Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
agradecia que não voltassem a tirar
Escrito por: mrBlue (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 16:29

Este post não ofende ninguém, mas vamos lá, primeiro uma versão soft e depois se quizerem e volto a explicar em detalhe, como fiz anteriormente.

O meu anterior post foi apagado, à uns séculos atrás mandava-se para a fogueira, agora no século XXI censura sobre um post correcto e não ofenciso? apenas porque é de resposta dificil e vos vai fazer questionar algum pontos dados como acentes?? Bem, desde já fica aqui o meu mais profundo repudio por quem tenha apagado o meu anterior post, mas ainda assim volto a por aki isto e volto a faze-lo numa versão mais soft passando a ser mais especifico se e quando mo pedirem.


Tenho um amigo que passou de católico convicto, mas dos convictos mesmos que além da parte externa aplica ao seu dia a dia uma série de principios que hoje, a bem ou a mal, vão caindo em desuso. Era um tipo calmo, talvez calmo demais, que apelava sempre ao díálogo, que estava de bem sempre com toda a gente, que não se metia em confusões etc etc etc.

Ele desiludiu-se com a sua religião e nas suas palavras "passou a ser ele a definir a sua moral", talvez por brincadeira comessou a fazer tudo aquilo a que o catolicismo chama pecado mortal .... bem quase tudo! e a fazelo de forma consciente e propositada.

Acontece que está tudo a correr-lhe bem, parece um homem novo, mais feliz e sobretudo com grandes espectavivas para o futuro, ele será o que podemos chamar de vencedor nato. Um tipo que aceita os desafios e vence-os der por onde der... enfim se quizerem eu depois especifico.

Gostava de saber o que pensavam sobre isto, abandonar a maior parte das coisas que voces dão como certas, como "não invejar" ou "oferecer a outra face" ou "rezar e acreditar que o espirito santo nos guia" e estranhamente ficar melhor, genuinamente melhor, de forma comprovada.

Re: agradecia que não voltassem a tirar
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 16:54

mrBlue:

Parece-me um tanto estranha essa tua mensagem, mas antes peço-te que esclareças:

1) Quando publicaste (dia e hora aproximada) o dito «post» que alegas ter sido apagado? Chegaste a vê-lo na lista das mensagens?

2) Que título tinha?

Alef
PS.: Se depois de escrever um «post» se carregar no botão «Pré-visualizar», isso não garante que a mensagem seja posta «on-line». Só quando se carrega em «Enviar» é que a mensagem é publicada. Assim, quando se «pré-visualiza» um «post», não esquecer depois o botão «enviar».



Editado 1 vezes. Última edição em 07/10/2005 16:59 por Alef.

Re: agradecia que não voltassem a tirar
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 00:09

mrBlue,

Muito provavelmente deves ter escrito a tua mensagem, carregado em "Pré-visualizar", mas depois não deves ter feito o "Enviar", pois a tua mensagem não aparece nem há rasto de qualquer mensagem apagada.

A mensagem neste tópico tem o número (id) 18056. Dei-me ao trabalho de ver as mensagens com números anteriores, e, até ao 18000 existem todas. Se tivesse sido apagada, teríamos uma falha num dos números, o que não acontece. Para além disso, nenhum dos moderadores do fórum se lembra de ter apagado uma mensagem tua.

Todavia, convém lembrar que para participar neste fórum é necessário aceitar e cumprir as Regras de Funcionamento e elas contemplam que a remoção de mensagens que não respeitem essas regras: «A Equipa Paroquias.org e os moderadores do Fórum reservam-se o direito de eliminar toda e qualquer mensagem que não respeite as regras aqui enunciadas, bem como os objectivos do Fórum.»

Isso não significa que neste fórum haja censura. Muito pelo contrário: temos sido por vezes acusados de sermos muito condescendentes.

Luis Gonzaga

Re: agradecia que não voltassem a tirar
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 00:18

Quanto à questão que colocas e partindo do princípio da veracidade da mesma, pessoalmente, acho subjectivo o que se entende por «está tudo a correr-lhe bem». Alguém que "adira" de forma sistemática aos pecados capitais, a saber - a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça - dificilmente terá um futuro feliz.

Agora se a visão que o teu amigo tinha da Igreja ou da Religião era do género "não faz isto porque é pecado, aquilo também não porque é pecado,etc...", então, talvez tivesse uma visão redutora do que é a Igreja, Deus, a Religião e tudo o resto.

O Cristianismo não é um conjunto de regras que temos que cumprir pois não as cumprindo vamos para o inferno. O Cristianismo é uma mensagem de Amor. O Amor de alguém que encarnou para viver connosco e, por Amor, deu a vida por nós, para que nós seguissemos esse exemplo de Amor e também pudessemos ser salvos.

Luis Gonzaga

Re: agradecia que não voltassem a tirar
Escrito por: mrBlue (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 20:59

bem, quanto ao post não sei, realmente verifiquei que estava na lista, desculpem lá se o erro é meu, pensei mesmo que o tinham tirado.

A questão aki não é se o meu amigo "não fazia isto ou aquilo" por ser pecado, apesar de ser assim que muitos católicos praticantes agem, especialmente os mais fechados, o meu amigo seguia bem mais os valores da igreja de uma forma genérica, ouvio falar muitas vezes sobre o conceito do amor divino e deus para com os homens de como nos devemos amar etc etc etc. O que eu vou vou mostrar com 3 exemplos que ele me deu é tão simples como isto: ele tem uma vida melhor, simplesmente não é uma vida cristã, aliás vista pelos olhos de um cristão o meu amigo tem uma vida MUITO MÀ!

- Ele passou a assumir a inveja que tinha de outras pessoas e passou a usa-la para atingir objectivos concretos, ele falou-me do à vontade com que certos amigos dele falavam com mulheres e disse-me algo como "eu sempre quiz pensar que devia ter outros atributos e que não tinha nada de os invejar, agora assumi que os invejo e que quero ter o mesmo que eles e isso deu-me uma força de vontade imensa" - ele tornou-se desinibido, determinado e frontal além de ter feito um esforço para ser mais divertido. agora não só as mulheres mas toda a gente gosta mais dele, ele tornou-se num individuo extremamente sociável, e foi invejar essa situação que lhe deu forças para se melhorar.

- Outra coisa que contribuiu para a sua felicidade actual foi o orgulho, ele agora é uma pessoa orgulhosa, tem orgulho nele e nas coisas que consegue e isso fez dele um profissional muito melhor, uma vitória profissional é hoje uma vitória pessoal! tem um sabor melhor, claro que ele não aceita uma derrota facilmente e essa garra, esse não querer perder faz dele um negociador dificil mas muito eficiente. Digamos que parece que ele trabalha para ele próprio e o cheque no final do mes é uma mera confirmação do seu valor.

- A lúxuria que o catolicismo tanto detesta acaba este quadro, o facto de ele não reprimir os seus desejos faz com que ele ande mais feliz, pura e simplesmente mais feliz, ele não quer ter uma relação séria e como ele diz "até voltar a querer mesmo ter alguém vou fazer o que me der na cabeça" . è estranho depois voltamos a falar sobre isto


um abraço a todos esta conversa ainda vai no adro!

Re: agradecia que não voltassem a tirar
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 22:26

Mrblue...

As coisas que tu disseste sobre o teu amigo soam-me mais a imaturidade e falta de amor próprio do que outra coisa.

Penso que ele nunca olhou para Cristo como libertador mas como alguém que o reprimia e não fazia feliz...

A questão da inveja dos outros, a falta de orgulho no seu trabalho e até a questão como referes o facto de ele reprimir desejos são indicios que era uma pessoa reprimida, desiludida e sem muita vida social.

Realmente estou em crer que o problema dele não era o ser cristão mas não ser feliz. Pode ser que um dia mais tarde ele venha a compreender que só Ele pode dar uma felicidade mais verdadeira.

Em comunhão

Re: agradecia que não voltassem a tirar
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de October de 2005 22:33

Caro mrBlue,quanto aos exemplos que referes, vou emitir a minha opinião, falível claro está:

- Uma coisa é a inveja que deseja o mal aos outros, outra é seguir os exemplos positivos das outras pessoas. Ser cristão não é andar tristonho, o verdadeiro cristão deve sentir e mostrar alegria, respeitando claro está a personalidade de cada um. Assim sendo, as inibições que o teu amigo sentia não eram por ser cristão. Cristo era muito sociável... Se o teu amigo viu que outras pessoas faziam melhor que ele e as decidiu imitar fez ele muito bem. Se não o fez antes não será antes uma questão do foro psicológico?

- O orgulho a que te referes é o chamado brio profissional. Agora que tanto se fala na santificação do trabalho, é um valor muito cristão. O trabalhar para ele próprio é que pode ser discutível.

- Quanto à luxúria, o catolicismo não a detesta. Censura-a, porque considera que não é o melhor para ninguém, nem é o caminho para a felicidade. Aliás, a religião tem sempre uma mensagem positiva e se recusa algo é por considerar que prejudica a felicidade humana. Duvido que o teu amigo ande mesmo feliz, e não apenas inebriado.

Um abraço,



PS: Ainda não percebi se és homem se mulher. Noutro post assinaste Patrícia. Estou algo confundido...



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.