Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ecos do Sínodo
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 27 de October de 2005 11:30

Estranhamente, ou não! nada foi escrito aqui no fórum sobre o sínodo dos bispos que ocorreu no Vaticano, à poucos dias atrás. Será que uma reunião tão importante para a vida da Igreja, não tem repercussões na vida dos cristãos? ou será que tudo o que foi reflectido não tem importância? ou será, que já sabíamos de antemão, que independentemente dos temas reflectidos, as conclusões já estavam pré-estabelecidas?

"Os 256 bispos participantes asseguraram que os divorciados recasados não estão excluídos da vida da Igreja, pedindo-lhes, inclusive, que participem na missa dominical, mas reiteraram que não podem comungar devido à "situação familiar irregular" em que vivem. Apenas poderão comungar se não mantiverem relações físicas com o seu par e, neste caso, é-lhes aconselhado a que o façam com discrição, indo a um templo onde não sejam conhecidos para evitar que alguém possa ficar escandalizado".

in Diário de Notícias

Remeto ainda para o artigo publicado aqui .

Há coisas, na nossa Igreja, difíceis de compreender... não acham ?
Ou sou só eu que vejo tanta falta de amor e caridade para com os leigos do ocidente?
(atrevo-em a dizer leigos e clérigos)


«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Ecos do Sínodo
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 27 de October de 2005 13:06

Caro Trento,

Apesar de ter seguido com atenção ao desenvolvimento do Sínodo dos Bispos, continuo à espera de uma versão mais definitiva e a consequente exortação apostólica do Santo Padre.

Os ecos foram por vezes muito positivos e tinham muitas vezes a forma de ventos de mudança mas é com muita tristeza que tudo fica na mesma com a agravante que já não há a desculpa de se dizer que certas assuntos não se revisitam há muito tempo.

No entanto apresento desde já alguns pontos embora reforce a opinião que vou esperar pelo documento papal de forma a ter uma crítica mais eficaz.

Celibato:

Penso que é importante reforçar a importância do celibato mas também abrir as portas à ordenação de casados e não o casamento de padres. Concordo com o reafirmar do incentivo ao diaconado, de que o padre é o único a quem cabe celebrar a eucaristia e o incentivo à mobilidade em busca de celebrações dominicais. A questão da “distribuição mais justa” do clero no mundo revela que há uma imagem mercantilista... parece que se está a falar dos lucros de um empresa.

Divórcio:

No fundo dá-se uma no cravo e outra na ferradura... diz-se que os divorciados não podem comungar mas reforça-se e alarga-se o tribunal eclesiásticos nas situações passíveis de anulação " tendo em conta também problemas que surgem do contexto de profunda transformação antropológica da nossa época”. Acho que diz tudo. Concordo com a melhor preparação para o matrimónio. Há paróquias em que os CPMs são autênticos atentados à inteligência e ao bom senso cristão. Sugestão: O CPM do Jesuítas no Rodízio em Sintra é muito bom

Ecumenismo:

Continuam a enterrar a cabeça na areia... Já num tópico anterior dei a conhecer situações sobejamente conhecidas e consentidas de intercomunhão e a recusa de concelebração a nível ecumenico é claramente um passo atrás revelando autismo e prepotência.

Liturgia e Centralidade do Domingo:

Nada de novo e as mudanças são pontuais e temporais possíveis de mudar conforme as necessidades e penso que sem importância suficiente para serem debatidas a nível sinodal. Um acrescento... é pouco global apelar ao Latim como língua litúrgica em celebrações internacionais. O Inglês é na realidade a língua franca no mundo e porquê escolher o latim e não o grego? E quanto à melhor preparação das homílias é uma chamada de atenção importante.

Quanto à questão política... penso que a Igreja tem que ter o seu papel de conselheiro mas nunca legislativo... a história revela que cada vez que o poder temporal se junto com o espiritual saiu a asneira..."A César o que é de César"

Em suma... vamos esperar e continuar a lutar pelo que achamos que pode ser nesta nossa Igreja Universal.

Em comunhão

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de October de 2005 15:07

Estou a aguardar a disponibilização das propostas do Sinodo para me poder pronunciar.

Concordo convosco: estou algo perplexo com os ecos que me chegam de algumas delas.
A que tu citas, Trento, dos recasados, ou está mal explicada ou é absurda. Veremos.

Quanto ao latim: sendo absurdo dizem alguns gramáticos que o latim é uma língua muito precisa, que não dá origem a confusões. Desconheço se é verdade. E qual a vantagem para este caso, ainda menos entendo. Para reuniões entre padres, será lá com eles a forma como não se entendem...

Obviamente que a única língua com dignidade para as celebrações internacionais não é o latim, nem o inglês mas o Português. Mas isso ficará para mais tarde .... :o))




João (JMA)

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 01:00

Concordo convosco

Essa parte de:

Citação:
"os divorciados recasados ... podem comungar... se não mantiverem relações físicas com o seu par e, neste caso, que o façam com discrição, indo a um templo onde não sejam conhecidos para evitar que alguém possa ficar escandalizado".


....é um bocado tonta.


Mas acredito que seja possível! Enfim….coisas à ICAR

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 12:12

desculpa Trento, mas a minha vida tem muita dificuldade em adaptar-se a regras impostas pelo Vaticano. O Vaticano é um pequeno Estado fechado sobre si próprio. Os sinodos são reuniões que à partida não alteram em nada o que anteriormente já havia sido dito.

Enquanto o Vaticano não se abrir ao mundo, aos católicos, enquanto o Vaticano não souber ir ao encontro dos fieis que quer tutelar, há-de continuar a ser um Estado fechado sobre si próprio.

No entanto respeito as suas disposições. Mas o Vaticano é cada vez mais a Igreja dos homens e não a materialização da Igreja instituida por Jesus.

O vaticano, os sinodos, e afins, estão afastados da realidade e das pessoas!!! Existe uma preocupação maior com o poder secular do que com a instrução espiritual....

Um abraço a todos

Miguel Dias

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 18:11

Eh, eh,eh, também acho como JMA que deve ser em Português, afinal a maioria dos católicos falam que lingua? Ingleses são anglicanos e americanos em maioria Protestantes. E temos no Brasil o maior país Católico " Português" ....
Ora, a maioria são ouvintes em português.... eh,eh.
Chris

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 28 de October de 2005 18:19

Gosto da ideia. A lingua oficial do Vaticano - Português!
eheheh

O Miguel D, tocou num ponto interessante...

Num mundo em que se critica a existência de lideres políticos e religiosos como acontece no médio oriente, faz sentido que o Vaticano seja um Estado?

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 21 de March de 2006 16:18

Ora aqui está umas das possíveis conclusões do passado sínodo dos Bispos. Leiam, releiam (como eu tive de fazer) e mesmo assim ficar de boca aberta com tamanha falta de bom senso (isto para não escrever outra palavra menos bonita). Sinceramente, eu acho que isto não deve ser bem assim, não acham?


Exortação Pós-Sinodal poderá pedir o regresso do latim


O Papa Bento XVI receberá no mês de Junho a proposta final do Sínodo dos Bispos com vista à preparação de sua Exortação Apostólica Pós Sinodal sobre a Eucaristia. A comissão de 12 cardeais e bispos de todo o mundo presidida pelo Secretário do Sínodo dos Bispos, o Arcebispo Nicola Eterovic, irá reunir-se no mês de Junho para apresentar ao Sumo Pontífice uma proposta final sobre a base das 50 proposições com que concluiu o Sínodo dos Bispos no último mês de Outubro.
Segundo uma fonte do Vaticano, a comissão aprovará "uma proposta e um esquema de reforma litúrgica", que se tornará pública na Exortação Apostólica que o Santo Padre publicará, possivelmente, em Outubro.
A exortação apostólica, segundo a mesma fonte que conversou com a ACI Imprensa, incluiria um convite a um maior uso do latim na oração diária da Igreja e na liturgia – excluída a liturgia da Palavra –; assim como nas Missas massivas e internacionais.
A exortação também alentaria a dar um espaço maior ao canto gregoriano e à música polifónica clássica; à eliminação gradual do uso de canções de origem secular em música ou letra, assim como de instrumentos "inadequados para o uso litúrgico" como a viola eléctrica ou a bateria; embora dificilmente os instrumentos sejam mencionados especificamente no documento.
Finalmente, o Papa faria um convite à celebração da Eucaristia com mais decoro e sobriedade litúrgica, excluindo danças e, no que for possível, os aplausos".

Fonte: ACIDigital



«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de March de 2006 16:26

E ainda dizem que um novo concílio não é oportuno...

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 21 de March de 2006 20:39

Eu que pensava que o Latim era uma Lingua morta... o se calhar querem por a Igreja a imagem da do Latim algo que ninguem utiliza, completamente ultrapassado mas que algumas vezes ate engracado saber porque fica bem.

Agora um pouco mais a serio, duvido que isto va por diante mas caso aconteca vai haver uma debandada em massa para outras paragens cristas e para outras nao tao cristas...

Em comunhao

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de March de 2006 23:00

É preciso ter calma com estes "ecos".

Já existiram de todo o tipo e no final não se realizaram.

Recordemo-nos da "proibição das acólitas" e similares.

Os extremistas conservadores, quando saem do formol, é só para inventarem disparates.

João (JMA)

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de March de 2006 23:06

Pois, anda por aí muito formol... ( sem falara nas múmias...)

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 22 de March de 2006 12:58



Se essas regras (?) viessem a ser impostas em todo o lado é que era ver montes de gente, nomeadamente jovens, a deixarem a Igreja. Na minha paróquia há uma missa que é animada pelo grupo de africanos e, por vezes, tem danças e podem crer que é muito bonita.

Desde que não ofendamos a Deus, podemos escolher muitas formas de o adorar e de praticar culto em Seu nome. Que saudades de João Paulo II! Tinha algumas ideias conservadoras, como o sacerdócio das mulheres, mas estava mais próximo das populações. Não se esqueçam do dia em que se divertiu com os jovens num concerto de rock.



Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 18:00

O latim nao e uma lingua morta, mas e muito dificil.
ora vejam:
--- É que após séculos de coexistência com os humanos, o demônio ainda não conseguiu dominar o arrevesado latim?

Em novembro de 1612, o exorcista, diante do Sr. Cerisay, mostra a Sagrada Hóstia aos demônios Asmodeu, Leviatã, Balaam, Behemoht e Isacaaron, pelos quais a Madre Jeanne des Anges pensava estar possuída, e pergunta a qualquer deles: "Qüem adoras?" (A quem adoras?). A "endemoninhada" responde: "Jesus Christus" em vez de "Jesum Christum", pelo que um dos presentes ironizou: "O diabo não é exato". Então o exorcista modifica a pergunta para que a resposta do diabo (?) pudesse encaixar em exata declinação: "Quis est iste qüem adoras?" (Quem é este a quem adoras?), mas a coitada da freira (o demônio!) nem adivinhou a boa intenção do exorcista, e repetiu outra declinação tantas vezes ouvida, mas aqui errando de novo: "Jesu Christe". Desta vez o excelente parapsicólogo Prof. Lhermitte ironicamente conclui: "entre os demônios reunidos, não havia nem sequer um pobre latinista!".
catolicanet

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 18:56

O latim penso que foi considerada a língua oficial do Vaticano.
Se não é uma lingua morta é uma lingua moribunda em constante e interminável agonia.
Até é difícil para a tal freira endemoinhada.

Quanto à atitude do exorcista, acho de muito mau gosto.

O pão consagrado não é Jesus Cristo, mas o seu corpo entregue.

Citação:
«Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribuiu-o por eles, dizendo: «Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória
.
A partilha do PÃO deve ser feita em Memória de Jesus e não para ser por aí exibido ... (muito menos a demónios .... )


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 05 de April de 2006 20:21

manuel pires, mas o diabo com uns milhares de anos em cima ainda nao saber latim e que e grave.
la a freira, pode ter estudado pouco, mas um diabo iletrado e demais.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de April de 2006 19:23

Dizem que o Inferno não existe - fazem do diabo um sem abrigo;

Agora dizem que o diabo não sabe latim - fazem dele um iletrado.

Francamente, já é perseguição...

Mas essas mensagens - e esta - são para outro tópico: O inferno e o diabo

João (JMA)

Re: Ecos do Sínodo
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de April de 2006 10:06

A palavra «inferno» tem tido ao longo do tempo diversos significados, devido à evolução (corrupção) linguística.
[li]No latim tinha significado idêntico ao termo grego «hades» e ao termo hebraico «Xeol». Era a morada dos mortos, onde segundo a Bíblia «não há trabalho nem inteligência, não há ciência nem sabedoria», etc.. Satanás não habitava no "inferno", mas no céu com as hostes angélicas. Por favor, leia os cap 1 e 2 de Job. Depois de uma batalha celestial e de ter ficado vencido foi expulso para a terra. Por favor leia Apocalipse cap.12. Basta clicar com o rato nestas letras azuis e ser-lhe-ão apresentas as respectivas passagens bíblicas.
[li]Com o tempo, o termo «inferno» perdeu o seu significado genuíno, e passou a significar algo muito diferente. Na Bíblia há uma ténue imagem desse novo significado em Apocalipse cap. 20: o lago de fogo, e em Mat. cap 25. Se notar bem, este lago de fogo, acolherá Satanás após a ressurreição global. Também acolherá os homens que não tiverem o seu nome inscrito no livro da vida, depois do julgamento universal. E se ler o cap. 19 de Apocalipse verá que é lá que serão precipitados tanto a Besta como o Falso Profeta, que na minha opinião, representam as hostes angélicas ou espirituais malignas que dominam este mundo de pecado, depois de terem sido vencidas numa grande batalha.

Quanto ao diabo saber ou não «latim» isso é uma coisa que me não me interessa nem me diz respeito.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 11 vezes. Última edição em 20/04/2006 10:18 por Manuel Pires.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.