Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Pecado
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 17:13


Ao que considera ser pecado grave? Matar, roubar?

Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 20:58

Tudo o que a sua consciência reta e verídica lhe diz ser grave.
Há de se analisar as circusntâncias , a intenção , a liberdade do ato, o conhecimento de causa, etc...
Isso é um longo assunto.
Se realmente te interessa, diz e sei que a generosidade dos moralistas de plantão te esclareceram.
chris

Re: Pecado
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 30 de October de 2005 23:58

a calunia também pode ser um pecado grave
o adulterio também
alguns pecados por omissão também podem ser graves
semear a discordia mesmo sem recurso à calunia tambem pode ser grave
as idolatrias também pode ser pecados graves
a avareza e a cobiça idem.

Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 13:34

Os pecados mais graves são os pecados contra o ESPÍRITO SANTO:
1) desespero da salvação
2) presunção de se salvar sem merecimento
3) contradizer a verdade conhecida como tal
4) inveja dos favores que Deus concede a outra pessoa
5) obstinação no pecado
6) impenitência final.

Para simplicar um pecado grave " È a transgressão de um preceito grave com plena consciência desta violação e pleno consentimento da vontade".Pe. dÉlboux.Causa a morte espiritual.

Os ditos pecados capitais, são chamados capitais não porque são mortais, mas pelo fato de serem pecados de raiz, que estão na origem de outros pecados.
São vícios, hábitos desordenados que devemos lutar para vencê-los.
Podemos enquadrar as pessoas por afinidade nesses pecados, daí o ENEAGRAMA jesuita.
são sete:
1) Soberba
2) avareza
3)luxúria
4) ira
5) gula
6)inveja
7)preguiça

Chris

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 13:52

Chris

O resultado prático de ser pecado "contradizer a verdade conhecida como tal "

seria que hoje estariamos todos a viver em cavernas e não a usar um computador...

Todas as verdades podem ser contestadas.

É isso o desenvolvimento e a evolução...

E deus deu-nos inteligência e a liberdde interior para alguma coisa, ou não?

Acho um piadão...


Re: Pecado
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 13:56

Os pecados mais graves são os pecados cometidos contra Deus!

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 13:58

Eu estou absolutamente convencida acho que o pecados mais graves são os cometidos contra os homens/ contra as mulheres

Esses é que são os verdadeiros pecados contra Deus.

Re: Pecado
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 14:04

O sacrilegio é também um pecado grave, o sacrilegio contra o Santissimo Sacramento (como existe nalgumas praticas de bruxaria).

Quanto aos pecados contra Deus lembro que Jesus disse que tudo o que fizessemos a um dos nossos irmãos, ao mais pequenino deles, era a Ele que o faziamos.

Vinde benditos de meu Pai
porque tive fome e deste-me de comer,
tive sede e deste-me de beber...




Editado 1 vezes. Última edição em 31/10/2005 14:15 por camilo.

Re: Pecado
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 14:05

Concordo contigo CP.

Pecarmos contra a mulher ou contra o homem, é pecar contra Deus.

Contudo Ana basta que sigas a lei de Deus, que foi dada a Moisés, na forma de 10 mandamentos. Essa foi a Lei que Deus nos deu, para que nós a respeitássemos.

UM abraço

Miguel Dias

Re: Pecado
Escrito por: (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 14:57

Essa, Miguel, e "amai-vos uns aos outros", o maior dos mandamentos. :)

Um abraço,


Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 31 de October de 2005 15:06

CP
Quanto a verdade Ela é uma só , senão não seria VERDADE CP .
Jesus se identificou com a VERDADE.
A questão se passa pela formação da consciência RETA ( busca o bem )E VERÍDICA( busca a verdade)!
Não devemos criar escrúpulos na consciência mas valer tudo, não dá!

A nossa Moral bebeu de várias fontes :
fonte grega, fonte cristã , fonte moderna e o povo brasileiro além desta da fonte indo-afro-brasileira.
Há valores que vem de cada fonte e a Igreja acolhe esses outros valores para PURIFICÁ-LOS.
Não estamos no tempo da Caverna como você colocou CP.

A Igreja procura valores UNIVERSAIS, QUE VALEM PARA TODOS OS POVOS, AS DIFERENÇAS REGIONAIS NÃO ANULAM ESSES VALORES, pois brotam da lei NATURAL ( 10 MANDAMENTOS ) e estão inclusive além das fronteiras do Cristianismo.
Essa lei faz parte da dignidade do ser humano.

A IGREJA busca também o que é PERENE - estável, uniforme, seguro para a moral.
São os valores para SEMPRE, NÃO SÓ DE UMA ÉPOCA!
Há valores que permanecem e há valores que se modificam constantemente.
Ela escuta atenta aos acontecimentos de nossa história , ILUMINA COM A FÉ os tempos de hoje e com os valores do passado.

A IGREJA dá importância ao AGIR - Há verdades que se devem CRER e Há verdades QUE SE DEVEM PRATICAR! ( S. Tomás) - Cada um tem uma responsabilidade perante a vida do outro.

Toda manipulação oculta a verdade....( índice de liberdade, cegueira ideológica,...).
A consciência é o ser humano no seu desdobramento num caminhar crescente e progressivo.Captando a realidade aos poucos, o mundo ao redor, a sociedade ( começa num estágio crítico ingênuo para chegar a liberdade com responsabilidade, num juízo com discernimento).
A consciência É A VONTADE DE DEUS- fazer o bem e evitar o mal.

Quais os APOIOS para essa consciência poder DISCENIR RETAMENTE E VERIDICAMENTE?

1) Olhar as circunstâncias
2) Iluminar com a Fé
3)Ouvir a SAGRADA ESCRITURA
4)OUVIR O MAGISTÉRIO DA IGREJA
5)OUVIR A TRADIÇÃO APOSTÓLICA
6)Atentar aos valores e normas morais. " Ethos"

O problema é quando estou com erros, desvios , ilusões e bloqueos na consciência e em vez de escolher fazer o Bem e evitar o mal , faço o oposto disto E ESTOU ME ACHANDO O MÁXIMO!

A consciência ERRÔNEA , quando erra por IGNORÂNCIA, e segundo a Tradição pode errar por ignorância invencível. sem por isso perder a própria dignidade , aí não podemos imputar o ato errado.

Chris





Editado 1 vezes. Última edição em 31/10/2005 15:08 por Chris Luz BR.

Re: Pecado
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 01:21

Quem e quando foi instituída essa classificação dos pecados? Contra o Espírito Santo e as outras como os pecados capitais. De onde vem essa classificação que a Chris apresenta?

nem toda a fome é fome de pão e nem toda a sede é sede de água.
Nem todo pão é de farinha e a água viva não são gotinhas que se bebem.

É por estas coisas que Jesus é tão admirável.

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 14:07

CLBR:


"Quanto a verdade Ela é uma só , senão não seria VERDADE "


O grande problema são os milhares de arautos e autores da única verdade "perene , universal" ....

Diz lá - quantos milhões de mortos tem custado essa ideia de que há uma verdade que devemos impor aos outros???


Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 11:24

Antonyeta

Nosso Deus é Trindade.
então não faz sentido falar de pecado contra Deus, como se fosse diferente pecar contra o Espírito Santo...porém
è apropriado ao Espírito Santo de Deus a nossa santificação, sendo assim se me fecho á proposta Dele , ao convite de nosso Deus de participação na sua vida , me fecho ao amor de Deus, ao Espírito de Amor de Deus, ao Espírito Santo e desta forma não é possível nenhuma transformação em minha pessoa para o Bem .
como Deus respeita imensamente a decisão do ser humano livre , Ele não pode transformar sem " autorização" . Pois sendo Agape , não se impõe pela força , nem domina.
Então os pecados contra o Espírito Santo não tem perdão , não porque nosso Senhor é um carrasco , mas porque Ele respeita a OPÇÃO FUNDAMENTAL de cada humano.
Se se diz não á Deus , e o comportamento está de acordo com esse não , há um fechamento em si mesmo , um MURO , que impede a ação do AMOR DE DEUS .
AMOR ESTE QUE CHAMAMOS DE ESPÍRITO SANTO!
chris

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 11:46

SE certos pcados não tem perdão ( a doutrina diz que os pecados contra o Espírito Santo não tem perdão), acho que isso implica que a misericórdia ( e o amor) de Deus não são infinitos.

è por estas que as dúvidas ...

Re: Pecado
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 13:09

Deus não pode «perdoar» se o pecador não quiser, ou não estiver disposto a receber esse perdão... O perdão tem o dinamismo de uma relação; é um modo muito especial de comunicação «recriadora». O pecado contra o Espírito Santo é o fechar-se totalmente ao Amor-Perdão de Deus. Sim, o amor de Deus é infinito, mas nada pode contra uma liberdade que se negue recebê-lo. Deus é Pai, não paternalista; bom, não «bonzinho». Criador do ser humano livre («livre de», «livre para» e «livre em»), Deus não nega a sua obra, mesmo arriscando ser negado...

Alef

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 13:28

", o amor de Deus é infinito, mas nada pode..."


Tanta dúvida teológica que eu tenho....

Re: Pecado
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 14:02

Se me abro ao diálogo com esse Amor, Ele faz maravilhas...Me recria como bem disse Alef.
Me faz uma mulher nova, mesmo sem eliminar a velha , por isso vigiai... eu tenho que " adestrar a velha diariamente " para o novo poder brilhar...
A mulher velha é egoísta, do contra, mesquinha , etc.
A mulher nova que me permito transformar como o barro na mão do Oleiro é a imagem do plenamente humano , que sai do reino animal onde o poder é do mais forte para entrar no Reino de Deus onde o poder é do que mais ama e serve...

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 16:17

Desculpa chris, é se calhar apenas uma questão de linguagem...

SE bem que a linguagem não é inócua e traduz muitas vezes os verdadeiros valores que lhe estão subjacentes.

Não me identifico com a necessidade de "adestrar as velhas diariamente"....

Adestrar usa-se para os animais e não me parece necessário usar a mesma técnica para os idosos...
E o condicionamento Pavloviano é o oposto da capacidade de escolher típica da Pessoa humana.

Acho curioso que, relatrivamente a questões doutrinárias, tu e o alef parecem ter tudo muito arrumadinho, muito organizado, como um jogo de legos.

Re: Pecado
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 16:44

O problema ( e o gozo) dos jogos de legos e das construções doutrinárias inflexíveis, é que basta um pequeno encontrão duma mão de crianças, basta uma pequena peça que não se encaixa bem , basta uma interrogação bem colocada, para toda a construção se desmoronar...

E dar origem a uma nova...

Ou seja, na doutrina, como nos jogos de Lego,

a plasticidade, criatividade e n possibilidades ,

versus a rigidez dogmática das verdades imutáveis, à margem da vida e das emoções humanas.......

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.