Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Procriação Assistida
Escrito por: paulohipo (IP registado)
Data: 21 de October de 2005 14:05

A temática em questão é muito recente.

Porém, hoje, no Parlamento, vão ser discutidos projectos dos partidos sobre a reprodução medicamente assistida.

No PÚBLICO de hoje encontra-se uma resenha desse projectos.

Face à doutrina da Igreja sobre o assunto, que pensam os utilizadores do fórum desses projectos ?

Re: Procriação Assistida
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 21 de October de 2005 16:21

Boa Tarde,

Eu na verdade não sei qual a doutrina perante este assunto, mas duvido que a igreja seja a favor. Procriação deve ser feito por métodos naturais e com a benção de Deus.

Agora, a minha opinião diverge, ou seja. Sou dividida.

Há muitas mulheres que gostariam imenso de ter filhos e que não podem, e sim, acho que deveriam ser ajudadas neste aspecto, pois com certeza seriam óptimas mães.

No entanto, há tantas crianças em orfanatos (não falo em motivos para isso porque não creio que são para aqui chamados) que poderiam ser adoptados. Claro, aceito que não é a mesma coisa que ter um filho próprio, mas... ninguem me irá dizer que serão menos amados.

Acho que deveria-mos talvez dar mais abertura à adopção. Tanto na nossa maneira de ver a adopção como da maneira que vimos estas crianças.

Beijos

Re: Procriação Assistida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de October de 2005 18:07

"duvido que a igreja seja a favor. Procriação deve ser feito por métodos naturais e com a benção de Deus. "


Hum.. Sendo a infertilidade uma doença que afecta numerosos casais, qual a fundamentação ética e doutrinária de impedir que um casal utilize os recursos ciência e da biotecnologia para dar á luz uma criança???????

SEria o oposto de uma cultura da vida.
Sobre este tema - não tenho a menor dúvida nem estou nada dividida.
Acho muito positivo que se regulamente legalmente de forma a dar oportunidade a tantos casais de acolherem amorosamente os filhos com que tanto sonham. ..

E acho uma imensa crueldade, ser contra tratamentos médicos com o fim de fazer nascer um bebé.

Ou seja, se existem respostas médicas para ultrapassar o problema da infertilidade e se e faz parte do projecto de vida amorosa de um casal ter um filho, como pode a igreja sequer colocar a hipótese de ser contra a vida???


#

Re: Procriação Assistida
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de October de 2005 18:08

A consciência Católica só aceita a modalidade de Fecundação Artificial no corpo da mãe e com " sementes" do casal. Sem dissociação do parentesco da criança pela intervenção de uma pessoa estranha ao casal ( não se acetia doação de esperma, óvulo, empréstimo de útero ).
Isto é Inseminação artificial no organismo vivo e homóloga.
Chris

Re: Procriação Assistida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de October de 2005 18:13

Mas a inseminação é apenas uma das técnicas... Há muitas outras... ( mesmo admitindo que estamos apenas a falar de material genético pertencente exclusivamente ao casal)...
E bastante eficazes, que permitem resolver graves problemas de infertlidade ( ou quase esterilidade) e até de malformações congénitas da futura criança...



Re: Procriação Assistida
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 22 de October de 2005 01:28

Desculpem a minha ignorância, mas qual é diferença pratica, teorica e doutrinal entre: “Fecundação Artificial no corpo da mãe e com " sementes" do casal” e “Inseminação artificial no organismo”.

Re: Procriação Assistida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de October de 2005 19:27

Amiga Tony :
Aqui vão algumas respostas.
[www.bebedeproveta.com.br]

“As tecnologias de reprodução medicamente assistida (RMA) inserem-se no contexto mais amplo dos cuidados relativos à infertilidade.

A Organização Mundial de Saúde tem definido infertilidade pela ausência de concepção depois de pelo menos dois anos de relações sexuais não protegidas

1. Os factores de infertilidade podem ser absolutos ou relativos, dando origem, respectivamente, à esterilidade ou hipofertilidade. A primeira deriva de situações irreversíveis em que a concepção só será possível através das técnicas de RMA.

A taxa de infertilidade absoluta em França foi calculada em 3% dos casais e a de hipofertilidade em 10%2. Estes valores são da mesma ordem de grandeza da que se presume verificar-se em Portugal.
(...).
As opções médicas incluem as técnicas de RMA, que se têm desenvolvido com enorme rapidez e permitiram, de facto, até hoje, que perto de um milhão de casais tenham transmitido vida a uma descendência que, de outro modo, não teriam.

No entanto, a aplicação destas tecnologias a determinadas situações tem levantado, em todo o mundo, uma variedade de interrogações filosóficas e éticas fundamentais sobre a natureza e dignidade da pessoa humana, sobre o tipo de homem que queremos plasmar para o futuro, sobre os limites a impor aos novos poderes que a ciência nos dá, sobre a unidade e estabilidade da família, assim como sobre a ordem científica e tecnológica da sociedade em que vivemos.

Estas questões, debatidas por cientistas, filósofos e juristas, não encontraram ainda, em muitos casos, soluções definitivas, mas têm merecido a atenção de instâncias internacionais como, por exemplo, comités do Conselho da Europa3 , congressos europeus patrocinados pela CEE4, recomendações do Parlamento Europeu5 e da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa6 .

Também em Portugal uma variedade de grupos e instituições se têm debruçado sobre os mesmos problemas.


I – Definição das técnicas de RMA

As técnicas mais comuns de RMA são, presentemente,
1) a inseminação artificial (IA), - consiste na transferência mecânica de espermatozóides, previamente recolhidos e tratados, para o interior do aparelho genital feminino. ( no útero)

2)a transferência intratubária de gâmetas (GIFT), os dois tipos de gâmetas (espermatozóides e ovócitos, previamente isolados) são transferidos para o interior das trompas uterinas de modo que só aí se dê a sua fusão. A fecundação tem lugar in vivo.

3)A transferência intratubária de zigotos (ZIFT) , em que ambos os tipos de gâmetas são postos em contacto in vitro em condições apropriadas para a sua fusão. O zigoto ou zigotos resultantes são transferidos para o interior das trompas uterinas

4)A fertilização in vitro seguida de transferência de embriões (FIVETE).
O zigoto ou zigotos continuam a ser incubados in vitro no mesmo meio em que surgiram, até que se dê a sua segmentação. O embrião ou embriões resultantes (no estádio de 2 a 8 células) são então transferidos para o útero ou para as trompas.

Uma técnica recente com excelesntes resultados em situaçãoes de infertilidade masculina é a técnica de - Injecção Intracitoplasmáticado Espermatozóide,em que a feritilização se faz in vitro mas se insere mecãnicamente o espermatozóide dentro do óvulo.

Os espermatozóides podem ser mantidos congelados, por períodos indefinidos, em condições que lhes permitem reter suficiente actividade, podendo assim ser armazenados em bancos de esperma. O congelamento de ovócitos é, por agora, tecnicamente insatisfatório.

II – Proveniência dos materiais biológicos

Nas técnicas mencionadas, os espermatozóides e os ovócitos podem provir do casal, e nesse caso a RMA diz-se homóloga. Se, pelo contrário, um ou ambos os tipos de gâmetas do casal não são viáveis e se recorre a um dador de espermatozóides ou/e de ovócitos, exterior ao casal, a RMA diz-se heteróloga.


Deste modo, os elementos do processo naturalmente uno da reprodução humana podem ser dissociados, no espaço e no tempo, e reassociados de modo novo. Igualmente se podem separar, em pessoas diferentes, os elementos constitutivos da maternidade e da paternidade.

III – Embriões excedentários

Verificou-se que a percentagem de êxito (obtenção de uma gravidez evolutiva) da ZIFT e FIVETE ( que se situa geralmente entre os 10% e os 30%) cresce à medida que se aumenta, até certo valor, o número de zigotos ou embriões transferidos e, portanto, de ovócitos inseminados. Por essa razão se pratica a estimulação hormonal para provocar a superovulação de modo a poder colher vários ovócitos no mesmo ciclo. Ao contrário do que disse a Crhis, a posição oficial do vaticano é ser contra toda e qualquer utilização de técnicas de reprodução medicamente assistida."


Fonte ; [www.cnecv.gov.pt]



Ainda a este propósito: [www.medicosdeportugal.pt]



Quanto á posição oficial da igreja – ao contrário do que diz a crhis, a Igreja é absolutamente contra estas técnicas, que já deram a vida a um milhão de crianças, mesmos que sejam a única forma de dar vida a uma criança ou resolver um problema de saúde grave dos potenciais progenitores.

[www.agencia.ecclesia.pt]

Isto porque, pleo que eu percebi, para a Igreja tem mais importãncia tem mais importância um zigoto do que um bebé...

Re: Procriação Assistida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de October de 2005 19:43

De extrema importãncia sobre os aspectos éticos destas questões são a documentação e pareceres do CNEV

[www.cnecv.gov.pt]

Re: Procriação Assistida
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de October de 2005 19:50

Um amigo enviou-me um mail referindo que há uma técnica que e apenas essa que é "moralmente admitida" pela Igreja católica:

A Técnica Gift com material do casal. ( presumo eu que então a inseminação também é)

A técnica não implica manipulação de embriões in vitro.

Infelizmente esta técnica é inútil em muitas situações.

Re: Procriação Assistida
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 23 de October de 2005 20:37

CP

Obrigada pelas explicações. Muito úteis.


Re: Procriação Assistida
Escrito por: paulohipo (IP registado)
Data: 24 de October de 2005 15:55

A posição oficial da Igreja quanto à questão em causa encontra-se na Instrução denominada Donum Vitae, de 22.fev.87, procedente da Congregação para a Doutrina da Fé.

O texto pode ser encontrado no site da Santa Sé (www.vatican.va) em castelhano e noutros idiomas (infelizmente não em Português), utilizando-se o motor de busca que ali se encontra disponível.

Re: Procriação Assistida
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de October de 2005 19:24

Tony, não há diferença .
Vou por etapas para esclarecer.
a inseminação artificial é a técnica de tornar grávida uma mulher por via diferente do ato sexual natural entre esposo e esposa.
Em proveta isto é , fora do organismo, a semente feminina pode ser da esposa ou de uma mulher desconhecida, uma vez obtida a fecundação em proveta, o embrião é implantado no organismo daquela que será sua mãe oficial, ou de uma mãe de aluguel.
Isso dissocia a noção de parentesco da criança.

vou tentar passar um esquema:

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
2 TIPOS:
1 - NO ORGANISMO V IVO
2 -EM PROVETA, FORA DO ORGANISMO VIVO.

NO ORGANISMO VIVO pode
a)HOMÓLOGA - SEMENTE DO MARIDO E DA ESPOSA
b) HETERÓLOGA - SEMENTE DE DOADOR

EM PROVETA
A) COM SEMENTES DO CASAL
B) COM INTERVENÇÃO DE OUTROS TANTO NA SEMENTE QUANTO NO ALUGUEL DO ÚTERO.


O filho é o dom mais excelente do matrimônio e não pode ser considerado um objeto de propriedade. O casal não pode reivindicar um "direito ao filho".
Só o filho possui verdadeiros direitos: o de ser fruto do ato, específico do amor conjugal de seus pais, e também o direito de ser respeitado como pessoa desde o momento de sua concepção.







Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.