Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 20 de November de 2005 23:33

Penitência sem conversão e sem sentido, é uma perfeita estupidez...Penitência fisica é irrisório...Mas ainda há pessoas q o fazem...

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 23 de December de 2005 02:49

Lembrei-me de uma razão suplementar que justifica que se faça alguma penitencia.
A razão é muito simples e baseia-se no amor pelo proximo. Quem ama procura compreender aquele que ama.
Há no mundo pessoas que vivem com grandes dificuldades, grandes carencias.
Se alguem viver sempre no meio do conforto e da abundancia como compreenderá as dores e dificuldades daqueles que sofrem graves privações?
A penitencia voluntaria pode servir tambem para nos aproximarmos dos pobres.

Madre Teresa de Calcutá quis que as suas freiras vivessem de forma igual aos pobres que procuram ajudar, com alimentação identica, etc.

Lembro-me sobre isto de uma curiosa anedota que li no livro "biblia do humor judaico":

Um rabi foi visitar um judeu rico no rigor do inverno. Nevava e estava um frio de rachar.
Bate-lhe à porta e o judeu atendeu-o contente:

- Ora se não é o nosso rabi! Entre! Entre!
- Não, não, o que eu quero é rapido, não preciso de entrar.

E começa a conversar com ele. Pergunta sobre tudo, sobre a familia, os negocios, fala de politica. E o judeu rico sentindo cada vez mais o frio vai-o convidando para entrar, o que o rabi sempre recusa dizendo sempre que será uma conversa rapida.

No fim de uma longa conversa o rabi finalmente diz ao que vai:

- Mas eu vinha cá apenas para lhe pedir um donativo para comprar lenha para os judeus pobres da nossa terra. Sabe com este frio é muito necessaria.

- Realmente! - respondeu o judeu rico - Está um frio terrivel. Dar-lhe-ei o que me pede porque é muito necessario. Mas se era só por isso podiamos ter conversado dentro de casa, sem apanhar este frio todo.

Respondeu o rabi:

- Se tivessemos conversado dentro de casa o senhor não teria sentido o frio que os pobres sofrem e não compreenderia a falta que essa lenha está a fazer.

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.