Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Holanda estuda legalizar a eutanásia de bebês
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 16:43

Holanda estuda legalizar a eutanásia de bebês

A HAIA, 22 Set. 05 (ACI) .- O Governo dos Países Baixos procuraria agora que os bebês nascidos com doneças incuráveis, sejam legalmente assassinados através da eufemística “morte assistida” ou eutanásia.

Atualmente, a eutanásia de bebês está penalizada, contudo, um grupo de pediatras do hospital de Groningen publicou recentemente que médicos holandeses praticaram durante os últimos sete anos a eutanásia a 22 bebês com espinha bífida sem que os casos tenham sido perseguidos pela justiça.

Segundo o jornal vespertino Handelsblad, os pediatras do Hospital Universitário de Groningen lançaram a princípios de 2005 a proposta de criar um protocolo a nível nacional sobre a aplicação da eutanásia em recém-nascidos.

Se entrasse em vigor a aplicação deste protocolo, se eliminaria a possibilidade de que os médicos que pratiquem uma eutanásia a um recém-nascido, possam ser acusados de assassinato.

A atual lei holandesa de eutanásia, não estipula a possibilidade de que os recém-nascidos sejam receptores da chamada “morte assistida”, já que exige, entre outras condições, que seja o paciente quem a solicite pessoal e reiteradamente. A eutanásia só é possível como procedimento legal em pessoas maiores de 16, e em casos excepcionais em maiores de 12 anos. O ano passado se registraram 1886 casos de eutanásia na Holanda.

De 1997 a 2004, 22 bebês nos Países Baixos foram submetidos à eutanásia, ao que a Procuradoria do Estado assinalou que nas correspondentes investigações, os médicos tinham cumprido com os critérios e requerimentos exigidos, evitando assim a intervenção judicial.

Os médicos holandeses querem que o protocolo sirva de marco para praticar a eutanásia a bebês que padeçam uma enfermidade “insuportável” e incurável; com a consulta de um segundo médico e o consentimento dos pais.

Entretanto, para o Presidente da Câmara Federal de Médicos, Jörg-Dietrich Hoppe, esta tentativa “comprova a ‘teoria da ruptura do dique’. Aqui não se trata de uma decisão que obedece à compaixão, senão principalmente a aspectos materiais”.

Re: Holanda estuda legalizar a eutanásia de bebês
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de October de 2005 01:11

Penso que por trás da pressão para legalizar a eutanasia está a mentalidade economicista, o querer poupar dinheiro. É muito mais barato matar um doente terminal que dar-lhe os cuidados paliativos adequados.

Re: Holanda estuda legalizar a eutanásia de bebês
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 15:00


Boas tardes,

Bem, outro assunto extremamente complicado.

Eu não gostaria de ver um bébé sofrer.
No entanto, ao mesmo tempo que acho a eutanásia errada, um bebe que não tem esperança de vida, que não respira sozinho, etc. Bem, resta dizer que sem a ciência então morria de certeza, seria chamado por Deus.

Nós, ou os médicos, teremos o direito de manter vivo um ser que sem máqunas não consegue viver. É muito diferente do tirar a apendice ou ter cancro e sofrer até ao fim. Um bebe que não tem metodos para se manter vivo não luta pela vida. As máquinas lutam por ele. Não estaremos nós a fazer a vez de Deus.

Nestes casos eu vejo Deus de um lado a chamar, e nós do outro a chamar. Um tug-of-war como se diz em inglês.

Bjos.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.