Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 11:21

Alef:


A ser verdade que é necessário uma resposta Não cumulativa para todos esses quesitos, estou convencida que a excomunhão de mulheres não se aplica em nenhuma situação de aborto.

Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 11:32

Como disse antes esta discussão não leva a lado nenhum... eu falo uma coisa tu falas outra... acho que é pouco construtivo e demasiado demagógico.

Tenho pena que sejas assim... se calhar o mal está em mim...

Como não quero chegar ao ponto de dizer que desisto ou ser malcriado paro por aqui.

Em comunhão


Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 11:51

Cara catolicapraticante:

Dizes: «estou convencida [de] que a excomunhão de mulheres não se aplica em nenhuma situação de aborto».

Eu não tenho a mesma certeza (como também não tenho elementos para provar taxativamente o contrário), mas, de qualquer forma, será bom notar como a tua generalização anterior deve ser tratada com muito cuidado. Creio que isso ficou claro. Ainda bem.

Alef

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 11:51

Uma nótula sobre o uso da sigla «ICAR»:

Não há nenhum erro doutrinal em usar a sigla «ICAR» em vez de «Igreja» ou «Igreja Católica», mas parece-me de gosto duvidoso. Talvez seja uma mera questão de sensibilidade, mas registo aquilo que me parece. Vejo frequentemente a sigla «ICAR» em sites que nada mais querem do que denegrir a Igreja Católica (por exemplo, sites satânicos, ateus, anti-Igreja Católica ou então daqueles que falam da Igreja desde um ponto de vista externo e/ou meramente acusador. Não vejo nunca nos documentos da Igreja o uso da sigla, nem sequer em sites que adoptam um ponto de vista de «pertença» e união com a Igreja.

Ora, sabendo que as palavras e expressões têm o seu contexto e que estas escolhas não são propriamente inocentes, não me parece propriamente muito bonito nem elegante recorrer a essa sigla.

De resto, faço notar que a expressão não faz parte do Credo.

E uma analogia: na imprensa muitas vezes se fala do Miguel Esteves Cardoso como simplesmente «MEC». Não creio que nenhuma das suas filhas diga que é «filha do MEC» ou se refira ao pai como «o MEC». A relação de um católico com a Igreja também é algo mais profundo e sério do que aquilo que expressa uma mera referência a uma sigla...

Uma questão de sensibilidade... E não só.

Alef

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 12:00

Realmente, nada como a censura...

SE não podes criticar o conteúdo, critica a forma..


Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 12:07

Já agora - a generalização não é minha mas de certos sectores da Igreja.
Que afirmam peremptoriamente que [i]o aborto origina sempre excomunhão.
E fazem disso bandeira para defender a manutenção da criminalização de todos os tipos de aborto e para ser contra o referendo.

Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 12:19

Não vou discutir mais sobre que considero que não ter formação suficiente para argumentar embora sinta e viva de maneira diferente a Igreja e os problemas por ti apresentados.

Em relação a Taizé, posso contestar-te porque lá vivi 2 anos e por sei perfeitamente do que falo.

Eu disse que a comunidade está em comunhão com a Santa Sé, por isso tem 4 irmãos que são padres e que todos os dias celebram a eucaristia às 7h30 segundo o rito e a tradição Católica Apostólica Romana.

É dessa eucaristia que vem o Corpo e Sangue de Cristo que depois é distribuído durante a oração da manhã. Se há alguns irmãos velhos que em consciência não comungam, os mais novos comungam todos os dias e são ministros da comunhão. E mesmo aqueles que não comunguem todos os dias, pelo menos no domingo tem que o fazer porque não há mais nenhuma celebração comunitária.

Posso te dizer que 90% das pessoas comungam sendo católicas ou não... e que a taxa de participação no pão benzido é mínima...

Em comunhão

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 12:32

1Desculpa, mas tu disseste aqui no Forum que todos os irmãos de Taizé, mesmo os irmãos protestantes comungam todos os dias segundo o ritual católico. È verdade?

Dizes tu que em Taizé há muitas pessoas ( a mioria) que, não sendo católicas comungam... Ora, como sabes, isso é muito mal visto e considerado até ofensivo por parte das estruturas católicas... ( já nem falo do escãndalo que isso provoca nos ortodoxos..)

2) Dizes ainda que a Comunidade de taize está em comunhão com Roma, ou seja aceita integralmente todos os postulados doutrinários do vaticano....?

Ora a tua primeira afirmação é o oposto da segunda.

SE està subordinada a Roma em detrimento da subordinação á Igreja Ortodoxa ou Anglicana, então não é uma Comuniadade verdadeiaramente Ecuménica , mas católica apostólica romana...

Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 14:35

Sim, já o tinha dito antes em outros tópicos... a comunidade está em comunhão com Roma respeitando a Tradição cristã de cada um.

Diz o catecismo à cerca de estar em comunhão:

Citação:
A Comunhão dos santos
Comunhão quer dizer "comum união" , e Comunhão dos Santos quer dizer união comum com Jesus Cristo de todos os santos do céu, das almas do purgatório e dos fiéis que ainda peregrinam na terra.

É a união de todos os santos entre si. Os do céu intercedem pelos demais; os da terra honram aos do céu e encomendam a sua intercessão, também oram e oferecem sufrágios pelos defuntos do purgatório, e estes também intercedem a nosso favor.


E os irmãos das diversas tradições comungam.. o que diz o catecismo:

Citação:
Quem pode comungar?
Pode comungar quem estiver em graça de Deus, guardar o jejum eucarístico e saber quem vai receber.


Espero ter sido claro...

Em comunhão



Editado 1 vezes. Última edição em 03/11/2005 14:36 por Tilleul.

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 23:13

Há neste tópico algumas questões que gostaria de comentar mas estou com pouco tempo para o fazer. Fico-me por um esclarecimento

A Catolicapraticante disse o seguinte: «a) A contracepção é SEMPRE um pecado e é um pecado grave, um pecado mortal. ( está no catecismo)) ».

Procurei no Catecismo da Igreja Católica (2ª Edição) e no Compêndio do Catecismo da Igreja Católico e não consegui encontrar isso assim tão preto no branco. Depois, é pecado grave ou mortal?

Cito três pontos do Compêndio que mencionam o assunto sem tão grande "contraste".

Citação:
497. Quando é que a regulação dos nascimentos é moral?
A regulação dos nascimentos, que é uma componente da paternidade e maternidade responsáveis, é objectivamente conforme à moralidade quando é realizada pelos esposos sem imposições externas, nem por egoísmo, mas com base em motivos sérios e o recurso a métodos conformes aos critérios objectivos da moralidade, isto é, com a continência periódica e o recurso aos períodos infecundos.

498. Quais os meios imorais na regulação de nascimentos?

É intrisecamente imoral toda a acção - como, por exemplo, a esterilização directa ou a contracepção - que, na previsão do acto conjugal ou na sua realização ou no desenvolvimento das suas consequências naturais, se proponha, como objectivo ou como meio, impedir a procriação.

502. Quais são as ofensas contra a dignidade do matrimónio?

São: o adultério, o divórcio, a poligamia,o incesto, a união de facto (convivência, concubinato) e o acto sexual antes ou fora do matrimónio

Luís Gonzaga

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 23:28

Acho que é bastante claro , preto no branco.


( equiparar o incesto ao sexo prematrimonial...)

VÊ o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica - Pecados contra o casamento -

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de November de 2005 00:11

O ponto 502 não os equipara, apenas diz que são ofensas à dignidade do matrimónio.

E quanto à contracepção ser SEMPRE pecado. Em que ficamos?

Luís

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de November de 2005 14:56

Alef
diante do Cristo todas as máscaras caem ... -)

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 12:06

Bem, mais um imbróglio ético mas uma descoberta de grande interesse par a investigação científica.

Para os que consideram que a vida humana começa com a junção espermatozóide /óvulo – como definem o início a vida humana de um embrião obtido por partenogénese? Ou seja, sem fusão de gâmetas?
Isto é um embrião que não resultou de um óvulo/espermatozóide?

(Processo raro na natureza que consiste na reprodução sem sexo - “reprodução virginal. Na Natureza, em certas espécies animmais, este processo é origina um novo ser vivo absolutamente igual ao seu progenitor - uma espécie de clone materno)


Até agora, nunca aconteceu na espécie humana, mas desde o passado mês de setembro, foi possível em laboratório.

Uma inovadora técnica aplicada em células humanas permitiu obter embriões ( em fases iniciais de desenvolvimento), sem recurso a fertilização e assim
obter células estaminais para investigação.


[news.independent.co.uk]

Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 12:44

Os meus filhos ainda não nasceram, nem sequer foram concebido e eu já os amo muito...

Sei que eles já existem algures e que Deus mos destinou na Sua eternidade...

Os meus filhos, se Deus me conceder essa graça, serão concebidos à maneira antiga, numa noite de Invernia à beira da lareira amando com ternura a minha esposa, ou numa noite de Verão no meio de uma praia...

Qual é o interesse de conceber um filho sozinho?

Realmente só nós, seres humanos para pensarmos nisto... ter um filho sem amor...como se a espécie humana estivesse numa situação quase extinção...

A infertelidade é dolorosa mas daí a ter toda esta parafernália de artimanhas para enganar a natureza...

Mas deve ser uma coisa só minha... Quanto à tua observação faço-te uma pergunta o que apareceu primeiro, a galinha ou o ovo?

Em comunhão

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 12:52

POis, até podes amar filhos que nunca terás. È uma questão de imaginação.


Qunato ´à concepção á moda antiga" , isto é, com aexo, toda agente admite que é a melhor.

Infelizmente há casais inférteis para quem esse método não resulta, mas que felizmente, garças aos avanços ciência, podem ter filhos por amor sem ser através dos métodos tradicionais" ...


Quanto a "ter filhos sem amor".

É o que sa Igreja e exige ás mulheres que engravidam sem querer.
Como por exemplo, as vítimas de violação.


Já a gora a técnica reefrida não se destina ater filhos nem origina filhos.

Origina bastocistos qe pdoem dar origem a células estaminais pra investigação.

Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 13:14

Desculpa mas não percebo nada disso...

De certeza que Deus te concedeu os conhecimentos para tu os utilizares da melhor maneira... para já não me importo de ficas na ignorância de não saber o que é um "bastocisto" mas tem um nome simpático.

Façam bébes... não deixem que os fabriquem... estou a brincar mas também a falar a sério...

Hoje em dia há casais de mulheres homosexuais que querem recorrer a estes técnicas... Achas lícito CP?

Em comunhão

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 13:27

Blastocisto.

Os casais homossexuais ( seja de mulhers) não podem ter filhos. Não é nenhum problema médico, nenhuma doença nem nenhuma situação de infertilidade.
Quando se fazem opções existenciais, há que assumir as suas consequências.


Acho absolutamente lícito e um bem maior que os casais heterossexuais com problemas de infertilidade possam recorrer a técnicas médicas (RMA) para tratar a sua doença e assim poder ter um filho.


Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 14:42

Não respondestes à minha questão... tenta ou menos...

Em comunhão

Re: Guerras e Pazes de todos os dias
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 15:59

Se há reprodução humana sem partilha genética , estamos virando protozoários, plantas, etc...he,he,he e mudando do reino animal para vegetal ....a coisa tá preta mesmo....

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.