Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: mrBlue (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 15:56

Boas tardes:

Como já devem ter dado conta gosto de vos por questões que levantem a polémica, não sou católico, mas gosto de ouvir o que os outros têm a dizer sobre estes assuntos, espero não ser expulso por dizer isto abertamente, mas sou uma pessoa frontal, tal como voces, e acho que não vão fugir ao debate com um não crente. Por isso e sem mais delongas ou subterfugios venho dizer-vos que tenho algumas questões para voces, será que me podem/querem/aceitam responder?

Vou passar a ser totalmente franco e directo com voces e tenho aqui uma coisa a moer-me a cabeça à montes de tempo: Penitencia fisica???

Algum de voces faz isso? Gostava de ouvir algum ponto de vista que a defendesse esta pratica

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 17:39

Eu costumo fazer diariamente penitência física.

Tomo todos os dias o café sem açucar, e por vezes mais de uma vez por dia!

Diz a minha mãe horrorizada: Ó filho, até parece que estás a fazer penitência!

E estou mesmo.

Sugiro que todos façam o mesmo. É um contributo para a saúde pública. :o))

João (JMA)

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 17:49

mrBlue, é saudável essa tua frontalidade, espero que a mantenhas.
Penitência física num sentido em que se faça mal a nós próprios é pecado, penso eu... Agora se for algo como o João indicou, é óptimo. A penitência física deve ser sempre algo que seja bom, para assim agradar mais a Deus. Por exemplo, andar a pé em vez de andar de carro é uma óptima penitência. Chama-se de penitência e não simplesmente comportamentos positivos porque o cristão faz isto na perspectiva por Deus. É como quando alguém deixa de fumar pela pessoa amada, é um acto de amor, e isto é agradável a Deus. O objecto do amor no caso de uma penitência é o próprio Deus (embora possa também ser por intermédio de uma outra pessoa).

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 18:28

mrBlue:

O facto de não seres católico não te impede de participar nele. Já aqui têm participado ateus confessos, agnósticos, protestantes de várias denominações e pelo menos uma Testemunha de Jeová.

Como terás visto nas Regras de Funcionamento do Fórum, não se exige tal pertença. A única «reserva» aparece na regra b, que diz assim:
Citação:
«Os utilizadores devem respeitar todos os demais. Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelos utilizadores, suas crenças, comportamentos e atitudes. Não serão toleradas mensagens que demonstrem desrespeito pelo Cristianismo e, em particular, pela Igreja Católica.»
Como já disseste que gostas de ouvir o que os outros têm a dizer e terás certamente interessante em entrar num diálogo leal, és sempre bem-vindo.
Alef

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 18:41

Esse assunto remete aos hábitos, se são bons geram virtudes e são maus geram vícios.
Entre as má ações repetitivas estão a preguiça -
É o marasmo espiritual , o desânimo na luta contra os defeitos morais, a aridez espiritual (acédia) que é porta aberta para graves desastres. Entre as conseqüências da lerdeza espiritual encontra-se a não-observância da oração, não ir a Missa, não fazer mortificação, a tagarelice, a entrega ao ócio vazio ou o oposto à atividade febril, o mau humor contra aqueles que aconselham a virtude, etc.
Remédio: a prática da mortificação que desperta a energia espiritual e tira a apatia interior.

Só é Rei e Rainha quem tem DOMÍNIO sobre si, e não se entregas a paixões ou desejos desordenados.
porém alguns tem por hábitos a Gula, a Luxúria , etc... e cientes de suas fraquezas se esforçam para atingir a perfeição a que estamos destinados, sendo assim a prática de mortificações ajuda a perservarar no NÃO e no SIM .

No caso de falta de fé, por-se de joelhos a orar é um bom começo ....he,he,he

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 23:25

JMA


Fazemos quase a mesma penitência:) eu bebo o café sem leite, mas é para não criar barriga:) Mas adoro café com leite:0)

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de October de 2005 10:39

Praticar a Justiça, a solidariedade, procurar a verdade, visitar os presos etc é que são verdadeiros sacrifícios e muitas vezes os mais difíceis de concretizar. Os sacrifícios físicos poderão, na pessoa dos inocentes, chamar a atenção para os grandes sacrifícios que colectivamente não fazemos, deixando-nos contaminar pelos vícios capitais: a soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça . Contrariar estes com as virtudes opostas é que dá realmente uma grande trabalheira: humildade, liberalidade, castidade (ou discreção), paciência, temperança, caridade e diligência. A Deus devemos oferecer o melhor. Sacrifícios físicos (andar a pé, jejum etc) só como mal menor e sempre como meio de chegarmos mais facilmente à oração e à conversão. A fé também se transmite por obras valorosas, mas muitas vezes estas exigem renúncias, trabalhos redobrados, riscos e acima de tudo muita liberdade criativa.

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 13 de October de 2005 21:57

Eu não acredito que a penintencia fisica tenha ou possua alguma virtude. Não acredito que Deus peça a penitencia, seja ela fisica ou de outro tipo qualquer. A mensagem que Jesus nos deixou não referencia a penitencia. Contudo, Deus atribui-nos o livre arbitrio... No entanto, o 5º Mandamento obriga a que o homem não mate outro homem (não matarás), nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo.

Também eu bebo café sem açucar. Mas devo confessar que não por penitência, mas por gosto! (eheheh)

um abraço a todos

Miguel Dias

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 17:48

Eu entendo penitência como algo que se faz que seja bom por amor a Deus (o que passa por amor aos outros). A diferença é esta consciência concreta de que se o faz para agradar a Deus.

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 18:18

Ana,

estamos em sintonia. :o))
Excepto que café com leite é uma bebida óptima, mas não é café. :o))

Miguel,

Uma coisa tão boa para fazer penitência - o café sem açúcar - e tu a estragares tudo. Francamente... :o))



João (JMA)

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de October de 2005 13:18

JMA

Pois não é café. É café com leite:)!!! Se é tão bom, mas...
O café sem açucar não será tão amargo? Eu ponho adoçante, mas não sou diabética. Tenho uma prima médica e ela faz isso também, diz que assim sempre pode comer um docinho:) Coisas das senhoras:)))

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 15 de October de 2005 20:19

João (JMA)

peço desculpa por estragar a penitencia a todos os que tomam café sem açucar... não era minha intenção... Mas posso dizer que so consigo beber um galão se este levar açucar... e aí lá se vai a penitência... (eheheh)

Um abraço a todos

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de October de 2005 22:33

Hora do café:

Eu há anos que bebo café e chá sem açucar. Nunca o fiz para me sacrificar

religiosamente, o que me pareceu sempre disparatado, pois de certeza que deus não

quer que as pessoas sofram privações físicas, mas apenas porque o açucar em excesso

faz mal à saúde.

Sacrifício, para mim, é beber uma bica com açucar....

Portanto, viva o relativismo sacrificial.

( os sacrifícios físicos autoinflingidos "para agradar a deus" parecem-me uma blasfémia. Deus não precisa de lágrimas e dor nem de esgares aflitos de paladares horríveis.
E, se precisasse, não seria DEus mas um ídolo cruel.
Já basta o sofrimento humano que exsite no mundo, para quê inventar mais???)

Comam chocolates ....

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de October de 2005 18:06


Buá...chocolates são bons, mas engordam muito...

Café sem açucar, também não, preferia beber água, que é muito boa e faz bem à saúde:)
Café sem açucar só acompanhado com um pastel de nata...lol e mesmo assim é amargo....ehhehehe
Porquê, os portugueses bebem café num copo tão pequenino??? Será que isso mate a sede ou mate a fome ou será um vício? :)

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: jonh (IP registado)
Data: 17 de October de 2005 17:37

pois sim estou a ver que voces são pessoas moderadas, o que eu queria era que alguém me explicasse o porque de usar um flagelo ou dar duas voltas ao santuario de fátima de joelhos... isso sim é mesmo um sacrificio! O cortar no açucar é uma prática saudável (creio eu) que nada tem a ver com a oferta de dor a um pretenso deus sado-masoquista

tenho dito!

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de October de 2005 18:11

Pois, John, mas vais ter de perguntar isso a quem o faz. :)
A diversidade religiosa dentro da Igreja Católica é grande, e não podemos responder pela forma dos outros de viver a fé, apenas pela nossa. Um abraço,


Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 16:28

Não há um sem dois: outro a embirrar com o café sem açucar. Livra!!! :o))

Para que é que tu queres "a oferta de dor a um pretenso deus sado-masoquista"?

Aliás, sendo quer o sadismo quer o masoquismo perversões, não estão do lado das virtudes mas do lado do vício.

Ora, Deus por definição está do lado da virtude, combatendo o vício.

Pelo que a tua expressão é uma contradição nos seus próprios termos.

Sugiro-te uma leitura para evitar confusões: A vida em Cristo plenificada, de Bernard Haring, da Editorial Perpétuo Socorro.

João (JMA)

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 16:33

Afinal, relendo o tópico, são já três os que embirram com o café sem açucar. Também a nossa amiga CP. Só pode ser perseguição! :o))

Uma pergunta, jonh: o que é um flagelo?

João (JMA)

Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 16:43

Amigo João, eu não embirro! Eu adoro!

=;0)

E agora, lá vou eu tomar um cafézinho deliciosamente amargo, para continuar a

trabalhar...


Re: Bem vou passar a ser mais sério (penitencia fisica?)
Escrito por: mrBlue (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 16:46

Desculpa JMA mas as tuas palavras são uma contradição, sem querer exagerar nos termos mas tens de pensar melhor antes de escrever. Tu partes do principio de que deus "é" a virtude e o sadismo um vicio, como estamos perante uma discussão meramente sociológica (passe a expressão) esse tipo de permissa "cai em saco roto", ou seja, não podes descualificar a pergunta da maneira que fizeste já que alguém que se fere de livre e espontanea vontade será SEMPRE um masoquista quer o faça em seu nome ou em nome de um deus.

Tu dizes algo como "tudo o que está ligado a deus é por definição uma virtude"... ainda não à grande tempo vi uma pessoa na televisão dizer algo semelhante: tinha a cara tapada e velas de dinamite presas ao peito.

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.