Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 29 de November de 2002 20:40

Essa melhor tradição familiar é a que era defendida pela geração dos teus avós. precisamente aquela onde houve uma imensa explosão de divórcios assim que a legislação portuguesa o permitiu, após a revisão da Concordata.

Essa família dita tradicional - a família nuclear monogâmica , heterossexual, baseada no amor romântico - não é tradicional. Surgiu algures noséculo vinte e tende a extingiur-se no vinte e um. E claro,estamos aflar de uma modelo ocidental... O mundo é muito mais vasto, e se há imensidade de constelações culturais é realtivamente á família. Parece-me que, para lá do tabu do incesto - que é mais ou menos universal - a única coisa que é mais ou menos constante entre as várias culturas é o amor - o vínculo afectivo - pelas crias.

POutra coisa que é universal é a paixão!

Já agora, casais homossexuais, são tradição em algumas partes do mundo.

E estranho muito dizeres que a poligamis ou poliandria são aceitáveis...

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de November de 2002 23:48

Então a família monogâmica surgiu no sec. XX.

É para rir, não?

João (JMA)

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 30 de November de 2002 00:05

Não, não é.




ana

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de November de 2002 00:46

Estás a falar no sec. XX AC ou DC?

João (JMA)

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 30 de November de 2002 11:07

DC.
Lê a frase toda.

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de November de 2002 22:41

Já li a frase toda e continuo a não entender. De verdade.

João (JMA)

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 30 de November de 2002 23:34

Essa família dita tradicional - a família nuclear monogâmica , heterossexual, baseada no amor romântico - não é tradicional. Surgiu algures noséculo vinte e tende a extinguir-se no vinte e um.
Hoje em dia, nas sociedades desenvolvidas, predominam as famílias com um único adulto, e eventualmente crianças. O número de adultos e idoso que vivem sós é cada vez maior.

PAsso a explicar - A família nuclear surge com as sociedades industrializadas, em que as redes familiares alargadas vão perdendo sentido. O conceito de monogamia - o homem casa-se passa a ter uma única parceira só surge no seculo XX . Até aí era normal os homens terem amantes oficiais, o adultério masculino era uma instituição tão importante como o casamento. Finalmente , o casamento baseado no amor romântico e não por interesses meramente sociais, económicos ou familiares é uma invenção do seculo XX. O que explica o aumento de divórcios. Já agora, o aumento da esperança de vida - outra grande revolução do seculo XX, contribui para aumentar o número de divórcios... Antes, viver um amor eterno era mais fácil... Só se vivia até aos quarenta, com um bocadinho de sorte....
LOL


ana

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: Maria da Gloria (IP registado)
Data: 01 de December de 2002 14:23

Pois...

Tenho um marido que ja teve uma amante e tem um filho dela...

E alcoolico, jogador....

Ja pedi a Deus para me ajudar na minha triste vida....Onde esta esse Deus, que ainda nao me ajudou? Onde anda ele, ajudem-me!!!


Rezem por mim...

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 02 de December de 2002 09:55

Glória, não se rebaixe.
Converse com ele, exponha-lhe o seu sofrimento, indague por que razão ele se entrega a essas coisas.
Se mesmo assim, ele se fizer de surdo, ponha-o entre a espada e a parede: ou o vício, ou a Glória.

É um erro pensar que somos responsáveis pelas vidas uns dos outros.
A Glória faça a sua parte, até onde é humana a mentalmente possível.
Estou certa que Deus não quer que a Glória se martirize mais por o seu marido ter feito as escolhas que tem feito.


Anna

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 02 de December de 2002 12:00

Maria da Glória:
Imagino a sua angústia. Não fique sózinha a viver os seus problemas. Peça ajuda médica. Tem de estar bem consigo mesma e em equilíbrio. Depois, conseguirá lidar com o seu marido. Tem de pensar em si e no seu bem estar - isso é o mais importante. Se estiver a ser vítima de qualquer forma de violência há linhas telefónicas que pode usar.
Um abraço.

ana

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 02 de December de 2002 12:45


Glória, posso aconselhá-la que procure ajuda para alimentar a esperança o mais possível... Procure um relacionamento íntimo com Deus e procure dar testemunho ao seu marido, apelando à conversão por um bem maior. Rezarei por si.

João

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 02 de December de 2002 12:54


Ana, essa da família monogâmica ser uma coisa do séc. XX é um disparate total, a não ser que te refiras ao "amor romântico" como central.

Ou seja, antes, muito, muito antes, haviam famílias monogâmicas mas cujos casamentos eram baseados em contractos familiares e não no "amor romântico".

Agora, é no "amor romântico" que reside a questão: se se gosta de alguém, a pessoa vincula-se a ela... até durar. Pois quando o prazer acabar, a relação termina.

Esta é a ideologia que tende a dominar, sem quaisquer tipo de considerações e bases doutrinárias acerca da natureza do ser humano, da sua sexualidade e mobilização afectiva.

Mas não será que o problema reside no "amor romântico" e não no amor tal como ele é, um amor cristão?

Sem compreensão de quem é e como se relaciona, a pessoa procura a afectividade simples, embora profunda; profundidade que nunca alcança por não a saber realizar nem onde a encontrar. Acaba por não tolerar os problemas da outra pessoa porque apenas lhe interessa saciar a sua necessidade afectiva.

E a sociedade decresce em sabedoria, amor e alegria...

João

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 02 de December de 2002 18:37

è preciso ler a frase toda. Claro que é uma construção do século XX!!!!!!
A monogamia, com o sentido que hoje lhe damos é muito recente. O amor romantico como base do casamento ainda mais.
Dizer que o casamento não se deve alicerçar no amor / paixão é o mesmo que voltar ao seculo XIX e outros anteriores... O amor só era possível no adultério - outra grande instituição que desapareceu no seculo XX.
. POde-se considerar o casmento como é uma convenção social destinada á procriação sem sanções, para salvaguardar os direitos sucessórios ( dos homens, claro). Esta concepção foi ulrtrapassada no século XX. Por isso, quando se fala em "família tradicional" as pessoas não sabem do que falam.


No século em que estamos haverá outras!!!!
E O seculo XXI, no ocidente, será uma sociedade de velhos ... Ou talvez não. As pressões migratórias do sul e do leste talvez reequacionem esta velha europa.
Nem imagino como será a família ocidental daqui a cem anos!!!!! Só uma coisa é relativamente certa - o impulso sexual continuará presente (esperemos nós, até pode ser que não e a procriação se faça sem sexo recorrendo á biotecnologia).

Freud tinha razão.



ana

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: Maria da Gloria (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 14:58

Obrigados pelo apoio!!!

Ja tive ajuda medica!...

E ja me envolvi muito na igreja, ja deixei!!!Nao tive ajuda nenhuma de Deus, por vezes ate penso que nao existe!!!
E logo deparei com um padre que nem honesto era...

Se existe Deus, que me mostre....que me ajude!!!

Ando a sofrer ja ha muito, para mim ja chega....nao preciso de mais sofrimento na minha vida...

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 16:49


Ana, que Deus tenha piedade de ti, que eu já nem sei o que te dizer...

Maria da Glória, já procurou algum movimento em particular? Um grupo de oração? Já participou em alguma celebração do Renovamento Carismático Católico?

Deus revela-Se-nos na medida em que nos abrimos a Ele, e em que nos ajudam na nossa espiritualidade. Se encontrar as pessoas certas, será possível que descubra o quanto Deus está presente na sua vida, apesar de tudo.

Procure alguém de fé com quem se sinta bem a partilhar os seus sofrimentos. Não tenha medo... Peço-lhe que não deixe de procurar apoio espiritual, pois só esse resulta verdadeiramente.

Se precisar de mais ajuda, disponho-me para lhe prestar mais algumas orientações (grupos, diálogo...) pelo joao_oliveira@ccgplayers.com.

Procure não desistir do seu casamento; não sei até que pouco a situação se complicou, mas penso que não fará mal que lhe aconselhe que tente ser misericordiosa e dialogar com o seu marido sobre o quanto ele a faz sofrer... Faça-lhe ver que as coisas precisam de mudar, mas procure em si e em Deus pelas forças para o ajudar e conseguir você também a superar todas as feridas.

Conte com as minhas orações...

João

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 22:09

Maria:
Pense em si mesma em primeiro lugar. Compreendo que se sinta perdida, mas não se esqueça que tem o direito a ser feliz. Pense no que quer fazer por si mesma. Não espere uma solução milagrosa de ninguém . Um abraço.


ana

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 09:55

Glória:

A Glória não tem culpa das escolhas do seu marido.
Pense em si.
A sua integridade física, mental e espiritual estão em primeiro lugar.
Perpetuar um casamento é uma coisa; perpetuar a nossa degradação por causa de uma situação é outra bem diferente, não raro com graves consequências.



Anna

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 20:06

Ana,

Desta vez percebi.

Mas não concordo.

Monogamia sempre existiu.

Casamentos por amor sempre existiram.

Adultério sempre existiu e não desapareceu.

O amor romântico sempre existiu.

O movimento conhecido como romantismo não é do sec. XX.

Casamento como "convenção social" ontem como hoje. Só depende das pessoas. Como sempre dependeu e provavelmente vai sempre acontecer.

Uma "prova":
[web.rccn.net]


Mesmo que não aceites a "prova" histórico-cibernética, não perdes o tempo.

João (JMA)

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 21:40

Tens razão...... A paixão amorosa sempre existiu. ( transforma-se o amador na coisa amada...)O amor romantico nasce na idade média........ Mas os casamentos por amor.......eram estranhos... o amor era mais frequnnte no adultério.....
que sempre existiu, mas hoje não é aquela instituição importante que era no seculo XIX....
A regra de que na base do casamento está o amor - paixão só surge no século XX!!! E isso é a base da fragilidade do casamento, percebes? Por isso, para os ortodoxos da imutabilidade do casamento, este deve subsitir sem o amor.... Como garante da sua perpetuidade...
Mas a mim isso nada me diz.

Re: A Igreja enfrenta o problema dos divórcios
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 05 de December de 2002 09:25

Um casamento sem amor, é como um contrato.

Bahhhh!

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.