação aos eleitos, cabe entendê-lo bem...

João

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 17 de February de 2003 11:55

Será que a Andreia contribui para aquelas campanhas de doação de sangue?


Anna

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 17 de February de 2003 13:43

Você diz que o Novo Testamento não ilumina o entendimento do Antigo?
E a profecia de Isaías que o Eunuco lia e felipe foi iluminá-lo, dizendo que aquela profecia se concretizou com a vinda de Jesus? Quem é a pedra que reinaria acima de todos os reinados, profecia dita por Daniel? Acaso não é Jesus?
O livro de Hebreus diz que Jesus é o cordeiro perfeito, e que através dEle, os pecados não seriam mais cobertos por sangue de animais (pois o sangue de animais só simbolizava o sacrifício do cordeiro perfeito), mas o sague do Cordeiro Perfeito iria limpar nossos pecados.
O caminho que os levitas faziam durante o holocausto era uma cruz e Jesus morreu na Cruz. O véu do Santo dos Santos se rasgou nos dando o livre acesso ao Pai, através de Jesus. só quem podia entrar lá seria o Sumo Sacerdote e Jesus foi nosso Sumo Sacerdote.
Jesus é Sacerdote, Cordeiro, Rei, homem (veio como homem) e Deus. Cumprindo as profecias, que antes ninguém entendia...
O Novo Testamento não ilumina o entendimento do Primeiro? Como pode dizer isso? São muitos outros fatos além desse. Por isso digo que o Velho Testamento contém o Novo, porém, ele é oculto. A Igreja Primitiva usava o Velho, mas ele era ensinado com os testemunhos dos novos acontecimentos, que nada mais é do que o Novo Testamento que nós temos. Ou seja, hoje, devemos ler os dois se quisermos conhecer a Deus como a Igreja Primitiva conhecia.

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 26 de February de 2003 17:41


A Igreja Católica sempre condenou o marcionismo, que pretendia substituir o Antigo Testamento pelo Novo.

Onde está essa Igreja Primitiva? Perdeu-se pelo caminho? Onde está a Igreja que tem a autoridade que lhe foi dada por Deus e da qual temos a descrição nas Escrituras? Quantas formas diferentes de entender essa "Igreja Primitiva" não haverão entre protestantes?

João

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 13:45

Já disse que nós protestantes não temos formas de ver a Bíblia. A diferença entre nós é doutrinária, não diz respeito a essência do que diz a Palavra de Deus, falo sobre os protestantes, não de seitas, é claro.

Sobre a Igreja Primitiva... bom o que acontecia na Igreja primitiva acontece entre nós. Somos batizados pelo Espírito Santo, ganhamos dos seus dons espirituais, Deus fala com o seu povo, exortando, aconselhando, libertando, abençoando, livrando...

Nós nos ajudamos entre si, fazendo o possível para não haver fome entre os irmãos, ajudando-os em moradia, no estudo (muitos não são mais analfabetos, pois tem vontade de aprender a ler para ler a Bíblia)...
Ou seja, nós fazemos o possível para termos a comunhão com Deus descrita em Atos, e nas cartas de Paulo, e dos outros apóstolos que revela como devem ser os cristãos.

Estamos fazendo o possível para trazer de volta a Igreja Primitia e a comunhão com Deus voltar a reinar em nossas vidas.

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 14:09

Andréia, aqui para nós, que ninguém nos ouve, os católicos salvam-se? Ou vão para o inferno?

E os muçulmanos?
E os budistas?
E os ateus?

E

o

Alef

?

@£€§

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 14:27

Diz a Andréia: «Já disse que nós protestantes não temos formas de ver a Bíblia». Andréia, desculpa, mas isto não é verdade. Há grupos protestantes que diferem radicalmente no modo como lêem a Bíblia. Basta pensar no vasto leque que vai desde os fundamentalistas (os que se chamam isso mesmo a eles próprios) até à escola de Bultmann. E em coisas centrais. Um fundamentalista recusa a evolução, obriga as mulheres a usar véus no templo/local de culto, lê a Bíblia como se fosse um relato histórico fiel, mesmo no que respeita à ressurreição. Um protestante bultmaniano lê a Bíblia como um conjunto de mitos sem relevância histórica, mesmo no caso de Jesus Cristo. Alguns dizem o seguinte da ressurreição: Jesus morreu mas ressuscitou no nosso coração -- separam o Jesus histórico do Cristo da fé. Queres maior diferença do que esta?

Já agora, a Igreja Alta Anglicana também é chamada protestante... E, contudo, está mais próxima da Igreja Católica na liturgia e na doutrina (separa-a o reconhecimento do Papa), do que de muitos grupos protestantes, sobretudo dos calvinistas...

Alef

Re: A Igreja e/ou a Bíblia?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 15:14

Os anglicanos não se separaram porque protestavam contra ensinos anti-bíblicos, mas porque o Padre queria se casar. Só mudaram algumas coisas, e posso afirmar que Eles foram muito importante para a Reforma da Igreja, pois nos deram coragem de enfrentar o Papa.

Para falar a verdade, não conheço todas as Igrejas Portestantes. As que conheço tem a forma parecida de pensar, como a Assembléia, a Batista, a Presbiteriana, as Pentecostais... todas creem que Jesus é o salvador e único mediador entre nós e Deus. Todas crêem na Sola Scriptura. Todas Crêem no batismo do arrependimento e que devemos buscar santificação. Todas crêem no Batismo com o Espírito Santo, apesar de algumas Igrejas Presbiterianas ainda reterem o agir do Espírito dentro da Igreja (porém, já hà muitas renovadas).
São dessas que falo... as outras que só tem em outros países e ainda não chegarm aqui... não conheço, portanto não posso falar delas.

Sobre a Salvação, Alef... o que tenho a dizer é o que a Bíblia diz e você mesmo pode responder a sua pergunta ao analisar:

Mc 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"

É claro que temos que saber todo o contexto disso, como por exemplo:

1 - o que é crer?

Res.: Crer em Jesus e crer que Seu sacrifício foi feito para que nós pudéssemos ter a vida eterna, imputa obediência a Ele, pois só crer, o diabo também crê e não é salvo. Crer para a salvação é mais profundo do que isso e quem crê o ama.

Jo 14:15 "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos'
Lc 11:6 "Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor"

És irrepreensível em Seus mandamentos? (È claro que não estamos livres de pecar, mas não devemos permanecer no erro)

2 - o que é o batismo?

Mc 1:4 "assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de "arrependimento" para "remissão dos pecados"

O Batismo quer dizer enterrar nas águas e renascer. A simbologia do batismo não salva, mas a simbologia requer que vivamos o que estamos praticando como ato de fé.
Ao descer nas águas, estamos dizendo que morremos para o pecado. Ao subir das águas, estamos dizendo que renscemos em Cristo, para a vida.

Temos que viver o arrependimento, pois ao descer é um símbolo de mortificar tudo que fizemos que não agradou a Deus.

Lc 5:32 "eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento"

At 11:18 "Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a "vida"

At 17:30 "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam"

At 26:20 "antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia e também aos gentios, que se [arrepen]dessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento"

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.