Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Abuso de crianças
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de October de 2005 11:12



Os casos de abusos sexuais por padres ocorridos nos EUA, devem ser motivo de reflexão.

Será que neste país os padres são especialmente abusadores?

Ou estamos perante um problema comum a toda a Igreja, que por razões

culturais, Mediáticas, judiciais e até económicas, têm mais visibilidade nos EUA?

Em Portugal não há nenhuma situação pública de acusação judicial contra padres.

Não haverá queixas nenhumas?

Nos Estados Unidos, durante trinta anos, as queixas pessoas dos católicos foram simplesmente ignoradas.

“’Os registos pessoais dos padres e religiosos mostram também que durante anos inúmeras queixas anónimas chegaram à diocese para denunciar a existência de abusos sexuais, mas todas foram ignoradas. Muitas crianças que conseguiram fazer as suas queixas ouvir-se foram simplesmente encaminhadas para serviços de aconselhamento ou então supervisionadas pelos pais, que foram convencidos pela chefia da diocese a manter o silêncio e a recorrer eles mesmos a aconselhamento especializado.”

[www.npr.org]

Ou seja, a metodologia seguida foi um muro de silêncio e vergonha.

A Igreja ( e a sua hierarquia) colocou sempre os seus interesses institucionais, enquanto organização á frente dos interesses das vítimas ( adolescentes e crianças, também eles Igreja.

Por outro lado, os abusadores não deixaram de ser padres ou de exercer as suas

funções – quando muito mudaram de paróquias e, como predadores, encontraram outras

vítimas que desconheciam o seu perigo.


ESpero que esta "metodologia" mude.

Não apenas nos EStados Unidos.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 13 de October de 2005 14:42

De facto, esta questão em Portugal não tem dado muito que falar. Por que será?

Além disso, também acho que é muito injusto que só se fale dos casos católicos. Claro, que estes devem ser condenados, mas não é a única religião onde existe este crime hediondo. Ainda há pouco tempo se falou de um caso entre os Amish. E as testemunhas de Jeová? O caso de abusos por parte de testemunhas deu muito que falar lá fora, nomeadamente nos EUA. Em Portugal passou apenas uma reportagem na SIC NOtícias a uma hora que ninguém vê.
A questão é que deve haver alguma coerência quando se fala de pedofilia nas religiões, ou seja, não devemos pensar que lá por que houve uma pessoa de uma religião que violou crianças, que todas as pessoas dessa religião também o façam; mas também não se fale apenas da Igreja Católica.

Que DEus proteja as crianças deste mundo e que ilumine as mentes de quem é capaz de praticar um crime deste tipo.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 13 de October de 2005 16:54

Os padres, antes de serem padres, são homens.
É de lamentar e lutar contra a pedofilia, sendo ela praticada por quem for!


Anna e Sara

Re: Abuso de crianças
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de October de 2005 19:40

"também acho que é muito injusto que só se fale dos casos católicos"


Não me parece que tenha sido esse o caso, pelo menos nos Estados Unidos.

Mas a dimensão do escãndalo atingiu especialmente a Igreja Católica em grande parte

pela dimensão do fenómeno ( número assustador de casos e décadas de abusos) e pelo

impacto que teve na Comunicação Social e no sistema judicial.

O que veio colocar uma nova questão em cima da mesa - o celibato obrigatório dos

padres católicos não conduzirá a que muitos homens que escolhem esta "missão"

sejam pessoas com graves dificuldades sexuais e relacionais, incapazes de estabelecer

um relacionamento adulto com uma mulher??

A questão é complexa.

Foi sobretudo vergonhoso o encobrimento destas situações criminosas feito

sistematicamente pela hierarquia da Igreja.

Aliás, o facto de haver comportamento de abusos de crianças por ministros de outras

religiões não desculpabiliza ou torna menos grave este comportamento de padres

católicos.


Re: Abuso de crianças
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 13 de October de 2005 20:59

Cara colega,
sua colocação é pertinente, porém qual o número exato de padres que foram acusados de pedofilia ?
Qual o percentual tem tais desvios ?
0,5% talvez???
Que a pergunta seguinte lhe ilumine a mente :

Se você pergunta para muitos católicos
- Qual o nome dos 12 Santos Apóstolos do Cristo ?
Poucos conseguirão respoder com alguma demora o nome de pelo menos 5 deles e ainda confundirá Apóstolo com Evangelhista...dirá MArcos, Lucas ....

Agora se você perguntar :
_Qual o nome do Apóstolo que traiu Jesus ?
Acho que até os pagãos respondem imediatamente ...
Foi apenas 1 os outros 11 e depois Mathias, foram fiéis até a morte e muitos no Martírio.

O Bem é maior que o mau, apenas o Mau faz mais Barulho....
Não se noticiam Boas ações nos noticiários , pois isto não vende jornal nem dá IBOPE...

Chris






Editado 1 vezes. Última edição em 13/10/2005 21:00 por Chris Luz BR.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 01:12

Quando no topico do Zé sobre o risco acrescido de um candidato ao sacerdocio homossexual ser um potencial predador creio que a CP manifestou discordancia do meu argumento.

Aqui o mesmo argumento serve-lhe para contestar a regra do celibato dos padres!

A questão do celibato dos padres está longe de se resumir a este ponto.

claro que tudo o que está relacionado com os USA é mais mediatico. Quantas pessoas morreram no furacão de Nova orleães? 2º li menos de 1.300.
Quantas morreram no recente terramoto asiatico? Trinta mil mortos é muita gente gente calada para que se faça tão pouco alarde.
Como dizia um amigo meu, talvez se o preço das bolas de futebol aumentar (muitas são feitas por crianças paquistanesas) então já dêm mais relevo ao terramoto.

E tudo o que se passou com a igreja catolica é mais mediatico que muitos outros casos com igrejas protestantes. Os USA são um pais de raiz calvinista aonde tradicionalmente existia uma forte aversão aos catolicos. Existiram e existem muitos casos com pastores protestantes (antes do escandalo com os padres pedofilos existiu uma serie de escandalos com os mais famosos tele-evangelistas protestantes).

Existiram varios factores que ajudam a compreender como estes casos poderam atingir a gravidade que atingiram. Em primeiro lugar o mesmo que permitiu que os abusos na casa pia se prolongassem e atingissem o nivel que atingiram. Ainda recentemente li um artigo de uma professora universitaria em que esta confessava que ainda recentemente não fazia ideia de que a pedofilia existia sequer. A muitas pessoas parecia um absurdo, não estavam sensibilizadas e por isso colocavam em causa as declarações das crianças.
Para alem disso não se conhecia a natureza predadora do pedofilo. Um mau entendimento daquilo que deve ser o perdão cristão levou terá levado a acreditar ingenuamente nas declarações de arrependimento e emenda dos pedofilos.
Isto os bons motivos e os aceitaveis.
Depois um humano receio do escandalo, a amizade, muitas vezes os culpados seriam velhos amigos dos seus superiores hierarquicos. E isto são os maus motivos.

Mas falta saber ao certo, em % quantos eram? Eram mais ou menos que a media americana?
Tambem é certo que há padres que são infeis ao voto de castidade, a maior parte com mulheres. Mas será que são mais infeis ao voto de castidade que os homens casados?

E na linha do que disse Chris Luz BR, faz mais barulho uma arvore a cair que uma floresta inteira a crescer.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 01:57

Errata - O topico é do Alef e não do Zé.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 11:29

Camilo:

Continua muito confuso, ao baralhar o conceito de pedofilia com homossexualidade.

Até porque as vítimas foram também meninas, embora isso não pareça preocupar muitas

pessoas.

Quanto à percentagem dos padres pedófilos e abusadores , estudos indicam que, pelo

menos nos EUA é claramente mais elevada que na população em geral.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 14:38

Simplesmente noto que num caso nega que o acesso de homossexuais ao sacerdocio possa contribuir para que entrem muitos predadores que não sentindo o apelo de formar uma familia tentam conseguir uma possição que justifique o seu celibato. Nega a evidencia de muitos estudos que indicam que a taxa de pedofilos entre os homossexuais é muito superior à dos hetero, nega a evidencia de que muitos procuram não meninos mas sim adolescentes o que em rigor não é pedofilia.

Gostava de ver esses estudos, percentagens exactas, até porque noto claramente que usa tudo o que sirva para atacar a igreja e nunca a defende. Não me satisfaço com paginas de entrada de portais. Quero os links exactos para ver se é realmente mais elevada ou não. De qualquer forma se não é capaz de ver que o mesmo argumento tanto pode ser usado para justificar o fim do celibato como para justificar a proibição da entrada de homossexuais, o simplesmente de não heterossexuais (o que não é exactamente o mesmo) isso é incapacidade sua.

Na verdade a constatação é a mesma, o que difere é a solução pretendida. A CP em face dos abusos sexuais de menores quer acabar com o celibato, o Vaticano pretende restringir o acesso de homossexuais porque sendo verdadeiro que existiram casos com meninas o maior numero de casos foi claramente com meninos e adolescentes.



Editado 1 vezes. Última edição em 14/10/2005 14:39 por camilo.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 18:33

Camilo, eu não iria começar um qualquer outro tópico sobre homosexualidade para além do que comecei porque acho que se isso acontecer deve partir de outras pessoas. ;) Não tenho nem quero dar a ideia de ter uma "agenda" que não a da descoberta da Fé e de Deus. :) Um abraço para ti!

Talvez seja importante discutir a percentagem de sacerdotes que cometeram estes abusos numa perspectiva de se entender a dimensão deste crime horrendo. Mas mais importante que isso é perceber o que pode levar pessoas que se dedicam à comunidade por amor aos outros a atropelar de uma forma tão egoísta crianças... Não entendo, porque o que espero de sacerdotes é uma entrega abnegada. Claro que os padres são humanos e pecam, como todos, mas acho que tem de haver muita hipocrisia para recusar assim pecadilhos e cometer "pecadões", é porque alma não está verdadeiramente aberta ao amor de Deus. Que falta para estas pessoas se entregarem realmente a Deus e à comunidade?

Re: Abuso de crianças
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 22:05

nem todos os padres entram para o sacerdocio por boas razões. Conheço alguns que entraram em grande parte porque a mãe ou o pai, geralmente a mãe, queria muito ter um filho padre.

Outros podem entrar precisamente porque não sendo heterossexuais e sendo a homossexualidade mal vista e os solteirões frequentemente suspeitos de homossexualidade a condição sacerdotal fornece-lhes uma justificação para o celibato que pensam eles que ajudará a afastar as suspeitas.

Por fim um caçador procura os locais de caça. alguem que se sinta atraido sexualmente por adolescentes pode tentar entrar para o seminario precisamente porque aí há caça, ou seja adolescentes num ambiente fechado e longe da familia, por ventura alguns com inclinações proximas das dele. Não é um risco exclusivo dos seminarios, professores de educação fisica, escuteiros, educadores de infancia, treinadores de equipas juvenis e professores primarios são profissões e actividades tentadoras para predadores.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 17 de October de 2005 13:50


Sim, há inumeras razões porque alguem vai para padre.
Concordo, alguns por motivos de pressão exterior (dos pais).
Concordo, alguns para esconder a própria homosexualidade.
Concordo, a caça.

Todos sabemos, ou penso que todos, que um pedófilo, procura o emprego onde tem mais probabilidades de encontrar o que procura. Encontramos pedófilos como professores nas escolas, médicos pediatras, condutores de transportes para crianças, instrutores de desporto etc. Ai se encontram a maioria, e talvez também nos padres.

Em nenhum emprego que seja, quando se vai a uma entrevista, nos perguntam: é pedofilo?
Em nenhuma entrevista nos perguntam se somos homosexuais embora esse tempo está perto. Já nos perguntam se somos casados, se temos intenções de casar, de ter filhos etc. A Igreja não pode de maneira alguma perguntar alguem se e pedofilo. Se tem intenções de se ordenar para practicar pedofilia.
Agora, afastá-los quando os descobrem, lá isso deviam. Deviam envia-los para as sedes onde poderão mante-los de baixo de olho. Só que a Igreja parte do principio que se alguem pede perdão e se mostra realmente arrependido, então não pode fazer nada se não perdoar, e ter a esperança que esta pessoa esteja mesmo arrependido e não volte a cometer o mesmo crime.
Sim, eu acho que estes padres ou deveriam ser expulsos da igreja, ou castigados, retirados do publico e postos em trabalhos administrativos sem nunca estarem rodeados de qualquer criança que seja.
Agora, se os homosexuais tem mais tendência à pedofilia, não sei. Daquilo que eu leio e vejo, são heterosexuais a cometer estes crimes. Porque que preferem rapazinhos? Não faço a minima ideia, mas basta ver o caso da Casa Pia em Portugal para verem o que quero dizer. A maioria são heterosexuais os homens que praticaram os crimes, e as victimas na maioria são rapazes. Ser homosexual por si, não é um crime.
Homosexuais dentro da igreja - isso já é um pouco mais dificil. Sabendo que eles são homosexuais, então na minha opinião não deveriam ser padres. Sou do contra, embora não tenha nada contra os homosexuais. Mas existem regras, que se cumpram. Lá por haver poucos padres, isso não quer dizer nada.
Fico muito dividida porque eu já conheci alguns homosexuais, e eram e são excelentes pessoas. Muito humanas em todo o sentido da palavra. Sendo eu mulher também posso dizer que estes homens são excelentes amigos (claro, que alguns não o são tambem).

Este tema está dividido em três e eis a minha resposta.
Beijinhos

Re: Abuso de crianças
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de October de 2005 14:32

Talvez haja quem vá para padre para assim poder mais facilmente "caçar" meninos/as, mas não acredito muito que assim seja. Tenho fortes dúvidas de que alguém se disponha a passar por tudo por que passa alguém para ser padre só para depois poder "exercer" pedofilia. Não sou psicólogo, mas suspeito que a pedofilia deva ser uma atracção doentia que se sente e não consigo imaginar alguém na idade de entrar no seminário que seja suficientemente calculista para se dispor a tantos sacrifícios para satisfazer a uma "necessidade imediata" (nenhum dos termos que estou a usar serve para desculpabilizar a pedofilia, note-se). Por amor pode-se tirar um curso superior, mas por sexo fazer os estudos para padre? Não acredito, e oxalá não me engane...

Re: Abuso de crianças
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 17 de October de 2005 23:47

Este tipo de predador é raro mas faz muitos estragos.
Aliás pelo que tenho lido os predadores que preferem rapazinhos fazem muito mais vitimas antes de ser apanhados que os que preferem meninas.

O Padre Frederico encaixa bem no perfil deste tipo de predador. Tentou entrar já tarde para o seminario, foi rejeitado em varios locais até ser aceite.

Decadas atras a pedofilia e o perfil do pedofilo eram praticamente desconhecidos. A igreja pode e deve perdoar a quem se diz arrependido. Mas este tipo de comportamente é muito compulsivo. Pode-se perdoar mas devem afastar-se essas pessoas pelo risco que representam. Não se coloca um ex-alcoolico a servir copos num bar.

E ninguem tem direito a exercer como padre, representar Cristo no altar. Só deve faze-lo quer não der escandalo, não representar perigo para inocentes, não servir para afastar as pessoas de boa vontade.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 01:17

"Aliás pelo que tenho lido os predadores que preferem rapazinhos fazem muito mais vitimas antes de ser apanhados que os que preferem meninas. "


Aonde leu isso? Quer partilhar connosco?


Re: Abuso de crianças
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 02:04

Considero que homossexualidade e pedofilia não são sinónimos.

Acho que o celibato não torna necessariamente, um padre depravado, nem pedófilo nem homossexual.
Como disse alguém, a pedofilia é um crime e deve ser punido, seja cometido por padres ou não.

Quanto ao casamento dos padres, remeto para outro tópico.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 02:31

Não guardei aonde li isso mas faço notar-lhe que tambem li, e isso até é facil de encontrar, que a taxa de abusos sexuais de menores do sexo masculinos é metade da taxa de menores do sexo feminino.

Sendo que a taxa de homossexuais não anda longe dos 2-3 % e juntando a estes os bissexuais não anda longe dos 5 % se os predadores que preferem meninos não conseguissem escapar por mais tempo antes de serem apanhados então a % de homens que prefere meninos (mais de 90 % dos predadores são homens) em relação à % de homo e bissexuais no total da população seria muito maior.

Li tambem um outro pormenor, apenas num ou 2 estudos, que pode ajudar a explicar isso. Segundo li os predadores de meninas tendem a ser mais violentos e agressivos. Mas este ponto tenho-o pouco consistente.

Re: Abuso de crianças
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 02:44

Tenho evitado comentar aqui neste tópico, porque muita coisa já tem sido dita com a qual não concordo. Vou começar por apresentar algumas citações com as quais discordo.


Catolica praticante

«o celibato obrigatório dos padres católicos não conduzirá a que muitos homens que escolhem esta "missão" sejam pessoas com graves dificuldades sexuais e relacionais, incapazes de estabelecer um relacionamento adulto com uma mulher??» (citação)

Desculpa, mas não concordo. A vocação ao sacerdocio está para além disso. Agora poderia concordar contigo se tu me dissesses que um celibato forçado pode provocar nalgumas pessoas essas incapacidades de relacionamento. Até porque a maior parte dos seminaristas entra no seminário muito jovem, nunca tendo uma experiencia efectiva de contactos e de experiencia de ligação com o sexo oposto (ou o mesmo sexo) ou com a vida em sociedade. Este sim talvez seja um dos principais problemas: A falta de experiencia de vida.


Chris Luz BR

«Cara colega,
sua colocação é pertinente, porém qual o número exato de padres que foram acusados de pedofilia ?
Qual o percentual tem tais desvios ?
0,5% talvez??? »
(citação)

Desculpa, mas acho totalmente irrelevante falar-se aqui de percentagens. O nível de reprovação deste crime ediondo deve ser o mesmo para 1 como para 1000 padres. Simplesmente se forem 1000 essa reprovação deverá ser agravada.


Camilo

«E tudo o que se passou com a igreja catolica é mais mediatico que muitos outros casos com igrejas protestantes. Os USA são um pais de raiz calvinista aonde tradicionalmente existia uma forte aversão aos catolicos. (...) Para alem disso não se conhecia a natureza predadora do pedofilo. Um mau entendimento daquilo que deve ser o perdão cristão levou terá levado a acreditar ingenuamente nas declarações de arrependimento e emenda dos pedofilos.» (citação)


Parece dizer que a mediatização deste caso foi uma coisa má... Pois acho que estes casos deveriam ser mediatizados ao máximo! O que aquelas crianças sofreram é horrivel por demais. Toda a publicidade e mediatização torna mais díficil a actuação encoberta dos pedófilos. Para alguma coisa tinha de servir o jornalismo mediático...


«Mas falta saber ao certo, em % quantos eram? Eram mais ou menos que a media americana? Tambem é certo que há padres que são infeis ao voto de castidade, a maior parte com mulheres. Mas será que são mais infeis ao voto de castidade que os homens casados?» (citação)


Posso fazer-lhe três perguntas...? 1) Porque é que as percentagens neste caso têm tanto valor...? 2) quer argumentar alguma coisa com base na questão percentual...? 3) os homens casados têm voto de castidade...?


«De qualquer forma se não é capaz de ver que o mesmo argumento tanto pode ser usado para justificar o fim do celibato como para justificar a proibição da entrada de homossexuais, o simplesmente de não heterossexuais (o que não é exactamente o mesmo) isso é incapacidade sua.» (citação)

«Na verdade a constatação é a mesma, o que difere é a solução pretendida. A CP em face dos abusos sexuais de menores quer acabar com o celibato, o Vaticano pretende restringir o acesso de homossexuais porque sendo verdadeiro que existiram casos com meninas o maior numero de casos foi claramente com meninos e adolescentes.» (citação)


Desculpe, mas não percebo o que é que a homossexualidade tem a ver com a questão da pedófilia... nem com a execrável proibição da entrada de homossexuais nos seminários...
Sabe quantificar as vitimas dos abusos...? mais uma vez a demanda pelas quantificações percentuais... Não é toda a pedofilia condenável...? seja ela de cariz homossexual ou heterossexual...?


«nem todos os padres entram para o sacerdocio por boas razões.» (citação)


Infelizmente é verdade, mas não acredito que entrem para o seminário aos 9, 14, 18 anos (etc) a pensar que vão poder desfrutar de um belo repasto pedofilo quando se tornarem padres. Até porque não conheço nenhum caso de um pedófilo com menos de 30 anos. E como deve saber a percentagem de padres que entra para o seminário com esta idade ou superior é diminuta.


«Outros podem entrar precisamente porque não sendo heterossexuais e sendo a homossexualidade mal vista e os solteirões frequentemente suspeitos de homossexualidade a condição sacerdotal fornece-lhes uma justificação para o celibato que pensam eles que ajudará a afastar as suspeitas.» (citação)

«Por fim um caçador procura os locais de caça. alguem que se sinta atraido sexualmente por adolescentes pode tentar entrar para o seminario precisamente porque aí há caça, ou seja adolescentes num ambiente fechado e longe da familia, por ventura alguns com inclinações proximas das dele. Não é um risco exclusivo dos seminarios, professores de educação fisica, escuteiros, educadores de infancia, treinadores de equipas juvenis e professores primarios são profissões e actividades tentadoras para predadores.» (citação)


Isto é muito sordido. Chega a ser um nível de argumentação maquiavélica. Estou chocado! Camilo, estes fragmentos de textos nem parecem seus... Não consigo acreditar que seja possível tamanha premeditação!


Ze

«Talvez seja importante discutir a percentagem de sacerdotes que cometeram estes abusos numa perspectiva de se entender a dimensão deste crime horrendo.»


Ze, desculpa, mas não consigo perceber porque é importante a percentagem.... Estamos a falar de um crime horrendo que tem de ser reparado, estejemos a falar de uma 1 vitima ou de 1000.



Depois de tudo isto o que tenho a dizer é que seja em Portugal ou nos EUA, tenha sido 1 ou 1000 vitimas, 1 ou 1000 padres, não podemos ficar calados e permitir que os pedofilos continuem a destruir vidas inocentes.

Se a pedofilia é uma ofensa grave, quando realizada por um sacerdote, na minha opinião ainda é mais grave. O sacerdote deve ser o apoio da sociedade em que se insere... Ele é o bastião das horas boas e más. O sacerdote deve ser o primeiro amigo!! Ele tem a responsabilidade de cuidar e ajudar a sua comunidade!! Por isso quando ele comete um crime destes, acaba por não ter qualificativo.... porque é mau demais!!

UM abraço a todos

Miguel Dias

Re: Abuso de crianças
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 09:12

Tens razão no "reparo" que me fazes, Miguel. Nota que eu estava a tentar tirar o foco da questão das percentagens (que vinha de posts anteriores) e colocá-lo no perceber do porquê desta situação. Em qualquer caso, se tivéssemos percentagens seria melhor, embora concorde que não é o mais importante. Um abraço,


Re: Abuso de crianças
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 15:39

pedofilia

Computador denuncia padre luso-americano



Manuel Ricardo Ferreira
Em NOva Iorque Arquivo DN-Leonardo Negrão

Apanhado. Foi um informático que detectou as fotos de pornografia infantil

O padre luso-americano Stephen Fernandes, 54 anos, da igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Fall River, Massachusetts, é bem conhecido. Além de ser extremamente activo junto da comunidade portuguesa, é coleccionador de livros sobre artistas e truques de magia e porta-voz do Gabinete Pró-Vida, que coordena localmente as actividades antiaborto. Por isso, foi recebida com espanto a notícia de que tinha milhares de imagens de pornografia infantil no computador.

Tudo começou no dia 25 de Outubro, quando o padre Fernandes teve problemas com o computador portátil. Contactou uma firma especializada e o técnico descobriu as imagens pornográficas. Este informou a diocese, que contactou as autoridades do condado de Bristol, segundo as novas regras devido aos escândalos sexuais com padres católicos de Massachusetts.

As imagens incluíam crianças a praticar actos sexuais com homens e um rapaz, que Fernandes contactou pela Internet dizendo que era uma rapariga de 12 anos, em «actividades sexuais em frente a uma câmara de vídeo» Na reitoria foram encontradas publicações gay e sobre homossexualidade.

O bispo George Coleman teve uma conversa de três horas, no dia 5 deste mês, com Fernandes. Mais tarde, revelou que o padre «se afundou na cadeira, com a cabeça sobre a mesa, parecendo distante e pouco comunicativo». Repetia continuamente: «Que desgraça, que desgraça, isto vai matar o meu pai.»

O padre Fernandes pediu ao bispo que o enviasse para o St. Luke's Hospital, em Baltimore, Maryland, para tratamento. Mas o procurador distrital Paul Walsh teve conhecimento dos factos e ordenou a sua prisão na sexta-feira. Presente a tribunal, considerou-se inocente e foi libertado com uma fiança de cinco mil dólares (cerca de 3800 euros) e a entrega do passaporte. A próxima audiência é no dia 28 de Dezembro.

Tanto a Diocese de Fall River como o procurador estão a pedir às pessoas que tiveram relações íntimas com o padre Fernandes para os contactar. As autoridades analisam as imagens para tentar descobrir a identidade das crianças. «Poderemos contactá-las e verificar se foram vítimas de violência sexual», disse Paul Walsh. Acrescentou não entender porque é que o padre pediu a reparação: «Ter aquelas imagens num computador da igreja e mandá-lo reparar faz-nos pensar sobre com quem estamos a lidar.»




Global Notícias, SA




Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.