Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Teologia
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 17:09

Gostava de saber mais de teologia. Sei que é um mundo, mas preciso de reciclar o que já sei e tenho uma vida pela frente para aprender o resto. Há algum livro do tipo "teologia for dummies"? ;)
A sério, podem-me recomendar alguma coisa?



PS: Sei que estou a pedir areia de mais para a minha camioneta, mas julgo que haverá quem saiba reformular a minha pergunta numa mais razoável e dar-me uma resposta. Sabem como é, até para se fazerem perguntas é preciso saber!

Re: Teologia
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 17:25

Teologia em sentido clássico: www.arvo.net/secciones.asp?sec=19
Reflexões sobre um fundo teológico: [terradaalegria.blogspot.com] (é preciso passara os olhos pelo material antigo)

Re: Teologia
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 21:01

Agradeço-te esse link! Suponho que se trata do teu blog? Gostei de ler e hei-de ler mais. Porém, gostaria de ter acesso a algo mais estruturado, talvez um livro, que falasse de Teologia.
Já agora, li nesse blog:

"O trabalho é um castigo, uma pena infligida ao Homem como consequência da quebra da aliança original com Deus: «Deus disse ao homem: Já que deste ouvidos à tua mulher e comeste da árvore cujo fruto Eu te tinha proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Enquanto viveres, dela te alimentarás com fadiga. A terra produzir-te-á espinhos e ervas daninhas, e comerás a erva dos campos. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes para a terra, pois dela foste tirado. Tu és pó, e ao pó voltarás» (Génesis 3, 17-19)."

Posso estar enganado, até porque pelo menos para mim não é muito fácil interpretar o Génesis, mas creio que o homem foi originalmente colocado na Terra para trabalhar. O que aparece nesta passagem como castigo é a fadiga e o suor associados ao trabalho... De qualquer modo, parece-me, e não percebo nada do assunto, que a ideia de Deus castigar é inadequada ao entendimento que Dele fazemos pós-Novo Testamento. As pessoas é que se afastam de Deus e acabam por sofrer por causa disso.

Re: Teologia
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 21:16

Qual parte da Teologia quer se atualizar ?
Cristologia :
Goppelt
Fabris
Sobrino
Duquoc
Serenthá
Kasper
Jésus , el Cristo 2ed. Salamanca
Sígume
Gnilka

Re: Teologia
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 21:45

Bom, digamos que o que sei é o que se aprende na catequese e pouco mais... Sendo assim, queria começar do princípio. Gostava que alguém me sugerisse o que é que pode ser um princípio. Sinceramente, Chris, os nomes que escreveste são-me desconhecidos...


Re: Teologia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 23:21

Caro Zé:

Gostava de ter mais tempo para responder a esta questão (e a outras), mas aqui fica alguma coisa, que se poderá completar de muitas formas mais tarde...

Parece-me que não é preciso começar por percorrer «em casa» todo o currículo de Teologia. Seria desproporcionado. Parece-me melhor começar por alguma boa introdução ao Cristianismo e aos temas fundamentais do Cristianismo (ou da Teologia Cristã). Depois pode-se entrar nas áreas concretas da Teologia. Até porque há matérias que têm precedência sobre outras e outras que convém ir vendo mais ou menos «em paralelo».

Vou repetir-me (cfr. tópico «Os nossos livros favoritos»), mas sugiro:

1) Para começar um livrinho muito pequenino e algo denso (é verdade que muitas pessoas não «entram» nele logo à primeira, mas não há como tentar): Síntese da Fé Católica, de François Varillon (Editorial Apostolado da Oração, Braga). Tem apenas 70 páginas, custa uns dois euros. Um livro para ler, de lápis na mão, e para reler... Neste livro se encontra «o essencial do essencial». O João (JMA) deixou algumas notas muito úteis sobre este livro.

2) Do mesmo autor: A Alegria de Crer e de Viver. O JMA faz uma breve apresentação deste livro, que é uma espécie de desenvolvimento do primeiro.

3) Um livro de quase 700 páginas, com uma visão geral da fé cristã, seguindo a estrutura do Credo: Bernard Sesboüé, Pensar e viver a Fé no Terceiro Milénio, Gráfica de Coimbra, 2001 (ver aqui a capa do original francês). Custa uns 16 euros. O livro está organizado segundo os artigos do Credo e lê-se bem. Acho-o muito recomendável, sobretudo para quem tiver algum interesse em fundamentar a fé de uma outra forma e/ou para quem começa a estudar Teologia.

4) Uma sugestão do Luís Gonzaga: Alister E. McGrath, Christian Theology: An Introduction, Blackwell Publishers. Escreve ainda o Luís: «O autor é professor de Teologia em Oxford. Este livro prendeu-me desde o prefácio quando o autor afirma que "This book is written in the conviction that theology is one of the most fascinating subjects anyone can hope to study"».

É preferível ficar por aqui, por agora, do que ficar confundido com uma biblioteca inteira. Para começar, já não está mal! ;-)

Alef

Re: Teologia
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 23:28

Para começar, parece bem. Obrigado, Alef, deste-me a resposta ao que procurava. Vou ler. Por várias razões, há muito tempo que não leio um livro assim. Antes tinha por hábito ler... Agora já não tenho desculpa! Um abraço agradecido,


Re: Teologia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 23:56

Caro Alef,

Tiraste-me as palavras da boca :-) De facto, se eu tivesse que escolher um único livro para aprender Teologia, escolheria esse do professor Alister E. McGrath. O link que colocaste é já algo antigo e aponta para a 2ª edição do livro. Já existe uma terceira edição, revista e com mais alguns conteúdos: Christian Theology: An Introduction (3rd Edition). A vantagem da 2ª edição é conseguir-se comprar a preços muito mais acessíveis, sobretudo em segunda mão (foi o meu caso).

Se depois de lerem o Christian Theology: An Introduction quiserem continuar a ler um pouco mais, recomendo a continuação do mesmo autor: The Christian Theology Reader (deixo o link para o ISBN.nu pois de momento o Amazon.com está com alguns problemas).

Para terminar, quem quiser ler apenas um resumo da Teologia existe também do mesmo autor Theology: The Basics. Um livro algo pequeno que se lê num instante mas fala do essencial da Teologia: Fé, Deus, Criação, Jesus, Salvação, Trindade, Igreja e Céu.

Luis Gonzaga

Re: Teologia
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 00:18

Já encomendei o Theology: The Basics. Não quero começar com ambição demais. Estou ansioso para que chegue! Depois comento o livro aqui.

Re: Teologia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 00:19

Muito bem, Zé.

Ficamos a aguardar o teu comentário.

Um abraço,
Luis

Re: Teologia
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 00:28

Caro Zé

Recomendo o livro do Cardeal Ratzinger (agora Bento XVI), Introdução ao Cristianismo.

Podes encontrar uma versão online em castelhano aqui.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.